🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#1 Mensagem por Fabio Ruiz »

É provável que um Ofiuros pequeno (o corpo dele tem o diâmetro de uma tampa de garrafa de cerveja) ataque um Camarão Bailarino?

Minha esposa me ligou a pouco, estava furiosa, pois acabava de ver o Ofiuros enrolado no Camarão levando-o para dentro das fendas das rochas! icon_furious

Meu aquário está com 74 dias de montagem e por enquanto só tenho equipe de limpeza Mini Paguro, Nishi Snail, Neritina, Ofiuros e Camarão Bailarino (isso se o Ofiuros não tiver comido os dois bailarino rs).

O Ofiuros foi introduzido dia 06/08/2011 (44 dias de montagem) e os camarões foram colocados dia 13/08/2011 (51 dias de montagem), desde então venho alimentando-os duas vezes por semana com uma pequena porção de Spirulina (O Ofiuros ficava doido querendo pegar o alimento).

A questão é: Será que o Ofiuros atacou um Camarão vivo? Esse comportamento pode significar problemas para quando introduzir os peixes? Deve retirar esse Ofiuros Maluco?


PS. Eu já tinha presenciado o Ofiuros enrolado em uma Neritina e quando soltou a casca não tinha nem sinal do bicho.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#2 Mensagem por Mauro Becker »

BOm o ofiurus é carnivoro.

Para atacar um animal tão grande, é necessário haver uma oportunidade de vantagem muito franca.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2093
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#3 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Concordo com o Mauro, para ter acontecido isso o bailarino deveria estar debilitado (no bico do corvo). E isso ira acontecer sempre com camaroes, nish, peixes, ...

[]'s
Belezoni

Ele chegou!!

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#4 Mensagem por Fabio Ruiz »

E ai Mauro / Fabiano, blz!


Vejam a foto do Ofiuros estufado (ta parecendo eu rsrsrs).

O bicho já é feio, assim ficou pior ainda!

Imagem

O que me intriga é saber se ele atacou o camarão vivo ou ele já estava morto ou meio moribundo?

No domingo dei comida para eles e ambos estavam bem coloridos e se alimentaram (bom eu acho né, a ração vai para todo lado e eles ficam correndo atrás)!

Recentemente até ocorreu uma desovo... Ficou cheio de mini bailarino no display.

O que será que pode ter levado esse camarão í morte? Se é que ele estava morto mesmo antes do ataque?


Muito obrigado.

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#5 Mensagem por Fabio Ruiz »

Será que os peixes que irei colocar estão correndo algum risco com esse Ofiuros comilão?

A minha idéia é colocar os seguintes peixes:

- Um casal de Palhaço Ocelaris
- Um Pseudocromis Purple
- Um Fire Fish
- Um Blenio Bicolor

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Bom tudo depende de quanto de mobilidade o bailarino ainda tinha, se estava vivo ou não isto pouca diferença fará, é bem parecido com oq cai na rede é peixe!

Uma experiÊncia, depois de soltar um camarão no áquario, tente seguir o pequeno com uma vareta, você vai perceber que é uma tarefa difícil. o ofiuro tem a mesma dificuldade com o agravante de ter apenas celulas sensoriais, trabalha muito mais por tato e olfato (por assim dizer). Mesmo assim ele pode tentar perseguir uma prenda ok.

O mesmo se repete para os peixes, se a condição for muito debilitada podem virar prato principal de um ofiuros ou de uma anemona.

Os peixes estão de boa esclha.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#7 Mensagem por Elder Luis »

aqui em casa os ofiúros costumam pegar a casca do bailarino quando este libera para crescer. Em um primeiro momento parece que ele pegou o camarão inteiro, mas foi só a casca. Se o baila não estiver morto, acho pouco provável o ofiúros ter pego, são muito lentos.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#8 Mensagem por Fabio Ruiz »

Sinceramente não sei o que aconteceu, o ofiuros comeu o outro bailarino! Na terça-feira (06/07/2011) quando cheguei em casa o bailarino ainda estava vivo, porém ontem pela manhã só vi alguns destroços do camarão boiando.

O que será que pode ter levado os bailarinos í morte? Pode ser falta de alimento?


Abaixo histórico do aquário:

Descrição do aquário:

Display = 70x30x40 (84L)
SUMP Traseiro = 70x11x35 (26,9L)
Substrato = Aproximadamente 11kg de Samoa Pink #2 (+ou – 6cm)
RVA’s = Aproximadamente 11,5kg
Iluminação = T5 Giesemann 3x24W (2 AquaBlue) e (1 Actinic+)
Caixa de reposição de água doce por gravidade + ou – 2,5litros
Controle de Temperatura COEL TLZ11 HRR-
Aquecimento = Aquecedor Hot 80W
Resfriamento = 2 Ventoinhas de 80x80


• 23/06/2011 (00 dias)
 Montagem do aquário.
 Utilizado 70 litros de água de RO no display + SUMP traseiro.
 Utilizado 2,5kg de sal Red Sea.
 Densidade 1021

• 31/07/2011 (38 dias)
 Primeira TPA de 50%
 Utilizado água de RO com sal Red Sea.
 Densidade 1024

• 06/08/2011 (44 dias)
 Primeiros habitantes.
 24 Mini-Paguros.
 20 Nishi-Snail
 05 Neritina.
 01 Ofiuros.

• 13/08/2011 (51 dias)
 Novos habitantes.
 2 Camarão Bailarino.

• 14/08/2011 (52 dias)
 Segunda TPA de 50%
 Utilizado água de RO com sal Red Sea.
 Densidade 1025

• 22/08/2011 (60 dias)
 TPA de 15%
 Utilizado água de RO com sal Red Sea.
 Densidade 1025

• 27/08/2011 (65 dias)
 Inicio do foto-período (1 hora/dia)
 Aumentando 1 hora a cada dia.

• 30/08/2011 (68 dias)
 TPA de 15%
 Utilizado água de RO com sal Red Sea
 Densidade 1025

• 07/09/2011 (76 dias)
 TPA de 15%
 Utilizado água de RO com sal Red Sea
 Densidade 1025

Desculpem o tamanho do post é que realmente não consigo entender o que pode ter levado os bailarinos a morte.

E estou receoso de colocar mais bailarino e servir de petisco para o ofiuros.

Obrigado

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#9 Mensagem por Mauro Becker »

Ficou um histórico rsrs

De imediato:

Não coloque mais bailarinos.

Falta saber pH/amonia/nitrito, temperatura rs

Nem sempre um organismo se adapta adequadamente a um ambiente novo (obvio né), o detalhe é averiguar o pq.

Fatores como a aclimatação térmica e quimica podem ser decisivos.
A seleção dos animais também, sempre opte por aqueles de boa mobilidade e cores mais vibrantes.

Sobre os bailarinos, falta de comida eu não acredito, exceto se seu aquario estiver uma sala de cirurgias.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#10 Mensagem por Fabio Ruiz »

Fala Mauro...

Então ainda não tenho testes decente, utilizei o de PH e KH da ALCON e o resultado foi 8.0 e 5 respectivamente.

Ontem antes da TPA coletei água do aquário e levei na loja aonde comprei praticamente tudo para o aquário (não custa nada ele fazerem uns testes né rsrsrs), porém o dono da loja (Antonio - Planet Aquarium) não estava e o funcionário fez apenas os testes de Nitrito, Nitrato e Reserva Alkalina (utilizou Tropic Marin), mais o cara devei estar azedo de ter que trabalhar no feriado, pois estava com uma cara de... e mau olhou na minha cara para falar os resultados, apenas disse que nitrito e nitrato estavam bom e que a reserva alkalina estava baixa.


Vou esperar para colocar bailarinos só quando tiver peixes ou se notar alguma necessidade.

Obrigado.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#11 Mensagem por Mauro Becker »

Bom meus testes sempre dão conflito quando comparados a dureza da Alcon, que no caso marca acima, por exemplo verifico uma medida equivalente a 8 dkh e com alcon chega a bater acima de 12 DKH

Acho que a agua está precisando de um reforço na dureza, mas não acredito que isto afetaria o bailarino, se não me engano faz parte de uma técnica de desova ou coisa do genero.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcos Titato
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 11 Ago 2011, 10:50
Apelido: Titatus
Data de Nascimento: 06 Dez 1967
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#12 Mensagem por Marcos Titato »

Pelo histórico, vc colocou uma grande equipe de limpeza 3 semanas antes de iniciar o fotoperíodo. Nenhum morreu? E vc dava alguma alimentação pros bailarinos?
Estou achando que eles viraram presa do ofiuro por estarem debilitados mesmo.

Só pra constar: meu nano parece irmão gêmeo do seu. Praticamente o mesmo tamanho (incluindo o sump e caixa repositora). E montei dois dias após o seu.
De nihilo nihil (Lucrécio)

Imagem

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ofiuros ataca Camarão Bailarino!!!

#13 Mensagem por Fabio Ruiz »

Fala Mauro,

Realmente testes da ALCON não são lá essas coisas mesmo, no de PH tenho uma dificuldade tremenda de identificar o valor pela cor apresentada no teste!

To precisando comprar uns testes de qualidade, porém o R$ ta curto (estou ente a cruz e a espada, ou compro os testes ou compro os corais) vida de pobre kkkk...

Quanto o reforço na dureza, já esta sendo providenciado! Estou adicionando 3,5ml de Brightwell Alkaline 8.3 desde quarta-feira.



Fala Marcos,

Cara então é o seu aquário... Tinha certeza que em minhas passeadas por fóruns havia visto alguma coisa de um aquário com as mesmas medidas do meu! Putz muito coincidência mesmo, até a data da montagem quase que no mesmo dia, só pode ser irmãos gêmeos mesmo rsrsrsrsrs...

Como anda o seu aquário? Tem algumas fotos?


Então quanto í equipe de limpeza a situação é a seguinte:

Ofiuros: O verdadeiro FPD comeu meus dois bailarinos.
Neritinia: Na primeira semana morreram quatro, provavelmente foram comidas, pois, caiam viradas para cima e eu deixava por conta da natureza! Uma continua viva não desgruda do vidro de jeito nenhum rsrsrs
Nishi-Snail: Se enterrarão no substrato e ís vezes í noite eu vejo uns dois ou três.
Mini Paguro: Só consigo ver seis conchas vazias no display, e nas diversas contagem que fiz essas semana consegui contar 15 Mini Paguro.
Camarão Bailarino: Os falecidos... Depois que os coloquei no aquário passei a dar uma porção pequena de Spirulina duas vezes por semana.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”