🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvida iluminação com Leds

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Dúvida iluminação com Leds

#1 Mensagem por Renato Brandão »

Caros foristas boa tarde! Sei que a utilização de iluminação com led's em aquarismo é relativamente recente e que os valores praticados ainda são altos. No entanto, gostaria de tirar a seguinte duvida! Quantos watt's de led seja bridgelux ou cree são necessários para um aquário de 250 litros? Estava pensando em duas calhas de 60watts cada será que me atenderia? Ou seria melhor a aquisição de uma luminária mista de T5 e Hqi?


Aquario 100x50x50.

Alexandre da Silva Araujo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 178
Registrado em: 18 Ago 2011, 12:28
Apelido: Xando
Data de Nascimento: 24 Abr 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Dúvida iluminação com Leds

#2 Mensagem por Alexandre da Silva Araujo »

Fala Renato ...

Tenho pesquisa um pouco sobre os leds, pelo que entendi o segredo é as lentes... Tem algumas luminaris que não faz muito efeito pois não tem lentes e sim vidros... As luminarias de leds boas são caras, mais otimas. A custo e beneficio vale apena adquerir, uma luminaria de leds boa no mercado chegana faixa de 1600.00 até 10.000.00 reais, mas com 10 anos de vida e o consumo de energia é baixo. As T5 são otimas tambem, as Hqi boas, mais sua conta de luz vai subir um pouco...
Dependendo do que vc tem ou vai colocar no seu reef da para montar com t5, faz as conta 1w por litro, vc precisa de 250w ou mais ...

Valeu ...

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Dúvida iluminação com Leds

#3 Mensagem por Elder Luis »

O que vc pretende colocar no seu aquário? SPS? LPS?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Dúvida iluminação com Leds

#4 Mensagem por Renato Brandão »

Obrigado Alexandre pelo post.

Elder quanto ao que vou colocar no aquário só um animal é certo um peixe palhaço, os corais pretendo adquirir aos poucos começando por de fácil cuidado já que sou iniciante. Quanto a iluminação gostaria de saber na prática é quasntos leds gastaria no meu sistema, qual seria a potencia necessária? Não pretendo exorbitar em super luminárias com preços estratosféricos. Se eu comprar a maxpect vou comprá-la na China, onde pagarei 1/3 do valor cobrado no Brasil, se decidir por "AI" quero saber quantas calhas serão necessárias para meu sistema, mas sendo bastante sincero estou tendencioso a comprar uma luminária mista 4T5 39w + 2HQI de 150W e 04 leds bluemoon, o início de outubro é minha data limite, momento em que vou comprar e aguardar a chegada para iniciar a ciclagem.

Att Renato Brandão

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: Dúvida iluminação com Leds

#5 Mensagem por MARIO_CHACON »

Cara, vamos la !!!

Tenhos dessas calhas de led em meu aquario de 450 litros. Esse aquario mede 1.50 por 60 e 70 (comprimento, altura, largura). Nele tenho instalado duas calhas de led. Iluminação boa????? PERFEITA, nao deixa nada a desejar. Beneficio é que nao esquenta tua agua, que nao comsome demasiadamente tua conta de luz e que deixa seu aquario parecendo um abajur, um adorno todo especial na sala. O meu aqui esta instalado por pendante, ou seja, fixei eles no teto e vem com controlador que faz com que vc possa desenvolver seu fotoperiodo da maneira como quiser.

Existem calhas de 120 leds que sao correspondentes a 120 wts e de 150 led que sao correspondentes a 150 wts, obvio kkkk, mas nao custa escrever.

Uma calha pro teu aquario eu acho pouco, duas seria o ideal.

O custo dela esta abaixando, hoje uma calha desses vc acha ai por 800 reais aqui no brasil, todavia, pelo EBAY vc compra ela por muito menos que isso, detalhe, as vendidas aqui e as compradas pelo EBAY, todas sao chinesas, e tenho as minhas aqui ha uns dois anos e nao me deixaram na mao até hoje.

O unico defeito dessas calhas sao as carcaças delas que nao foram projetadas para suportar a maresia, mas isso vc pode controlar perfeitamente, afinal, no nosso hobby tudo tem de se ter uma boa manutenção.

Abçs, espero ter-te ajudado e se precisar de alguma outra informaçao estou a disposição.

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Dúvida iluminação com Leds

#6 Mensagem por Renato Brandão »

Obrigado Mario pelas explicações, realmente eu havia visitado algumas lojas de aquarismo aqui no DF, e observei algumas calhas de led's bastante extragadas pela maresia. Entretanto, em virtude do aumento significativo do dólar acabei optando por uma luminária com apenas lampadas T5.

Att. Renato Brandão

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”