🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Condicionadores de Água

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#21 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Método de impermeabilização de tecidos orgânicos utilizando-se hidrocolóides orgânicos e confecção de recipientes tipo sacos e sacolas ecológicos destinado a diversos fins. Opção construtiva introduzidas ao método de impermeabilização de tecidos orgânicos utilizando-se hidrocolóides orgânicos e confecção de recipientes tipo sacos e sacolas ecológicos destinado a diversos fins, de forma a, facilitar sua aplicação tanto nas indústrias, quanto, em processos artesanais e em sistemas de cooperativas sociais. Consistem da adoção de um recipiente do tipo cápsula gelatinosa ou sache igualmente construído em material orgânico, sendo que, este conterá o hidrocolóide orgânico opcionalmente misturado a um ou mais óleos essenciais. Caso sejam construídos em tecidos tipo malhas, estas poderão estar beneficiadas ou não, e ainda ser produzida através do algodão colorido naturalmente. Caso sejam construídos em não tecidos estes deverão ser produzidos com material orgânico e não poderão conter aglutinantes prejudiciais ao meio ambiente.

Nem sabia, procurei e achei o que masi se adequa ao assunto.

Acredito que o efeito proteção é o principal objetivo do seu uso.

Deve promover uma limpeza pente fino pelo skimmer, visto que possui óleo em sua composição, notado nas 1 tiradas de água do skimmer clapping_02 icon-aplauder clapping_02 icon_4 icon_headstars

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Condicionadores de Água

#22 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Evaristo Poggetto escreveu:
Arnaldo Pieruccini escreveu:Condicionares de água não são usados em aqua marinhos, pois como o Celso colocou eles não são eliminados o que já aconteçe com um filtro Deionizador. Esqueça esse negócio de colocar quimica no aqua, a melhor coisa é uma boa água de reposição TPA. Fazer um filtro deionizador é bem fácil , um cano de pvc 2 caps furados e a resina ensacada em um bag dentro do cano. Cano de PVC a gente encontra em todo lugar e na net tem muita gente vendendo resina mista. Independente do tamanho, quantidade de câmaras o segredo é a velocidade que a água passa pela resina. Hoje demoro 12 horas para fazer 20 litros de água, é demorado sim, mas prefiro esperar muito por uma boa água do que passar a noite recolhendo esqueletos de corais mortos e fazendo remoção manual de algas. Infelizmente nesse hobby a paciência é tudo!!!!.


Abraços


Arnaldo, m bom deionizador não depende do tempo que a água passa e sim da quantidade de resina dentro do mesmo. Tenho a convicção que deionizador com 1 litro de resina não rende muito.
No meu deionizador tiro até 50 litros por hora.......em zero. Então não dependo da velocidade da água e sim do seu dimensionamento.



Evaristo

Concordo que um DI com 200 ml de resina não tire muito. Contudo a velocidade que a água passa pelo filtro é importante sim. Uso um DI com 1 litro de resina + carvão e como te falei demoro pacas para fazer 20 litros de água, não porque ache que mais rápido a água não sairá limpa, mas sim pelo fato de ser uma máxima que adotei. Como digo a todos o que funciona para uns , pode ser qua não funcione para outros. Se no seu DI você consegue fazer 50 litros em uma hora e o TDS marca zero , legal você tem uma água própria para seu aqua! icon_joia

Agora voltando ao tema do tópico. Retifico, esqueça condicionador de água para uso em aquas marinho. Como já disseram ele não elimina nada , apenas "blinda" os elementos indesejáveis. Mal pode não fazer , mas bem com certeza não faz.


Abraços

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#23 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Arnaldo

Não sei não, os componentes do aqua safe devem fazer ou ajudar numa "liga" entre a "sujeira" em suspensão. Acredito nisso pelos resultados que obtenho, além da água ficar cristalina e os oligoelementos protegerm o muco dos animais.

Deixando a minha opinião de lado, espero aguardar a resposta oficial que o Celso ficou de Publicar aqui.

Respeito a opinião de todos, mas tem coisas que eu faço, experimentos, em meu aqua e repasso com toda a certeza os efeitos para os colegas.

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Peixinho
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Condicionadores de Água

#24 Mensagem por Erick Slapelis »

Pessoal, conforme prometido, segue o e-mail da tetra sobre o caso. :)
--------------------------------------------
Com relação ao AquaSafe®, da Tetra®, seja o AquaSafe® tradicional ou sua versão AquaSafe® Plus, ambos são perfeitamente indicados para aquários marinhos, bem como os de água doce.

Como o Sr. bem deve conhecer, as propriedades do AquaSafe® permitem tornar a água da torneira segura para todos os peixes por eliminar o cloro, a cloramina e neutralizar metais pesados da água em segundos. AquaSafe® age também protegendo a mucosa, guelras e membranas dos peixes. Sua fórmula contém BioExtract®, um extrato de algas (biopolímeros naturais) que incentiva o desenvolvimento das bactérias benéficas responsáveis pela filtragem e equilíbrio do aquário. Com AquaSafe®, a água de seu aquário fica muito mais limpa e saudável para todos os peixes.
Indica-se o uso de AquaSafe® na montagem de um novo aquário, nas trocas parciais de água ou mesmo na reposição da água evaporada.


Gostaríamos apenas de adicionar um detalhe. Em aquários marinhos em que haja uso de skimmer, e em função da composição do AquaSafe®, eventualmente poderá haver formação de mais espuma que o comumente observado. Tal característica é absolutamente normal e não causa qualquer dano ís condições físico-químicas do aquário, sequer altera as propriedades do produto. Esta observação tem apenas o intuito de evitar transtornos com transbordo de água do skimmer, recomendando-se que durante a rotina de trocas parciais de água do aquário, seja observada a formação de espuma e capacidade do skimmer em escoar tal volume. No caso de formação excessiva í sua vazão, basta desligar o skimmer ou fechar a entrada de ar, neutralizando a formação de espuma. Após algumas horas haverá homogenização da água dispersando este efeito, sendo que o skimmer poderá retornar ao setup original. Uma vez garantida esta resposta, pode-se proceder sempre da mesma forma, salvo uma quebra de rotina, quando uma quantidade maior de água estaria sendo adicionada, recomendando-se nova observação.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar o sal sintético da Tetra®, TetraMarine Salt Pro. Sua formulação é cuidadosamente preparada, de rápida dissolução, isenta de nitratos e fosfatos e com todos os macro, micro e elementos traços necessários para a saúde dos mais delicados peixes e invertebrados marinhos. Enriquecido em cálcio, torna-se ideal para auxílio no crescimento de polipos de corais e algas calcáreas. TetraMarine Salt Pro possui excelente capacidade de tamponamento e estabilidade do pH, atingindo o pH ideal após breve oxigenação.
---------------------
O pessoal da Tetra não diz em relação a água do deionizador, mandei um e-mail questinando, quando tiver a resposta, posto para vcs.

A respeito do TetraMarine Salt Pro, já li relatos que é melhor q o Red Sea, por aumentar mais a dureza da água do q Red Sea, em comparação com o Red Sea Pro Coral, não encontrei informações.

Como estamos discutindo condicionadores d água e trazendo informações dos fabricantes e unindo a experiencia dos ilustres membros deste forum, acho q chegaremos a um consenso logo sobre o assunto, e c marcar, logo terá uma matéria a respeito no aquamagazine ehuaheua. :-D
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Condicionadores de Água

#25 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fui procurar alguma referencia do Randy Holmes q é quimico para o assunto

http://archive.reefcentral.com/forums/s ... p?t=372456
I'm not sure exactly what is in it. Presumably the slime coating part is what impacts a skimmer.

It may have hydroxymethanesulfonate in it, and I describe what that does with chlorine and chloramine in this article:

Chloramine and the Reef Aquarium
http://reefkeeping.com/issues/2003-1...ture/index.htm

from it:

"Other products, such as hydroxymethanesulfonate (HOCH2SO3-; a known ammonia binder15 patented for aquarium uses by John F. Kuhns16 (sold as Amquel by Kordon and ClorAm-X by Reed Mariculture, among others) can be used to treat chloraminated water because they both break down chloramine and bind up the ammonia.

The reaction of ammonia with hydroxymethanesulfonate is mechanistically complicated, possibly involving decomposition to formaldehyde and reformation to the product (aminomethanesulfonate; shown below).15 The simplified overall reaction is believed to be:

NH3 + HOCH2SO3- í* H2NCH2SO3- + H2O

Even more complicated is the reaction of hydroxymethanesulfonate with chloramine, or chlorine (as Cl2 or HOCl). In this case, the products that are formed have not been established.

So are these useful products? That is, do they eliminate all toxicity from chloramine and provide none of their own, either by themselves or through their degradation products? I cannot answer that question. Almost certainly, using them is better than not using them if there is chloramine in the water. Is the toxicity eliminated for even the most sensitive larval invertebrates? Again, I don't know. Without knowing what the degradation products are, or without detailed testing on a variety of very sensitive invertebrates, I don't know how one would conclude that they are satisfactory (or not). Maybe such tests exist, and if so, I'd be pleased to hear of them. In the end, my recommendation is to remove chlorine and chloramine in other ways, such as through an RO/DI system as described below."
__________________
Randy Holmes-Farley


Good luck with the skimmer.


http://www.reefcentral.com/forums/showt ... p?t=861402

Makes sense it would stick to cells. Doesn't make sense that it would necessarily be beneficia
l
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#26 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Bom pelo que leio as coisas estão andando bem, bom senso é o que não falta.

Observo novamente que a minha preocupação não é o CLORO icon_diablo , pois uso água deionizada de boa qualidade e retirada. icon_headstars

o meu objetivo é retirar algo mais da água já em harmonia com o sistema por 15 ou 21 dias icon_chair e depois realizar uma tpa digna e com toda segurança.

PS o meu skimmer suporta a adição de aqua safe..........ou outros acredito que não, até pela próprioa configuração normal de fabricação.

Como dizia o CHACRINHA icon_4 "Eu não vim para resolver, vim para confundir ou acrescentar" icon-aplauder icon-aplauder clapping_02 icon_headstars icon_diablo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Condicionadores de Água

#27 Mensagem por Celso Suguimoto »

Evaristo pra mim nao tenho duvidas... embora o fabricante (obvio) alegue ser util pra marinhos eu acho desnecessario, pois um bom DI ou RO ja cumprem a utilidade de uma água livre de metais pesados e cloro e ainda nao desregula o skimmer.

Achei curioso apenas o fato de vc usa-lo devido aos coloides... e isso eu indaguei ao fabricante, vamos ver se respondem.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Peixinho
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Condicionadores de Água

#28 Mensagem por Erick Slapelis »

É galera, to começando a acreditar que para ter uma água de melhor qualidade e com maior segurança aos peixes, devemos utilizar a água deionizada para tornar a água pura e depois ainda pingar o Aquasafe (Tetra), Protect Plus (Alcon) ou Prime (Seachem) para eliminar cloro, metais pesados, nitrito e nitrato que o filtro do deionizador não tenha conseguido retirar.

É como sexo, vc usa camisinha e fica tranquilo pois sabe q daki 9 meses não terá surpresa, c a mulher toma anticoncepcional então, ae vc fala, nossa, agora q não tem risco nenhum, 100% seguro d não ter surpresas!!! :-D
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#29 Mensagem por Evaristo Poggetto »

icon_clap Quem sabe fosfato

Alguém, conhecido no aquarismo, poderia solicitar a Tetra um estudo masi avançado sobre esse s condicionadores.

A minha preocupação é em fornecer uma camada adicional de proteção aos animais e de quebra retirar algo mais incoveniente da água.

Qdo começaram a campanha do PROTETOR SOLAR, foi uma chiadeira só......... icon_censored icon_furious Besteira, etc.......

Eu mesmo operei uma manchinha de sol icon_bangin , já fiz 2 cirurgias em menos de uma ano MELANOMA icon_4 icon_diablo

Abraços e testem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#30 Mensagem por Mauro Becker »

Hummmmm

Senhores, basicamente todas as bulas que li só fazem referência ao uso dos condicionadores para quelar os metais da agua a ser pré reservada para uso no aquáriom, não para aquários marinhos ativos.

Ou para ser de reposição ou para encher o primeiro volume do aquário.

Aguas que foram desmineralizadas por resinas ionicas ou reverso osmose, se controla a qualidade por micro condutivímetro ou por medidor de sólidos dissolvidos.

O uso de um quelato deve agrupar o Alumínio, Cloro, Magnésio, chumbo , Mercurio, Selênio e sei lá mais oq (ver íons metálicos), por este aspecto o uso no aquário marinho me parece inofencivo e até possívelmente nulo, quem sabe um corretivo no caso claro de contaminação por metáis(alumínio), mas entendo que obrigatóriamente para se ter efeito, deveria haver uma camara de sedimentação para captura desta quelação, nem sei se é possível tal.

Uma opção humilde, seria dosar na entrada do skimmer e aproveitar a desnatação para exportar parte deste suposto produto e rigorosamente tratar a saída de agua do skimmer por um belo filtro (sachê) de carvão ativado.

Evaristo,

Eu creio que se sua agua estiver nos padrões de qualidade tão almejados, naturalmente a mucosa dos peixes, suas guelrras e saúde, estarão mantidos, sem a necessidade de adicionais.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Condicionadores de Água

#31 Mensagem por Celso Suguimoto »

devemos utilizar a água deionizada para tornar a água pura e depois ainda pingar o Aquasafe (Tetra), Protect Plus (Alcon) ou Prime (Seachem) para eliminar cloro, metais pesados, nitrito e nitrato que o filtro do deionizador não tenha conseguido retirar.


Nao é necessario... a unica coisa q poderia passar por um DI seria silicato

O uso de um quelato deve agrupar o Alumínio, Cloro, Magnésio, chumbo , Mercurio, Selênio e sei lá mais oq (ver íons metálicos)


Mauro se Aquasafe e congeneres tiverem ação sobre Magnesio por exemplo, o uso dele direto no reef seria prejudicial pois Mg faz parte inclusive do sistema de tamponamento do aquario. Por isso acho q a forma como o Evaristo usa o produto no minimo curioso, mas creio q o possivel beneficio em relacao a protecao da mucosa dos peixes possa ter como contra ponto quelar parte de elementos que compõe a água salgada

Encontrei esse excelente post sobre o assunto de Marcos Mataratzis

Marcos Mataratzis:

Claro que as suas perguntas poderiam ser muito mais bem respondidas numa pequena palestra ou bate-papo, mas para você não ficar sem elas aí vai:

Labcon Protect assim como AquaSafe possuem a mesma substância ativa em sua composição: hidroxi-metano-sulfinato de sódio. Esta substância é o que os químicos chamam de um agente "quelante" ou "sequestrante". Trata-se de uma substância extremamente versátil, pois reage com diversas substâncias indesejáveis de um aquário. Isso não quer dizer, necessariamente, que tais substâncias efetivamente estejam presentes na água a ser tratada, mas se estiverem ele reagirá e removerá:

Cloro:
Cl2 + HOCH2SO2Na ---> ClCH2SO2Na + HClO

E o HClO, ácido hipocloroso, se ioniza na água formando o hipoclorito (OCl-) que também é degradado pelo Hidroxi-metano-sulfinato de sódio segundo a equação:
OCl- + HOCH2SO2Na ---> HOCH2SO3Na + Cl-

Cloramina:
NH2Cl + HOCH2SO2Na ---> H2NCH2SO2Na + HClO

Amônia:
NH3 + HOCH2SO2Na ---> H2NCH2SO2Na + H2O

Metais pesados:
Ex: Chumbo (Pb)

Pb++ + 2 HOCH2SO2Na ---> (HOCH2SO2)2Pb + 2 Na+

Equações apresentadas, vamos ís considerações:

O que os condicionadores prometem fazer?

- Remover cloro;
- Remover cloramina;
- Remover metais pesados;
- Proteger o muco dos peixes.

Bem... proteger o muco dos peixes eu mesmo protejo. Para isso basta não expô-los a pH fora de faixa ou poluentes.

Se a água vem de uma companhia de abastecimento de águas ela não possui metais pesados, simplesmente porque a lei não permite que tais águas venham com eles, pois são venenos para os humanos mesmo em concentrações muito baixas. Metais pesados são tão ruins para os peixes quanto são para os humanos. Já pensou termos que usar Aquasafe na água que bebemos para remover os metais pesados? Entenda-se por metais pesados, todos os metais que aparecem após o elemento cobre (inclusive) na Tabela Periódica.

Uma água proveniente de uma companhia de abastecimento tem somente o cloro para ser removido e isto pode ser feito usando anti-cloro, condicionador ou simplesmente aguardando um dia ou dois para que todo ele seja expulso da água.

Existe uma possibilidade remota* dessa água vinda da companhia de abastecimento vir com cloramina como fonte de cloro. Se for o caso, apenas os condicionadores í base de hidroxi-metano sulfinato de sódio ou equivalente devem ser usados. Anti-cloro e água descansada não removem a cloramina, mas como disse, a chance dessas águas conterem cloramina são bem pequenas (mais comum na Europa). Cabe ao aquarista verificar isto com um simples teste de amônia. Meça a amônia na água. Adicione anti-cloro (não serve condicionador, tem que ser anti-cloro mesmo) e em seguida meça a amônia novamente. Se a amônia subir é porque a água veio com cloramina. Cloramina pode ser NH2Cl (monocloramina) ou NHCl2 (dicloramina). Ao usar o anti-cloro, o hipossulfito vira sulfito e reage com a cloramina, conforme reações abaixo e liberam o cátion amônio (NH4+) na água:

Reação do anticloro com a monocloramina:
NH2Cl + SO32- + H2O -----> SO42- + NH4+ + Cl-

Reação do anticloro com a dicloramina:
NHCl2 + 2SO32- + 2H2O -----> 2SO42- + NH4+ + 2Cl- + H+

Assim, medindo a amônia antes e depois da adição do anti-cloro, saberemos se houve ou não liberação de amônia na água. Se a amônia aumentar é porque se tratava de cloramina, pois com o cloro, a reação não gera amônia:

2Na2S2O3 + Cl2 -----> 2NaCl + Na2S4O6

Conclusão:

Se você usa água vinda de uma companhia de abastecimento e ela não contém cloramina, você pode tranquilamente dispensar o uso de condicionadores. Anti-cloro ou mesmo usar água descansada resolve o problema do cloro e não trás qualquer malefício aos peixes. Todavia, se a água veio de um poço ou coletada de alguma outra fonte duvidosa, é recomendado o uso dos condicionadores.

* Cloramina é que nem cabeça de bacalhau: todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu!

Pesquisei e encontrei os seguintes resultados para Cloramina:

SABESP (São Paulo): Não usa cloramina.
CEDAE/Guandu (Rio de Janeiro): Não usa cloramina.
COPASA (Belo Horizonte): Não usa cloramina.
CAESB (Brasília): Não usa cloramina.


http://www.agostinhomonteiro.com.br/nws_dicas_064.php
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#32 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Amigos

Aos poucos vamos caminhando para um lugar maii claro........mal não faz e praticamente só o bem.

O grande problema é a configuração tradicional de skimmer, que com certeza vai vazar de tanta espuma.

Sem querer ser convencido e já sendo...........risos........estou 2 passos ou mais a frente dessas configurações. icon_yahoo

Evaristo 2guns

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#33 Mensagem por André Fonseca »

Slapelis,

Eu ainda coloco a água destilada como sendo muito boa pra reposição.

Aí, fazendo o "jump" pro sexo, é como se a gente "terminasse fora".

Não tem como a "muié" engravidar mesmo!!!

Evaristo,

Um Skimmer "bala" pra mim é o passo principal...

:lol:
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#34 Mensagem por Márcio Oliveira »

Uhmmm, lendo o tópico muito interessante, ao saber que o aquasafe quela o magnesio (importante pro reef), e levando em consideração que a água da sabesp não contém metais pesados, pra mim não acho interessante o uso no reef. Melhor continuar usando somente DI mesmo.
Mas.. bem esclarecedor o tópico.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#35 Mensagem por Mauro Becker »

Senhores, apenas um adendo, não faço idéia se o aquasafe quela o magnésio, sei que um quelato agrega, agrupa, ions metálicos como por exemplo cloro, magnésio, aluminio etc

É um risco que este quelante também atue sobre o magnésio.

SE quelar o magnésio, eu acho que é um aspecto negativo. No caso do Aqua Safe, não podemos afirmar que sim nem que não, primeiro que magnésio geralm,ente não é alvo intencional de retirada em nenhum tipo de aquario que eu conheça, assim não seria alvo do produto este elemento. segundo que a bula deo produto não explicita seu uso em um aquário marinho como condicionador direto desta agua, assim não desobriga ou não explicita que não quela o magnésio ok.

Eu acho que compete uma resposta mais objetiva da dep técnico.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#36 Mensagem por Márcio Oliveira »

Mauro, de qualquer maneira, na minha opnião, depois dos argumentos apresentados no tópico é melhor não correr o risco. Não creio que valha o custo benefício.

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Peixinho
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Condicionadores de Água

#37 Mensagem por Erick Slapelis »

Pessoal segue resposta da Tetra referente ao Aquasafe.
----------------------------
Sobre a qualidade da água a ser utilizada para confecção da água marinha sintética, há realmente que se ressaltar processos de filtração como prioridade, seja através do deionizador, seja por reverso-osmose em casos extremos.

A água deionizada passa por um processo de filtragem capaz de subtrair compostos ionizados (tais como minerais, elementos diversos e outros compostos), afim de produzir uma água o mais pura possível, para que a partir dela possamos inserir apenas as substâncias adequadas para a saúde do aquário: o sal marinho sintético com seus componentes. A partir daí, percebemos a importância do uso de um sal marinho sintético de alta qualidade, tal como o já mencionado TetraMarine Salt Pro, da Tetra®, que passa a compor e fornecer a vitalidade química necessária deste ambiente aquático.

Assim sendo, sobre a função de neutralização de elementos químicos na água, teríamos o AquaSafe® em redundância, quando do uso de uma água deionizada. Em contrapartida, o AquaSafe® possui outras funções diretamente envolvidas com a saúde do peixe, atuando na proteção da mucosa, guelras e membranas e estimulando a microbiologia e equilíbrio do aquário através de sua fórmula BioExtract®.

Neste contexto, temos que o uso de um não exclui o uso do outro, ou seja, água deionizada e AquaSafe® satisfazem isoladamente a qualidade de vida no aquário, cada um com suas funções benéficas específicas.

Para instruções mais detalhadas sobre qualidade da água em aquários marinhos, sugerimos a leitura do exemplar “O Aquário Marinho & As Rochas Vivas”, de Sérgio Gomes (118.015).
--------------------------------
Conforme havia dito antes, acredito que o ideal seja utilizar água deionizada + Aquasafe (Tetra), Protect Plus (Alcon) ou Prime (Seachem), para termos uma água segura e ajudar na saúde dos peixes.

Pelo q podemos notar, o Aquasafe, em relação aos outros estaria em desvantagem na minha opnião, pois desregula o Skimmer e o Prime em vantagens por retirar da água nitrito e nitrato, caso tenham passado pelo deionizador. Porém, acredito q c usar o Aquasafe na água e a deixar ali descansado na água, não terá problema no Skimmer quando a água for adicionada, visto q os elementos quimicos já foram dissolvidos na água, ou desligar o skimmer por um periodo de tempo deve resolver o problema.

OBS: Adoraria ler este livro, mas não se encontra mais o mesmo no mercado, será q eu pedir para Tetra eles me dão um exemplar? icon_rotfl2
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#38 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Slapelis

Bela resposta, e mais ou menos esperado por um humilde dentista, muito observador e "pensante". icon_first

Acretido que se eles não te fornecerem o livro, podem indicar a editora.

O problema maior é o design dos skimmers "antigos". Eles mudam somente o photoshop..............

Skimmer bom é o meu.............sem falsa modéstia.............

Quem veio no consultório, viu e aprovou. Tem até encomenda............rs....... icon_4 logo providenciarei uma leva deles icon_yahoo icon-aplauder

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Condicionadores de Água

#39 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu acho q eles nao entenderam o q perguntei

Dear Customer:

If you have a saltwater aquarium, you need high-quality water for your
fish and invertebrates to live healthy and at their fullest potential.
Adding Aqua-Safe to your tank is an affordable and reliable source of
pure and crystal clear water for aquarium use.

Thank You For Contacting United Pet Group
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Condicionadores de Água

#40 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Celso Suguimoto escreveu:Eu acho q eles nao entenderam o q perguntei

Dear Customer:

If you have a saltwater aquarium, you need high-quality water for your
fish and invertebrates to live healthy and at their fullest potential.
Adding Aqua-Safe to your tank is an affordable and reliable source of
pure and crystal clear water for aquarium use.

Thank You For Contacting United Pet Group


Entenderam sim.

Afirmaram o que eu escrevi.

O aqua safe protege mais os animais, MUCO.

E ajuda na limpeza da água, ele tem algum produto que cria uma "união" nas partículas em suspensão.

Qdo uso a água fica outra coisa icon_diablo

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”