🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Bomba para Skimmer DIY.......

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Bomba para Skimmer DIY.......

#21 Mensagem por jose Jorge »

Imagem

Essa é a saída...........

Todas as Bombas são SB 2000...........a que injeta Água no Skimmer..............tem uma Voluta feita pelo Frederico Ramos...............

E as outras 2.........as Recirculantes............também tem uma Voluta maior...............

No seu caso..........Michael..........como não é Volume de Água grande.......................uma SB 2000 com a Voluta FR...............creio ser suficiente para um Skimmer pequeno................

Elder...........não vejo a hora de ver esse Skimmer em Ação.............tá próximo.........

Aqui um Sistema........usando a entrada de Água forçada nos 3 Skimmers........que eu achei na NET...........ou seja..........não usa nenhuma Bomba para injetar Água...............

Cada Skimmer usa apenas uma Bomba recirculando............

http://www.advancedaquarist.com/2004/3/aquarium

Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Eiji
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

#22 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Opa Yuri, ficou show o skimmer hein!!! eu nunca tinha visto este esquema de jogar a água direto no skimmer, até por isso que recomendei pra vc colocar mais uma SB2000.... agora fiquei na dúvida mesmo de como ficaria melhor o desempenho do skimmer, usando a terceira bomba ou colocando a saida do overflow no lugar dela....

mas vc está mesmo de parabéns!! trabalho de primeira!!!

em breve devo montar mais um nano, só pra brincar mesmo... ai devo montar um skimmer tbm, mas vou aproveitar a estrutura de um skimmer de pedra porosa para facilitar.... só vou ter q pensar mesmo em como adaptar a bomba e o venturi....

depois posta um video desse skimmer ai funcionando!!!

abçs
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

jose Jorge

#23 Mensagem por jose Jorge »

Valeu Eiji............... icon_joia

Pelos testes que fiz...........vale í pena adquirir uma Voluta 22mm................

O desempenho é melhor.............e o barulho some.............

Mas o mais interessante é que fica fácil fazer o Encanamento...................com uma Flange comum...................

Imagem

Ainda não fiz vídeo...............

Mas tá funcionando...............redondinho............... :-D

Imagem

Isso aí é agua doce da torneira....................

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#24 Mensagem por Elder Luis »

Yuri, se com água doce está fazendo essa espumeira toda, qdo for para a salgada vai transbordar até... talvez tenha até que tirar uma das bombas
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

jose Jorge

#25 Mensagem por jose Jorge »

Já pensei nisso.............. icon_assobiando

Pode ser que se ficar muito forte...........aí sim eu coloque a saída do Overflow direto no Skimmer............

E com a outra bomba eu faço um outro Skimmer pequeno.......

???

Só fazendo uns testes mesmo.............

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#26 Mensagem por Elder Luis »

talvez se deixar o skimmer bem alto, o máximo possível, vc consiga utilizar as três. A vantagem das três ao mesmo tempo é a injeção de ar que vai ser nervosa

Viva Metal!

jose Jorge

#27 Mensagem por jose Jorge »

Mas tem o fator limitante.........as Bombas tem de ficar Submersas.....................

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#28 Mensagem por Elder Luis »

Se elas fosse instaladas na base, alteraria o desempenho do skimmer?

Viva Metal!

jose Jorge

#29 Mensagem por jose Jorge »

Não sei.............???

Olha as Fotos dele funcionando no Anúncio desse Skimmer no ML..............aonde comprei..........

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -1000l-_JM

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#30 Mensagem por Elder Luis »

aparentemente vai alterar sim, note que ela puxa água da base do skimmer e injeta na parte superior com ar, se vc inverter a posição das bombas, aparentemente vai inverter o funcionamento tb. Veja o detalhe da resposta do vendedor:

"Se ele cabe certinho no sump e você tem uma coluna d'água de 30cm, pode acreditar que ele funcionará perfeitamente bem. E ele vai com o copo coletor sim, em acrílico, conforme está na foto. Você só precisa mesmo instalar as bombas e colocá-lo para funcionar, regulando a espuma no início do pescoço. O frete por PAC para o seu CEP fica em R$ 26,30."

Talvez se alterar essa questão da altura da coluna d´água ele vai dar pau.... só fazendo testes mesmo.

Um bom teste para se fazer agora seria colocar para rodar na água salgada, preferencialmente uma água usada não nova, água de TPA de alguém ou de alguma bateria de loja, essa sim seria melhor ainda. Pega o suficiente para colocar em um balde e rodar o skimmer e veja o resultado, deve ser animalesco. icon_harhar

Viva Metal!

jose Jorge

#31 Mensagem por jose Jorge »

O Sump dele é a Caixa Marfinite..............e estou fazendo uma caída por gravidade..........que vai dar na Caixa Fortlev 1000L.................

A altura ficou com 45cm...............então fico com espaço para Regulagem.........que nesse caso é melhor sobrar do que faltar................

Para atingir a altura ideal.........vou colocar o Skimmer em cima de uma estrutura........................

Acho que vai ser a melhor Solução..........

???

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#32 Mensagem por Elder Luis »

meu skimmer eu coloquei em cima de um tapware virado de boca para baixo e deu altura certinha

Viva Metal!

jose Jorge

#33 Mensagem por jose Jorge »

Acho que vai ser o jeito..............

Na primeira foto dessa Página........ele está em cima de um Engradado...........capaz de eu cortar esse engradado.........para fazer a Base..........

???

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#34 Mensagem por Elder Luis »

acho que esse engradado vai segurar sujeira nos furos/poros, o ideal seria um suporte de parede lisa para a sujeira que vem do overflow bater e sair, não ficar enroscada

Viva Metal!

jose Jorge

#35 Mensagem por jose Jorge »

Legal..........assim ainda preservo esse engradado...........

Esse Engradado Originalmente era para colocar RVs..................só que o "Tamanho" do Skimmer foi ficando grande...............agora o Sump é dele............ :-D

Já comprei também umas Caixas de Carregar Leite (20L.)..........Polietileno......que vai abrigar o Substrato e Siporax..............e vão ficar dentro da Fortlev............

Penso em colocar outra SB 2000......ou uma SB 1000..........???.........jogando a Água da Fortlev.......para a Marfinite............aonde fica o Skimmer..............voltando por gravidade.............

A Bomba para o Aqua (Recalque)..........uma dessas novas Sarlo Better 2600.............também vai ficar dentro da Fortlev...............

E o Overflow do Aqua..........vai primeiro para a Marfinite do Skimmer.................

Queria fazer um Decantador.................antes..............mas não deu muito certo........

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#36 Mensagem por Elder Luis »

acho que não entendi muito bem seu projeto, mas pelo o que eu entendi, essa fortlev tem que receber apenas água já tratada, filtrada e zerada e de lá ir direto para o display principal, no caso, seria o último estágio antes de voltar para o display principal. Se vc fizer esse esquema de voltar água dela para o skimmer e do skimmer para ela denovo, vc vai abrir uma porta para descer sujeira para a fortlev que vc nunca vai conseguir retirar, vai ser praticamente uma fossa, uma bomba atômica de nitrato í médio prazo. Isso se eu entendi direito.

O ideal seria na minha humilde opinião:

Display principal -> shark bag -> skimmer -> decantador -> reatores (calcio, zeolitos, enxofre, etc) -> fortlev (com as caixas com substrato e com uma bomba de circulação extra) -> mini mangue (já que vc tem espaço e colocaria rizophora) -> mudário -> refúgio (com RV ou macro alga)-> surge device (ou MP40) -> display principal

Isso de maneira básica, claro que dá para implementar mais um caminhão de coisas

Vc pode fazer uma ligação paralela entre o mudário e o refúgio de modo que o mudário tb receba micro vida para alimentação dos corais.

Tenho um mega projeto futuro para fazer uma prainha e mangue ligados diretamente ao display principal, com direito aquelas baratinhas, caranguejo, etc... ::inocent

Viva Metal!

jose Jorge

#37 Mensagem por jose Jorge »

Putz...é isso mesmo...........

Não tem nescessidade de recircular............... icon_joia

Essa conversa clareou vários aspectos que eu estava empacando................ :-D

É que eu tô sem a Camêra.........senão já tinha colocado umas fotos..........

icon_iCo01

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#38 Mensagem por Elder Luis »

eu acho que a parte mais legal de montar o aquário é projetar detalhadamente, passo a passo, discutir os prós e os contras e encher! Encher é mais legal ainda! Imagem

Dependendo da quantidade de substrato que vc for colocar na fortlev, eu nem colocaria RV para evitar de trazer algo indesejável blindado dentro da RV. Usaria o mínimo possível de rocha dentro do display para acomodar os corais e macro alga no refúgio (apenas chaetomorfa, esquece caulerpa, é fria! icon_thumbsdownsmileyanim ).

O que vc pretende ter de corais? SPS?

O aquascaping vai depender do que pretende ter, isso é um capítulo inteiro dedicado só a isso. :-? hehehe

Viva Metal!

jose Jorge

#39 Mensagem por jose Jorge »

Não sei........tá cedo pra decidir.............falta muita coisa ainda...............em termos de equipamento.............

O que eu quero no momento é conectar tudo e fazer o primeiro teste com Agua.......doce........para ver se tá tudo legal...................

Existe ainda a possibilidade de conectar uma Aqua maior também..................tipo 400L.......

Agua Salgada.......acho que só em 2012.............. :-D

jose Jorge

#40 Mensagem por jose Jorge »

Esse é o Remoto de Biologia..........

Imagem

Caixa D´Agua Fortlev Multiuso 1.000 Litros................

As caixas brancas são de polietileno........20 Litros....usadas para transporte de saco de leite..........

E uma Bomba SI (Sarlo Import) 2600C.............tá aí só de enfeite........porque é o recalque da quarentena.............

E a mídia é essa........

Imagem

Overflow da Quarentena.............segundo um tópico do mestre Walmir Buzato......... icon_iCo01

Imagem

O Aqua Cubo 50 X 50 X 50..............virou quarentena...............

E pretendo fazer no outro quarto um Reef...............vamos ver..........vai levar um certo tempo..........

Mas a quarentena.........vou montar mais rápido.....para ir brincando............

Se eles deixarem........ :-D

Imagem

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”