🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Inicio de ictio

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Inicio de ictio

#1 Mensagem por Alessandro Lima »

Olá amigos mais uma vez preciso de vossa ajuda.

a cerca de 2 dias venho notando que meu leather umbrella antes sempre esbelto, agora vinha definhando sem mostrar nenhuma alteração no comportamento com o passar do dia e horas, notei tb q os zoanthus estavam fechados e feios e o skimmer espumando muito, um cheiro de queimado que eu nao conseguia identificar de onde vinha, hj estava proximo ao aquario e ouvi um estalo meio oco vindo dele e imaginei que algo havia estourado mas o que seria? comecei a olhar e tudo parecia normal, quando retiro o aquecedor o danado estava queimado e estouradom só veio um cotoco junto ao fio, as coisas começaram a fazer mais sentido e fiquei olhando o aquario mais de perto pra ver se os peixes mostravam alguma caracteristica ja que o comportamento até então estava bem normal, notei que o yellow tang e os occelaris estão aparentemente normais, mas o hepatus ja começa amostrar algumas pintinhas brancas pelo corpo, logo suponho que seja ictio.

Ja li algum topico onde alguem teve problema identico porem demorou mais tempo pra achar o problema que era o cobre na agua e por isso perdeu muitos corais e peixes, no meu caso nao tenho muitos corais e nem peixes mas odiaria perder meus peixinhos, ja estou praparando uma tpa de uns 50% de agua pra amanha.

Alguém tem alguma sugestão, alguma luz?

Obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Inicio de ictio

#2 Mensagem por Márcio Oliveira »

Alessandro o aquecedor se partiu? Você disse que quando tirou o aquecedor só veio um cotoco?Precisa verificar com muita calma se ficou pedaços de cobre dentro do sump. Outro problema é que se o vidro do aquecedor partiu e o aquecedor ficou ligado em contato com a água salgada pode ter ocorrido eletrolize e ter liberado cobre dentro do aquário. isso pode matar todos os seus corais. Nesse caso eu faria uma grande TPA. Numa grande tpa voce tem que equalizar o máximo possível a temperatura e a densidade. O hepatus já esta com sinal de ictio e uma mudança brusca de parâmetros pode piorar. Esse peixe é super sensível a mudanças. Seria bom você começar a procurar um removedor de cobre pra redundância.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Inicio de ictio

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

O fato do hepatus apresentar sintomas de ictio nao tem a ver com a presença de cobre e sim provavelmente com a oscilacao de temperatura. Alguns animais sao considerados imãs para parasitas.

A primeira coisa a fazer é tentar remover esse cobre do aquario, seje atraves de TPAs seje atraves de algum removedor quimico
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Inicio de ictio

#4 Mensagem por Alessandro Lima »

acordei hoje com a temperatura 1 grau abaixo do meu minimo antes do aquecedor ligar ( ainda estou sem ja que o meu quebrou ) e um camarão bailarino morto, sera q foi o cobre na agua ou a baixa repentina na temperatura?
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Inicio de ictio

#5 Mensagem por Elder Luis »

pode ser que seja temperatura, se for cobre seus invertebrados serão dizimados sequencialmente
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Alexandre da Silva Araujo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 178
Registrado em: 18 Ago 2011, 12:28
Apelido: Xando
Data de Nascimento: 24 Abr 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Inicio de ictio

#6 Mensagem por Alexandre da Silva Araujo »

Alessandro

Tive muito problema com ictio, depois que comecei a adicionar alho na ração tive uma melhora de 100%. No meu caso funcionou muito bem, como alguns aquarista acha que o alho é lenda, ai vai de vc fazer o teste o não.

Segue receita.

Limpar uma cabeça de alho, corta-lo em fatias bem fina e pequenas como se fosse a ração,para que os peixes não perceba e mistura na porção que vc vai dar para os peixe.

Lembrando q o alho não muda os paramentro da agua, pois a muitas ração que contem alho na sua composição.

valeu icon_yahoo

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Inicio de ictio

#7 Mensagem por Vinicius F. Reis »

bom, primeiro eu faria uma medicacao de TODOS os parametros, inclusive o cobre ja citado, antes de fazer uma tpa dessa proporcao.

Hepathus qq coisinha pega ictio... o ideal é usar a Thera +A, com alho ja, ela evita que seus peixes peguem parazitas.

e providencie um outro aquecedor, senao só vai piorar a situacao por causa da variacao de temperatura

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Inicio de ictio

#8 Mensagem por Alessandro Lima »

Bom pessoal, ja providenciei outro aquecedor e o problema de temperatura esta resolvido, a tpa não deu pra fazer hoje por uma questao de tempo infelizmente, só vai rolar amanha.

Sobre o ictio hoje não notei nada no hepatus ou em nenhum outro peixe, não sei se era neurose minha por causa dos acontecimentos e eu tava vendo demais, mas me parece que esta tudo bem com o hepatus,

De resto os poucos corais que tenho continuam mal, e o outro camarão parece bem. Amanha logo pela manhã, tpa sem falta.

flw.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Inicio de ictio

#9 Mensagem por Márcio Oliveira »

os corais devem estar mal por causa de cobre, melhor fazer a tpa (Com extremo cuidado na equalização da temperatura e na densidade da agua nova com a do reff), ou colocar um removedor de cobre.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Inicio de ictio

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Se puder hospedar os corais em outro aquario de um amigo até o cobre baixar seria ideal... pq vai demorar um pouco fazer pelas TPAs até os niveis baixarem o suficiente... a nao ser q sejem TPAs generosas... mas ai os peixes podem estranhar e ... da lhe ictio no hepatus de novo.

Um removedor de cobre realmente ajudaria.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Inicio de ictio

#11 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Para saber se tem cobre, tem que fazer teste, ficar achando é muito vago. Pode ser como já disseram queda de temperatura, descarga elétrica ou outra contaminação química.

abraço.
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Inicio de ictio

#12 Mensagem por Alessandro Lima »

Bom na falta do teste de cobre e não podendo ficar esperando achar o teste e etc, fiz uma tpa de 60% do total ontem, os peixes parecem estar bem, comendo normalmente, e bem ativos por todo o aquario, o camarão, bom esse sumiu, mas as vezes ele some mesmo então não sei, e corais com excessão dos Sun Corais que tenho que ja começam a ensaiar uma abridinha, os demais continuam sem evolução.

Posto novidades quando as tiver :)
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”