🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

refugio como montar um?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

refugio como montar um?

#1 Mensagem por leandro barbosa »

Bom dia companheiros,
estou querendo montar um refugio para meu reef! como faço? oque preciso? vale a pena?
obrigado desde já!
abraços
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: refugio como montar um?

#2 Mensagem por Elder Luis »

vale a pena sim, além de vc aumentar o volume de água, vai poder criar microbiologia naturalmente em abundância.

O refúgio ideal deve ficar acima do nível do aquário para que a água volte para o tanque principal por gravidade, sem ser bombeada, algumas teorias dizem que o bombeamento de água do refúgio tritura boa parte de micro fauna. Como sabemos que em 99% dos casos não é possível (e o meu é um deles), eu desvio parte da água do overflow para o refúgio e depois a água do refúgio volta para o compartimento do recalque para voltar diretamente para o sistema. Eu sei que não é o ideal, mas foi o possível aqui em casa.

O refúgio é um aquário como qualquer outro, com substrato e macro alga com iluminação própria para essas algas. No meu refúgio optei por encher de rocha viva sem algas, é uma opção.

As dicas mais importantes do refúgio são:

- não coloque animal nenhum, nem equipe de limpeza;
- a circulação é fraca, cerca de 1 volume do refúgio por hora, se o seu refúgio tem 100L vc tem que mandar apenas 100 litros por hora para ele, nem mais, e nem menos, assim vc mantem sempre a renovação da água sem correntes fortes que possam prejudicar a micro biologia.


No meu, além disso que eu comentei, como ele fica escondido dentro do móvel, ninguém vê, eu ainda coloquei uma bombinha de ar aerando 24h por dia, assim obtenho ORP extra e corrente moderada no meio das rochas, que no meu caso, está entupido.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

Re: refugio como montar um?

#3 Mensagem por leandro barbosa »

muito obrigado ajudou muito, pois eu não tinha nem ideia de como se fazia! como voce fez o desvio do overflow?
abraço
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: refugio como montar um?

#4 Mensagem por Elder Luis »

Coloquei um T de lado saindo parte do fluxo para o refúgio, e coloquei um registro de esfera no caminho para controlar a quantidade de água e fechar para manutenção
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

Re: refugio como montar um?

#5 Mensagem por leandro barbosa »

Ok! icon_yes
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: refugio como montar um?

#6 Mensagem por Alessandro Lima »

Elder Luis, tem como colocar uma foto pra ficar mais facil entender? Estou começando um projeto novo eainda nao decidi como vou fazer o refugio, pensei em fazer junto ao sump, mas to meio perdido ainda.

obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: refugio como montar um?

#7 Mensagem por Elder Luis »

vou ver se tiro umas fotos e posto aqui
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”