🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

PERGUNTAS DE UM INICIANTE

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Eduardo Azevedo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 20 Out 2011, 17:13
Data de Nascimento: 26 Set 1973
Cidade: BH
País: BRASIL

PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#1 Mensagem por Eduardo Azevedo »

OLA PREZADOS, TUDO BEM?

ESTOU COMECANDO A PLANEJAR MEU TANQUE E COMO VOCES PODEM IMAGINAR AS DUVIDAS SAO MUITAS. TENHO LIDO, PESQUISADO MUITO E ACESSADO ESTE FORUM.

MUITA COISA CONSEGUIMOS DIRIMIR ATRAVES DA LEITURA, MAS OUTRAS QUESTOES SOMENTE COM QUE TEM A VIVENCIA PRATICA, POR ISSO, RESOLVI LHES PROCURAR.

ESTOU PENSANDO EM MONTAR UM AQUA DE 1,2X0,7X0,5 = 420L BRUTOS (CxLxA) COM SUMP DE 1X0,35X0,50 = 175L BRUTOS.

ELE DIVIDIRIA A SALA EM DOIS AMBIENTES, ENTAO SOMENTE UMA "LARGURA" FICARIA PARA A PAREDE.

NAO QUERIA FURAR O VIDRO DO FUNDO, ENTAO PENSEI EM FAZER UMA CAIXA COLETORA EXTERNA COM A DESCIDA PARA O SUMP.

QUERO TER PEIXES, INVERTEBRADOS E CORAIS. VOCES PODERIAM ME SUGERIR UMA LISTA DE ANIMAIS QUE SEJAM COMPATIVEIS, RESISTENTES E DE VALOR ACESSIVEL?

BASEADO NESTES DADOS, GOSTARIA QUE VOCES SUGERISSEM O TAMANHO DA CAIXA REPOSITORA, AQUARIO QUARENTENA E DO REFUGIO (FIQUEM A VONTADE PARA DAR SUGESTOES, INCLUSIVE SOBRE AS MEDIDAS DO TANQUE E SUMP)

O AQUA NAO SERIA PARA AGORA, MAS QUERO JA ESTAR COM ELE PLANEJADO.

NA MATURACAO (CICLAGEM) DA AGUA FAZ-SE TPA's?

A BOMBA DE RECALQUE E MELHOR SER SUBMERSA OU NAO?

QUAIS SAO AS MELHORES MARCAS DE EQUIPAMENTOS, SAL, ALIMENTOS, REMEDIOS, ETC E QUAIS AS QUE TEM MELHOR CUSTO BENEFICIO?

USO O SISTEM JOUBERT OU NAO, POIS JA OUVI ALGUNS DIZENDO NAO, MAS EU PENSO QUE SIM...

QUAL E A PERIODICIDADE DO SINFONAMENTO E COMO LIMPAMOS O SUMP E OUTRAS CAIXAS?

COMO FACO A QUARENTENA?

E CLARO QUE TENHO MUITAS OUTRAS DUVIDAS, MAS NAO VOU DESPEJAR TODAS EM VOCES AGORA... RSRS

DESDE JA AGRADECO SUA ATENCAO E COLABORACAO!

UM ABRACO,

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Eduardo Azevedo escreveu:NA MATURACAO (CICLAGEM) DA AGUA FAZ-SE TPA's?

não precisa, assim que os parametros estabilizarem vc faz uma tpa.
Eduardo Azevedo escreveu:A BOMBA DE RECALQUE E MELHOR SER SUBMERSA OU NAO?

é muito melhor se for externa, mas costumam custar bem mais caro e gastam mais energia tb, para um sistema desse eu colocaria 2 bombas de 2000 de retorno ou uma de 3 mil.
Eduardo Azevedo escreveu:USO O SISTEM JOUBERT OU NAO, POIS JA OUVI ALGUNS DIZENDO NAO, MAS EU PENSO QUE SIM...

eu não montaria em sistemas pequenos e medios
Eduardo Azevedo escreveu:QUAL E A PERIODICIDADE DO SINFONAMENTO E COMO LIMPAMOS O SUMP E OUTRAS CAIXAS?

toda tpa vc deve dar uma limpada no sump e a cada 3 meses fazer uma bela faxina nele, as outras caixas do seriam?
Eduardo Azevedo escreveu:COMO FACO A QUARENTENA?

a melhor forma é um sistema completo a parte de uns 100 litros, on de os animais ficariam durante 3 semanas, é muito importante que tenha um filtro UV bem forte.
Eduardo Azevedo escreveu:NAO QUERIA FURAR O VIDRO DO FUNDO, ENTAO PENSEI EM FAZER UMA CAIXA COLETORA EXTERNA COM A DESCIDA PARA O SUMP.

eu faria um furo para um cano de 50mm no canto encostado na parede e instalaria um overflow, o retorno viria externo tb por essa parede.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eduardo corais LPSs e moles sao mais tranquilos...nao da pra listar pq sao muitos e tbem é inviavel fazer uma lista de tudo... nao tem receita pronta... o q existe muito é escolha pessoal, as vezes nem sempre certa

Suas duvidas sao muitas e muito genericas... acho melhor ir postando conforme vai montando, normal

Da uma olhada na secção de aquarios pra inspirar e na de classificados pra comprar (os preços costumam ser mais em conta do q em lojas)

Qto a equipamentos... o melhor em 99% dos casos sai bem caro entao depende do bolso e qto pretende gastar... uma luminaria led pode custar mais de cinco mil, um skimmer topo de linha idem.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Eduardo Azevedo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 20 Out 2011, 17:13
Data de Nascimento: 26 Set 1973
Cidade: BH
País: BRASIL

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#4 Mensagem por Eduardo Azevedo »

Obrigado pelas respostas!!

Eduardo Azevedo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 20 Out 2011, 17:13
Data de Nascimento: 26 Set 1973
Cidade: BH
País: BRASIL

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#5 Mensagem por Eduardo Azevedo »

OUTRAS CAIXAS SERIAM, A REPOSITORA DE AGUA...

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#6 Mensagem por Marcio Gielfi »

Complementando algumas respostas ...

O tamanho do aquário está bom ... com 1,2 de comprimento voce usa T5 de 54 W
A largura e altura estão Ok também ...


O tamanho do sump já acho que pode ser diferente .... faria ele com 1 x 0,5 x 0,40 ( CxLxA) , eu faria com 1 x 0,65 x 0,40 para aproveitar bem o espaço embaixo do aquário.

O tamanho da caixa de reposição depende muito da sua rotina, se voce é uma pessoa que pega 4 dias de feriado para viajar ou tira uma semana de férias e não tem ninguém para cuidar do aquário, a caixa tem que ser razoavelmente grande, se voce é um cara caseiro que para te tirar um final de semana de casa tem que nevar em BH a caixa pode ser bem menor ...

Como Celso já citou ... quanto mais genérico a pergunta, mais difícil é para nós ajudar .... procure ir aos poucos e pontuando por partes, antes de pensar nas marcas de comida, começe com as marcas de bombas de recalque e circulação, depois skimmer e depois começa a pensar no que por dentro, até para definir a quantidade de iluminação que voce vai precisar ...

Boa sorte na montagem
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#7 Mensagem por leandro barbosa »

Eduardo, tive o mesmo problema que voce quanto a furar o aquario, mas no meu caso eu não tinha ninguem que furace! uso um overflow de 50mm e da super certo, ja faz mais de 3 semanas que não preciso dar manutenção nele(retirar bolhas), o floxo é constante!
como não pude furar o vidro furei o movel e passei por ele, sobre a borda do aquario.
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#8 Mensagem por André Fonseca »

Eduardo,

Seja muito bem vindo ao BR, por favor sinta-se em casa...

Só complementando o que o Celso disse, sobre os equipamentos, nessa hora vc acaba "meio que decidindo" o futuro do aqua e da frequência com que terá que fazer a manutenção de todo o sistema. Eu explico...

Se precisar "poupar" um pouco comprando equipamentos mais limitados, como uma bomba mais fraca ou um Skimmer para a litragem exata do seu aqua, vc terá que fazer maiores mais frequentes TPAs, devido o Skimmer mais "limitado", além de uma maior "rotina" de limpeza dos vidros, para retirar algas que por ventura possam aparecer devido a fraca circulação.

Nada que impeça o seu sucesso no nosso hobby, mas o trabalho será maior.

Vc tendo uma paciência maior, como parece ser o caso, vai investindo em equipamentos superdimensionado aos poucos. Eu começaria pelo Skimmer, que é "coração" do aqua.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#9 Mensagem por Márcio Oliveira »

Eduardo, dentre todos os equipamentos, o mais importante, o que mais vai definir a qualidade do reef, a diferença entre um aquário que você dosa ração extremamente controlada ou não é o skimmer. Nesse ítem compre o melhor que seu bolso puder pagar. Faz uma extrema diferença.

Eduardo Azevedo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 20 Out 2011, 17:13
Data de Nascimento: 26 Set 1973
Cidade: BH
País: BRASIL

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#10 Mensagem por Eduardo Azevedo »

Prezados,
muito obrigado pelas respostas, quero colher o maximo de informacoes antes de iniciar a montagem...

Entao, a ideia e por equipamentos de boa qualidade (custo x beneficio) e que estejam de acordo com o tamanho do aqua ou que trabalhem com uma "folga" Fundamental pesquisar antes de decidir...

Fico feliz de poder encontrar pessoas dispostas a compartilhar conhecimento!!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#11 Mensagem por André Fonseca »

Eduardo,

Pode ter certeza que todos estamos aqui para ajudar e aprender uns com os outros!!!

E não esquece de abrir um tópico no "Mostre o seu Aquário Marinho" com as fotos de sua montagem...

icon_yes
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

da caixa repositora, vc deve pensar que num dia quente vai evaporar até 4 litros de agua. dependendo do clima.

se vc planeja ausencia de 7 dias no máximo, 7x4 = 28litros necessários

já se vc planeja se ausentar por 30 dias, 30x4 = 120 litros necessários na reposição

se vc viaja só no inverno, calcule que vai evaporar 2 litros no mínimo. uma semana 7x2=14. um mes 30x2=60

Eduardo Azevedo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 20 Out 2011, 17:13
Data de Nascimento: 26 Set 1973
Cidade: BH
País: BRASIL

Re: PERGUNTAS DE UM INICIANTE

#13 Mensagem por Eduardo Azevedo »

Ramon,
obrigado pela dica da caixa repositora!

vou levar estes numeros em consideracao...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”