🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Planejando o primeiro aquário marinho...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Daniel Bittar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Out 2011, 14:38
Apelido: Daniel Bittar
Data de Nascimento: 11 Ago 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Planejando o primeiro aquário marinho...

#1 Mensagem por Daniel Bittar »

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Bem, eu estou iniciando no aquarismo marinho e gostaria de contar com a ajuda de todos para fazer um bom planejamento. Como meus recursos são limitados eu estou pensando em montar esse aquário aqui. É um aquário de aproximadamente 50 litros brutos com sump traseiro. Os recursos são limitados mas eu gostaria de fazer o melhor possível com eles.

Eu gostaria de manter alguns corais moles (nem sei se é possível, manter corais duros, mas se sim teria que ser sem HQI), alguns peixes e alguns crustáceos. Entre os pexes com certeza eu vou querer um ocellaris e mais um ou outro bem colorido (algo que encante as crianças). Gostaria também de um ou dois camarões e se possível uma tridacna, sem HQI também pelo menos até que eu possa montar um sistema de HQI.

Então aí vem as perguntas:

1. Qual seria um skimmer adequado í litragem do aquário e ao tamanho do sump?
2. Quanto de circulação eu devo ter no aquário?
3. Qual a potência da iluminação e qual tipo de lâmpada?
4. Qual seria um substrato adequado, quantidade necessária e qual a melhor marca?
5. Qual a melhor marca de sal? Eu preciso preparar a água antes por quanto tempo ou a dissolução do sal já é imediata?
6. Como eu alimento corais, camarões e tridacnas? =P
7. Qual é o mínimo necessário de elementos para que eu comece a ciclagem do aquário?
8. Quais os testes mais necessários para começar?
9. A água da reposição da água doce pode ser só deionizada ou precisa se adicionada de algum suplemento?
10. E quais são os suplementos que eu preciso por na água?
11. Posso usar purigen no aquário ou basta o carvão ativado?
12. É necessário algum tipo de filtragem mecânica?
13. E qual a bomba de recalque adequada a esse aquário?

Bem, pessoal, perdoem-me o excesso de perguntas, mas quanto mais eu leio mais perdido eu fico. E como eu vejo cada aquário com um tipo de montagem e com elementos diferentes eu acabo me perdendo também.

Obrigado pela paciência de todos,
Daniel Bittar.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#2 Mensagem por Ramon Brescovici »

e ae daniel. realmente um bombardeio de perguntas. rs. vou ajudar com poucas delas, mais por ter pesquisado do que por ter experimentado
vc quer comprar pronto o aquário?
se vc montar projeto vc consegue gastar menos que esses 206,00 e fazer o mesmo design de aquario.

a melhor marca de sal? mas é uma montagem economica ou uma boa montagem? não vá dissolver sal com substrato e rochas na agua.
corais soft nao precisam ser alimentados. bailarinos comerao a sobra do alimento dos peixes. nao sei nada de tridacna

testes: nitrato, amonia, ph, salinidade.
se tiver lps ou sps aumenta o número de testes. alcalinidade calcio magnesio. também aumenta a quantidade de suplemento

digamos que vc nao precisa do teste de nitrito, mas depois de um mes tente fazer um teste numa loja.
se quiser poupar mesmo, pode nao ter o de amonia tbm. mas vai ter que fazer na loja antes de botar animais.

use T5 com refletores (o andretti faz calhas bem baratas vende no forum)

minimo necessario pra iniciar o ciclo. todo o substrato que for usar. algumas rochas q for usar (nao precisa por TODAS no início) mas percisa por uma que tenha algas vermelho/pink

só uso carvao

skimmer já é filtrabem mecanica, e nesse sitema de sump traseiro acho difícil vc adaptar mais alguma filtragem mecanica.
em oposicao í filtragem biológica q dependerá da quantidade de substrato e de rochas q vc terá.

nao usa concha moída que nao vale custo benefício

Daniel Bittar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Out 2011, 14:38
Apelido: Daniel Bittar
Data de Nascimento: 11 Ago 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#3 Mensagem por Daniel Bittar »

Ramon, obrigado pelas respostas.

Eu quero fazer uma montagem econômica e relativamente pequena, afinal o aquário vai ficar na cozinha em cima de uma mesa de pedra que usamos pra jantar. Ou seja, não tenho muito espaço. E eu quero começar com o mínimo e mais fácil e que eu possa montar relativamente rápido para ter pelo menos algo bonito funcionando. Mas deixo o espaço aberto para melhorias futuras, ou seja, futuramente posso colocar HQI, e tal. E apesar de querer ser econômico algumas coisas como o sal eu quero usar o melhor que eu puder.

Quanto a montar o aquário isso é difícil. Eu já vou montar o deionizador e não sou bom com trabalhos manuais. Colar o vidro nem pensar e lojas de aqários em Brasília são muito mais caras que esse aquário aí mesmo com o frete acredite-me. rsrs

Nesse caso quais seriam os corais mais fáceis e ao mesmo tempo bem coloridos que eu poderia começar com uma iluminação simples?

E quanto de substrato eu deveria usar?

[]'s
Daniel Bittar.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#4 Mensagem por Ramon Brescovici »

Vidracaria. :)

Cozinha? icon_bangin doubledown_02 icon_thumbsdownsmileyanim

Vi pessoas falando q aqua pequeno melhor pouco substrato. 4 kg? 3? Calcula
2 ou 3 cm

Corais espere quem sabe mais responder

Avatar do usuário
Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 08 Fev 2010, 19:05
Apelido: Cristiano
Localização: São Bernardo do Campo, Baeta Neves
Curtiu: 1 vez

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#5 Mensagem por Cristiano Alexandre »

Iai Daniel, quanto ao skimmer você vai precisar saber as medidas do espaço disponível pra ele no sump, pra ai ter uma ideia de qual modelo te servirá. E pela litragem do aqua terá de ser 1 skimmer pra uns 100l a 150l pelo menos.

Já para o recalque e circulação imagino que uma bomba para 1000l ou 1200l deve dar conta, vai depender da disposição das rochas no aqua. Abraço.
Cristiano Alexandre

Daniel Bittar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Out 2011, 14:38
Apelido: Daniel Bittar
Data de Nascimento: 11 Ago 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#6 Mensagem por Daniel Bittar »

Cristiano, o pessoal da loja me disse que o espaço é de 16 x 12 cm.

Quanto a bomba, qual que serve para encaixar naquela mangueirinha lá? E bem, o que eu coloco no bocal de saída da mangueira para distribuir o retorno da água?

[]'s
Daniel Bittar.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

insisto que se vc fizer na vidraçaria o mesmo aquario vai pagar a metade e ter o mesmo resultado final. vai pagar quanto de frete? 100 reais? 150?
claro, veja se a vidraçaria é acostumada em fazer aquários.

assim vc pode fazer a parte de tras do tamanho que quiser, e botar o equipamento que quiser/achar melhor

outra coisa. vc nao precisa ter sump na parte de tras
use um skimmer hang on e vai solucionar teu caso. sobra mais espaço dentro do aquario pra mesma litragem de água.

eu nao faria sump nesse tamanho de aquario

eu particularmente duvido muito do funcionamento de skimmers para 150 litros.
já vi 3 e nenhum limpa titica nenhuma.
acho que vc deve comprar um skimmer hang on para no mínimo 300 litros. os menores tendem a nao funcionar pra nada pelo que vejo.
acho, ainda quanto a skimmer, que a melhor opção é vc comprar um skimmer para 400 litros, e vai poder botar mais peixes no aquario.
se vc comprar um skimmer pra 150 litros vai ter um limitador de quantidade de peixes maior que a limitação do tamanho do aquario. com um skimmer pra 400 litros vc vai poder ter mais peixes.
um skimmer hang on q eu curto é o da reef octopus pra 400 litros
sei que tem duas lojas q vendem barato esse equipamento, a zooaquarium e mais uma no RJ, em torno de 590 reais. acredite é barato.

se vc procurar um morato pra 150 litros vai beirar os 400 reais e vai ter 1/5 da eficiencia. na minha opinião que nao sei se vale muito.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#8 Mensagem por Ramon Brescovici »

sem contar q se vc fizer um aqua sem sump na vidraçaria vai pagar uns 100 pila.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#9 Mensagem por Ramon Brescovici »


Daniel Bittar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Out 2011, 14:38
Apelido: Daniel Bittar
Data de Nascimento: 11 Ago 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#10 Mensagem por Daniel Bittar »

Ramon,

O problema de ir para uma vidraçaria é que eu ainda tenho que pagar táxi umas duas ou mais vezes e o frete é de 30 reais e entrega na minha casa. ;)

Se for pra fazer sem sump eu conseguiria por aqui um aqua mais barato ou mesmo poderia ir em um de 25-30 litros, o que era minha ideia inicial. Esse tamanho só foi escolhido porque é o menor que eles tinha lá. :P

E no caso de um skimmer hang-on eu começaria com um Rio Nano ou Azoo, ou algo em torno dos 200 reais, não 500. E colocaria um filtro externo apenas com carvão, purigem e espaço para outras mídias. E talvez com essa circulação nem precisaria de outras bombas interna. Mas meu receio é com as bolhas dentro do tanque e com a reposição de água doce, o que seria facilitado pelo outro aquário.

[]'s
Daniel Bittar.

Daniel Bittar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Out 2011, 14:38
Apelido: Daniel Bittar
Data de Nascimento: 11 Ago 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#11 Mensagem por Daniel Bittar »

Ramon,

O problema de ir para uma vidraçaria é que eu ainda tenho que pagar táxi umas duas ou mais vezes e o frete é de 30 reais e entrega na minha casa. ;)

Se for pra fazer sem sump eu conseguiria por aqui um aqua mais barato ou mesmo poderia ir em um de 25-30 litros, o que era minha ideia inicial. Esse tamanho só foi escolhido porque é o menor que eles tinha lá. :P

E no caso de um skimmer hang-on eu começaria com um Rio Nano ou Azoo, ou algo em torno dos 200 reais, não 500. E colocaria um filtro externo apenas com carvão, purigem e espaço para outras mídias. E talvez com essa circulação nem precisaria de outras bombas interna. Mas meu receio é com as bolhas dentro do tanque e com a reposição de água doce, o que seria facilitado pelo outro aquário.

[]'s
Daniel Bittar.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

ah nao fica tao caro quanto pensei.

mesmo assim. liga na vidraçaria e pede orçamento. não acho que o problema das bolhas seja tão grande.

pesquisa sobre aquario na cozinha. não é ambiente apropriado segundo alguns.

vc disse Mas deixo o espaço aberto para melhorias futuras
se vc pensa em aquario maior, compra o skimmer do aquario futuro. senao vai gastar com um, depois com outro.

Daniel Bittar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Out 2011, 14:38
Apelido: Daniel Bittar
Data de Nascimento: 11 Ago 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#13 Mensagem por Daniel Bittar »

Ramon, sobre o skimmer eu poderia começar com um menor e depois melhorar sim. E as melhorias não seriam exatamente no tamanho, mas nos equipamentos e qualidades do material. E a compra de um mais caro depois tem a vantagem de o valor dele não estar sendo gasto com os outros valores.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Planejando o primeiro aquário marinho...

#14 Mensagem por Ramon Brescovici »

entendi

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”