Bom dia a todos.
Estudando um pouco a cada dia para a futura montagem do meu nano reef, encontrei um projeto chamado UGJ - Under gravel jets ( jatos sob o cascalho), fiz uma busca aqui no forum e não encontrei nenhuma referencia ao mesmo.
O sistema consiste numa serie de tubos enterrados no subtrato com saidas em varios pontos, favorecendo assim a circulação diminuindo assim a necessidades das bombas internas. Pelo que entendi o sistema atualmente é muito utilizados nos aquarios de ciclideos africanos que como os reefs também precisam de uma boa circulação interna.
Deixo abaixo o link de um site que explica bem o funcionamento do sistema.
http://translate.google.com.br/translat ... g_jets.php
Abraços a todos
Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Alternativa ís bombas de circulção interna
- Michael B Castro - LP - MG
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Michael Castro
- Data de Nascimento: 12 Dez 1979
- País: Brasil
- Elder Luis
- Parioglossus
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
Re: Alternativa às bombas de circulção interna
O Frederico Ramos aqui do forum fez um sistema bem parecido com esse no closed loop que ele fez no sistema dele, dá uma olhada nesse tópico dele:
viewtopic.php?f=25&t=2540
viewtopic.php?f=25&t=2540
Ô Elder, sacanagem vc recomendar eu ver o topico com o aqua do Frederico, perdi a manha inteira pois não dava conta de parar, kkkkkkkkkkkkkkkkk
é esse sistema mesmo.
Inicialmente eu pensei em usa-lo direto no recalque do sump, mas depois pensei e cheguei a conclusão que é muito perigoso pois no caso de falta de energia a agua iria descer pelo recalque.
Eu não quero colocar bomba dentro do aquario até mesmo porque ele será pequeno terá 70x40x40 só ainda não sei se faço o sump traseiro ou embaixo pois para fazer embaixo eu tenho que mandar modificar meu movel. Com o sump traseiro ai sim eu poderia usar a bomba de recalque para o circulação interna e com o esquema dos jatos sob o substrato.
O que vc acha? tava pensando em usar uma sb2000 pro recalque e outra pra circulação.
é esse sistema mesmo.
Inicialmente eu pensei em usa-lo direto no recalque do sump, mas depois pensei e cheguei a conclusão que é muito perigoso pois no caso de falta de energia a agua iria descer pelo recalque.
Eu não quero colocar bomba dentro do aquario até mesmo porque ele será pequeno terá 70x40x40 só ainda não sei se faço o sump traseiro ou embaixo pois para fazer embaixo eu tenho que mandar modificar meu movel. Com o sump traseiro ai sim eu poderia usar a bomba de recalque para o circulação interna e com o esquema dos jatos sob o substrato.
O que vc acha? tava pensando em usar uma sb2000 pro recalque e outra pra circulação.
- Elder Luis
- Parioglossus
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
eu particularmente não gosto de sump traseiro, acho estéticamente feio e costuma ser apertado, sem falar que a litragem costuma ser pouca, se vc tem chance de fazer sump em baixo, faça, senão vc vai se arrepender depois.
Qto a circulação, vc pode deixar a bomba muquiada atrás de alguma rocha ou colocar um recalque nervoso, assim ele movimenta td lá dentro tb, mas particularmente acho que bomba interna é um mal necessário, os cantos do aquário normalmente ficam com circulação ruim, o que pode ser minimizado com bomba interna
Qto a circulação, vc pode deixar a bomba muquiada atrás de alguma rocha ou colocar um recalque nervoso, assim ele movimenta td lá dentro tb, mas particularmente acho que bomba interna é um mal necessário, os cantos do aquário normalmente ficam com circulação ruim, o que pode ser minimizado com bomba interna
Elder, quando digo que queria usar o recalque como circulação, seria como no aquario do Frederico, usando varios pontos de saida por baixo do substrato para que não fique canto vazio.
Quanto a esconder uma bomba dentro do aquario com uma rocha pode ser uma boa ideia.posso fazer uma FVM com o espaço certo para a bomba.
Gostei da ideia pois acho seria perigoso usar os jatos abaixo do substrato perigoso pois como disse anteriormente no caso de falta de energia a agua irá descer pelo encamento.
Quanto a esconder uma bomba dentro do aquario com uma rocha pode ser uma boa ideia.posso fazer uma FVM com o espaço certo para a bomba.
Gostei da ideia pois acho seria perigoso usar os jatos abaixo do substrato perigoso pois como disse anteriormente no caso de falta de energia a agua irá descer pelo encamento.