🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sal puro (PA ou USP)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Minoru Nagayama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Dez 2011, 11:43
Apelido: Minoru
Data de Nascimento: 07 Out 1974
Cidade: Ribeirão Pires - SP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Pires - SP

Sal puro (PA ou USP)

#1 Mensagem por Minoru Nagayama »

Olá Amigos!

É minha primeira participação neste fórum, estou gostando muito das informações que tenho encontrado por aqui.
Estou montando meu primeiro marinho e quero fazer tudo certo. Espero contar com a ajuda de vocês.
Vou montar um reef de uns 2000 litros (Vol. Bruto), estou com algumas (muitas) dúvidas sobre o projeto.

1 - Posso fazer minhas próprias "rochas" usando uma mistura de conchas moídas + aragonita + pó de mármore + resina poliéster? Essas "rochas" terão porosidade e capacidade suficiente para auxiliar na filtragem e fixação de organismos?

2 - Posso comprar Cloreto de Sódio PA e dosar separadamente os outros elementos, tais como Sulfato de sódio, Cloreto de potássio, Bicarbonato de sódio, Ácido bórico, Cloreto de cálcio, Cloreto de magnésio, etc? E utilizar os micronutrientes e elementos traço encontrados nos aditivos comerciais, como por exemplo os produtos 2 little fishies, red sea, etc?
- Já fiz pesquisas de preço e sei que esta não é a opção mais mais barata, porém representaria o controle quase absoluto sobre tudo que está dissolvido na água do aquário.
- ou será que esta idéia é tão difícil que chega a ser quase impossível?

Muito obrigado!

Um abraço!

Minoru

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Sal puro (PA ou USP)

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Minoru Nagayama escreveu:Essas "rochas" terão porosidade e capacidade suficiente para auxiliar na filtragem e fixação de organismos?

não acredito que vá ter porosidade suficiente para as bacterias, vai usar substrato?
se olhar esse topico vai ver que dá para ter um reef sem rochas rss viewtopic.php?f=2&t=12142
nesse sistema o Ciro está usando rochas de resina e as bacterias ficam num sistema remoto a parte do reef viewtopic.php?f=25&t=7004 claro que fica muito mais caro.
Minoru Nagayama escreveu: ou será que esta idéia é tão difícil que chega a ser quase impossível?

acho complicado, estude o metodo bailing e faça sua mistura se tem essa facilidade.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1393
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Sal puro (PA ou USP)

#3 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Minoru,

Pra ter esse controle ai da química da água, só se você tiver acesso a um bom laboratório, tempo, paciência e é lógico ter formação em química.

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sal puro (PA ou USP)

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao é tao simples assim nao.... mesmo com formacao quimica e laboratorios não é tao simples assim.

Em outro forum surgiu um fabricante de sal in natura q se dispos a fazer um sal sintetico para aquarios... o custo com a aditivacao dos elementos precipitados ficava maior do q os sais vendidos no mercado.... nao vale a pena.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Sal puro (PA ou USP)

#5 Mensagem por Elder Luis »

Celso Suguimoto escreveu:Nao é tao simples assim nao.... mesmo com formacao quimica e laboratorios não é tao simples assim.

Em outro forum surgiu um fabricante de sal in natura q se dispos a fazer um sal sintetico para aquarios... o custo com a aditivacao dos elementos precipitados ficava maior do q os sais vendidos no mercado.... nao vale a pena.


plus_icon

o custo de fazer sais é alto msm, sem falar que a chance de encorrer em erro é muito grande, não compensa
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Gabriel freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 177
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:40
Apelido: freitas
Data de Nascimento: 03 Mai 1995
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/ Sampa
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sal puro (PA ou USP)

#6 Mensagem por Gabriel freitas »

Olá

Desistiu dos camarões e vai partir para os marinhos, Nagayama? :P

Só para reforçar o dito pelos colegas, eu também não acho prático misturar seu próprio sal. Quando eu comecei nos marinhos, há alguns poucos meses atrás, também tive essa idéia. Mas o número de sais diferentes necessários, além do preço, me fizeram mudar de idéia...


Abraço

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Sal puro (PA ou USP)

#7 Mensagem por Marcio Gielfi »

Minoru Nagayama escreveu:1 - Posso fazer minhas próprias "rochas" usando uma mistura de conchas moídas + aragonita + pó de mármore + resina poliéster? Essas "rochas" terão porosidade e capacidade suficiente para auxiliar na filtragem e fixação de organismos?


Pode sim, mas se voce busca ter a mesma funcionalidade de uma rocha do mar, voce vai precisar ter um denitrificador remoto, já que a resina não vai permitir o desenvolvimento de bactérias no seu interior, apenas na camada superficial.


Minoru Nagayama escreveu:2 - Posso comprar Cloreto de Sódio PA e dosar separadamente os outros elementos, tais como Sulfato de sódio, Cloreto de potássio, Bicarbonato de sódio, Ácido bórico, Cloreto de cálcio, Cloreto de magnésio, etc? E utilizar os micronutrientes e elementos traço encontrados nos aditivos comerciais, como por exemplo os produtos 2 little fishies, red sea, etc?
- Já fiz pesquisas de preço e sei que esta não é a opção mais mais barata, porém representaria o controle quase absoluto sobre tudo que está dissolvido na água do aquário.


Sim voce pode, vai precisar de ajuda de um químico, caso voce não tenha esta formação, pois existe uma sequencia que minimiza a precipitação de elementos, eles terão que ser adicionados separadamente a água, preferivelmente diluídos individualmente e posteriormente incorporados ao aquário.
Como voce disse, não vai ficar mais barato, estimo que cada litro desta solução custará entre 2 ou 3 vezes mais caro do que se voce fizer água salgada a partir dos melhores sais disponíveis no mercado. Os custos podem ser menores se voce ou alguém que voce conheça possuia uma farmácia de manipulação ou industria que usa componentes químicos e compre em grande quantidade.

Os bons sais tem cerca de 40 componentes, a água natural tem cerca de 72 ... não é impossível, só que vai dar um enorme trabalho, vai exigir investimento em espaço, balanças de precisão e um controle tremendo para não contaminar os produtos P.A. antes da mistura.
As TPA´s, que eu acho que já são chatas usando sal pronto, vão ser 50 vezes mais trabalhosas, pois voce vai ter que misturar pelo menos uns 35 elementos separadamente , juntar todos para só depois, trocar a água. Os elementos traço vendidos não são para complementar a lista de elementos da água e sim, apenas para repor o que é usado pelos seres vivos dentro dele, sendo assim, alguns elementos terão que ser adicionados separadamente para a composição da água.

Minoru Nagayama escreveu:- ou será que esta idéia é tão difícil que chega a ser quase impossível?


Querer é poder, se voce realmente acha que é isso que voce precisa fazer, é trabalhoso, mas está longe de ser impossível.
Os bons sais tem um bom controle de qualidade, julgo que a energia e tempo necessário para tentar fazer o sal perfeito não vai compensar o resultado, eu usaria essa energia toda em manter o aquário com boa manutenção, equipamentos e substrato limpos etc.


boa sorte
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Sal puro (PA ou USP)

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Já participei de uma empreitada onde todos os micro e macro elementos foram importados e apenas cloreto de sódio foi adicionado aqui no Brasil. O custo do concentrado de micro e macro elementos era alto, mas a economia de frete tornava a coisa possível de ser feita e competitiva. Mas foi no tempo do apagão e o sal foi para o esquecimento...
Fazer em pequena escala é possível, mas não é financeiramente compensador. Para a fabricação do sal, o cloreto de sódio pode ser sem iodo, comprável de salinas (a sal cisne vende sacos sem iodo de 50 ou 100 kgs. Mas um sal como tropic marin já vem completo e dá a você tempo e recursos para investir em outras áreas do aquarismo...

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sal puro (PA ou USP)

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

na prática a Nutratec está desenvolvendo um sal sintetico fazendo isso... as primeiras amostras detonaram o aquario do Eduardo... demorou pra acertar a quimica... entao... nao é tao simples assim nao.

Recentemente ele mandou amostras de 30Kg pra testes do sal produzido pra testar....logo vai entrar no mercado. Eu ja usei e aprovei... mas parece q está vindo uma versao melhorada com mais Calcio do q a que usei ... foram 8 ou 10 tpas... nao me recordo preciso ver nas planilhas de TPA.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Minoru Nagayama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Dez 2011, 11:43
Apelido: Minoru
Data de Nascimento: 07 Out 1974
Cidade: Ribeirão Pires - SP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Pires - SP

Re: Sal puro (PA ou USP)

#10 Mensagem por Minoru Nagayama »

Pow! Quantas respostas boas! Muito obrigado Amigos!

Oi gabsfreitas, não desisti não! Ainda tenho uma variedade grande. Vou tentar montar um marinho só por diversão.

Um abraço para todos!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”