🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Trazer algo da praia?!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
l.mourao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 04 Ago 2010, 12:18
Apelido: l.mourao
Cidade: BH
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte

Trazer algo da praia?!

#1 Mensagem por l.mourao »

Olá amigos do brasilreef, atê quem fim consegui as mais queridas ferias e estou indo pra praia! icon_comemorando
Vou passar o reveillon em cabo frio e alguns dias em buzios!
Estou montando um nano reef de 100L brutos sendo eles o display 72L 60cX40aX30l com sump de 28L 45cX30aX21l.
Já tenho em mãos os seguintes equipamentos (além dos aquários claro), uma luminária Plb-60cm 2xpl24w(sei que é pouco, vou turbinar a iluminação com T5), uma sarlo better 1000 para circulação, para retorno tenho uma resun magic jet 700. Ainda não tenho skimmer estou em duvida em qual comprar. Mas me interessei muito pelo Tornado R600 e pelo Bubble Magus NAC3.5. Pois eles tem o nível de trabalho compatível com meu sump.
:?: Então vamos as duvidas.
Nessa minha viagem a praia gostaria de saber se posso trazer algo que já me ajude na montagem.
Areia :?:
Água :?:
Rochas :?:

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#2 Mensagem por Matias Gomes »

l.mourao escreveu:Areia
Água
Rochas

pode trazer os 3 itens, as rochas se secar totalmente elas morrem, vc deve deixa-las cobertas com uma toalha molhada o tempo todo, se escova-las dentro do mar é melhor para limpar e não perde a micro vida, eu não usaria areia direto da praia sem tratar com cloro, prefiro aragonita.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#3 Mensagem por Elder Luis »

água só se conseguir pegar em alto mar, perto da praia pode esquecer, ainda mais nessa época que fica td lotado e cheio de sujeira
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Elder Luis escreveu:água só se conseguir pegar em alto mar, perto da praia pode esquecer

sempre peguei na praia e nunca tive problemas, se ele vai pegar para guardar poderia colocar um pouco de cloro.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#5 Mensagem por Elder Luis »

po, nessa época aqui, com turista de tdo qto é canto fazendo de td e mais um pouco na praia, eu não confiaria muito :-?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
l.mourao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 04 Ago 2010, 12:18
Apelido: l.mourao
Cidade: BH
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte

Re: Trazer algo da praia?!

#6 Mensagem por l.mourao »

Se eu pegar a água, qto tempo posso guarda-la? Pois ae tento trazer em maior quantidade.

A areia da praia, melhor pegar a do fundo do mar ou trazer das dunas mesmo? Sera que nao da problemas com algas nao?! Algum elemento que altere a agua?

Meu único receio como disse o amigo Elder Luis, e trazer a agua da praia com esse tanto de gente la. Tem sempre os bebuns que mijam no mar, fora as porcariadas que eles jogam na agua!

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Peixinho
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Trazer algo da praia?!

#7 Mensagem por Erick Slapelis »

Eu não pegaria nada na praia, tenho quase 100% d certeza que terá problemas de algas.

Prefiro fazer a própria água e utilizar aragonita.

Se a areia fosse boa para ser utilizada, teria um monte no mercado, Areia da Bahia, Areias de Pernambuco, talvez, teriam uma marca... c não fizeram isso até agora, por algum motivo concerteza.

Masssss, pode dar certo tb.
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#8 Mensagem por Raphael Igor »

Fala Mourão, amigo montei um nano reef há 2 meses, peguei areia e ígua da praia, (eu particularmente gosto da areia, prefiro ela ao invés de aragonita, etc... mas isso é gosto) o que você pode fazer é tratar a areia, eu faço o seguinte procedimento para qualquer substrato final (lavo com agua normal de torneira, umas 5 vezes, coloco em um caldeirão e deixo ferver por aproximadamente 1 hora, e lavo novamente umas 2 vezes, depois está pronto!)
já a ígua me arrependi bastante, pois todos os níveis estavam completamente fora do que esperamos, densidade 1036, cálcio 510, PH/AMONIA/NO2/NO3, nem medi pois desanimei com os dois resultados anteriores. EU particularmente prepararia a água com um bom sal, Prodac / Red Sea.

mas indiferente do que escolher, boa diversão icon_joia icon_joia icon_joia depois posta fotos para vermos o aquário

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Trazer algo da praia?!

#9 Mensagem por André Fonseca »

Tô com a Eldinha e o Slapelis...

Fora de temperoda já um risco muito grande de fazer coleta nas praias, imagina agora, que o país inteiro vai pro litoral...

Matias,

Aí na Ilha tem os "santuários" que não são impactados, né?!

A própria "chegada" na Ilha já seleciona um pouco o nível de educação das pessoas. Além disso a própria população da Ilha cuida da limpeza e conservação, o que acaba sendo bem diferente do que o litoral "chapado" de gente com baixa educação.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#10 Mensagem por Alessandro Lima »

Esses assuntos são muito controversos, conheço gente que só usa agua natural colhetada na Urca-RJ e nunca teve problema, gente que faz tpa com agua da Barra e tb não tem problemas, ja vi aqui no forum gente dizendo que a cada 6 meses retira x kg de substrato do aquario pra colocar outro coletado na praia, pra aproveitar a microvida. Em contra partida tem os mais radicais que abominam a colheta de qualquer coisa, axo que como tudo no aquarismo, vc deve fazer aquilo que melhor lhe convir e descobrir se te serviu, se estiver bom pra vc, continua, se a experiencia for ruin, não mais a repita.

Só recomendo em caso de escolher por fazer a colheta, não estocar muita quantidade, e fazer um armazenamento bom, pois do contrario a microvida morre e seu nitrato vai la em cima.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
l.mourao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 04 Ago 2010, 12:18
Apelido: l.mourao
Cidade: BH
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte

Re: Trazer algo da praia?!

#11 Mensagem por l.mourao »

Raphael Igor, muito obrigado por dividir sua experiencia e o método de esterilizar o substrato. Se eu economizar pelo menos no substrato ja ajuda em alguma coisa. icon_comemorando

André Fonseca e Alessandro Lima valeu tbem pelas dicas. To largando mão de trazer a água mesmo pelo visto vai dar muito problema a não ser que eu consiga negociar com algum barco pesqueiro la do canal que traga de alto mar.

E se eu der sorte de encontrar algumas rochas eu devo trazer, o minimo que eu economizar no final já vira muito. rsrs icon_joia ps: pode ser um barato que sai caro, mas vale a pena arriscar.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#12 Mensagem por Raphael Igor »

hahahaa é verdade, (em relação a economia), eu utilizo o substrato de areia da praia, EU gosto, já há pessoas que não.
em relação a ígua não que seja 100% ruim (da beira da praia ou de alto mar) mas infelizmente não vem nos parametros já ideais para o aquário, você ja tem todos os testes? se ja tiver legal pode medir e regular ela no que você precisa.

mas vai postando como vai ficando o aquário.

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Trazer algo da praia?!

#13 Mensagem por Guilherme Barros »

Lembrando que a coleta de rocha viva tá proibida,sem falar que é um perigo, pode vir camarao estalo,mantis e outra besteiras,tambem nao aconselho pegar agua,pois alta temporada é fogo de sujeira,já a areia tambem,deve vir sujeira,sem falar a suspensão que fica na agua,dificultando tambem a limpeza e a sifonagem por ser muito fina,mas é só uma opiniao,abraços.
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”