🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Chiller Dúvidas

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Raphael Pecoraro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Nov 2011, 20:48
Apelido: Raphas Reef
Data de Nascimento: 01 Dez 1984
Cidade: PARAIBA DO SUL
País: Brasil
Localização: PARAIBA DO SUL - RJ

Chiller Dúvidas

#1 Mensagem por Raphael Pecoraro »

Boa Tarde,

Gostaria de tirar algumas dúvidas para não fazer errado, tenho outro post aqui do meu aquário de 120l. Estou com vontade de comprar um chiller da Gelaqua até 150l, só gostaria de saber como é o funcionamento? Acho que vou precisar de uma bomba para puxar a água, era isso que estava com dúvida, aonde coloco essa bomba? dentro do aquário? e a saída? Preciso de mais o que? A bomba que estava vendo é essa aqui: SICCE Bomba Sub Idra 1.300L/h - 110v

http://aquaking.com.br/media/catalog/pr ... uaking.jpg

Se puderem dar essa moral
Segue foto do Reef:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#2 Mensagem por Elder Luis »

bom, o funcionamento é bastante simples: vc colocar a sonda de temperatura na água do aquário e vai precisar de uma bomba independente que vai recalcar a água do aquário pra dentro do chiller, essa água vai entrar e sair com o trabalho dessa única bomba que vai ter que ficar 24h por dia ligada. Sim, é estranho, mas é assim msm... no começo eu achava que qdo o chiller ligava, ele tb ligava a bomba de alimentação de água, mas não tem nada haver, eles funcionam de forma independente (infelizmente).

vc não tem sump?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Raphael Pecoraro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Nov 2011, 20:48
Apelido: Raphas Reef
Data de Nascimento: 01 Dez 1984
Cidade: PARAIBA DO SUL
País: Brasil
Localização: PARAIBA DO SUL - RJ

Re: Chiller Dúvidas

#3 Mensagem por Raphael Pecoraro »

Elder Luis escreveu:bom, o funcionamento é bastante simples: vc colocar a sonda de temperatura na água do aquário e vai precisar de uma bomba independente que vai recalcar a água do aquário pra dentro do chiller, essa água vai entrar e sair com o trabalho dessa única bomba que vai ter que ficar 24h por dia ligada. Sim, é estranho, mas é assim msm... no começo eu achava que qdo o chiller ligava, ele tb ligava a bomba de alimentação de água, mas não tem nada haver, eles funcionam de forma independente (infelizmente).

vc não tem sump?


Fala Elder, tenho Canister, resolvi diferenciar um pouco.

Mas em questão ao Chiller, o que coloco dentro do aquário além da sonda? a bomba fica dentro do aquário? com as mangueiras do chiller?

Abraço
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#4 Mensagem por Elder Luis »

sim, a bomba vai ter que captar água de algum lugar para enviar para o chiller, como vc não tem sump, vai ter que ficar no display principal msm.... e a mangueira de retorno tb vai ter que ficar no display principal. Esteticamente não vai ficar muito bom, mas não tem outra solução. Dependendo de onde ficar seu chiller, vc vai precisar de uma bomba cavalar pra fazer a água subir de volta.

Lembra no outro tópico qdo eu disse que seria interessante ter um sump e não usar canister? Canister é para aquário de água doce.... marinho a pegada é outra 8-)
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#5 Mensagem por Elder Luis »

ah, esqueci de comentar que vc vai ter que arrumar um cantinho no display para o aquecedor, um dos grandes segredos do aquário marinho é a estabilidade térmica, idealmente falando, ela deveria ficar travada, não oscilar, mas na prática é impossível, então consideramos uma variação aceitável de 0,5ºC. Um dos meus reefs, o de 700L, só consegui estabilizar e travar com uma oscilação de 0,3ºC depois que coloquei 2 controladores independentes junto com chiller e aquecedores, deu um trabalho do cão.... mas agora estou tranquilo que sei que não vai variar, normalmente qdo se varia muito, se aumentar demais os corais e invertebrados são prejudicados, alguns até derretem se chegar na casa dos 31 ou 32 graus, se baixar demais, na casa dos 23 ou menos, o sistema imunológico dos peixes cai muito e já aparece o maldito ictio e em alguns casos até oodinium... tive um surto de oodinium que em 4 horas exterminou 12 palhaços, 3 tangs e mais outros que nem faço questão de lembrar icon_crybaby icon_crybaby icon_crybaby icon_crybaby icon_crybaby
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Raphael Pecoraro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Nov 2011, 20:48
Apelido: Raphas Reef
Data de Nascimento: 01 Dez 1984
Cidade: PARAIBA DO SUL
País: Brasil
Localização: PARAIBA DO SUL - RJ

Re: Chiller Dúvidas

#6 Mensagem por Raphael Pecoraro »

Elder Luis escreveu:sim, a bomba vai ter que captar água de algum lugar para enviar para o chiller, como vc não tem sump, vai ter que ficar no display principal msm.... e a mangueira de retorno tb vai ter que ficar no display principal. Esteticamente não vai ficar muito bom, mas não tem outra solução. Dependendo de onde ficar seu chiller, vc vai precisar de uma bomba cavalar pra fazer a água subir de volta.

Lembra no outro tópico qdo eu disse que seria interessante ter um sump e não usar canister? Canister é para aquário de água doce.... marinho a pegada é outra 8-)


Lembro sim, mas o problema se for colocar sump vou ter que cortar o vidro, e com o aquário funcionando.....tu teria uma foto ou algo que me mostre como ficaria no meu caso o chiller, alem da bomba que acabei de colocar, no caso a JVP 3000, para circulação, ficaria a outra do chiller também? e a saída da água seria pela mangueira direto ou por outro equipamento?

Sei que estou te enchendo, mas até aprender.....aushauhsua
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#7 Mensagem por Elder Luis »

relaxa, pode perguntar o que quiser :-D

eu nunca vi um caso como esse, seria o primeiro que eu vejo que teria que colocar uma bomba com mangueira saindo do display e indo para o chiller, o retorno, se tiver força suficiente, pode deixar somente a mangueira devolvendo a água "gelada", sem nenhum equipo extra.

Aparentemente seu aqua não é muito grande, esvaziar e fazer furação não seria o fim do mundo não... trabalhoso sim, mas impossível não.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Raphael Pecoraro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Nov 2011, 20:48
Apelido: Raphas Reef
Data de Nascimento: 01 Dez 1984
Cidade: PARAIBA DO SUL
País: Brasil
Localização: PARAIBA DO SUL - RJ

Re: Chiller Dúvidas

#8 Mensagem por Raphael Pecoraro »

Acho que por enquanto vou continuar com meu cooler, esta trabalhando bem, antes de ligar ele hoje de manha atemp estava em 31º agora com luz ligada e cooler esta em 27.5º, só precisava mesmo de um controlador para que quando eu colocar os animais não ter que ficar ligando e desligando para manter a temp.
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#9 Mensagem por Elder Luis »

é uma alternativa, mas aí vc tem que ficar de olho na evaporação para não ter surpresa
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Chiller Dúvidas

#10 Mensagem por Márcio Oliveira »

Nesses últimos dias com esse calorão ate com chiller ta evaporando bastante. icon_bangin

Raphael Pecoraro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Nov 2011, 20:48
Apelido: Raphas Reef
Data de Nascimento: 01 Dez 1984
Cidade: PARAIBA DO SUL
País: Brasil
Localização: PARAIBA DO SUL - RJ

Re: Chiller Dúvidas

#11 Mensagem por Raphael Pecoraro »

marcio oliveira escreveu:Nesses últimos dias com esse calorão ate com chiller ta evaporando bastante. icon_bangin



Nem fala, aqui hoje na minha cidade fez 38º, ai é fogo....
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#12 Mensagem por Elder Luis »

meu chiller tá sofrendo esses dias, nem quero ver a conta de energia :-?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Chiller Dúvidas

#13 Mensagem por Márcio Oliveira »

Elder Luis escreveu:meu chiller tá sofrendo esses dias, nem quero ver a conta de energia :-?

plus_icon
icon_yes

Avatar do usuário
Andre Biaggio
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 396
Registrado em: 16 Ago 2011, 15:54
Data de Nascimento: 22 Dez 1970
Cidade: Araras
País: Brasil
Curtiu: 60 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#14 Mensagem por Andre Biaggio »

Elder Luis escreveu:meu chiller tá sofrendo esses dias, nem quero ver a conta de energia :-?

plus_icon
Todo aquário é pequeno.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#15 Mensagem por Elder Luis »

qual a potência do seu chiller? o meu é um 3/4HP .... to pensando até em furar a parede da sala (um rombo de um tamanho de um CD) e colocar uma ventuínha 220V, nada dessas coisinha fraca de cooler de computador, forçando a entrada de ar "frio" (ou menos quente, pq esses dias tá um bafo quente geral) direto na cara do chiller, resfriando ele e aumentando a eficiência, sem falar que vai melhorar a temperatura da sala.

Mas já sei que se eu fizer uma cratera desse tamanho na parede da sala, minha mulher vai fazer uma igual ou maior na minha cabeça! icon_headstars
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Chiller Dúvidas

#16 Mensagem por Márcio Oliveira »

Elder, aqui eu tenho um ventilador de geladeira pra mandar o ar quente do movel (onde fica o chiler) pra fora e mantém bem frio, problema tambem que aquece pra caramba a sala. acho que esse ano mando o chiler pra lavanderia com uma tubulação de água que sai e retorna pro sump e bomba do chiller.

Avatar do usuário
Andre Biaggio
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 396
Registrado em: 16 Ago 2011, 15:54
Data de Nascimento: 22 Dez 1970
Cidade: Araras
País: Brasil
Curtiu: 60 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#17 Mensagem por Andre Biaggio »

Oi Raphael, pode usar o canister ligando no chiller, desde que a mangueira seja do mesmo tamanho, se forem tamanhos diferentes basta usar um adaptador. Boa idéia de usar o canister, afinal ele tem uma bomba.
Você pode ligar a saída do canister na entrada do chiller e conectar uma mangueira na saída do chiller de volta pro aquário, aí funciona sem ter que deixar uma bomba feia dentro do aquário.
Abraços.
Todo aquário é pequeno.

Raphael Pecoraro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Nov 2011, 20:48
Apelido: Raphas Reef
Data de Nascimento: 01 Dez 1984
Cidade: PARAIBA DO SUL
País: Brasil
Localização: PARAIBA DO SUL - RJ

Re: Chiller Dúvidas

#18 Mensagem por Raphael Pecoraro »

André Biaggio escreveu:Oi Raphael, pode usar o canister ligando no chiller, desde que a mangueira seja do mesmo tamanho, se forem tamanhos diferentes basta usar um adaptador. Boa idéia de usar o canister, afinal ele tem uma bomba.
Você pode ligar a saída do canister na entrada do chiller e conectar uma mangueira na saída do chiller de volta pro aquário, aí funciona sem ter que deixar uma bomba feia dentro do aquário.
Abraços.


Será que da mesmo André?, será que vai ter força? No caso teria que comprar só mais uma mangueira para retornar a aguá no reef? no caso ficariam 3 mangueiras? uma de entrada do canister que puxa aguá a de saída colocava na entrada do Chiller e mais uma para sair do chiller para o reef? é isso?
Imagem

Avatar do usuário
Andre Biaggio
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 396
Registrado em: 16 Ago 2011, 15:54
Data de Nascimento: 22 Dez 1970
Cidade: Araras
País: Brasil
Curtiu: 60 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#19 Mensagem por Andre Biaggio »

Raphael, qual a potência da bomba do seu canister?
Todo aquário é pequeno.

Avatar do usuário
Andre Biaggio
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 396
Registrado em: 16 Ago 2011, 15:54
Data de Nascimento: 22 Dez 1970
Cidade: Araras
País: Brasil
Curtiu: 60 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Chiller Dúvidas

#20 Mensagem por Andre Biaggio »

Se a mangueira de saída do seu canister encaixar certinho no chiller, é o que você disse, comprar um pedaço de mangueira pra ligar o chiller ao aquário.
Qual o diâmetro da mangueira do canister?
Todo aquário é pequeno.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”