🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Substrato Bom ou Ruim

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Marcelo Lima
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:13
Apelido: Lima
Data de Nascimento: 04 Mar 1972
Cidade: Niteroi
País: Brasil

Substrato Bom ou Ruim

#1 Mensagem por Marcelo Lima »

Pessoal esse substrato seria bom ou ruim? Ele é formado de conchas trituradas (poderia chamar de halimeda?)
Se for bom, qual o procedimento antes de aplicá-lo ao aquário?
Ele está cheio de seres (não sei oque é) parecem minhocas, só que de água salgada. Elas são minúsculas, apenas alguns milímetros, mas em grande quantidade.
Imagem

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Substrato Bom ou Ruim

#2 Mensagem por Guilherme Barros »

Eu lavaria com agua doce até sair tudo...e depois deixaria secando um bom tempo..se colocar assim o aquario vai ter uma carga organica muito alta,prejudicando o aquario...
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Substrato Bom ou Ruim

#3 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Lave bem. Até pode deixar de molho com algumas gotinhas de candida. Depois é lavar mais um pouco e deixar secar bem.
No meu primeiro aquário usei o mesmo substrato.
Boa sorte na montagem.

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Substrato Bom ou Ruim

#4 Mensagem por Mauricio Foz »

Voce acabou de coletar esse material?
Existem dois lados, sempre existem dois lados.
1- Voce coleta um material "fresco", cheio de vida, de micro-vida, isso é excelente como inoculador, quanto maior a variedade, maior é o equilibrio, isso é interessante, muito interessante.
2- Voce coleta um material "fresco", cheio de vida, de micro-vida, e pode vir junto, um agente qualquer de poluição, ou pior de doença. Isso é ruim, muito ruim.

Meu primeiro aquario marinho, foi montado com rocha viva, aparentemente fresca, veio muita coisa, muito bichinho. Em uma semana o aquario estava lotado de micro-vida andando pelos vidros. Eu só coloquei o primeiro peixe quase 5 meses depois, foi montado no carnaval de 1998 e o 1º peixe (YT) entrou em Julho/1998, o 2º um hepatus em Agosto/1998, que esta comigo até hoje.

Mas tem gente que colocou coisa fresca e teve problemas com poluentes e doenças, então, vai da sua cabeça, correr o risco e ter muita micro-vida, ou esterilizar tudo.
Concha moida, é concha moida, halimeda é uma macro-alga, é diferente.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Substrato Bom ou Ruim

#5 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Mauricio Foz escreveu:2- Voce coleta um material "fresco", cheio de vida, de micro-vida, e pode vir junto, um agente qualquer de poluição, ou pior de doença. Isso é ruim, muito ruim.


E é por isso que eu lavaria. Imagine montar o aquário já com problema. A não ser que soubesse a procedência do substrato.

Marcelo Lima
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:13
Apelido: Lima
Data de Nascimento: 04 Mar 1972
Cidade: Niteroi
País: Brasil

Re: Substrato Bom ou Ruim

#6 Mensagem por Marcelo Lima »

Valeu pelas dicas pessoal.
Como não tenho a menor pressa resolvi lavar e deixar secar antes de colocar no aquário. Depois será menos uma opção para eu ficar prensando onde foi que eu errei.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”