🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nudbranquio

Se quer identificar algum organismo marinho o local é aqui.
Mensagem
Autor
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Junio
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nudbranquio

#21 Mensagem por Júnio Melo »

Antenas em uma rocha podem ser vermes sésseis também.
Nudibrânquios não param em uma rocha apenas, vivem caminhando.

Quanto aos nudi predadores, a única forma 100% eficaz de acabar com eles é retirando o alimento... ou seja... para aquele que preda montíporas você tem que tirar todas, não precisa tirar os demais sps.... e para os predadores de zoantus, você tem que tirar todas as anêmonas. Uma beleza, não?
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#22 Mensagem por Elder Luis »

coisa fácil e tranquila de se fazer... principalmente se vc tiver um tanqusinho básico de mil litros :roll:
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#23 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom pessoal infelizmente achei mais nudis embaixo da minha montipora marrom. Ao Olhar o porque o coral estava perdendo tecido vi embaixo dele mais 3 indivíduos e um ninho de ovos. Dei um banho de água doce ( choque osmótico) e raspei aonde encontrei os ovos. Agora é rezar para não encontrar mais. As outras 2 colonias de montiporas estão bem e sem nudis.Porcaria de praga

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#24 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Boas Galera

1 Mês depois e até o momento sem novos parasitas encontrados. As montiporas se recuperaram e parecem estar bem.

Pelo que descobri essas pragas colocam os ovos nos próprios corais. A minha solução foi o banho de água doce e a remoção manual dos ovos por raspagem

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#25 Mensagem por Elder Luis »

será que não fica alguma para trás no meio da porosidade das RV?

Viva Metal!

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#26 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Touché Elder

Esse sábado olhando minha montipora laranja , vi que tinham uns pelinhos embixo dela, na hora tirei e tinham mais 4 indivíduos , mas sem sinais de ovos.Puxei todos com uma seringa e as espremi dentro da seringa :twisted: , mesmo não vendo raspei toda a parte de baixo com uma escova de dente que uso para o aqua na pia com um pouco de água do aquario, o engraçado é que as outras montiporas estavam limpas e sem sinais de perda de tecido, será que elas tem predileção pela cor vermelha/laranja?Estou inclinado a colocar a monti laranja em uma criadeira para ver se aparecem mais

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#27 Mensagem por Elder Luis »

vc teria que arrumar um predador natural pra ficar 24h caçando essas pragas

Viva Metal!

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#28 Mensagem por alex braga »

o mais legal é se vc compra um nud daqueles coloridoes que nao comem coral o bixo vi para no sump e morre no mesmo dia ja o nud praga nao some nem matando
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#29 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Hoje comprei o revive da tlf, quinta agora é dia de TPA e vou usar a água descartada para dar um banho em todos os SPS´s .Talvez não eliminine, mas eles vão saber que eu estou lá huahuahuahua :twisted: :twisted: :twisted:

Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Junio
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

#30 Mensagem por Júnio Melo »

Não precisa banhar todos os sps. Apenas as montiporas. Estes nudis são específicos pra elas.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#31 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Ah Júnio

Vou aproveitar e dar um banho em tudo, vai que tem mais coisa lá que eu não vi...

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#32 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom pessoal

Quinta-feira passada dei um banho com o revive nas montiporas e outros SPS´s usando a posologia recomendada, 1 tampa para cada litro ( lá fala usar 4 tampas cheias para cada galão =3.78 litros). O cheiro lembra pinho sol, deixei os corais por 6 minutos com uma bomba de baixa potência e depois usando uma parte da água da TPA "enxaguei" os corais em outro balde . Os corais babaram, cairam um monte de pequenos organismos no balde , mas pelo fato do balde ser branco não vi nudis. Alguns dias antes eu tinha achado mais 3 nudis embaixo de uma montipora.joguei os bichos dentro de uma vasilha com água e um pouco do revive. Eles demoraram cerca de 3 minutos para morrer. O problemas são os ovos que não morrem com o revive.Agora é acompanhar

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#33 Mensagem por Elder Luis »

Arnaldo, que enrosco que vc pegou hein... não tem horas que dá vontade de desmontar td e recomeçar do zero?

Viva Metal!

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#34 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Elder

Na 1º vez que achei minha montipora com pedaços brancos fiquei doido. Mas tem uma coisa boa, esses nudibranquios só atacam as montiporas ( minhas preferidas) . Falando com a loja na qual eu peguei a muda, me foi dito que era uma muda de outro aquarista, ou seja , mais alguém tem nudibranquios no aqua aqui em SP. Se der problema , eu tiro as montiporas e deixo eles morrerem de fome hehehehe. Mas aquarista é fogo, se eu desmontar, vai ser apenas para limpar tudo, aí monto tudo de novo. Um cara para o qual tiro o chapéu é o ciro. Depois de morrer tudo,pegar um AEFW , ele ainda está com o aqua montado e dando banho em tudo com melafix...

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Matck
Recebeu Curtir: 1 vez

#35 Mensagem por Matheus Mendes »

Putz

Só agora eu descobri que eu tinha esses nudis. Mas eles viviam num zoa que eu tenho e nunca chegaram a incomodar. Um belo dia eu acabei derrubando água fervente (eu ia matar uma aiptasia) na mini colonia... e junto devem ter ido os nudis kkkk
Alguns polipos sobreviveram, estão lá até hoje. Mas eu vou vasculhar o aquario em busca dessas porcariasinhas... vai que ainda tem algum.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#36 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Achei mais nudis hoje. Um total de 3 e uma série de ovos. Fiz a remoção manual. O interessante é que nem chegam perto da montipora verde, acho que eles não devem gostar de alface hehehe. Até o momento só achei na montipora marrom e laranja, o pior de tudo é que já fixei a vermelha de novo na RV...

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#37 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom galera

Não achei mais novos nudis há pelo menos 3 semanas. As montiporas parecem bem e não tem mais os pontos brancos . O que fiz desde o começo

Banho com revive - Matou os nudis , mas não os ovos
Remoção manual do nudis e dos ovos com escova de dentes

Coincidentemente minha densidade estava alta por uma falta de calibração do refratometro , 1,027. Não sei se tem relação, contudo fica aqui para registro

Se ainda tem nudis , não consigo ver e não estão incomodando. Se outra coisa aparecer aviso aqui.

Responder

Voltar para “Identificação Marinha”