Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Chiller peltier
- marcelo neto
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: marcelo neto
- Data de Nascimento: 10 Abr 1989
- País: Brasil
- Curtiu: 2 vezes
- Contato:
Chiller peltier
O que acham desse chiler? http://aquariumstuffs.blogspot.com/2...r-peltier.html
Esta rodando em um aquario marinho na minha sala, a mais de duas semanas e tem funcionado muito bem.
Meu aquario tem 50l, uma bomba de recalque Atman 2000l/h, 1 skimmer boyu wg310 modificado, duas lampadas pl blue/wite 24w cada e uma bomba sb 1000 tocando o chiller.
Esta rodando em um aquario marinho na minha sala, a mais de duas semanas e tem funcionado muito bem.
Meu aquario tem 50l, uma bomba de recalque Atman 2000l/h, 1 skimmer boyu wg310 modificado, duas lampadas pl blue/wite 24w cada e uma bomba sb 1000 tocando o chiller.
- Valter Pereira
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Nuno
Re: Chiller peltier
Ficou legal.. consegue baixar esses 0,5° em quanto tempo?
Consegue arrumar fácil o material pra usinar esse bloco?
Manda um passo a passo depois.. ficou um projeto interessante pros proprietários de nanos.
Acho q se vc conseguisse isolar a parte quente conseguiria um ganho maior na temperatura... faz um teste com espuma ou isopor.. depois manda os resultados...
Parabéns cara.
Abráss.
Consegue arrumar fácil o material pra usinar esse bloco?
Manda um passo a passo depois.. ficou um projeto interessante pros proprietários de nanos.
Acho q se vc conseguisse isolar a parte quente conseguiria um ganho maior na temperatura... faz um teste com espuma ou isopor.. depois manda os resultados...
Parabéns cara.
Abráss.
- marcelo neto
- Contato:
Fala Walter, eu dei uma isolada em volta da pastilha, na parte que fica exposta, com aquelas borrachas maleaveis que são usadas em isolamento para refrigeração extrema de pc's. Esta foto esta desatualizada, depois eu posto algumas evolucões que eu tive. O bloco da foto eu usinei em acrilico, e o modelo eu mesmo projetei. O chiller em dias de menor calor baixa 0,5° em aproximadamente uma hora, só estou tendo um pouco de problema em dias mais quentes, acredito que pelo fato da dissipação ser a ar, dentre outros fatores. Hoje o chiller tá na casa dos 26,6° e não consegue baixar mais, a temperatura ambiente na minha cidade hoje gira em torno dos 34°C, está até mais quente a onde o chiller fica. tenho um outro projetinho, para montar, acho que vai ser mais eficiente, quando tiver fotos posto aqui no forum.
Abraços!
Abraços!
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
"só estou tendo um pouco de problema em dias mais quentes, acredito que pelo fato da dissipação ser a ar"
Marcelo este é o velho problema de quem monta chiller peltier e depois desite, nao é por que a dissipação é a ar e sim pela diferença de temperatura, essa pastilha ai alimentada com 12v nao chega nem a 40 graus ai vc "assopra" ar a 34° nao tem quase troca de calor e o sistema nao esfria nada, se vc colocar mais 2 placas dessas em cima dessa primeira, elas vao passar dos 60° ai a troca é de mais de 20 graus, entendeu? nunca se esqueça = nada nesse nosso mundo esfria espontaneamente, mas algumas coisas trocam o calor de lugar!
Eu estou pensando em um para o meu aqua assim:
acredito que de conta para 160lt com 4 x 20w t8 + hqi 150w + 3 x sb2000
Marcelo este é o velho problema de quem monta chiller peltier e depois desite, nao é por que a dissipação é a ar e sim pela diferença de temperatura, essa pastilha ai alimentada com 12v nao chega nem a 40 graus ai vc "assopra" ar a 34° nao tem quase troca de calor e o sistema nao esfria nada, se vc colocar mais 2 placas dessas em cima dessa primeira, elas vao passar dos 60° ai a troca é de mais de 20 graus, entendeu? nunca se esqueça = nada nesse nosso mundo esfria espontaneamente, mas algumas coisas trocam o calor de lugar!
Eu estou pensando em um para o meu aqua assim:
acredito que de conta para 160lt com 4 x 20w t8 + hqi 150w + 3 x sb2000
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
- marcelo neto
- Contato:
Entendi Alex, você acha que se eu aumentar a potência da pastilha ou até ligar uma em cima da outra elas vão criar um delta t maior e mesmo o cooler a ar conseguira dissipar mais calor da(s) pastilhas, consequentemente da água?
Vou fazer assim, tenho uma fonte aqui de maior potência com 15V e 20A ela serviria em um outro projeto, muito parecido com o seu da foto, que utiliza duas pastilhas lado a lado, vou usala nesse sistema somente para deixar a pastilha com sua potência no maximo, Depois vou usar as duas pastilhas do outro projeto, empilhadas, e vou ver no que dá. Quando tiver algum resultado posto aqui.
Obrigado, Até mais!
Fotos do segundo bloco!
Vou fazer assim, tenho uma fonte aqui de maior potência com 15V e 20A ela serviria em um outro projeto, muito parecido com o seu da foto, que utiliza duas pastilhas lado a lado, vou usala nesse sistema somente para deixar a pastilha com sua potência no maximo, Depois vou usar as duas pastilhas do outro projeto, empilhadas, e vou ver no que dá. Quando tiver algum resultado posto aqui.
Obrigado, Até mais!
Fotos do segundo bloco!
Editado pela última vez por marcelo neto em 12 Nov 2011, 16:14, em um total de 2 vezes.
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
Marcelo para aumentar a potencia vc precisa aumentar a voltagem tb, essas pastilhas tem voltagem ideal de trabalho a 15,8V, se vc aumentar a tensao vai melhorar mas o ideal é usar uma resfriando a outra sen do que a de cima tem de ser pelo o menos 25% mais forte que a de baixo por isso eu coloquei no exemplo 2 embaixo e 3 em cima
- marcelo neto
- Contato:
Achei boa sua idéia mas sera que esse disspadores vão dar conta desse calor todo, que é transferido pelas pastilhas?
foto das fontes usadas, a da direita é de pc comum, a da esquerda eu mandei fazer e possui o dobro da potência.
foto das fontes usadas, a da direita é de pc comum, a da esquerda eu mandei fazer e possui o dobro da potência.
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
da conta sim, na verdade o que tem de dar conta é a temperatura do ar que o cooler vaim empurrar neh, se os dissipadores chegarem a 65° e a temp ambiente estiver a 35 da 30 ° de delta T, ai sim começa a fazer diferença
- marcelo neto
- Contato:
Fla doidão, eu comprei uma pastilha com uns 70W para tentar uma cascata com a de 136W que eu tenho, as que eu tenho aqui são todas de mesma potência, nos testes que eu fiz me parece que o calor gerado pela primeira não é suprido pela segunda e por isso o sitema acaba por esquentar a água, andei lendo sobre o assunto e vi que nesses sistemas de cascata vc deve se preocupar em dimencionar bem a dissipação e a troca de calor ficará limitada a quantidade de calor que a pastilha menos potente consegue retirar da água, não seria isso um problema?
Mas o jeito mesmo e testar e ver no que dá!
Até.
Mas o jeito mesmo e testar e ver no que dá!
Até.
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
Exato marcelo, por isso que e pastilha de cima tem de ser maior do que a de baixo e a dissipação da de cima tem de ser feita por um bom dissipador tb!, a potencia total da coisa nao fica limitada a primeira pastilha, pense sempre no pricipio da troca de calor, se a pastilha maior conseguir manter a parte quente da menor em 0º a parte fria da menor pode alcançar -65º (delta t maximo da pastilha), logico que essa situação nunca ira existir na pratica mas a ideia é proxima a isso, do outro lada ainda temos a conta do trocador de calor, = massa do trocador de calor(parte que fica em contato com a agua) dividido pelo volume de agua do aquario, no caso ai do seu trocador eu vou chutar umas 150grs da area em contato com a agua contra 200000grs de agua (aqua de 200lts), aqui eu ja nao me lembro direito da conta por causa daquele lance de calor espicifico e tals rss, mas da para imaginar que mesmo o trocador se mantendo a 0° vai levar 1300 segundos ou aproximadamente 22 minutos para toda a agua estar a 0º(logico que se a troca fosse perfeita, como tem o fator do calor especifico pode aumnetar 50% nesse tempo ai) isso se nao houver nenhuma adiçao de calor no aqua (nem da temperatura ambiente, imagina uma caixa de isopor) , por isso a importancia de se fazer em cascata, para que o trocador fique com a temperatura mais baixa possivel para compensar o pequeno volume de contato, com apenas 1 pastilha e a temp ambiente em 35° o melhor que vc vai conseguir no trocador é uns 10°, ou seja , em teoria levaria 10 vezes mais tempo para resfriar a agua dividido pela area de contato, no cao dessas pastilhas das 2 pastilhas somadas é quase 3 vezes mair que a area da menor, da para imaginar assim que as 2 em paralelo demorem 3,3 vezes mais tempo para resfriar do que as 2 pastilhas em serie, uma em cima da outra... pessoal se tiver algum fisico plantao ai faça os calculos certos mas eu sei que é mais ou menos por ai rsrsrs
- marcelo neto
- Contato:
Eu acho, que os sistemas em paralelo realmente possuem uma eficiencia maior do que um sistema de menor troca de calor com água, mas o problema persistira em dias mais quentes aonde a dissipação a ar não criaria um delta T suficiente.
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
Se a situação for =
Temp ambiente = 20° e temp da agua do aquario (target) 28° ai pode ser que em paralelo seja melhor do que em cascata, mas na pratica com a ambiente >30° sem chance tem de ser em cascata
Temp ambiente = 20° e temp da agua do aquario (target) 28° ai pode ser que em paralelo seja melhor do que em cascata, mas na pratica com a ambiente >30° sem chance tem de ser em cascata
- marcelo neto
- Contato:
Estou pensando em fazer um teste no sistema menor, o que já está montado, utilizando a pastilha de menor potência em contato com a água e a de maior potência resfriando o lado quente da primeira. Vou testar primeiro nesse sistema para ter uma ideia do comportamento da cascata e também para dimensionar adequadamente a dissipação de calor, e quem sabe montar o segundo sistema com dois estagios também. Quando estiver funcionando eu posto aqui para vocês.
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
Faz um teste e posta para a gente Marcelo!
- marcelo neto
- Contato:
Fala Pessoal, demorou para eu postar um resultado, mas esse é definitivo!!!
Eu montei o sistema de uma forma um pouco diferente do que estava planejando, mas no fim deu tudo certo! Estou refrigerando meu nano de 50l tranquilamente com o chiller, ele esta gelando o aqua muito rapido, entre 20 e 30 minutos, com uma temp ambiente de aprox 27°C a 32°C. Para mais detalhes do sistema eu vou deixar o link do meu blog:aquarium stuffs, que irá definir o protótipo mais detalhadamente.
aqui vão algumas fotos:
Eu montei o sistema de uma forma um pouco diferente do que estava planejando, mas no fim deu tudo certo! Estou refrigerando meu nano de 50l tranquilamente com o chiller, ele esta gelando o aqua muito rapido, entre 20 e 30 minutos, com uma temp ambiente de aprox 27°C a 32°C. Para mais detalhes do sistema eu vou deixar o link do meu blog:aquarium stuffs, que irá definir o protótipo mais detalhadamente.
aqui vão algumas fotos:
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
e então a troca de calor é boa??? encontrei esse cara:
tenho um aqua de 150l e testou resfriando com 2 super coolers de PC para baixar 1,5º demora cerca de 2 horas... tá lento demais.. embora o fator de choque térmico para os animais é quase nulo... mas estou seria-mente pensando em criar outro sistema.. o principio seria o mesmo de resfriamento de cerveja caseira.. ou seja por serpentina dentro de uma camara fria ou um sistema tipo peltier mas antes do investimento que ver da certo esse cara.. o peltier vc chegou a fazer esse seu chiller?
o site deles é http://www.novatecproducts.com/iceprobe_aquarium_chiller.htm
o preço médio é de 120 obamas sem o controlador q são outros 60.. nao conte com frete barato pois eles sabem cobrar bem
tenho um aqua de 150l e testou resfriando com 2 super coolers de PC para baixar 1,5º demora cerca de 2 horas... tá lento demais.. embora o fator de choque térmico para os animais é quase nulo... mas estou seria-mente pensando em criar outro sistema.. o principio seria o mesmo de resfriamento de cerveja caseira.. ou seja por serpentina dentro de uma camara fria ou um sistema tipo peltier mas antes do investimento que ver da certo esse cara.. o peltier vc chegou a fazer esse seu chiller?
o site deles é http://www.novatecproducts.com/iceprobe_aquarium_chiller.htm
o preço médio é de 120 obamas sem o controlador q são outros 60.. nao conte com frete barato pois eles sabem cobrar bem
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
vc tem algum projeto desse cara?? mandou usinar essa caixa de passagem, de agua?
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>