🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo SUMP

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Anderson Moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 05 Jan 2012, 00:03
Apelido: atfmoraes
Data de Nascimento: 14 Abr 1986
Cidade: Presidente Prudente / SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - São Paulo

Novo SUMP

#1 Mensagem por Anderson Moraes »

Boa noite a todos.

Como alguns aqui já conhecem, possuo um nano reef de 54L que estava indo tudo bem... Meus corais e peixes estavam se alimentando e pareciam crescer a olhos vistos... Até em meu SunCoral haviam surgido novas "bocas"...
Foi quando precisei ficar fora por um final de semana e ao voltar meu peixes estavam tomados por ictio... Que até então só conhecia por textos que havia lido. Como foram alimentados, provavelmente a causa foram mudanças bruscas na temperatura da água pois a ventoinha acabou ligada direta e um dia fez muito calor, a noite esfriou fora do normal e no outro dia um mega calor...
Com medo de perder os peixes, tirei os invertebrados, baixei densidade, desliguei luzes e deixei a água acima dos 28º... Na segunda levei tudo para a loja onde podem tratar melhor... Um ocellaris (que já vinha apanhando um pouco do outro) não resistiu, os demais peixes estão bem, se alimentando legal e como muito pouco sinal de ictio... Espero que fiquem assim até tê-los de volta...

Agora decidi por "ampliar" o sistema com um SUMP... As dimensões do SUMP serão as seguintes: 60x45x45, modelo com 3 divisões. Para tocar, um Skimmer Buble Magus Nac 5, bomba de retorno Atman 3500 AT107, um filtro UV Atman 13W, bomba para o filtro UV uma Better 850, Chiller Gelaqua 1/3HP (3 meses de usado, paguei R$1500,00 :shock: ), bomba pro chilller Better SB2000 e termostato aquecedor (não lembro a config).
Detalhes: o SUMP vai ficar sobre um suporte feito para ele e junto ao chão... e o chiller há uns 2 metros do SUMP. Tudo deve estar pronto e instalado no dia 18/fev.

Aqui vão algumas dúvidas...

1- Esse SUMP com mais um skimmer Skimmer Buble Magus Nac 6 seria o suficiente para tocar um reef de 700L ??? Assim que terminar de pagar os novos equipamentos vou dar inicio a um projeto de 200x50x70... Ai meu salário... icon_crybaby
2- Filtro UV... Quanto tempo devo deixá-lo ligado? Ou quando ligar? Ou sempre deixar ligado?
3- Reator de cálcio? Necessário? Vale a pena?
4- Elementos filtrantes no SUMP... Devo colocar mais algum além do perlon? Pensei em pedaços de rochas.. Matrix, Siporax, Carvão???
5- Por enquanto, com o SUMP maior que o próprio aquário (SUMP=121L, Reef 54L), de quanto em quanto tempo fazer a TPA? Quantos % de água trocar? Sifonar o fundo do reef? e como limpar o sump?
6- Como desmontei todo o sistema, quanto tempo depois posso voltar a introduzir peixes? Como eles estavam juntos e ainda estão, devo introduzi-los um a um com intervalos ou posso introduzir de forma mais acelerada???
7- É bom ou até preciso uma bomba de circulação interna (simulador de ondas por ex.) no reef?
8- Posso configurar o termostato para aquecer quando a água baixar dos 25º e o chiller para resfriar quando a temperatura ultrapassar 26º??? Haverá conflito entre os dois??? Qual a melhor configuração?

Pesquisei antes de postar dúvidas... Antes de ler haviam muito mais... Porém essas permanecem pois encontro muita contradição quando o assunto é Aquário Marinho...

Mais algumas sugestões???

Desde já obrigado a todos pela ajuda!!! icon_joia
Editado pela última vez por Anderson Moraes em 09 Fev 2012, 09:24, em um total de 1 vez.
A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Novo SUMP

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Anderson Moraes escreveu:Com medo de perder os peixes, tirei os invertebrados, baixei densidade, desliguei luzes e deixei a água acima dos 28º... Na segunda levei tudo para a loja onde podem tratar melhor... Um ocellaris (que já vinha apanhando um pouco do outro) não resistiu, os demais peixes estão bem, se alimentando legal e como muito pouco sinal de ictio... Espero que fiquem assim até tê-los de volta...


pelo que aprendi em aquário marinho não se eleva a temperatura para combater o ictio, não é aquário dulcícola icon_assobiando talvez (creio que sim) essas perdas foram por você ter elevado a temperatura e cozinhado os peixes / corais.

mas é aprendizado,

meus MEUS, pitacos no setup


Amigo eu não entendi, você vai colocar esse sump no seu nano?
e nele vai colocar um retorno de 3500, com chiller, filtro UV, etc etc etc?
você já possui o NAC 5, ou ainda vai comprá-lo?

Avatar do usuário
Anderson Moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 05 Jan 2012, 00:03
Apelido: atfmoraes
Data de Nascimento: 14 Abr 1986
Cidade: Presidente Prudente / SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - São Paulo

Re: Novo SUMP

#3 Mensagem por Anderson Moraes »

Raphael Igor escreveu:pelo que aprendi em aquário marinho não se eleva a temperatura para combater o ictio, não é aquário dulcícola icon_assobiando talvez (creio que sim) essas perdas foram por você ter elevado a temperatura e cozinhado os peixes / corais.

mas é aprendizado,


Eu li em vários fóruns, uns dizendo que ajuda, outros dizendo que não servia para nada... Como era domingo eu tentei fazer tudo que podia... Os corais estavam numa caixa de isopor com os invertebrados e não sofreram esse processo... eles estão bem! :-)

Raphael Igor escreveu:Amigo eu não entendi, você vai colocar esse sump no seu nano?
e nele vai colocar um retorno de 3500, com chiller, filtro UV, etc etc etc?
você já possui o NAC 5, ou ainda vai comprá-lo?


Todos os equipamentos citados eu já possuo (inclusive um nac5, que é p/ aquários de 500L pelo que disseram)... No momento tudo vai tocar meu pequeno nano... Pretendo comprar um NAC6 quando comprar o display maior... A bomba superdimensionada já foi pensando no novo display... Mas essas bombas possuem regulagem, dá para diminuir a vazão...

Continuo com minhas dúvidas... hehehe... Mas obrigado pela resposta.
A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Novo SUMP

#4 Mensagem por Ramon Brescovici »

tudo bom?
vou dar opiniao

uv, até 25 dias depois de sumirem todas bolinhas de ictio
reator - veja se consegue uma dosadora... muito mais tranquilidade - to atras da minha
nunca deixe sem carvao. principalmente quando tiver algo errado
use shark bag na descida do aqua pro sump

limpar o sump - nas tpas, vc colhe a agua do sump pra jogar fora, se ele tiver no nivel do chao que nao de pra fazer succao, vai ter q usar bomba. tenta fazer a bomba colher a sujeira nos cantos do sump

faz troca de 10 a 25%. principalmente com ictio, sifone o fundo. usa uma mangueira que vc controle a vazao, e deixa vazao pequena pra nao revirar o substrato muito...

sobre o metodo de introducao dos peixes, nao entendi direito o que ficou do aqua velho, e o que é novo.

a bomba pro reef, vc se refere no atual, ou no futuro? no futuro vai precisar, no atual usa a de retorno pra circulacao mesmo

voce precisa de um controlador de temperatura com dupla funcao. senao vc nao vai conseguir poupar energia com aquecedor só no visual. nao tem como. vai ligar o aquecedor e o chiller junto algum dia. a nao ser que o aquecedor seja muito bom


eu discordo do colega, acho que elevaco de temperqatura eh bom, mas nao mais que 28

o ciclo de vida do ictio é mais rapido que do peixe. aumento de temperatura aumenta metabolismo, que aumenta a fome do peixe, e encurta as horas de vida do ictio. tambem encurta a vida do peixe, pois as celulas morrem mais rapido, ja que tem o metabolismo acelerado. mas a diferenca eh que o peixe repoe as celulas e tem vida mais longa. o protozoario vai acelerar e morrer mais rapido. (se nao tiver outro hospedeiro)
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Anderson Moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 05 Jan 2012, 00:03
Apelido: atfmoraes
Data de Nascimento: 14 Abr 1986
Cidade: Presidente Prudente / SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - São Paulo

Re: Novo SUMP

#5 Mensagem por Anderson Moraes »

Ramon, obrigado pela ajuda...
Acho que deixei meio confuso... No momento o aquário está desativado, está na loja para fazer os ajustes necessários para o sump... E por enquanto vou ficar com ele mesmo (verba $$$ curta!). Mas como levei os peixes para serem tratados na loja, quando tudo estiver pronto, tenho que introduzi-los de novo em meu aquário...

Ramon escreveu:uv, até 25 dias depois de sumirem todas bolinhas de ictio


Depois disso ligo de quanto em quanto tempo? Ou não ligo mais?

Ramon escreveu:limpar o sump - nas tpas, vc colhe a agua do sump pra jogar fora...


as tpas serão feitas só na água do sump? Não mecho no display?

Ramon escreveu:sobre o metodo de introducao dos peixes, nao entendi direito o que ficou do aqua velho, e o que é novo.

Devolver os peixes no meu nano... Só ele no momento...

Ramon escreveu:voce precisa de um controlador de temperatura com dupla funcao.

Como é isso? O meu é um termostato como esse...
http://www.mundosubmerso.com.br/fotos/1285121013880.jpg
que eu só determino a temperatura para ele ligar e quando atinge essa temperatura ele desliga... o chiller já possui configuração...


Ramon escreveu:eu discordo do colega, acho que elevaco de temperqatura eh bom, mas nao mais que 28
o ciclo de vida do ictio é mais rapido que do peixe. aumento de temperatura aumenta metabolismo, que aumenta a fome do peixe, e encurta as horas de vida do ictio. tambem encurta a vida do peixe, pois as celulas morrem mais rapido, ja que tem o metabolismo acelerado. mas a diferenca eh que o peixe repoe as celulas e tem vida mais longa. o protozoario vai acelerar e morrer mais rapido. (se nao tiver outro hospedeiro)


Eu tentei o que pude e o que consegui ler pela internet... agora os peixes estão saudáveis... Hoje mesmo fui vê-los na loja! icon_comemorando
A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Novo SUMP

#6 Mensagem por Marcio Gielfi »

Anderson Moraes escreveu:Aqui vão algumas dúvidas...

1- Esse SUMP com mais um skimmer Skimmer Buble Magus Nac 6 seria o suficiente para tocar um reef de 700L ??? Assim que terminar de pagar os novos equipamentos vou dar inicio a um projeto de 200x50x70... Ai meu salário... icon_crybaby

Não, sem a menor chance .... NAC6 para no máximo 300L pouco estocado .... no seu caso um NAC9 se quiser ficar na linha dos BM ....

Anderson Moraes escreveu:2- Filtro UV... Quanto tempo devo deixá-lo ligado? Ou quando ligar? Ou sempre deixar ligado?

esta eu passo, não uso UV


Anderson Moraes escreveu:3- Reator de cálcio? Necessário? Vale a pena?

Depende ... na minha opinião, para aquários até 500L não compensa o investimento nem o risco, para sistemas maiores, ai penso eu ser a melhor solução. Mesmo assim depende ... se for aquário de corais moles, não vai compensar nunca ....


Anderson Moraes escreveu:4- Elementos filtrantes no SUMP... Devo colocar mais algum além do perlon? Pensei em pedaços de rochas.. Matrix, Siporax, Carvão???


Perlon ou Shark bag e carvão com certeza, pedras só se voce tiver filtragem mecanica boa antes, caso contrário as pedras vão ajudar a juntar sujeira ... Matrix, Siporax e similares, eu passo para não dar confusão.



Anderson Moraes escreveu:5- Por enquanto, com o SUMP maior que o próprio aquário (SUMP=121L, Reef 54L), de quanto em quanto tempo fazer a TPA? Quantos % de água trocar? Sifonar o fundo do reef? e como limpar o sump?

As trocas podem ser feitas quizenais, mensais ou no tempo que voce jungar necessário, muito baseado na sua necessidade de repor elementos e de exportar outros elementos....
A quantidade tamém vai ter várias correntes , uns mais outros menos ....
Minha sugestão é tendo um bom skimmer, trocar 15% todo mes. O volume a ser trocado é sempre o volume do aquário + sump, no seu caso 175L é o volume total.



Anderson Moraes escreveu:6- Como desmontei todo o sistema, quanto tempo depois posso voltar a introduzir peixes? Como eles estavam juntos e ainda estão, devo introduzi-los um a um com intervalos ou posso introduzir de forma mais acelerada???


O aquario vai precisar ser ciclado novamente .... vai levar entre 45 e 60 dias para poder voltar lentamente com os peixes, um decada vez.



Anderson Moraes escreveu:7- É bom ou até preciso uma bomba de circulação interna (simulador de ondas por ex.) no reef?

Sempre bom ter circulação interna, não necessáriamente com wave maker ....



Anderson Moraes escreveu:8- Posso configurar o termostato para aquecer quando a água baixar dos 25º e o chiller para resfriar quando a temperatura ultrapassar 26º??? Haverá conflito entre os dois??? Qual a melhor configuração?

Pode ser feito da forma que voce colocou que não haverá conflito.

Eu recomendo que o chiller ligue com 26,5 e desligue em 26 e o termostato ligue em 25 e desligue em 25,5. Agora cai entre nós, a onde voce mora, voce só vai usar e se muito o aquecedor 2 meses por ano, o resto pode deixar no armário ....



Anderson Moraes escreveu:Pesquisei antes de postar dúvidas... Antes de ler haviam muito mais... Porém essas permanecem pois encontro muita contradição quando o assunto é Aquário Marinho...


E vai encontrar mesmo .... cada aquário é único, nem sempre o que é bom para o meu é a melhor solução para o seu ... não existe receita pronta .... sugiro, caso deseje se aprofundar, ler artigos escritos na reefkeeping, advanced aquaristic, coral magazine e artigos da universidade do Hawaii e Houston, não acredite em tudo que ler em foruns também .... desenvolva seu senso crítico, observe muito seu reef e co relacione a teoria dos artigos com o que voce observa na prática no seu reef e estabeleça seus pilares fundamentais para manter o seu aquário.


Anderson Moraes escreveu:Mais algumas sugestões???

Ler muito ... ver as montagens dos demais, tanto aqui como lá fora e ter muita paciencia sempre.

É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Novo SUMP

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

concordo em (quase) tudo com o marcio icon_poke icon_poke

Ramon escreveu:uv, até 25 dias depois de sumirem todas bolinhas de ictio

Depois disso ligo de quanto em quanto tempo? Ou não ligo mais?


no RJ, se n tiver com problemas no aqua, de algas e bacterias e afins, eu nao uso. e o inverno aqui é muuuuuito diferente daih.
se vc quiser usar, tem gente q usa mes sim mes nao, e tem gente q usa so no inverno. use so no inverno (frio).


Ramon escreveu:limpar o sump - nas tpas, vc colhe a agua do sump pra jogar fora...

as tpas serão feitas só na água do sump? Não mecho no display?


depende do volume q vc vai trocar e do que vc quer limpar. minhas tpas tiram meio a meio.

Ramon escreveu:sobre o metodo de introducao dos peixes, nao entendi direito o que ficou do aqua velho, e o que é novo.
Devolver os peixes no meu nano... Só ele no momento...


deixa la na loja ate ciclar seu aqua. concordo com o marcio. so introduza depois q n tiver amonia nem nitrito, e nitrato baixo

Ramon escreveu:voce precisa de um controlador de temperatura com dupla funcao.
Como é isso? O meu é um termostato como esse...
http://www.mundosubmerso.com.br/fotos/1285121013880.jpg
que eu só determino a temperatura para ele ligar e quando atinge essa temperatura ele desliga... o chiller já possui configuração...


aqui eu discordo do marcio. acho desnecessario o risco em ter um aquecedor funcionando sem um controlador.
esse da sua foto, se vc regular a 25 graus, ele pode ligar a 28 graus.
o chiller tem um, vc diz. ele tem dupla funcao, ou so liga o chiller mesmo?
um controlador nao eh tao caro, comparado ao hobby por completo. por uns 130 tem varios. coel tlz12 acho que eh um exemplo. mas confirme. eu uso um carinho, da fullgauge, paguei 250.

porem, o marcio tem mais experiencia, entao acho que ele deve ter alguma razao pra discordarmos
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Novo SUMP

#8 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ramon está certo, eu assumi que o o controlador do chiller controla o aquecedor, se o chiller não tiver isso, vai precisar de um controlador para o aquecedor .... nem tem como fazer um aquecedor ter precisão no ligar e desligar sem um controlador.

O controlador pode ser um coel TLZ 11 que voce acha no mercado livre de uma empresa do interior de são paulo que vende equipamentos para avicultura .... custa uns 85 reais mais ou menos .

Complementando uma resposta minha que acabou não respondendo parte da pergunta ...

Deve limpar o sump quando fizer TPA , para aproveitar para aspirar a sujeira . Quanto a aspirar o substrato, deve ser feito uma parte em cada TPA , pode se dividir o substrato em 2 partes e a cada tpa aspirar uma das partes ....

Semanalmente recomendo vir com uma bomba fraca e dar uma assoprada no substrato, a sujeira e pó que levanta desce para o sump e é retida no perlon / shark bag/skimmer
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Novo SUMP

#9 Mensagem por Elder Luis »

Márcio, posso descordar de vc em uma coisa? icon_assobiando


Marcio Gielfi escreveu: Semanalmente recomendo vir com uma bomba fraca e dar uma assoprada no substrato, a sujeira e pó que levanta desce para o sump e é retida no perlon / shark bag/skimmer


Qto menos sujeira levantar, melhor... aliás, a sujeira na minha opinião deve ser apenas sifonada. Dependendo da quantidade de sujeira, ela vai levantar e depositar em outro canto, não necessariamente vc vai fazer descer para perlon/skimmer/sharkbag, vc apenas vai trocar ela de lugar, e como sempre acontece, acaba acumulando mais nos locais de difícil acesso que talvez vc nem consiga sifonar ou "assoprar", eu particularmente prefiro aproveitar o princípio da oportunidade e aspirar essa sujeira.

Tem um aquarista do RJ, não vou citar o nome pq não sei se ele autoriza divulgar a história e vincular ao seu nome, que acabou levantando muita sujeira e deu um pico violento de amônia, que sabemos que é altamente tóxica, conclusão: adeus peixes, teve um prejuízo monstro e os parâmetros explodiram.

Vou mandar o link pra ele, vamos ver se ele posta alguma coisa, é usuário aqui do fórum.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Novo SUMP

#10 Mensagem por Marcio Gielfi »

Claro que pode Elder ...

Mas como não tenho os detalhes deste caso não autorizado fica difícil comentar ....

Mas realmente, se resolver fazer isso apenas depois de meses de aquário funcionando pode dar algum problema, apesar que sinseramente, para dar este estrago, não era pó o que estava no fundo e sim lodo mesmo ....

Eu regularmente toda semana faço isso, as vezes pulo uma semana, mas nunca passa de 15 dias .... outro detalhe que a minha caida de água cai direto no skimmer, e o copo suja muito, por isso antes de fazer eu limpo o copo, e algumas horas depois limpo novamente ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”