🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projetando um marinho - Estilo Basso.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#21 Mensagem por Elder Luis »

infelizmente esse hobby no Brasil é muito caro, não só animais, como materiais de maneira geral doubledown_02
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#22 Mensagem por Mauro Becker »

Certamente é o Fred que monta mesmo, sindrome do criador e da criatura.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#23 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Márcio, o segredo para não juntar sujeira nas caixinhas de coleta do Basso é montar a flange colada por fora, sem nenhuma porca apertando por dentro, o que criaria um ressalto para reter sujeira. Eu detalhei isto neste desenho e filme, complementando o que o colega postou (meu primeiro filme mostrando a montagem do CuBasso :-) ):

Imagem

[BBvideo 425,350]http://www.youtube.com/watch?v=Fvq46S9pkcM[/BBvideo]
[]'s

Walmyr

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#24 Mensagem por André Fonseca »

Gente, "pera lá", o sexto vidro foi criado por quem???

O Sump traseiro nada mais é do que um sexto vidro...

E outra, não existe sistema perfeito, todos possuem vantagens e desvantagens. Basta ver que um amigo ficou sem a Anêmona quando ela entrou pelo sexto vidro adentro, exatamente nesse sistema...

O que diferencia um tipo de overflow do outro é simples: o gosto do aquarista.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#25 Mensagem por Walmyr Buzatto »

O sexto vidro é de domínio público; a única contribuição do Basso, ao que eu saiba, foi fazer com uma fenda mínima, de 3mm ou menos, para evitar que até um neon goby entre ali, e fazer tomando a parte traseira toda, para ter um fluxo laminar, sem ruído de queda, etc. Acabou ficando conhecido no Brasil como sistema Basso, mas não tem nenhum registro de invenção, patente, nada asim... ;-)

Cada um faz do jeito que gostar mais, sem dúvida. Quando o Basso me explicou o sistema dele, eu ajudei a divulgar, fiz desenhos, filminhos e tudo o mais. Ele dava como uma das vantagens a não necessidade de furar o vidro da base do aquário, reduzindo o risco de quebras; contava os inúmeros casos que conhecia de gente com queda via bota interna e que tinha lascado o vidro a partir do furo, etc. Depois de toda a divulgação deste projeto, ele agora está fazendo a propaganda de um outro tipo, com closed-loop pelo fundo, com um furo central... Não existe sistema perfeito, concordo plenamente.
[]'s

Walmyr

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#26 Mensagem por André Fonseca »

Walmyr,

O barulho na queda, por bota por exemplo, pode ser facilmente resolvido colocando alguns "obstáculos" dentro da bota, jogando a água "pra lá e pra cá". Ou ainda conseguir regular direitinho o registro de esfera.

Sobre a "criação", nada mais a falar.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#27 Mensagem por Marcio Gielfi »

Walmyr,

minhas caixinhas são sem ressalto nenhum, alias, este aquário era do Basso, então não tem nem como dizer que montou errado rsrsrsrs


Em termos de visual para nano o esquema de 4 quedas inventado pelo Basso é imbatível, mas não posso deixar de dizer que estou tendo problemas com o acúmulo de sujeira em uma das quedas ...

Na minha opinião este sistema de queda pelos quatro cantos tem exatamente o mesmo problema das botas ... junta sujeira em um local onde voce não consegue limpar .... mas pelo menos tem uma vantagem em relação a bota, tem um visual muito melhor, porque não tem coisa mais feia que uma bota dentro de aquário, principalmente aquário pequeno ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#28 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Eu acho que a principal vantagem em relação à bota é que, se der problema, você consegue resolver sem desmontar o aquário: coloca uma bomba de circulação interna, desliga o recalque, baixa o nível da água e descola a caixinha para reparos; isto se tiver acesso a ela, sem dúvida. A bota interna não tem jeito mesmo... além do visual feio. Por outro lado, eu não gosto das cantoneiras pretas, acho mesmo horrível, lembra aqueles aquários de antigamente com cantoneiras de ferro e massa de vidraceiro (eu comecei assim no aquarismo, década de 60...). O mais limpo, e elegante que consegui imaginar e desenhar foi algo assim:

Imagem

Tem uma diferença na forma do retorno entre uma foto e outra; nesta segunda foto, eu tentei fazer o retorno sair mais no meio da altura da coluna dágua, mas ficou complicado demais.

Imagem

Imagem

Imagem

Queda, ladrão e retorno pelo vidro traseiro. O problema de circulação resolve-se com uma Vortech, por exemplo. Seguindo a idéia do Basso na sua última 'invenção' (André, novamente, sem registro de copyright nem nada), daria para colocar a Vortech montada no fundo, disfarçada no meio do substrato, etc, de modo que não ficaria visível, e sopraria para cima, como no closed-loop que foi descrito mais acima neste tópico.

Um colega de Brasília montou com queda, retorno e ladrão pelo sexto vidro, e ficou muito interessante! O tópico dele está aqui mesmo, no BR: viewtopic.php?f=25&t=3611
[]'s

Walmyr

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#29 Mensagem por André Fonseca »

Encontrei o tópico da Anêmona no sexto vidro...

viewtopic.php?f=2&t=12310

Já sobre a "coisa feia" dentro do aqua, acho que pior mesmo do que a bota são as bombas internas. Não tem um aqua que olho sem primeiro prestar atenção nas bombas...

É aquela "velha": não se discute, se lamenta.

:lol:
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Keny Schmeling
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Dez 2011, 09:03
Apelido: Keny Schmeling
Data de Nascimento: 11 Mai 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Zona Sul

Re: Projetando um marinho - Estilo Basso.

#30 Mensagem por Keny Schmeling »

Ainda estou indeciso, se uso o sistema de queda pelos cantos ou uso o sistema de sexto vidro, de qualquer forma pelo que vi, ambos os casos funcionam muito bem.

Eu perguntei para o Basso como que ele faz em relação à limpeza, vamos ver o que ele responde....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”