🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

HQI ou LED CREE

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: HQI ou LED CREE

#41 Mensagem por Marcio Gielfi »

Raphael Igor escreveu:qual led você recomenda márcio?



Primeira opção Cree, segunda Bridgelux.

Não recomendo os leds XM-L da Cree por uma soma de fatores, o primeiro porque voce vai precisar fazer um arranjo para compensar a intensidade do branco com 3 ou 4 RB a sua volta, além disto, o XM dissipa muito calor, como tens que encostar alguns RB para dar o blend de cores, vai precisar quebrar a cabeça para dissipar isso.
Outro problema é que é complicado achar um driver para este led, a rapid led vende um que não é dimmerizavel ( o que para branco é um problema) e ele limita a corrente a 1750 ma para um Led que pode chegar a 3000 ma , ou seja voce paga por um led de 10W mas acaba usando só 5,5W.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: HQI ou LED CREE

#42 Mensagem por Vinicius F. Reis »

dessa eu nao sabia Marcio.

pensei inocentemente que por ser um sucessor dos xp-g /xr-e, eles eram superiores inclusive na temperatura, nao cheguei a ler o datasheet de cada. Mas mto bom ter essas informações agora.

voce ja usou tanto os cree como os bridgelux? a diferença entre eles é MTOO absurda?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: HQI ou LED CREE

#43 Mensagem por Marcio Gielfi »

Vinicius F. Reis escreveu:dessa eu nao sabia Marcio.

pensei inocentemente que por ser um sucessor dos xp-g /xr-e, eles eram superiores inclusive na temperatura, nao cheguei a ler o datasheet de cada. Mas mto bom ter essas informações agora.

voce ja usou tanto os cree como os bridgelux? a diferença entre eles é MTOO absurda?


Vinicius , a diferença não é absurda, ela existe claro, mas não é nem próxima a proporção que a maioria das pessoas tem na cabeça ....

Acho que a maior diferença está na forma como a Cree vende os led´s e o fabricantes chineses vendem os led´s.

Os da Cree ela junta em séries , tanto na emissão luminosa como na variação expectografica. Ou seja, quando voce compra um Led XP-G R5 , voce tem todos os led´s dentro de uma mesma faixa de intensidade de emissão ... idem para R4, R3 etc e assim por diante. Os Bridglux tem isso mas voce não consegue comprar todos no mesmo nível de emissão, eles misturam tudo ....

Para cor idem ... existe uma classificação .... nos brancos é de uma forma e nos azuis é por comprimento de onda ...

Quando se fabrica led´s é como quando se fabrica processador .... se testa um a um e no caso do processador, ve até que frequencia ele é estável ... e nomeia aquele processador para determinada frequencia ... no led , se faz isso medindo intensidade e expectro de cor .... este sistema de classificação tem um custo, por isso a maioria dos fabricantes não o faz de forma rigorosa ao ponto de criar classificações diferentes em intensidade e cor.

Se pegar um datasheet da Cree, lá mais para o final voce acha ambas classificações ....

Eu uso a regra de para cada 7 Cree usar 10 led´s Bridgelux .... o impacto disto é que para a mesma intensidade de luz, voce vai gastar um pouco mais de energia para atingir o mesmo objetivo ....

Os led´s tem o sistema de lentes, que permite que essa intensidade menor seja resolvida pelo angulo das lentes ... basta usar lentes um pouco mais fechadas no Bridgelux e diminuir a distancia entre os led´s que voce consegue a mesma densidade luminosa por cm² ...

Um exemplo para ficar mais claro ... imagina usar em um aquário 7 led´s cree cm lentes de 80 graus , para atingir a mesma intensidade, basta usar lentes de 60 graus nos Briglux, para compensar a menor área que o segundo grupo de led´s vai fornecer, voce aumenta o numero de led´s para 10 .... e pronto, vai ter a mesma intensidade luminosa ... por um custo menor.


Existe situações muito particulares que eu vejo vantagem em usar um Bridglux do que um Cree ... isso se aplica em aquários baixos ( até 30 cm lamina dágua) , pois voce vai ter que trabalhar com os led´s em potencia reduzida .... ai não vejo vantagem em se pagar a mais por um led que voce obrigatoriamente não vai tirar vantagem da maior eficiencia, pois se analisar, a maior diferença na eficiencia dos led´s ocorre quando voce começa a chegar no limite da corrente máxima, quando voce trabalha com os led´s usando metade da corrente máxima ou menos que isto, a diferença em rendimento começa a cair bem ...
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: HQI ou LED CREE

#44 Mensagem por Raphael Igor »

Cacetada, que aula heim kkkk, obrigado novamente Márcio

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: HQI ou LED CREE

#45 Mensagem por Fernando Marcos »

Da para usar ventoinhas? da sim eu uso!!! agora é certo que vai abaixar a temperatura? ai é outros quinhentos! aqui em curitiba o maximo que chega dentro de casa é 28ºC ai é facil abaixar para 27ºC (minha temp...) Agora imagina no Rio de Janeiro por ex? Fui na casa de um amigo e a temp ambiente estava em quase 43ºC, em uma situação dessa vc acha que os coolers resolvem? vc pode colocar 20 coolers la que não vai abaixar, pois estaram soprando o ar a no minimo 35ºC, não existe magica que faça a agua ficar em 27ºC se a temp do ar do ambiente estiver em 43ºC que o ar fica mais frio quando soprado isso é verdade, mas não é tanto assim!
nessas situações se for usar HQI coloque chiller! agora para mim eu preferi as HQI, em curitiba no inverno a temp aqui de casa na madrugada chega a incriveis 5ºC e la fora fica em -3ºC, e mesmo durante o dia a temp nao passa dos 10ºC ai as HQI ajudam a segurar a temp hehehe como vc pode ver alem de gosto vai de beneficios, pra mim HQI aqui ajuda hehehe
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: HQI ou LED CREE

#46 Mensagem por Raphael Igor »

Fernando Marcos escreveu:Da para usar ventoinhas? da sim eu uso!!! agora é certo que vai abaixar a temperatura? ai é outros quinhentos! aqui em curitiba o maximo que chega dentro de casa é 28ºC ai é facil abaixar para 27ºC (minha temp...) Agora imagina no Rio de Janeiro por ex? Fui na casa de um amigo e a temp ambiente estava em quase 43ºC, em uma situação dessa vc acha que os coolers resolvem? vc pode colocar 20 coolers la que não vai abaixar, pois estaram soprando o ar a no minimo 35ºC, não existe magica que faça a agua ficar em 27ºC se a temp do ar do ambiente estiver em 43ºC que o ar fica mais frio quando soprado isso é verdade, mas não é tanto assim!
nessas situações se for usar HQI coloque chiller! agora para mim eu preferi as HQI, em curitiba no inverno a temp aqui de casa na madrugada chega a incriveis 5ºC e la fora fica em -3ºC, e mesmo durante o dia a temp nao passa dos 10ºC ai as HQI ajudam a segurar a temp hehehe como vc pode ver alem de gosto vai de beneficios, pra mim HQI aqui ajuda hehehe



é verdade, no aquário não existe fórmula, cada caso realmente tem que ser adaptado de acordo com o gosto de cada um, necessidade e estética.

mas vou de LED mesmo, pois mantenho meu nano em 25,5ºc com iluminação de t8 tem dias (esse mais quentes) que a ventuinha chega a trabalhar quase 1 hora.

se eu fosse colocar HQI, teria que ser no mínimo de 250w, aí sem chance de fugir do chiller, quando chegasse a conta de energia elétrica, cada mês seria um tang a menos kkkkk.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”