🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Informações sobre esse LED aqui...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bruno Braz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 17 Jan 2011, 20:13
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 13 Out 1986
Cidade: bsb
País: brasil
Localização: Distrito Federal

Informações sobre esse LED aqui...

#1 Mensagem por Bruno Braz »

Olá Pessoal,

tenho um Boyu TL 450 e estou querendo APENAS dar uma turbinada na sua luz.

O aquário tem 58 litros brutos (display e Sump) e conta com 2 PL de 18w dando um total de 36w, ou seja, tenho 0.62w por litro.

Como não quero gastar muito e nem fazer modificações "monstruosas" pensei em adicionar entre as duas lampadas PL 6 leds de 3W. 3 leds Brancos e 3 led azuis.

Eu sei que led bom são os da Cree, porem gostaria de saber se esses que eu achei no mercado livre ajudariam.

Segue os links:

LED 3W Azul
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM
LED 3W Branco
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM

OBS.: Estou pensando em usar uma fonte de computador como Driver. A ideia é usar o fio 3.3w de aproximadamente 15amp. Daria para ligar corretamente esses 6 leds?

Obrigado pessoal.
Imagem

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Informações sobre esse LED aqui...

#2 Mensagem por Marcio Gielfi »

BrunoBraz escreveu:Olá Pessoal,

tenho um Boyu TL 450 e estou querendo APENAS dar uma turbinada na sua luz.

O aquário tem 58 litros brutos (display e Sump) e conta com 2 PL de 18w dando um total de 36w, ou seja, tenho 0.62w por litro.

Como não quero gastar muito e nem fazer modificações "monstruosas" pensei em adicionar entre as duas lampadas PL 6 leds de 3W. 3 leds Brancos e 3 led azuis.

Eu sei que led bom são os da Cree, porem gostaria de saber se esses que eu achei no mercado livre ajudariam.

Segue os links:

LED 3W Azul
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM
LED 3W Branco
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM

OBS.: Estou pensando em usar uma fonte de computador como Driver. A ideia é usar o fio 3.3w de aproximadamente 15amp. Daria para ligar corretamente esses 6 leds?

Obrigado pessoal.


Bruno, vamos por partes ....

O anunciante não coloca a marca dos led´s , ai é mais fácil ganhar na mega sena do que dizer por uma fotografia se o led presta ....

O anunciante fala em led de 3W e declara max I = 650ma V 3,2 - 3,4 , se fizer a conta não fecha em 3W ... então já está anunciando errado ... o led tem entre 2,08 a 2,21 W de potencia, bem longe dos 3W .... para mim já é uma má indicação do led .... não pela potencia mas pela discrepância no anuncio ...


A conta para boa iluminação não segue a regra de W por litro e sim a regra de W por área ....

Eu sei a regrinha que o pessoal tem usado para led que é 1W para cada 34 cm² para aquários até 40cm de profundidade
1W para cada 27 cm² para aquários até 65 cm de profundidade

o 3,3 da fonte do computador não limita a corrente, logo, voce vai ligar os leds e eles vão começar a esquentar e drenar mais corrente, drenando mais corrente eles vão esquentar mais , esquentando mais vão esquentar mais .... resultado, vão queimar por super aquecimento ...

O driver nada mais é que uma fonte cuja corrente é limitada .... e é a limitação que é o importante coisa que a fonte de PC não tem .... voce pode por uma resistencia para limitar a corrente desta fonte, só que é um elemento fixo ... a menor variação na tensão ( e ela varia mesmo) vai variar a corrente fornecida ao led .... sendo assim, se for por este caminho, calcule o resistor para uma corrente pelo menos 25% abaixo da máxima, o led vai trabalhar sub utilizado, mas voce não vai correr o risco de queima-lo ....

Preciso te lembrar que voce precisará colocar os led´s em um dissipador de calor, normalmente de alumínio .... precisa ver se voce tem espaço no Boyu para isso sem mexer nele, o que eu entendo é a sua intenção ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Bruno Braz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 17 Jan 2011, 20:13
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 13 Out 1986
Cidade: bsb
País: brasil
Localização: Distrito Federal

Re: Informações sobre esse LED aqui...

#3 Mensagem por Bruno Braz »

Marcio Gielfi escreveu:
BrunoBraz escreveu:Olá Pessoal,

tenho um Boyu TL 450 e estou querendo APENAS dar uma turbinada na sua luz.

O aquário tem 58 litros brutos (display e Sump) e conta com 2 PL de 18w dando um total de 36w, ou seja, tenho 0.62w por litro.

Como não quero gastar muito e nem fazer modificações "monstruosas" pensei em adicionar entre as duas lampadas PL 6 leds de 3W. 3 leds Brancos e 3 led azuis.

Eu sei que led bom são os da Cree, porem gostaria de saber se esses que eu achei no mercado livre ajudariam.

Segue os links:

LED 3W Azul
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM
LED 3W Branco
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM

OBS.: Estou pensando em usar uma fonte de computador como Driver. A ideia é usar o fio 3.3w de aproximadamente 15amp. Daria para ligar corretamente esses 6 leds?

Obrigado pessoal.


Bruno, vamos por partes ....

O anunciante não coloca a marca dos led´s , ai é mais fácil ganhar na mega sena do que dizer por uma fotografia se o led presta ....

O anunciante fala em led de 3W e declara max I = 650ma V 3,2 - 3,4 , se fizer a conta não fecha em 3W ... então já está anunciando errado ... o led tem entre 2,08 a 2,21 W de potencia, bem longe dos 3W .... para mim já é uma má indicação do led .... não pela potencia mas pela discrepância no anuncio ...


A conta para boa iluminação não segue a regra de W por litro e sim a regra de W por área ....

Eu sei a regrinha que o pessoal tem usado para led que é 1W para cada 34 cm² para aquários até 40cm de profundidade
1W para cada 27 cm² para aquários até 65 cm de profundidade

o 3,3 da fonte do computador não limita a corrente, logo, voce vai ligar os leds e eles vão começar a esquentar e drenar mais corrente, drenando mais corrente eles vão esquentar mais , esquentando mais vão esquentar mais .... resultado, vão queimar por super aquecimento ...

O driver nada mais é que uma fonte cuja corrente é limitada .... e é a limitação que é o importante coisa que a fonte de PC não tem .... voce pode por uma resistencia para limitar a corrente desta fonte, só que é um elemento fixo ... a menor variação na tensão ( e ela varia mesmo) vai variar a corrente fornecida ao led .... sendo assim, se for por este caminho, calcule o resistor para uma corrente pelo menos 25% abaixo da máxima, o led vai trabalhar sub utilizado, mas voce não vai correr o risco de queima-lo ....

Preciso te lembrar que voce precisará colocar os led´s em um dissipador de calor, normalmente de alumínio .... precisa ver se voce tem espaço no Boyu para isso sem mexer nele, o que eu entendo é a sua intenção ....


Caracas Marcio, explicação show de bola icon-aplauder

Me ajudou muito a decidir.

Acho que vou indo de corais moles agora e vou partir para um kit vendido na Cree para substituir as PLs no fim do ano.

Mais uma vez obrigado.
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”