🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste TDS

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Felipe Maia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 29 Jan 2012, 15:42
Apelido: Maia
Data de Nascimento: 07 Abr 1975
Cidade: Rio de janeiro
País: Brasil

Teste TDS

#1 Mensagem por Felipe Maia »

Acabei de comprar teste TDS como usar ?

Quais valores sao corretos

Estou querendo aprender usar todos teste tb comprei um

Refratômetro

Desde ja obrigado pela ajudas que tenho recebido

Avatar do usuário
Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 08 Fev 2010, 19:05
Apelido: Cristiano
Localização: São Bernardo do Campo, Baeta Neves
Curtiu: 1 vez

Re: Teste TDS

#2 Mensagem por Cristiano Alexandre »

Oi Felipe, é só ligar e colocar o TDS na água a ser testada, eu pretendo trocar as mídias do meu deionizador quando o TDS marcar 3 ppm, tem gente que troca assim que marca 1 ppm e tem quem troca com pouco mais, mas saiba desde já que mesmo marcando "0", pode haver fosfato e silicato na água. Você está utilizando RO ou DI para filtrar sua água?
Cristiano Alexandre

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Teste TDS

#3 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá Felipe,

O teste TDS é bastante fácil de utilizar. Você coloca a ponta de prova na água e pronto. Tolerância até 5 ppm estão na faixa aceitável. No meu caso, quando o valor está diferente de zero, faço a troca das resinas...

Abraço

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Teste TDS

#4 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Felipe

O TDS é só colocar na água que sai do RO ou Deionizador e normalmente marca " 000" como disseram existe uma faixa de tolerência para troca das midias , eu deixo até 005,006. O refratometro precisar ser calibrado com água destilada na marca inicial . O meu refratometro está marcando 3 pontos acima do normal ( coisa de chinês) , ou seja para mim 1.022 quer dizer 1.025. Se você tiver uma loja grande ai perto eles podem ter um refratometro eletrònico e podem te ajudar a calibrar.

robson marinho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Fev 2012, 11:26
Apelido: robson marinho
Data de Nascimento: 06 Mar 1967
Cidade: sao caetano do sul
País: brasil

Re: Teste TDS

#5 Mensagem por robson marinho »

Olá Felipe.
Todo equipamento necessita de calibração. Até aqueles mega power equipamentos de laboratório humano são calibrados diariamente antes de iniciar as leituras.
Se voce quiser um valor mais acurado, é sempre bom calibrar antes do uso.
Junto com o TDS vem uma solução. Voce deve ajutar o TDS regulando o parafuso de calibração enquanto a ponta do aparelho está mergulhada na solução de calibração. Depois é só medir sua água RO ou DI.
Abçs

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Teste TDS

#6 Mensagem por Elder Luis »

qual é o modelo do seu TDS? é do tipo "caneta" ou aquele que vem com 2 sondas?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”