🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminaria de leds, baixo custo, facil de fazer!!!

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Moises Gama
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Moita
Data de Nascimento: 13 Jan 1982
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Luminaria de leds, baixo custo, facil de fazer!!!

#1 Mensagem por Moises Gama »

Ola amigos!!!
Esse foi um dos meus primeiros DIY, mas e facil de fazer, muito eficiente, e nao fica caro, nao custa nem 30% do valor de algo com a mesma eficiencia, so nao fica taoooo bonito, rsrs

Materiais necessários
Imagem
Tubo de pvc No meus caso, usei um de 50mm de diametro, por 90cm de cumprimento, peguei um usado que estava por aqui, mas e bem barato, no meu caso iria custar R$1,75, mas voces podem fazer conforme sua necessidade e tamanho do eu aqua, eu recomendo que seja de 50mm de diametro, pois o angulo de abertura do led que é de 120º bate com esse diametro, se fosse menor iria canalizar mais a direçao da luz, se fosse maior nao iria dar o reflexo de uma luminaria, e o comprimento pode ser do tamanho do seu aqua mesmo.
Imagem
Imagem
Fita de ledExistem varias para vender em lojas de eletronica, ou mesmo no mercado livre, preços apartir de 15 reais, essa minha e uma de leds branco frio, alto brilho de 12 watts por metro, ela pode ser cortada de 5 em 5 cm tem marcaçao pra corte, e facil ligaçao tem ali o lado positivo e negativo, tem muitas ate a prova d'agua, mas custam o dobro do preço. O fabricante me informou que cada watt da luz de um led, no caso dessa fita, equilavem a 1,15 wats de uma lampada fluorescente, do mesmo jeito que essas lampadas eletronicas de hj tem wats mais potentes que as lampadas incandescentes e assim por diante, e sempre bom falar com o vendedor pra pedir essas explicaçoes, no meu caso tenho vou usar quatro pedaços de 80 cm então pela conta terei 3,20(tamanho da fita)x 12(wats por metro de fita)x1,15(equivalencia de watt de led para watt de fluorecente) TOTAL; 44,16 WATTS DE LUZ no meus caso, mas se forem fazer ai o projeto podem por mais, ou menos leds
Imagem
Manta termicaCompra em materiais de construção, e para dar o reflexo da luminaria, custa baratissimo, R$4,50 o metro e eu usei apenas duas tiras de 10 cm então me saiu R$0,90

Bom, fora isso sera necessário serra para o pvc, pode ser tico tico, serrinha de cortar metal, ate serrote e uma faca de serra boa da certo, cola para a manta termica, eu aconselho adesivo de contato(cola de sapateiro) mas pode ser tb cola quente, silicone, papel contact ou vinil so pro acabamento por fora do pvc, se preferir pode ser pintado tambem ou deixa sem nada mesmo eu usei um que imita aço escovado, fica isolante pra acabamento tambem, eu usei branca, mas tem de outras cores, ferro de solda, algums metros de fio, pode ser bem fino , desses de ligar som em carro, e um TRANSFORMADOR DE 110 PARA 12 VOLTS, pois a fita de led opera em 12 volts, recomendo um de no minimo 2 amperes mais que suficiente para ate 5 metros de fita, custa em media 18 reais

MONTAGEM

Com oque vc escolheu pra cortar o pvc, corte ele horizontalmente, bem no meio, fazendo duas calhas;
Imagem
Imagem
corte bem cortadinho pois vc vai usar ambas as partes, o meu da foto ta manchado pois era usado
Com as calhas prontas use a cola para encapar a parte de dentro da calha com a manta termica, de modo que fique assim;
Imagem
Imagem
Bom com a calha ja encapada, cole a fita de led bem no meio da calha, a fita e autocolante, com uma cola bem boa e so destacar e colar, se for usar uma linha de fita de led somente coloque bem no meio, se for usar mais divida para que fiquem meio a meio;
Imagem
Depois disso e so dar o acabamento, como disse antes, usei um vinil que imita aço escovado pra encapar o pvc por fora e uma fita isolante branca para dar acabamento nas bordas;
Imagem
Basicamente esta pronta, use o ferro de solda para soldar os fios na fita de led, ligue no transformador e dai e so alegria, e um projeto simples, barato, bem funcional, voce pode ir dosando a quantidade de leds que vai por regulando assim o quanto de luz vc quer ate chegar onde pretente.
Ficou extremamente leve, menos de 75gr cada calha, e eu pretendo fixar na tampa do meu aqua, pois fica mais pra cima do nivel da agua ums 12 cm, mas vc pode fixar ai onde achar melhor, um simples parafuso rosca soberba fura o pvc e fixa.

mas segue o resultado;

Imagem
Imagem

Como a fita de leds nao e tao forte, dei uma turbinada na fita usando leds ligados na propria fita, ali sá soldando o positivo no negativo, e isso aumentou em muito a luminosidade, a tensao da fita e 12volts, e como cada led paralelo e mais ou menos 4 volts, usei um resistor para abaixar a voltagem de 680k;
Imagem
Passou a ficar assim;
Imagem
Bom, depois disso, fiz uma base de madeira mesmo na mesma cor da tampa de madeira do meu aquario, para encaixar a luminaria dessa forma;
Imagem
Com isso feito, usei um vidro para cobrir tudo, que alem de proteger tudo deu um acabamento legal;
Imagem
Bem a ja esta pronta fixada na tampa do meu aqua;
Imagem
Enfim o resultado no aqua, que ainda esta ciclando e a agua meio suja pois nao faz nem 24 horas da montagem;
Imagem
Imagem
Bom fiquei com esse aqua por algums meses, a luminaria deu conta do recado, e as plantas bombaram ficando assim;
Imagem
Imagem

Qualquer coisa tamos ai, abraços e todos!!
[highlight=#ffff80][/highlight][highlight=#00ff00]Assiste ai;[/highlight]

[highlight=#ffff00]Um video bacana sobre sump
Aprenda fazer seu filtro UV em video[/highlight]

gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Luminaria de leds, baixo custo, facil de fazer!!!

#2 Mensagem por gabriel_noro »

mas ilumina mesmo fazendo as plantas fazerem fotossíntese :?:

Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Cristiano
Curtiu: 1 vez

#3 Mensagem por Cristiano Alexandre »

Ficou show de bola em Moisés, parabéns.
Cristiano Alexandre

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Mauro Becker »

CAra ficou exelente! icon_first icon_first icon_first icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Gutemberg Reis
Apelido: Gutemberg
Data de Nascimento: 03 Ago 1971

#5 Mensagem por Gutemberg Reis »

Ficou bem legal. E para para aquário marinho será que também vai funcionar?

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#6 Mensagem por Raphael Igor »

Gutemberg escreveu:Ficou bem legal. E para para aquário marinho será que também vai funcionar?

não sou perito no assunto, mas creio que não rola não.

Moises Gama

#7 Mensagem por Moises Gama »

Obrigado por todos os elogios!!
Nao entendo de iluminaçao para marinhos, porem e possivel realizar o mesmo projeto, mudando apenas os leds, com leds adequadados para marinhos!!
Grande abraço!!

erick camargo
Moderador
Moderador
Apelido: Derick
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

#8 Mensagem por erick camargo »

Acho que leds rosados e vermelhos iriam ajudar na fotossintese, alguns sites chineses vendem luminárias para "cultivo de plantas aquáticas" e sempre vejo leds rosados.
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Moises Gama

#9 Mensagem por Moises Gama »

Acho que pra um marinho seria mais facil ver qual e a intensidade de luz necessaria, e tambem a temperatura em kelvins e colocar leds que emitam esses padroes especificos.
Abraços!!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”