🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Vitor Drumond
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2012, 20:54
Apelido: Drumond
Data de Nascimento: 19 Jun 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#1 Mensagem por Vitor Drumond »

Ontem adicionei o sal na agua...(marca prodac). O aquario tem 300l totais. Coloquei uma caixa ontem a noite com 4KG. Deixei misturando durante algumas horas em um balde com uma super bomba para dissolver o maximo. Hoje pela manhã coloquei mais 2KG. Ainda tenho sobrando 2kg. E o ponteiro do hidrometer nem saiu do lugar. O que eu faço? Ainda é pouco sal para o aquario mesmo? Qual a melhor forma de testar a salinidade da agua?

vlw galera!

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Vitor
cuidado com esses densimetros. Leve um pouco de agua numa loja de confianca pra medirem com um refractrometro, é mtoooo mais confiavel.

Quanto a qtde de sal, é basicamente 1kg para cada 30 litros (varia um pouco)

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#3 Mensagem por Júnio Melo »

6kg pra um aqua de 300L é pouco. Mas realmente estes densímetros de plástico são muito ruins. Compre um refratômetro, que é barato e eficaz.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Set 2010, 12:51
Apelido: Brancalion
Cidade: São Paulo
País: BR
Localização: Sao Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#4 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Júnio Melo escreveu:6kg pra um aqua de 300L é pouco. Mas realmente estes densímetros de plástico são muito ruins. Compre um refratômetro, que é barato e eficaz.

plus_icon

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#5 Mensagem por Stevenson Gomes »

Cara eu uso aqui densímetro de plástico, mesmo porque to sem grana pra comprar um refratômetro mas nem por isso ele não funcione, basta ter atenção e pasciencia que ele marca, não é preciso que nem refraômetro mas já me atende no meu nano a 1 ano.

Mas logo te digo que para preparar minha tpa aqui de 19 litros eu quase gasto 1 kilo Red Sea Coral Pro, então ai no seu casso e falta de sal mesmo.
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#6 Mensagem por Mauro Becker »

30litros
--------- = 1022gs
1kilo

300litros 30litros
---------- =---------
x kilos 1kilo

300 30
---- = ----
X 1

300 x 1 = X x 30
300= X x 30
X= 300/30
X= 10 kilos para gravidade especifica de 1022

depois de colocar todo sal, ainda faltaram 2 kilos, mas me diga, vc esta com o aquario cheio já com substrato e rochas?

o sal vc adicionou em que local do aquario, tipo sobre substrato ou em area de grande circulação de agua?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#7 Mensagem por Júnio Melo »

stevenson escreveu:Cara eu uso aqui densímetro de plástico, mesmo porque to sem grana pra comprar um refratômetro mas nem por isso ele não funcione, basta ter atenção e pasciencia que ele marca, não é preciso que nem refraômetro mas já me atende no meu nano a 1 ano.

Mas logo te digo que para preparar minha tpa aqui de 19 litros eu quase gasto 1 kilo Red Sea Coral Pro, então ai no seu casso e falta de sal mesmo.



Stevenson
Eu tinha um densímetro de plástico, quando comecei. Comprei o refratômetro e fui ver que 1024 no densímetro correspondia a 1028 no refratômetro. Além disto, o densímetro varia o valor que marca. Não é estável e nem confiável.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#8 Mensagem por Stevenson Gomes »

Júnio Melo escreveu:
stevenson escreveu:Cara eu uso aqui densímetro de plástico, mesmo porque to sem grana pra comprar um refratômetro mas nem por isso ele não funcione, basta ter atenção e pasciencia que ele marca, não é preciso que nem refratômetro [highlight=#FF4040][/highlight]mas já me atende no meu nano a 1 ano.

Mas logo te digo que para preparar minha tpa aqui de 19 litros eu quase gasto 1 kilo Red Sea Coral Pro, então ai no seu casso e falta de sal mesmo.


Stevenson
Eu tinha um densímetro de plástico, quando comecei. Comprei o refratômetro e fui ver que 1024 no densímetro correspondia a 1028 no refratômetro. Além disto, o densímetro varia o valor que marca. Não é estável e nem confiável.


Júnio como disse acima ele não é preciso que nem refratômetro mas também não é impossível de se usar.

Tenho aqui em casa um densímetro de plástico da marca Warm tone pelo preço se for ver nem compensa comprar um, melhor comprar logo um refratômetro, mas este que tenho aqui eu ganhei de brinde quando comprei meu aquário.

Amigo meu tem refratômetro aqui em casa deu no densimetro 1023 e no refratômetro deu 1026, fiz o teste 3 vexes em 3 tpas que eu fiz e a margem sempre foi de 3 ou 2 a mais, então quando faço minha água aqui basto calcular um pouco abaixo e beleza.

Ainda me sobra grana pra comprar um refratometro.
Imagem

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#9 Mensagem por jose Jorge »

Refratômetro..............é bom..............

Mas se no monento não está disponível.................e voçê quer tertar o Hydrometro................

Enche um copo de Agua.....................satura com o Sal............coloca dentro dele ..........e vê se ele tá funcionando............

simples.............

Vitor Drumond
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2012, 20:54
Apelido: Drumond
Data de Nascimento: 19 Jun 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#10 Mensagem por Vitor Drumond »

Pow galera valeu mesmo pela ajuda! Testei novamente e a agua esta aumentando a salinidade. Mas mesmo assim terei que comprar mais sal. Posso misturar marca de sal? Tem algum problema. Vi que vende um sal já com agua do mar junto dentro do pacote. Ajudando a ciclar. Isso é bom?
Aw tambem testei meu hidrometer no balde aonde estou fazendo a mistura do sal e o ponteiro rasgou lá nas alturas! Relmente o bagulho não é preciso mas esta funcionando e a ajuda...
Enquanto isso irei comprar um refrat pela internet e aguardar chegar. Alguem conhece algum site de aquariofilia confiavel e com bom preço?(moro no RJ).
Pessoal já posso colocar na agua mesmo o sal ainda se estabilizando o nitridac ou espero mais um pouco?

Galera vlw pelos comentários! Vcs estão me ajudando d+

Abraços!

Vitor Drumond
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2012, 20:54
Apelido: Drumond
Data de Nascimento: 19 Jun 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#11 Mensagem por Vitor Drumond »

Mauro Becker escreveu:30litros
--------- = 1022gs
1kilo

300litros 30litros
---------- =---------
x kilos 1kilo

300 30
---- = ----
X 1

300 x 1 = X x 30
300= X x 30
X= 300/30
X= 10 kilos para gravidade especifica de 1022

depois de colocar todo sal, ainda faltaram 2 kilos, mas me diga, vc esta com o aquario cheio já com substrato e rochas?

o sal vc adicionou em que local do aquario, tipo sobre substrato ou em area de grande circulação de agua?



Mauro coloquei a primeira caixa depois de dissolvido direto no sump. A segunda caixa joguei no aquario mesmo. O aqua já está com o coral morto e substrato.
O meu substrato eu misturei areia de piscina já tratada com o halimeda. Quantos cm vc acha que tenho q colocar de substrato?

Vlw meu camarada!

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#12 Mensagem por Marcos Tavares »

Vitor é recomendável o sal ficar batendo 48 horas antes de medir a salinidade, menos de 36 horas batendo na água deionizada nem pensar. Não que o densimetro não funcione mas ele tem um grau de erro grande. Se por exempro ficar uma bolha de ar grudada no marcador ou uma micro pedrinha de sal não disolvido já vai dar diferença. Eu acho que compença comprar um refratómetro pelo custo benefício. O densimetro sofre interferência direta da temperatura ambiente e da água, já com o refratómetro a temperatura é automaticamente calculada, só precisa estar bem calibrado. Abraços

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#13 Mensagem por Márcio Oliveira »

Vítor
Só por segurança, pra você garantir que não vai ter dor de cabeça, passa na loja, leva seu densímetro e compara com um refratômetro aferido do lojista. Se o valor der diferente você compensa.
Assim você fica tranquilo.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#14 Mensagem por Mauro Becker »

Vitor

o maior problema que vejo é a baixa dissolução do sal junto ao substrato, vc vai precisar esperar um tempinho para ter mais precisao ok

normalmente se recomenda 10cm de substrato halimeda ou aragonita, pois tem efeito tamponador, diferente da areia ok.

hoje o conceito de substrato está em questionamento, existem vertentes que optam pelo fundo limpo, sem substrato ok.

Eu sempre sifonei o fundo do aquário, então não vou mudar o time, estou ganhando kkkk

no seu caso, deixaria desta forma mesmo, mais tarde se vc perceber que é necessário incrementar mais substrato, é mais fácil por que tirar.

Nitridac e utros aceleradores, parecem que funcionam mesmo. Mas use somente se o ciclo do azoto não aparecer verifique a presença de amonia, depois de nitrito e depois de nitrato. Isto significará que as bactérias se instalaram e estao ativas.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1145
Registrado em: 23 Abr 2010, 18:34
Apelido: Fabiano
Localização: Penha - São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Galera deu ruim!Rs Me ajudem pf!

#15 Mensagem por Fabiano Batista »

Pra 300L de água, vai precisar de 10k de sal.
Por via das dúvidas, quanto a litragem, coloca 8k e vai ajustando ao longo de uma semana.
Leva a água numa loja e testa num refratometro.
Assim Vc verifica o densimetro.
Nao esqueça de lavar o densimetro sempre que usar.
__________________________________________
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”