🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Pico Reef 11l. de invertebrados

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Manrique
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Fev 2012, 09:57
Data de Nascimento: 17 Ago 1992
Cidade: Osasco
País: Brasil

Pico Reef 11l. de invertebrados

#1 Mensagem por Manrique »

Boa tarde para todos! Vos escrevo para pedir esclarecimento em uma nova empreitada minha!


Comecei com o aquarismo faz um ano, e desde então venho mantendo meu plantado comunitário de 72l. com muitas alegrias! Porém algo que sempre me fascinou foram os invertebrados, principalmente os crustáceos marinhos (o motivo da compra de meu aquário foi um pituzinho que vi numa pet shop :lol: ). E agora, crendo ser um pouco mais experiente no assunto, penso em um novo projeto. Nada complexo, porém nunca vi um antes.

Minha ideia de projeto é um Pico Reef de 11 litros brutos para abrigar somente pequenos invertebrados marinhos sem muito investimento financeiro ( universitários em estágio são todos pobres icon_cry_smile ). Não penso em incluir nenhum peixe, coral ou até mesmo anêmonas na montagem. Somente os ''cascudinhos e os molengas'' :P .

Para o aquário, irei usar um presente que me deram no final do ano passado. Um aquário Water Wonders da Tetra.

Imagem
(qualidade péssima, a câmera de meu celular é só um quebra-galho mesmo!)

É um belo aquário de acrílico muito bem acabado, com uma luminária de 10W e uma gaveta na parte inferior (um charme a mais!).

Neste mesmo aquário, veio um filtro interno Whisper 10i. Ouvi falar muito bem deste filtro, porém pelo fato dele ser interno complica MUITO. Vi em algum lugar na internet que dizia que filtrava aproximadamente 90 gph, ou seja, 340l por hora. Não sei se confere.

Skimmer é minha grande dúvida, tê-lo ou não tê-lo? O que acham?

Termostato gostaria que fosse o menor possível, de 15W bastariam. Não faço a mínima idéia de qual marca nem qual modelo comprar.

Substrato é outra dúvida, adoraria que fosse Samoa Pink, porém preciso de apenas 1,5kg (Menor pacote vem com 9kg...). Uma solucão que pensei é dolomita na menor granulometria possível, deixando uma aparência de areia.

Usarei rochas vivas para compor o layout e criar várias tocas.

Penso também em adaptar alguns coolers na tampa do aquário e deixá-los ligados constantemente.

Não sei se é necessário bomba de circulação.


Para a fauna penso em algo bem simples.

5~7 Mini Paguros

3~5 Turbo Snails

2~3 Pequenos Poliquetas

1 Caranguejo Aranha OU 1 Caranguejo Palhaço OU 1 Paguro Gigante (Perdão, esqueci o nome dele!)


Será que está com habitantes em demasia? Poderão viver pacificamente? Aconselham outros habitantes?



Bom, esse é minha idealização de projeto. Creio que ficaram claras minhas dúvidas e aguardo sugestões, críticas ou xingamentos! icon_joia


Agradeço antecipadamente a todos que se disporem a me ajudar! icon_iCo01

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#2 Mensagem por Marcio Gielfi »

Olá Manrinque, seja bem vindo ao forum

É possivel de montar o que voce quer sem skimmer sim, o filtro interno fazendo o papel de filtragem mecanica e carvão está OK, basta trocar o filtro todo mes.

Faça trocas parciais de água semanais de 1L

Procure aquecedor Hydror, eles tem um modelo pequeno de 15 ou 20W, boa marca .

Não recomendo deixar cooler ligado constantemente, ele vai fazer a água evaporar muito além de deixar a temperatura mais baixa do que o necessário. Vai ter que investir alguns reais em um controlador de temperatura, este não tem escapatória. Vai gastar uns 80 reais em um coel TLZ 11.

Não precisa de bomba de circulação, só filtro interno é suficiente.

Dá para colocar uns zoanthus no aquário, coral fácil de lidar e vai deixa-lo mais bonito.

Eu não conheço hábito de carangueiro, não sei se ele ataca os paguros ... ademais, a quantidade está OK,

Qualquer dúvida só perguntar

Boa sorte
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#3 Mensagem por Guilherme Barros »

Parabens pela iniciativa,colocaria um casal de bailarinos ou uns 5 camaroes de poça,acho que ficaria arriscado para os paguros com o carangueijo palhaço,ele se alimenta de pólipos de zoanthus,quanto ao carangueijo aranha ele é bacana tambem,é só opiniao,quanto a equipe de limpezam esta quantidade está otima,abraços!!!!!!
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1145
Registrado em: 23 Abr 2010, 18:34
Apelido: Fabiano
Localização: Penha - São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#4 Mensagem por Fabiano Batista »

Acho que o Caranguejo Aranha nao combina com os camarões.
Você vai gostar mais do caranguejo.
E coloca uns Zoanthus
Sem skimmer. Faz troca.parcial.
__________________________________________
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Manrique
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Fev 2012, 09:57
Data de Nascimento: 17 Ago 1992
Cidade: Osasco
País: Brasil

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#5 Mensagem por Manrique »

Muito obrigado pelo esclarecimento!!

Tive dificuldades em achar um projeto de ventoinhas com o controlador de temperatura. Sou extramamente leigo em elétrica... icon_headstars


É possível manter zoanthus nesse aquário? Mesmo sem a presença da luz actínea? Se sim, é uma ótima notícia!!

E realmente faltam informações a respeito do comportamento do caranguejo palhaço, porém de pouco em pouco vamos coletando o que precisamos saber!


Agradeço novamente!

Avatar do usuário
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1145
Registrado em: 23 Abr 2010, 18:34
Apelido: Fabiano
Localização: Penha - São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#6 Mensagem por Fabiano Batista »

Uma luminária de led simples ou uma mini florecente.
Tem uma que é branca e azul, acho que da Boyu.
Pode manter Zoanthus, Palythoas e acho que uns polipos de SunCoral.
Este último nao precisa de luz, so ser alimentado.
__________________________________________
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Avatar do usuário
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1145
Registrado em: 23 Abr 2010, 18:34
Apelido: Fabiano
Localização: Penha - São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#7 Mensagem por Fabiano Batista »

Eu gostaria de acompanhar a evolução desse seu aquario.
Pois quero montar um para o meu irmão.
Mantenha o tópico atualizado.
Quando quiser uns corais, me avisa.
__________________________________________
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Manrique
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Fev 2012, 09:57
Data de Nascimento: 17 Ago 1992
Cidade: Osasco
País: Brasil

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#8 Mensagem por Manrique »

A ideia de poder colocar alguns corais me animou. Alguns Zoanthus e um Sun Coral seria bem legal!! Com isso, já descarto o Caranguejo Palhaço, que os comeria alegremente! Agora, seria complicado adaptar uma nova iluminação neste aquário, pois a haste de sustentação da luminária é fixa no aquário. Pensei então no seguinte: utilizar aquelas fitas de led azul no interior da tampa de acrílico ( a tampa ficará quase um frankstein, com coolers e leds todos adaptados hehehe icon_rotfl2 ). Porém, não sei se estas fitas atendem às necessidades destes corais. Um exemplo é esta daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -dagua-_JM

Cortar o acrílico será um problema também, alguma sugestão de como proceder? Um abraço a todos!!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#9 Mensagem por Ramon Brescovici »

aranha come equipe sim. nao sei se paguro, mas lesmas come.

suncoral, prepare-se pra alimentar toda semana cada boca.

se conseguir, coloca um paguro paul newman, eh bonito e gigante. vai ficar melhor q um caranguejo eu acho.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1145
Registrado em: 23 Abr 2010, 18:34
Apelido: Fabiano
Localização: Penha - São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Pico Reef 11l. de invertebrados

#10 Mensagem por Fabiano Batista »

Monta uma luminária com uma explica de led branca e outra azul.
So precisa das lâmpadas, os conectores e suporte.
__________________________________________
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”