🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvida Comportamento Ocellaris

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bruno Braz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 17 Jan 2011, 20:13
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 13 Out 1986
Cidade: bsb
País: brasil
Localização: Distrito Federal

Dúvida Comportamento Ocellaris

#1 Mensagem por Bruno Braz »

Bom pessoal, estou com meu Ocellaris há 4 dias.

O peixe é pequeno 3cm e está com a saúde muito boa ao meu ver. Sua coloração está muito bonita, sem manchas e está comendo muito bem (até demais se deixar).

Tenho notado uma coisa estranha, quando as luzes estão acesas ele nada grande parte do aquário, porém quando eu desligo a luz (ligo a moonlight) ele fica na lâmina d'agua (superfície) a noite inteira parado em um lugar específico e nadando de lado usando apenas uma das suas nadadeiras.

No primeiro dia fiquei super assustando pois depois de ter passado a tarde toda super bem, quando desliguei a luz ele ficou desse jeito me tirando a noite de sono, pensei que o danadinho ia morrer na primeira noite, mas quando acendi a luz novamente no dia seguinte, tudo voltou ao normal e tem sido assim.

Pode-se dizer que é normal o Ocellaris e outro peixes descansarem a noite toda na lâmina d'água parado no mesmo lugar e ainda nadando com apenas uma das suas nadadeira e de lado pra variar hehe?

Segue a foto do aquário e o local aonde ele fica na noite é um pouco a direita do cano do recalque:

Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#2 Mensagem por Mauricio Foz »

Relaxa, é normal, só verifique se a grade do overflow, esta no lugar e impediria o garotão de cair.
Tenho um casal de percula que com quase 2 anos, ainda fica dessa maneira. Outros com o passar do tempo, acabam escolhendo um lugar pra "dormir" ou passar a noite.
Daqui uns 6 meses, coloca outro de 3 cm tambem, e eles formarão facilmente um casal.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Bruno Braz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 17 Jan 2011, 20:13
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 13 Out 1986
Cidade: bsb
País: brasil
Localização: Distrito Federal

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#3 Mensagem por Bruno Braz »

Mauricio Foz escreveu:Relaxa, é normal, só verifique se a grade do overflow, esta no lugar e impediria o garotão de cair.
Tenho um casal de percula que com quase 2 anos, ainda fica dessa maneira. Outros com o passar do tempo, acabam escolhendo um lugar pra "dormir" ou passar a noite.
Daqui uns 6 meses, coloca outro de 3 cm tambem, e eles formarão facilmente um casal.


Menos mal que é normal hehe, já estava com a "pulga atrás da orelha" com isso.

O peixe está 100% ok :P
Imagem

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#4 Mensagem por Júnio Melo »

Ele ainda está sem uma casinha. Depois que tiver um ponto marcado no aqua como território, ele sossega.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
André di Lucca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 21 Mar 2011, 11:19
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 16 Ago 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#5 Mensagem por André di Lucca »

normal, o meu dorme de ponta cabeça. :/
Imagem

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#6 Mensagem por feliperv »

Tudo bem Bruno,

Comigo acontece algo semelhante. Estou com pouco mais de 30 dias da ciclagem de um RS 250, utileizei rv, em parte, e também aceleradores biológicos.
Até agora tudo parece normal. Já fiz 2 tpas de 10%. Já tem a turma da limpeza pois passei pelas algas marrons e estou no fim das verdes (só nas rochas agora).
Adquiri um suposto "casal" de ocellaris de 3 cm cada(acho q ainda estão se decidindo...rsrsrs) e apresentaram comportamento igual ao que vc descreveu, com a luz acesa circulam todo o aqua, com a moonlight permanecem na parte de cima, no fio dágua. Pelo jeito é normal então.
Pegando carona no seu tópico, se me permite, pergunto: haveria algum problema se eu adquirisse mais um "casal" de ocellaris? Menos de uma semana já foi suficiente para estabelecerem seu território e se tornarem agressivos com outros da mesma espécie?
Seguem meus contatos para trocarmos informações, afinal tb estou no início do hobby e tb sou do df (guara 2): feliperv@brturbo.com.br (61-8111-9050 - tim)
Um abraço.
Imagem

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#7 Mensagem por Márcio Oliveira »

Felipe, esse comportamento dos ocellaris é normal mesmo. Em um RS250, dois casais vão tranquilos, pode até gerar uma briguinha, mas tem bastante volume pra cada casal fical no seu espaço.

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#8 Mensagem por Mauricio Foz »

Felipe, Voce tem uma dupla jovem que no momento se aceita bem.
Um casal, esta num estágio de desenvolvimento um pouco mais elevado e longo, na minha experiencia um casal não se forma com menos de 18 meses.
Jovens ocellaris, são mantidos, em geral, em grupos e nessa fase todos são machos, eu recentemente li um estudo que afirmava que a mudança de sexo se iniciou num período de 18 dias. Esse gatilho, é ficar sozinho por exemplo.
Então como regra se quero formar um casal, eu deixo um deles, o maior e mais velho separado, isolado, sozinho por uns 2 meses, e depois apresento um jovem, menor e mais novo. As chances deles se acertarem é muito maior e mais rapida, evitando o período de enfrentamentos, disputas, agressões e lesões.
Com respeito a introdução do Casal B, eu faço assim, onde fica o casal A? Do lado direito, então eu solto já com as luzes apagadas. Deixo o saquinho com aquele ritual todo de aclimatação e etc, já do lado oposto. E solto o casal do lado oposto. As chances deles escolherem esse lado e evitar a disputa por espaço com o Casal A, foi menor. Funcionou para mim, espero que funcione tambem para voce.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#9 Mensagem por Elder Luis »

Márcio Oliveira escreveu:Felipe, esse comportamento dos ocellaris é normal mesmo. Em um RS250, dois casais vão tranquilos, pode até gerar uma briguinha, mas tem bastante volume pra cada casal fical no seu espaço.


plus_icon

De noite é normal eles procurarem um local com a menor circulação possível para descansarem, ficam na superfície e na vertical nas quinas do vidro onde a circulação é baixa tb
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

fernando abdalla
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 15 Out 2011, 20:40
Apelido: abdalla
Data de Nascimento: 06 Mar 1979
Cidade: São PAULO
País: Brasil

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#10 Mensagem por fernando abdalla »

Fique tranquilo que esse comportamento é normal.

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#11 Mensagem por feliperv »

Valeu pessoal, valeu Maurício,

Valeu pelas valiosas dicas. Nesse momento, inclusive, estou aclimatando-os, no saquinho. Já havia ouvido falar sobre a posição no aquário, portanto já tratei de deslocá-los para a esquerda, pois o canto direito a outra "dupla" já escolheu. As luzes estão apagadas sim e já forneci um pouco de comida aos já existentes, para reduzir o stress.
Dentro de poucos instantes estarei soltando-os e dou notícias. Servirá como experiência para outros novatos, como eu.
Abraço.
Imagem

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#12 Mensagem por feliperv »

Bem, muito melhor que o esperado!!
Apesar de tê-los soltado distantes, logo se aproximaram e formaram um cardume, sassaricando em todas as direções, juntos.
Tomara que fique nisso!!
Muito obrigado pela ajuda.
Imagem

Avatar do usuário
Mauricio Foz
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 471
Registrado em: 04 Mai 2010, 15:12
Apelido: MFZ
Data de Nascimento: 22 Dez 1968
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#13 Mensagem por Mauricio Foz »

Boa sorte.
Mauricio Fóz

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#14 Mensagem por feliperv »

Imagem

Avatar do usuário
Mateus Braga
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 189
Registrado em: 26 Fev 2012, 18:40
Apelido: Medina
Data de Nascimento: 15 Set 1990
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvida Comportamento Ocellaris

#15 Mensagem por Mateus Braga »

Mauricio Foz escreveu:Relaxa, é normal, só verifique se a grade do overflow, esta no lugar e impediria o garotão de cair.
Tenho um casal de percula que com quase 2 anos, ainda fica dessa maneira. Outros com o passar do tempo, acabam escolhendo um lugar pra "dormir" ou passar a noite.
Daqui uns 6 meses, coloca outro de 3 cm tambem, e eles formarão facilmente um casal.



plus_icon plus_icon plus_icon

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”