🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Biologia de aquário Doce em Marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Luciano Lobo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 12 Mar 2011, 22:01
Apelido: Luciano
Data de Nascimento: 10 Nov 1974
Cidade: Londrina
País: PR

Biologia de aquário Doce em Marinho

#1 Mensagem por Luciano Lobo »

Olá pessoal;
Nao sei se alguém já experimentou, mas vamos às opiniões....

Há algum problema e/ou utilidade em usar cerâmicas cicladas em aquário dulcícola num aquário marinho??

Pergunto isso porque acabei de iniciar um aquario de quarentena com 150 litros, sem substrato , onde estou quarentenando vários ppeixes simultaneamente em esquema de hipossalinidade.
Na verdae o aqua tem 1 termostato, 1 bomba interna Koralia 1, 1 skimmer hang on Octopus 1000 l/h; 2 pequenos filtros externos hang on ( 500l/h) sendo um com pouca ceramica e outro com lampada UV 7w. Além disso o aqua está com 3 RVs que ficaram depois de um tratamento com cupramine há 3 meses e continuou rodando.

Os peixes sao um Powder Blue, 1 powder brown ( pequenos), 1 casal de mini palhaços e 1 Yellow coris pequeno.
Se eu conseguir até 3a. feira, coloco um flame hawk.

Entao; como quero diminuir as TPAss ( a cada 3-4 dias) e como tem varios peixes, coloquei 1 canister 800 l/h de um aquario de discos, só com as ceramicas , pra ajudar nessa quarentena... ah, adicionei tbm 1 amp de biodigest

O que acham ??... aguardo opiniões....


Abraços
Luciano

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#2 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Até aonde eu sei não funciona, água doce vai matar a biota marinha...
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#3 Mensagem por Elder Luis »

eu particularmente não deixaria esse canister nem nada que possa ser usado pelo parasita para se fixar e se abrigar, senão, de nada adianta deixar quarentenado, os eventuais parasitas vão encontrar meios de se manterem, na minha opinião, só água, termostato e bomba de circulação e tpa frequente como vc está fazendo e se possível um belo UV para esterilizar a água

mas esse assunto é mais polêmico que futebol, cada um tem seu jeito, o meu é esse, se é certo ou não, é a forma que eu uso
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#4 Mensagem por Márcio Oliveira »

eu deixaria o mais simples possível também. e com uv.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Sobre a ceramica, area de fixação de bactérias é area de fixação e ponto, podem ser supostamente menos eficientes que as Siporax da vida, mas bactéria fica até na propria agua, certamente nesta ceramica também.

Elder Luis escreveu:eu particularmente não deixaria esse canister nem nada que possa ser usado pelo parasita para se fixar e se abrigar, senão, de nada adianta deixar quarentenado, os eventuais parasitas vão encontrar meios de se manterem, na minha opinião, só água, termostato e bomba de circulação e tpa frequente como vc está fazendo e se possível um belo UV para esterilizar a água

mas esse assunto é mais polêmico que futebol, cada um tem seu jeito, o meu é esse, se é certo ou não, é a forma que eu uso


Dentro do espirito de quarentena eu concordo com o comentário e só para reforçar, sifonaria o fundo deste aquário todo dia.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#6 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Elder / Mauro, e sobre a pergunta que o Luciano fez? Biologia de aquário Doce em Marinho?

no ambiente marinho não sobrevive biota de água doce ou vice-versa, correto?
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#7 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Gustavo,

Parece básico rs, mas eu tenho minhas duvidas e explico:

É curioso, tudo que me lembro sobre agua doce é somente a referência a duas categorias
Nitrossomanos(amonia nitrito) e nitrobacter(nitrito/nitrato).

Para marinhos, em meus compendios tenho anotado que as categorias conhecidas de bacterias nitrificantes que trandformam amonia em nitrito são: Nitrosomonas, Nitrosospira, Nitrosococcus, Nitrosolobus, dentre outros.

A segunda categoria de bacterias responssáveis pela transformação de nitrito em nitrato são: Nitrobacter, Nitrosospira, Nitrocystis, Nitrococcus, etc.

Já para a desnitrificação no marinho as bactérias que transformam o nitrato em nitrogenio(gás) são as Micrococcus, Pseudomonas, Denitrobacillas, Bacillus etc

Eu nunca me preocupei em verificar se haveria correspondência para o ciclo do azoto do marinho para o doce sob a questão das bactérias. Tive a impressão que o grupo que habita o ambiente hiposalinico pode ser encontrado no hipersalinico, já o contrario não seriam todos.

Vamos ver se algum colega mata esta duvida ok.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#8 Mensagem por Elder Luis »

Eu entendo que a biota não vai viver no outro meio que não é o dela
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Luciano Lobo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 12 Mar 2011, 22:01
Apelido: Luciano
Data de Nascimento: 10 Nov 1974
Cidade: Londrina
País: PR

Re: Biologia de aquário Doce em Marinho

#9 Mensagem por Luciano Lobo »

Olá pessoal;
Obrigado pelas opiniões.... vamos aos fatos.

Bom; coloquei o canister apenas com as cerâmicas... o skimmer babou bastante... mesmo em salinidade de 1012.
12 horas depois, Amonia e nitrito zerados, apesar de eu sifonar o fundo 1x/dia.... porém, tenho dado muita comida... vongole, rações diversas com garlic, com aminoomega da brightwell.... nori e um pouco de artemia viva.

Nao acho que todas bacterias das ceramicas seriam mortas pela aguua salgada... então porque o biodigest pode ser usado tbm em agua doce? Só por isso resolvi arriscar.

Elder: evitar de colocar ceramicas, Rvs e outras coisas que os parasitas poderiam se fixar tbm nao acho que seja problema... até pq a salinidade baixa impede de sobreviverem.
Só para relatar, deveria ter filmado, mas fiz os banhos em salinidade 0 ( agua doce 100%) , por 8 minutos nos tangs e yellow coris e de 10 minutos nos palhaços: acreditem se quiser: realmente sairam 10 microcistos ( de aproximadamente 1 a 2 m
m das branquias do Powder Blue... na pele parecia nao haver nada). Consegui quebrar um deles com uma pinça e saiu centenas/milhares de pontinhos brancos, menores que sal. Teria sido interessante avaliar num microscópio, mas nao tenho... imagino que sejam cistos do Cryptocarium irritans...
Desta forma, logicamente fiquei muito animado e satisfeito.... espero conseguir chegar ao fim sem perdas.
Aos poucos, vou relatando as ocorrencias...

Abraços a todos.... e vamos discutindo, pois forum é pra isso mesmo... e nada melhor do que ter experiencia propria pra relatar... e aprender....

Vivendo e aprendendo....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”