🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sistemas de filtragem

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Gabriel freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 177
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:40
Apelido: freitas
Data de Nascimento: 03 Mai 1995
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/ Sampa
Recebeu Curtir: 1 vez

Sistemas de filtragem

#1 Mensagem por Gabriel freitas »

Olá

Quais seriam os principais sistemas de filtragem/modo de montar o aquário utilizados em sistemas marinhos? E quais seriam os príncipios básicos deles? Estava pesquisando em cima disso, mas não achei muita coisa...
Mais especificamente, como seria o princípio de funcionamento do sistema berlin(é o mais comum, certo?) o bare botton(BB?) e o zeovit?


Obrigado!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Sistemas de filtragem

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Freitas, basicamente possuimos duas linhas de montagens, Berlin e Jaubert, claro que em aquários residências, dificilmente iremos atingir a eficiência atestada pelos desenvolvedores dos métodos, já que usavam aquários públicos e de grande volume de água.

O pessoal vai postar mais referências bibliográficas e artigos para ilustrar isso, mas, vamos ao "basicamente". rss


Sistema Berlin - Acredita na remoção antecipada do nitrogenio, removendo os dejetos e matéria organica antes de iniciar o ciclo do nitrogenio.
Para isso, o sistema é montado sem substrato, circulação muito forte e skimmer superdimensionado.
Ainda vai existir acumulo de nitrato, para isso o sistema usa as rochas vivas, mantendo zonas de denitrificação e a indicação do sistema é manter um filtro de algas para ajudar a remover os nitratos e outros nutrientes.


Sistema BB (Bare Bottom - Fundo nú) é basicamente uma adaptação do sistema Berlin, com a evolução do aquarismo, passou a utilizar fonte de carbono (vodka/açucar/biopellets) e Bactérias (Probidio por exemplo), mantendo a forte circulação e skimmer superdimensionado.

Essas duas montagens são indicadas para aquários de SPS, já que são animais que necessitam da circulação de água mais forte.

Para LPS e Softs, ou mesmo um sistema misto, fica um pouco mais complicado, para esse caso, é geralmente indicado duas outras linhas de montagem.

Sistema Jaubert - Montado com substrato, placas de filtro biológico compondo o fundo, ali irão formar as bactérias anaeróbicas que vão utilizam os nitratos para obter o oxigênio que não está disponível no meio em que vivem (meio anaeróbico ou anóxico) que mais tarde, com uma população alta irão ajudar a transformar os nitratos da água do seu aquário em gás de hidrogênio (bolhas visíveis no meio do cascalho) para cima do cascalho onde irão se misturar na água e se estouram na superfície. Por cima das placas, o indicado é uma alta camada de substrato, com não menos que 12 cms de altura, pois, sendo mais baixo que isso, água oxigenada vai chegar as placas, e as bactérias vão aproveitar o oxigenio mais fácil do que ter que promover a denitrificação, como o pH na área das placas é baixo, vai promover a dissolução do substrato, podendo contribuir com a manutenção dos niveis de calcio no sistema, e exigindo a cada tempo a inclusão de mais substrato. Esse sistema necessita de cuidados como a movimentação do substrato (animais bioturbadores) para evitar o tão temido "Crash", que seria a solidificação do substrato.


Sistema DSB (Deep Sand Bed - substrato de areia profundo) - Nesse caso, existe vários sistemas com Jaubert por exemplo, porém, os sistemas (Berlin, Jaubert e outros) são complexos e envolve diversas variáveis, vou me manter no básico da explicação.
DSB em geral, corresponde a 85 para 90% das montagens, camada de substrato elevada, com a responsabilidade de efetuar ali a denitrificação, podendo, dependendo da linha adotada, possuir placas de fundo promovendo circulação de água mais lenta por baixo do substrato, favorecendo a denitrificação, ou mesmo modelos não usando a placa.

As variáveis do DSB são tantas, e, com o objetivo de cada vez mais melhorar nossos sistemas, que misturamos vários sistemas, então, em um Jaubert que preconiza a circulação e diversos fatores para o equilibrio do aquário, ainda incluimos um skimmer, circulação, adição de carbono (vodka etc etc), entre outras diversificações.


O Sistema Zeovit, eu não conheço profundamente, mas, basicamente esta baseado em um sistema montado utilizando substrato e rochas, circulação forte e skimmer, o inicio do diferencial é a utilização de filtro de zeólitos, um mineral capaz de contribuir com a remoção de nutrientes.
o Zeovit vai funcionar, primeiro deixando o ambiente esteril de nutrientes, partindo do pressuposto que, em ambiente zero nutrientes, eu posso adicionar os nutrientes nas quantidades e necessidades ideais. Então, usa-se a dosagem de produtos (frasquinhos do Zeovit) com as diversas combinações quimicas pesquisadas e indicadas pela empresa Zeovit, como sendo as substancias necessárias ao sistema. Possui exito esse método no crescimento e na coloração dos SPS.


Além de tudo isso, ainda temos o sistema mais utilizado em aquarismo, que é na verdade, uma mistura de tudo isso e mais um pouco.

Substrato médio (nem DSB nem Berlin) com muitas rochas e mais bandejas com substrato no sump (RDSB).
Skimmer em praticamente todas montagens e circulação suficiente para tentar levar as matérias orgânicas do substrato e rochas para o sump.

Espero ter ajudado (apesar que acho que confundiu mais ainda rsss).

Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”