🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajude um iniciante

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Ajude um iniciante

#1 Mensagem por hugolamano »

Boa tarde a todos os membros.

Eu sou leitor de forúns a alguns tantos meses, e aprendi muito sobre aquarismo doce. Tanto que tenho 2 plantados e um lago. Acho que esse hobby é muito viciante !?

Bem minha duvida são essas amigos.

Possuo esse aquário de aproximadamente 10 litros vazio, e não quero montar um plantado novamente.

Já andei lendo e pessoas existem possuem esses aquários pequenos sem Skimer somente com hang on. Aqui em casa tenho um filtro atman hf-300 desativado e uma pequenina bomba de circulação, daria para usa-los como filtro e para movimentação da agua? Quais elementos filtrantes necessitam dentro desse filtro?

http://imageshack.us/f/580/sam0344ej.jpg/ Ele possui em sua tampa, um encaixe para lampadas florecentes, essa iluminação bastaria para manter corais menos sensiveis? quais?

Qual seria a quantidade de sal marinho para um litragem de 10/8 litros?
Aqui em casa usamos agua do poço, que é mineral.

Sei que dizem que é dificil iniciar um aquário pequeno, mais iniciei meu primeiro plantado em 8 litros e meu betta está quase 1 ano lá vivendo muito bem, mas agora vive em um de 30 litros.


Desculpe pelo texto, preciso de dicas para iniciar as pesquisas, abrc

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajude um iniciante

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Já vi montagens pequenas, com boa vida marinha e qualidade nos corais.

Nessa litragem, só vai dar para ter corais, não aconselho peixes, seria muito sofrimento.

É possível manter, porém, a exigência é maior para o aquarista, eu elencaria, TPA semanal de uns 2 litros de água, reposição de água doce constante para suprir a evaporação e evitar que a densidade sofre alterações bruscas, e a atenção principal estaria em equilibrar a temperatura, não permitindo oscilações maiores que 1 grau por dia.

Do resto, escolher alguns corais mais fáceis de manter e que, principalmente, não precisem de alimentos, mushrrons, GPS, Yellow Polyps, zoanthus, caso contrário, a necessidade de alimentos vai tornar problema para manter amonia, nitrito e nitrato.

Boa sorte
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajude um iniciante

#3 Mensagem por Marcio Gielfi »

Complementando as respostas do Renato,

Para iluminação voce compra lampadas Pl que são uma parte branca e outra azul.

A quantidade de sal para 8 - 10 litros vai ser alguma coisa entre 300 e 350 gramas de sal, mas só um refratrometro para te dizer isso.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajude um iniciante

#4 Mensagem por Ramon Brescovici »

tudo bom?

reforçando os colegas:
vai ter que ter um sistema de reposição de agua doce redondinho. se evaporar e vc nao repor em um dia pode ir tudo pro beleléu. o preferido é a velha e boa e barata bóia de caixa dágua. mas tem sensores mecanicos verticais tbm na icos.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#5 Mensagem por hugolamano »

Bom dia !
Renato Vidal escreveu:Já vi montagens pequenas, com boa vida marinha e qualidade nos corais.

Nessa litragem, só vai dar para ter corais, não aconselho peixes, seria muito sofrimento.

É possível manter, porém, a exigência é maior para o aquarista, eu elencaria, TPA semanal de uns 2 litros de água, reposição de água doce constante para suprir a evaporação e evitar que a densidade sofre alterações bruscas, e a atenção principal estaria em equilibrar a temperatura, não permitindo oscilações maiores que 1 grau por dia.

Do resto, escolher alguns corais mais fáceis de manter e que, principalmente, não precisem de alimentos, mushrrons, GPS, Yellow Polyps, zoanthus, caso contrário, a necessidade de alimentos vai tornar problema para manter amonia, nitrito e nitrato.

Boa sorte


Realmente já tinha pensado em colocar somente corais, pois a litragem realmente não ajuda. Mas pra mim não importa, quem sabe num próximo aquário. Quando você fala da TPA, necessita repor com agua salgada né? somente a reposição é feita por agua doce para não virar um "mar morto" rs.


Marcio Gielfi escreveu:Complementando as respostas do Renato,

Para iluminação voce compra lampadas Pl que são uma parte branca e outra azul.

A quantidade de sal para 8 - 10 litros vai ser alguma coisa entre 300 e 350 gramas de sal, mas só um refratrometro para te dizer isso.



Teria outro jeito de medir a quantidade de sal, esse equipamento é muito caro, e aind mais que estou economizando para viajar =s, nesse momento não posso compra-lo.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajude um iniciante

#6 Mensagem por Ramon Brescovici »

exato, tpa com agua na mesma salinidade (1.022 acho que no seu caso ficará suficiente). e a reposição da agua evaporada é doce.

nao tem jeito. vai ter q medir com equipamento próprio. no máximo, poderá pegar emprestado de um conhecido a cada quatro dias até vc conseguir entender o processo, depois, uma mensura mensal no mínimo.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#7 Mensagem por hugolamano »

Necessito comprar algo a mais? tirando esse equipamento? Já tenho a aragonia e o sal marinho, a rocha viva um amigo vai me dar. Tenho o Atman hf 300, coloca midias filtrantes, tipo ceramica? Tenho tbm uma pequena bomba de circulação que pra 10l ta otimo

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajude um iniciante

#8 Mensagem por Ramon Brescovici »

usa só carvao ativado no filtro. nao precisa de ceramina na minha opiniao.

o carvao vc pode comprar no forum que é bem mais barato. tem o dr. evaristo e o paulo schneider q vendem.
compre um quilo, deve sair uns 14 reais.
agora a quantidade eu nao posso ajudar muito, vou chutar: use 100 gramas por mes ou menos, dentro de uma meia.

a ceramica seria pra aumentar a quantidade de bacterias que iriam ajudar a consumir o resto de comida dos peixes. sem peixe, nao precisa uma colonia de bacterias grande.

se vc tiver ceramica do seu doce, aí, se usar, lave em agua salgada em todas as TPAs. agite elas dentro do balde de agua q vc tirou do aquario. a chance de prejudicar mais pela sujeira talvez nao valha o risco.

fica de olho na temperatura. se passar dos 29 vc deveria por um controlador automatico e um ventilador. nao bote anemona sem um controlodor... mto risco
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#9 Mensagem por hugolamano »

Puxa esse refratometro me desanimou kkkkkkkkkkkkkkkk 200 pila, quando temos dinheiro nao tem problema kkkkk, então nao tem jeito deu adicionar sal sem esse equipamento =zz ! será que na europa eu acho mais barato? pq vou pra lá em maio e volto em junho, e pelo jeito so vou montar o aqua em julho. Medo do meu plantado e meu lago não sobrar nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, to ensinando minha mãe a fazer as coisas tadinha. Mãe sofre ! rs

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajude um iniciante

#10 Mensagem por Ramon Brescovici »

200?
ta caro
dá uma chorada no roberto
http://www.floraefish.com.br/loja/produ ... cts_id=132


segunda opção. se tá sem grana, deixa o refratrometro pra depois e pega esse.
pede pro roberto testar pra vc e ver se tá medindo corretamente o seguinte equipamento:
pede pra ele comparar ao refratometro e te dizer a temperatura que tava na hora e a densidade medida:
http://www.floraefish.com.br/loja/produ ... cts_id=353
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#11 Mensagem por hugolamano »

esse segundo serve para que? :oops: Densimetro com Termômetro


é o mesmo que o refratometro menos preciso?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajude um iniciante

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

isso. digamos que BEM menos preciso. é o mais barato de todos. vai quebrar seu galho.

vc tem algum amigo que ja tenha aquario e tenha um refratometro? nao? melhor rever suas amizades. rs.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#13 Mensagem por hugolamano »

Ele tem, mas mora a 300km de casa, ai fica dificil ele me emprestar kkkkkkkkkkkkkkkk

Bem vou pensar no que vou fazer =s

obrigado pela sua ajuda mesmo !

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#14 Mensagem por hugolamano »


Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajude um iniciante

#15 Mensagem por Marcio Gielfi »

hugolamano escreveu:esse procuto serve? http://www.aiqloja.com.br/refratometro- ... a510f8be8f


Serve, apesar de não ter ATC ( compensação de temperatura)

Outro dia vi alguém vendendo aqui no forum por 90 reais

Se voce quiser, compra no ebay, bem mais barato, o meu comprei lá ...
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#16 Mensagem por hugolamano »

Olá, você acham uma boa ideia? De vez eu comprar o sal marinho e preparar a água que sai acho mto mais caro, fazer o seguinte. Eu comprei agua pronta já por 0,90 centavos o litro, com a salinidade em 1022. O aquário com as rochas vivas deixaram cerca de 6 litros de agua. Tenho uma pequena bomba que circula bem a agua, ele está ciclando. Minhas duvidas são:


Compensa comprar a água? a loja é super grande e só trabalha com aquários marinhos.

Qual volume exato da TPA?

Posso armazenar agua para não ficar indo comprar toda semana?

Minha fauna primeiramente vai ser um parguro, até aprender sobre os corais mais resistentes. Necessito de filtragem, ou somente a bomba com tpas?

Iluminação para Zoanthus, que vi que são mais recomendados pra um iniciante, somente fluorecente?

hugolamano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 12 Mar 2012, 20:13
Apelido: Hugo Lamano
Data de Nascimento: 18 Jan 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ajude um iniciante

#17 Mensagem por hugolamano »

ngm =\

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajude um iniciante

#18 Mensagem por Ramon Brescovici »

kkkkkkkkkkk
sempre que tiver uma nova pergunta abra um novo tópico. ou ngm responde mesmo

comprar agua é jogar grana fora. primeiro vc nao sabe que sal eles usam (ah eles disseram... mas vc acredita?)
segundo, 90 centavos é caro. as contas. pra vc poupar grana,
balde de 20kg de sal = 350 +-. (faço a conta com a única q sei o preço. obviamente comprando mais fica mais barato)
20kg fazem 600 litros.
a água da casan o preço eu nao sei. mas deve ser um centavo o litro? se for, 6 reais em água. mais 40 do material do deionizador pra fazer 600 litros.

custo total para 600 litros, 396 reais. ou seja, 0,66 centavos o litro.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Ajude um iniciante

#19 Mensagem por Elder Luis »

plus_icon
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajude um iniciante

#20 Mensagem por Marcio Gielfi »

Acho que para voce que tem um aquário pequeno e não tem refratometro vale a pena comprar em água de loja, desde que voce tenha 250% e certeza que a água é boa e o sal é bom .

Único lugar que posso te indicar, porque já vi o sistema de filtro de água e já vi preparando água salgada é o Fernando da Horus, alias só chegar lá que ele te mostra tudo, filtro de RO, resinas e removedor de fosfato e que sal usa .. com Fernando não tem pipipi .. é preto no branco.

Comprava água dele até montar meu RO/DI ..
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”