🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Biologia sem oxigênio

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
maicol
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2011, 18:07
Apelido: Maicol
Data de Nascimento: 14 Jul 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Biologia sem oxigênio

#1 Mensagem por maicol »

Quanto tempo a biologia do aquário sobrevive sem oxigênio no caso de uma queda da rede de energia elétrica?

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Biologia sem oxigênio

#2 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Vai depender do tamanho do aqua e de quanto o mesmo consome oxigenio. Um aqua de 200 litros com substrato, RV´s , peixes e corais fica umas 6 horas sem problemas, passando disso já acho perigoso.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Biologia sem oxigênio

#3 Mensagem por Ramon Brescovici »

e depende de qual biologia vc tá falando.

peixes
corais
invertebrados
bacterias

todos tem niveis diferentes de oxigenio para sobrevivencia
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

maicol
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2011, 18:07
Apelido: Maicol
Data de Nascimento: 14 Jul 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Biologia sem oxigênio

#4 Mensagem por maicol »

Com uma certa frequência acaba a força em casa e fica 4, 5, 6 horas sem energia.

Nunca perdi nenhum coral por conta disso, mas a minha preocupação é em relação as colonias de bactérias benéficas. Comecei fazer tratamento com o microbacter da brightwell e no domingo ficou + ou menos umas 5 horas sem energia.

Meu aquario tem 250 litros e é CO (Coral Only).

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Biologia sem oxigênio

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

existe uma bomba de ar com pedra porosa da boyu. muito bem, ela só funciona a pilha e nao tem sistema automatico. acontece que uma pessoa nao sei quem, montou um esquema nesse equipamento que, ligado na tomada, se faltar luz, ele liga a bomba de ar (a pilha)
se nao me engano é 90 reais que ele vende, e o boyu normal sem o sistema deve ser uns 40.

assim, em toda queda de energia ele vai ligar a pedra porosa e mandar oxigenio pro aqua. seria a solucao da sua preocupação.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

maicol
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2011, 18:07
Apelido: Maicol
Data de Nascimento: 14 Jul 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Biologia sem oxigênio

#6 Mensagem por maicol »

Ramon escreveu:existe uma bomba de ar com pedra porosa da boyu. muito bem, ela só funciona a pilha e nao tem sistema automatico. acontece que uma pessoa nao sei quem, montou um esquema nesse equipamento que, ligado na tomada, se faltar luz, ele liga a bomba de ar (a pilha)
se nao me engano é 90 reais que ele vende, e o boyu normal sem o sistema deve ser uns 40.

assim, em toda queda de energia ele vai ligar a pedra porosa e mandar oxigenio pro aqua. seria a solucao da sua preocupação.


Ramon

Obrigado pelas respostas.

Essa bombinha é uma boa e resolveria a minha preocupação garantindo a oxigenação da água, mas a minha curiosidade não!!! hehehe!

Acredito que queda de energia é um problema comum em todos os lugares do Brasil e sei que cada um resolve de uma maneira diferente: nobreak, essas bombinhas a pilha, ficar jogando aguá na jarra do sump pro display e por aí vai! Será que tem quem não faz nada justamente porque 4, 5, 6 horas sem oxigênio não tem impacto nenhum para a biologia do aquário seja ela qual for (peixes, corais, invertebrados, bacterias)? Conforme nosso amigo Arnaldo falou, "Um aqua de 200 litros com substrato, RV´s , peixes e corais fica umas 6 horas sem problemas...".

Mas queria saber se por exemplo se existem colonias de bactérias que duram mais ou menos sem oxigênio? O quando isso pode prejudicar o meu sistema? Após uma queda dessa é necessário "dar uma turbinada" na biologia com algum produto tipo microbacter da brightwell por exemplo, ou é desnecessário?

abs

Maicol

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Biologia sem oxigênio

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

dar carbono pras bacterias nao ia fornecer oxigenio, eu acho. mas é tudo achismo né colega.

já vi, pelas minhas andanças pesquisadoras, falarem que em 3 horas as bacterias denitrificadoras passariam a ter que consumir oxigênio do nitrato. entao talvez seja um marco.

mas nao acredito que seja mais que um achismo essa info tbm.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Daniel Estrella
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1086
Registrado em: 14 Fev 2011, 13:40
Apelido: Dani
Data de Nascimento: 14 Ago 1996
Cidade: Guapimirim
País: Brasil
Localização: Rio Das ostras RJ
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Biologia sem oxigênio

#8 Mensagem por Daniel Estrella »

Se botar uma bomba dessas em Um Reef, Não abaxa o PH Não??porcausa das Microbolhas?
O senhor é meu pastor e nada me faltara!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Biologia sem oxigênio

#9 Mensagem por Matias Gomes »

2 horas e vc começa a ter problemas com os peixes, se tiver muito calor piora mais ainda, quanto mais quente mais rapido a água perde o oxigenio, já fiquei durante 1 hora movimento a água do reef com uma leiteira de plastico.
um amigo trouxe uma bomba de porão de barco de 12v, puxei um fio e liguei ela na bateria do carro com o motor ligado, ficou assim por 2 horas num total de 5 horas sem luz.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Biologia sem oxigênio

#10 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Matias Gomes escreveu:2 horas e vc começa a ter problemas com os peixes, se tiver muito calor piora mais ainda, quanto mais quente mais rapido a água perde o oxigenio, já fiquei durante 1 hora movimento a água do reef com uma leiteira de plastico.
um amigo trouxe uma bomba de porão de barco de 12v, puxei um fio e liguei ela na bateria do carro com o motor ligado, ficou assim por 2 horas num total de 5 horas sem luz.



É verdade Matias, não tinha lembrado do fator temperatura.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Biologia sem oxigênio

#11 Mensagem por Raphael Igor »

caramba :shock: qual sistema vocês costumam colocar nos aquários em caso de queda de energia?
noobreak?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Biologia sem oxigênio

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

aqui eu uso o nasorte.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

maicol
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2011, 18:07
Apelido: Maicol
Data de Nascimento: 14 Jul 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Biologia sem oxigênio

#13 Mensagem por maicol »

Essas informaçoes que vocês estão passando não são muito animadoras, o Ramon falou em 3 horas para as bacterias denitrificadoras, o Matias falou em 2 horas para os peixes (se bem que meu aquario de 250 litros so tem 2 palhaços), concluo que em 6 horas as chances de temos baixas são grandes!

Se bem que como relatei no domingo, ainda não tinha os palhacinhos, ficou aproximadamente 5 horas sem energia e no dia seguinte os corais (softs e LPS) estavam normais.

Talvez seja interessante providenciar um adaptador de bateria de carro para tomada normal para manter minha SB2000 de recalque funcionando durante o periodo de falta de energia.

Se ocorrer quando não estiver em casa, o jeito é comprar um acelerador biologico para repor as colonias destruidas.

abs

Maicol

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Biologia sem oxigênio

#14 Mensagem por Matias Gomes »

maicol escreveu:Talvez seja interessante providenciar um adaptador de bateria de carro para tomada normal para manter minha SB2000 de recalque funcionando durante o periodo de falta de energia.

não faça isso não, uma bomba stream de 18w vai gastar muito menos energia e vai movimentar o suficiente para manter tudo vivo.
eu usei uma dessa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... hurflo-_JM
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Biologia sem oxigênio

#15 Mensagem por André Fonseca »

Maicol,

Acabo de "matar" algumas bactérias...

Passei uma RV do Nano para o aqua novo e, nesse processo, as bactérias que ficavam "mais pra fora" da RV foram pro "saco".

Mas ainda assim as que "sobreviveram" vão colonizar o aqua novo.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

maicol
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2011, 18:07
Apelido: Maicol
Data de Nascimento: 14 Jul 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Biologia sem oxigênio

#16 Mensagem por maicol »

André Fonseca escreveu:Passei uma RV do Nano para o aqua novo e, nesse processo, as bactérias que ficavam "mais pra fora" da RV foram pro "saco".

André

Não entendi ... como assim "mais pra fora"?

Como foi esse processo? As rochas ficaram muito tempo fora d’água?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Biologia sem oxigênio

#17 Mensagem por Ramon Brescovici »

elas se dispoem em camadas. algumas camadas morrem só de tirar da agua. as mais profundas vao demorar mais.


pra vc ter idéia, na tpa a bomba de circulação q fica fora dagua por 10 min perde todas as algas pink mais externas, e as roxas tbm.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Biologia sem oxigênio

#18 Mensagem por André Fonseca »

Maicol,

É como o Ramon disse, as bacterias que ficaram em contato direto com o ar acabam morrendo...

E esse processo demorou menos de 1 minuto, foi só o tempo de tirar a rocha do Nano e levar até o aqua novo.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”