🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas - ILUMINAÇÃO

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#1 Mensagem por Marcelo Alvess »

Galera...

Resolvi que meus corais TEM que vingar... já estou com o aquário montado a quase um ano... tudo indo bem... alguns moradores estão comigo desde a montagem.. outros sumiram (camarão bailarino) e outros foram devorados por um presente de grego.

Mas tudo bem.. o que não consigo mesmo são que minhas colonias de zooantus cresçam... acho que o problema deve ser a iluminação... pois bem...

Hoje estou assim:
3 lampadas fluorescentes tubulares comuns - brancas - de 39w
2 actínia - 39w
2 fluorescentes compactas de 15w
total de: 225w

o tamanho do aquário é: 120x50x30 = 180L

O que faço? mudo o q? mudo tudo?

Olhei esta luminária:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225616931-luminaria-aquario-odyssea-60cm-hqi-250w-2x-t5-lunar-led-_JM

ela resolveria meu problema?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#2 Mensagem por Marcio Gielfi »

Marcelo, seu aquário tem 30 cm de altura ou 50 ?

Suas lampadas estão com refletores ou direto na tampa ?

O link do ML não abriu aqui, disse que a página não foi encontrada

iluminação é importante, mas não é tudo Marcelo, quais os parametros de água do seu aquário ?

Nitrato, fosfato , Calcio, Magnésio e reserva ?

faz trocas parciais com que água e sal, qual o volume e com qual frequencia
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#3 Mensagem por Marcelo Alvess »

50 de altura...

e são direto na tampa.. sem refletores...

Certo... as trocas faço com água do mar mesmo... 15l uma vez ao mês mais ou menos...

vou fazer os testes novamente e posto aqui...

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#4 Mensagem por Raphael Igor »

Marcelo 15 litros somente 1 vez ao mês é isso mesmo?

que corais você tem nesse aquário? além dos zoanthus

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#5 Mensagem por Marcelo Alvess »

só tenho zoanthus...

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Marcelo, nao sei quais as lampadas que usa ai, e nem se ja estao vencidas ou nao. Mas vc tem uma qtde razoavel de watt/litro.
Porem, como dito, nem tudo é iluminacao.

essa agua do mar que vc pega, é vc quem coleta? compra de alguem? ja fez o teste nessa agua antes de fazer tpa?

tem peixe no reef?

td isso influencia, e MTO

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#7 Mensagem por Marcio Gielfi »

Estava esperando o Marcelo postar novos testes para me pronunciar.

Em termos de parametro, há necessidade de ajustes, cálcio está alto, KH está baixo, não há dados do nitrato e eu aumentaria a densidade para 1025 ou 1026

Com relação a iluminação, lampadas sem refletor perdem pelo menos 50% da eficiência que somados ao aquário alto (50cm) devem estar provendo um par baixo.

Também há alguns tipos de zoanthus que crescem devagar mesmo, tenho um vermelho aqui que vai a 10 por hora, por outro lado, no mesmo aquário tenho um verde com azul que se não se cuidar vira praga !!
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#8 Mensagem por Ramon Brescovici »

plus_icon pro que os colegas falaram

agora, quanto aos peixes, eu faria isso, mas nao vai cair a casa se nao fizer.
com o aumento da densidade (que eu concordo que deva elevar) vai elevar um pouco a concentração de substancias tóxicas (ruim), e alcalinidade (bom) e cálcio (ruim pro momento). entao minha dica é só suba a salinidade junto com a adequação da alcalinidade e calcio
entao vc tem que aliviar a carga tóxica no aquario também.
amonia nitrito e nitrato. tenha certeza de nao alimentar demais seus peixes nessa transição, mas nao deixa de alimentar nem um dia, já que vai reduzir a comida (se tiver hepatus ou outro tang, nao diminui a comida desses). limpa bem o sump e os filtros. faz uma geralzinha.

nao tem refletores? tá jogando grana fora (eficiencia no mínimo) e deixando de alimentar seus corais.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#9 Mensagem por Renato Vidal »

Marcelo.

Da para entender a insatisfação.

Um hábito que adotei em casa é, coral não vai bem, não vai mais, então, se um coral não foi para frente, entra na lista negra e vou buscar outras opções, existem inúmeras rsss, em casa por exemplo, já coloquei Yellow Polyps, durou uma semana, ano retrasado um amigo me trouxe uma colonia de presente porque estava abrindo espaço no reef dele, coisa de uns 20 cms, coloquei no aquário, em um mês não sobrou um pólipo, então, vamos pra outro.


Uma coisa importante de observar é que os zoanthus, são bem diferentes entre si, como bem citou o Marcio, alguns gostam de luz outros não, uns gostam de circulação outros não, uns crescem rápido demais outros não.

Eu tive em tres ocasiões zoanthus nacional no aquário, uma logo na montagem, uma segunda vez que veio junto na rocha de uma montipora confusa e uma terceira vez que comprei uma colonia com cor azul clarinho.

Hoje, nenhum pólipo no aquário, tenho zoanthus sim, mas não nacionais, os nacionais precisam de muito nutrientes, eles são resistentes mas gostam de água rica em nutrientes, então, é necessário alimento constante, luz e estabilidade dos parametros, dependendo da litragem do aquário, é complicado dosar alimentos demais e prejudicar outras coisas no sistema.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#10 Mensagem por Marcelo Alvess »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#11 Mensagem por Marcelo Alvess »

pronto... postei algumas fotos... agora vamos as explicações...

as Duas primeiras são as colonias que restaram... a terceira foto é um coral q não sei o nome e a quarta eu queria saber a raça deste peixe.

Parâmetros do Aquário:

Dens: 1026
PH: 8,0
P04: 0,2
KH: 4,00
NO2: 0,5PPM
NH3: 0,016
CA: 550
TEMP: 27


E ai... o que faço? calhas (refletores) nas tubulares? troco todas pra tubulares novas? acrescento mais alguma?

Avatar do usuário
Marcelo Alvess
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 16 Mar 2011, 17:21
Apelido: Marcelo Alves
Data de Nascimento: 23 Ago 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador/BA

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#12 Mensagem por Marcelo Alvess »

Outra coisa.. na quarta foto... dá pra ver umas algas marrons.. quase um carpete sobre a pedra...

ela está espalhada por todo aquario... como resolvo? eh normal?

Desculpe o monte de perguntas... é que na correria nem sempre posso entrar na net... ai quando entro... tenho a aproveitar e fazer tudo...

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#13 Mensagem por Márcio Oliveira »

Marcelo, refletores nas lâmpadas aumentam e muito a eficiência. Eu instalaria.
Amônia e nitrito o ideal é zero. Um aumento da troca parcial mensal de 15 litros pra entre 35 e 40 litros resolveria esse problema. Inserir novas cepas de bactérias como stability, ou biodgest também ajuda no ciclo do nitrogenio. Dureza da água tá muito baixa, o mínimo é 6dkh.
Cácio tá muito alto. O máximo é 450ppm.
Pra sucesso com os corais é necessário corrigir esses parâmetros e mante-los estáveis com medições frequentes e ajusta-los se necesssário.
As fotos não abriram aqui, mas pela descrição as algas que você citou parecem ciano. Melhorar a circulação, deixar o skimmer bem regulado, manter a alimentação o suficiente para não deixar sobras, ir sifonando o as cianos com uma manguerinha e aumentar o volume das trocas parciais ajuda no combate desse problema.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas - ILUMINAÇÃO

#14 Mensagem por Renato Vidal »

Apenas complementado o comentário do Marcio.

Utilize água de boa qualidade, tanto para a reposição da água doce que evapora como para preparar a água com sal para as TPAs.

O ideal é sempre usar água desmineralizada, ou por um deionizador ou por um filtro de osmose reversa, ou até mesmo pelos dois. rssss


Com isso, voce diminui a introdução de nutrientes no aquário propicios para algas, ajudando o aquário a se estabelecer.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”