🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Add o sal!!Preciso de ajuda!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
caio moraes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Fev 2012, 19:14
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 15 Ago 1994
Cidade: Cataguases
País: Brasil

Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#1 Mensagem por caio moraes »

Galera, hj adicionei o sal no aqua, mas antes de coloca-lo direto no aqua eu tirei dois litros de agua do proprio aqua e dissolvi todo o sal somente com essa agua q eu retirei,pra dissolver melhor e depois jogar tudo no aqua,mas quando fui misturar o sal com os dois litros d'agua acho q aconteceu uma precipitação ou algo tipo q houve uma reação quimica deixando a água muuuuuito quente,eu nao conseguia colocar a mao na agua de taaaao quente q ela tava.Minha dúvida:isso é normal ou eu nao podia dissolver o sal em apenas dois litros de agua?
Aguardo a resposta.Espero q os mais experientes me ajudem por favor.
Abraço.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#2 Mensagem por Mauro Becker »

O Caio,

Duas noticias uma má outra boa:

Má, na propria embalagem do produto vc deve encontrar indicação para jogar o sal no volume final da agua a ser preparada, se vc jogar agua no sal ou sal em volume muito menor de agua, ocorre precipitação por exesso de ppm/ppb etc

Na proxima prepare o volume final de uma unica vez, ou no caso de ter feito inicio com agua nao salinizada, jogue o sal em local de grande movimentação da agua e sem substrato.

resumidamente é exatamente oq vc desconfiou, ocorreu precipitação, parte util e necessária das propriedades quimicas deste sal, foram perdidas.

A boa noticia, é que isto não provoca nenhum elemento pernicioso ou prejudicial, vc pode ficar tranquilo, mas corrija sua metodologia de preparo ok.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
caio moraes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Fev 2012, 19:14
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 15 Ago 1994
Cidade: Cataguases
País: Brasil

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#3 Mensagem por caio moraes »

Mauro,o q eu tenho q fazer agora?ja q foram perdidas as propriedades quimicas do sal eu vou ter q trocar toda a agua do aqua,por que eu nao fiz somente uma tpa e sim enchi o aqua todo,entao toda essa agua esta sem nutrientes?é isso?devo troca-la?
Aguardo sua resposta urgente,me ajude por favor.
Abraço.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Caio

Pois bem, como eu tentei explicar mas não fui muito explícito, vc não precisa se desesperar, sua agua não está no valor desejável sob o aspecto das propriedades quimicas, mas nada de absurdo.

Apenas na proxíma TPA, faça da forma correta ok.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
caio moraes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Fev 2012, 19:14
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 15 Ago 1994
Cidade: Cataguases
País: Brasil

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#5 Mensagem por caio moraes »

Nossa,que alivio,rsrs.....achei q teria q trocar toda a agua.Entao ta ok, semana q vem ja faço a primeira tpa de forma correta....Muito obrigado pela ajuda Mauro.Esse forum é nota dez graças a vcs q tao sempre nos ajudando na hr q a gente mais precisa.
Abração.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Caio,

Relax, daqui um tempo vai ser vc que estará ajudando outro aquarista, eu por exemplo, este é um dos fundamentos de um Fórum.

E quem acredita que já sabe tudo, precisa aprender que conhecimento se renova ou aumenta a cada instante.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
caio moraes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Fev 2012, 19:14
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 15 Ago 1994
Cidade: Cataguases
País: Brasil

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#7 Mensagem por caio moraes »

Falou e disse Mauro,mais uma vez muito obrigado.
Abraço

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#8 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Além da precipitação de elementos químicos conforme disse o Mauro, água esquentou porque ocorreu uma reação exotérmica (liberação de calor).

A reação do sal (hidróxido de sódio) com água libera energia em forma de calor. Para o hidróxido de sódio é mais favorável energéticamente estar dissociado (separado), na foma de NaOH => Na + OH, por isso a reação é espontânea e libera energia.
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#9 Mensagem por Júnio Melo »

caio moraes escreveu:Nossa,que alivio,rsrs.....achei q teria q trocar toda a agua.Entao ta ok, semana q vem ja faço a primeira tpa de forma correta....Muito obrigado pela ajuda Mauro.Esse forum é nota dez graças a vcs q tao sempre nos ajudando na hr q a gente mais precisa.
Abração.


Caio.
Pelo que entendi, seu aquário é novo. Então, não precisa fazer uma tpa já na semana que vem. Deixe o aquário rodando com a água atual, substrato e rochas vivas por um mês ou mais, para a ciclagem inicial. Sem adicionar animais. Depois de um mês, avalie os testes e então comece as tpas.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
caio moraes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Fev 2012, 19:14
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 15 Ago 1994
Cidade: Cataguases
País: Brasil

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#10 Mensagem por caio moraes »

Ok Júnio,valeu pela dica.
Abraço.

Avatar do usuário
caio moraes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Fev 2012, 19:14
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 15 Ago 1994
Cidade: Cataguases
País: Brasil

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#11 Mensagem por caio moraes »

Pensando bem Júnio,mesmo com esse problema q eu tive de precipitação e perda dos nutrientes da agua,eu realmente nao preciso fazer tpa?porque eu estava pensando em fazer a tpa devido a esse problema q tive,ou seja,o objetivo da tpa seria repor os nutrientes perdidos pela precipitação q houve no meu aqua.O q acham disso?devo ou nao fazer a tpa para repor os nutrientes e corrigir o problema q eu tive?
Aguardo respostas dos mais experientes.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#12 Mensagem por Renato Vidal »

Caio, antes de qualquer coisa, é interessante medir quanto de nutrientes estão disponiveis na água.

só assim da para saber se precisa trocar agora, ou esperar mais para o fim.



No meio do ano passado, comecei a testar um novo sal, que ainda vai ao mercado, e, em um primeiro momento aconteceu isso comigo também, quase queimei a mão com o sal, mas as propriedades da água depois de pronta ficaram inalteradas.

Comentei com o quimico responsável pelo sal, e no segundo lote para testes, já não aconteceu mais, disse ter substituido um dos componentes para outra forma, diminuindo a velocidade da reação e com isso, gerando menos calor.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
caio moraes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 234
Registrado em: 28 Fev 2012, 19:14
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 15 Ago 1994
Cidade: Cataguases
País: Brasil

Re: Add o sal!!Preciso de ajuda!!

#13 Mensagem por caio moraes »

Interessante isso Renato,essa semana fiz uma tpa,mas acho q nao vou trocar toda a agua nao.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”