🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alumínio e água salgada, quais as possíveis consquências?

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: OCoruja
Data de Nascimento: 28 Out 1977
País: Brasil

Alumínio e água salgada, quais as possíveis consquências?

#1 Mensagem por Ricardo Portela »

Estou fazendo o projeto de uma luminária DIY em leds, são cerca de 250W em leds divididos em 3 dissipadores, por eles possuirem pouca área 30cmx30cm cada um e vou precisar de uma ajuda para retirar calor.

Claro que a opção mais fácil e barata são os coolers, até aí tudo bem, só que eu moro no sul e aqui a probabilidade de fazer 30ºC é muitíiisimo menor do que qualquer temperatura abaixo de 10ºC. Então o aquecedor é muito mais importante que o chiler.

Pensei então em fazer um sistema duplo na luminária, um com coolers para o verão e outro com um sistema fechado de circulação de H2O doce pelos dissipadores. O cooler não tem mistério, mas a refrigeração a água vai me gerar H2O quente que eu poderia aproveirar para aquecer o aquário.

A opção é complicada mas são 250W a menos ligados no inverno no aquecedor, eu aumento muito o aproveitamento energético do sistema durante pelo menos 5 meses do ano (é o tempo que aqui raramente a temperatura ambiente passa dos 22ºC).

Mas aí vem a grande questão, para transferir o calor da água do radiador para a água do aquário eu teria muito mais eficiência se o contato entre as duas se desse por uma parede de metal. Eu pensei no alumínio, o que isso poderia gerar dentro do meu sistema? E se for anodizado?

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Alumínio e água salgada, quais as possíveis consquências

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Aluminio oxida , o ideal seria o aço inox 316 ou titanio
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#3 Mensagem por Marco Augusto »

eu nao apostaria tanto assim no aco inox 316,
tive um chiller com ele e as minhas lembrancas nao sao boas... rs, ele ate que durou um bom tempo, mas o final foi um pouco constrangedor

agua salda so combina com titanio, mas isso se houver contato com o material e agua, no seu caso so pra usar na luminaria acredito que nao tenha maiores problemas nao, eu nao sei se seria viavel mas aluminio aeronautico apesar de bem mais caro ele é mais resistente e talvez funcione melhor
em questoes de dissipadores de calor pra ser utilizado numa luminaria por exemplo nao daria pra se utilizar o titanio , alem de caro ele nao é um bom condutor
de temperatura , idem ao aco inox ...

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por Ricardo Portela »

Eu estou pensando no alumínio mesmo com pintura epoxi, este reservatório de água quente ficaria em qualquer ponto com fluxo intenso de H2O salgada nas suas paredes, que poderiam ser com menos de 1mm de espessura.

Acho que assim poderia resolver a questão na condução térmica e da oxidação do alumínio, também a troca deste reservatório depois de um certo período não seria problema, a minha dúvida é a influência do Al na água salgada, ou seja no sistema biológico, o ferro no caso poderia colaborar com o crescimento de algas indesejáveis (não sei se estou certo, mas nos doces plantados ele ajuda).

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD
Recebeu Curtir: 5 vezes

#5 Mensagem por Marcio Gielfi »

Pintura epoxi não vai garantir o isolamento entre a água salgada e o alumínio.

Pode mandar anodizar, mas tem que ser a anodização do tipo III ( mais dura e resistente) com pelo menos 30 mícrons de espessura.

Uma outra possibilidade é voce passar água doce pelos dissipadores, e fazer a troca de calor com mangueira de silicone, apesar de ser bem menos eficiente, pode se fazer um sistema de serpentina dentro de um tubo de pvc e fazer a água do aquário passar por dentro do tubo no inverno.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Ricardo Portela
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#6 Mensagem por Ricardo Portela »

Marcio Gielfi escreveu:Pintura epoxi não vai garantir o isolamento entre a água salgada e o alumínio.

Pode mandar anodizar, mas tem que ser a anodização do tipo III ( mais dura e resistente) com pelo menos 30 mícrons de espessura.

Uma outra possibilidade é voce passar água doce pelos dissipadores, e fazer a troca de calor com mangueira de silicone, apesar de ser bem menos eficiente, pode se fazer um sistema de serpentina dentro de um tubo de pvc e fazer a água do aquário passar por dentro do tubo no inverno.

Gostei da sua idéia, realmente desde que o fluxo externo seja intenso e o caminho percorrido seja longo como a serpentina com um fluxo interno moderado pode realmente funcionar.

Já pensei em adaptar um tubo de 100mm, contendo a serpentina, na saída do display para o sump com uma válvula esfera, boa é mais fácil que fazer de alumínio.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”