🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciando Marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carol Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2012, 22:11
Apelido: Carol
Data de Nascimento: 12 Nov 1992
Cidade: Recife
País: Brasil

Iniciando Marinho

#1 Mensagem por Carol Soares »

Bem gente...Acabei de me registrar no fórum e aqui vamos nós.

Medidas do Aquário:
1,20 (comprimento) x 0,40 (profundidade) x 0,60 (altura).
Com essas medidas acredito que a capacidade dele seja por volta dos 300 Litros, sim?

Imagem


O móvel...eu já vou fazer as alterações necessárias para colocar o SUMP e outros equipamentos.

A principio gostaria das informações basicas, tipo:
  • Equipamentos: quais são e a potencias dos mesmos.

  • SUMP: Qual seria a medida ideal? E as divisórias?

Desde já agradeço as informações, :-D

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iniciando Marinho

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sump qto maior melhor, mais espaço pra por equipamentos.

Qto a divisorias eu sou adepto apenas de uma divisoria pra manter o nivel de água do skimmer constante. Muitas divisorias atrapalham a limpeza ou upgrade no skimmer por exemplo
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando Marinho

#3 Mensagem por Alessandro Lima »

Meu aquario tem exatamente essas medidas, da uma olhada na minha montagem na assinatura, derrepete algo te ajuda...

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Carol Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2012, 22:11
Apelido: Carol
Data de Nascimento: 12 Nov 1992
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: Iniciando Marinho

#4 Mensagem por Carol Soares »

Certo! Perfeito! Obrigada Alessandro! ^^

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Iniciando Marinho

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

um sump q gostei foi esse

Imagem
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Carol Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2012, 22:11
Apelido: Carol
Data de Nascimento: 12 Nov 1992
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: Iniciando Marinho

#6 Mensagem por Carol Soares »

[quote="Ramon"]um <acronym class="id41" title="Sump: Casa de máquinas,que seria um outro aquário de tamanho menor geralmente localizado por baixo do aqua principal"><b>sump</b></acronym> q gostei foi esse


Sump bem legal mesmo Ramon.

Diz uma coisa...Pra recalque.. Qual a melhor: sicce 2500 ou sb2000 ?
E pra circulação?

E o skimmer? Qual o melhor custo x beneficio?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Iniciando Marinho

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

Qual a melhor: sicce 2500 ou sb2000

sicce - 50 watts.
sb 30 watts.

chance de quebra. muito maior da sb.

fluxo - sicce deve ter uns 20 a 30% a mais de força.

preço. chuto q a sb esteja metade do preço....

bom, é difícil decidir.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Iniciando Marinho

#8 Mensagem por Ramon Brescovici »

circulação - verba curta é sunsun.
eu iria de koralia.
mas na real gosto da sicce voyager. nao entra peixe se desligar a bomba por falta de luz. quando religa a luz, se o peixe tá dentro da bomba, ou se a bomba sunsun q nao tem trava pra girar sempre na direção certa, suga o peixe.

skimmer. boh... complica. tem mta marca. bubble magus ta em custo beneficio.
pegue algum para 600 litros no mínimo.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando Marinho

#9 Mensagem por Alessandro Lima »

A sb tb tem a vantagem de reposição de peça em caso de algu problema simples como a quebra do impeller, vc consegue encontrar reposição em praticamente qualquer loja do ramo.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Márcio Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 144
Registrado em: 30 Abr 2012, 14:16
Apelido: Major RJ
Data de Nascimento: 09 Ago 1972
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando Marinho

#10 Mensagem por Márcio Martins »

Pessoal, estou montando meu Reef nas medidas de 100x60x40, minha intensão é gastar o mínimo possível e fazer muita coisa caseira.

Já bolei e comecei meu Skimmer, acho que está ficando muito bom, com Potes de Tupwer, será que o material desse plástico não é apropriado para o aquário, solta algum resíduo? posso postar fotos para quem quiser, depois que eu aprender como postar é claro.

Minha outra dúvida é o substrato, Acho muito bacana a Samoa Pink, mas como o aquário tem 100x60, devo gastar uns 90 a 100kg, e vai ficar bem caro, pensei em por areia da praia e para o tamponamento usar um substrato mais barato do SUMP, será que rola? temos areia aqui no RJ, como em Arraial do Cabo por exemplo que dá de 1000 em substratos importados.

Outra dúvida que estou tendo, como falei vou tentar sempre um método paliativo mais barato, é na iluminação, Tando a T5, HQI e LED, são muito caras, fico pensando como os aquaristas da antiga cuidavam dos seus, não tinha nada disso e os caras conseguiam. não estou vendo solução de economizar neste item, as lampadas já são caras, as luminárias então nem se fala, ha não ser que eu consiga fabricar alguma lâmpada, kkk, vai ser difícil não morrer em uns R$ 900,00.

Chiller, nem pensar, vou tentar de tudo manter a temperatura sem o chiller, alguém do RJ tem conseguido com cooler?, dá muito trabalho manter a temperatura com cooler?, meu Reef vai ficar na sala, não tem AR, mas tem dois ventiladores de teto que se tiverem ligados no máximo fica um gelo.

Quanto ao UV, também vou fazer, minha dúvida é se ele não mata também as bactérias boas e biologia do aquário, me informaram que deve ficar no inicio por 8h/dia e depois de estabilizar a água 12h/semana, está correto isso?

Outra dúvida é quanto a reposição de água, já vi que o custo do sal é altíssimo, água da praia, bem coletada é uma opção? inclusive para a primeira água e realmente, mesmo com poucos peixes temos que repor mensalmente a água? não podemos repor só a a evaporação que já deve ser uma boa troca?, lembrando que o custo da reposição e muito menor que o trabalho, moro em AP com carpete ainda, minha mulher vai me matar todo mês um pouquinho. kkkkkkk

Outra dúvida é quanto a rochas, podemos no caso de retirarmos da natureza coloca-las no aquário, tem algum tratamento que devemos tomar?

Quarentena? posso usar o SUMP para quarentenar os peixes, e também tratar os doentes, ou já que é a mesma água, não adianta nada, ha não ser que seja uma doença local no animal?

Por ultimo, qual seria o custo mensal de manutenção de um Reef, ainda tenho a opção, apesar de não achar nenhuma graça no plantado. Sei que muitos amigos aqui, que gastam os olhos da cara, vão dizer que se não quero gastar que não devo montar o Reef, Me poupem desse comentários, se esse amigos não tem nenhuma habilidade para fazer um projeto caseiro o problema e deles e se o dinheiro está sobrando também, poderiam doar para instituições de caridade, plantar arvores, montar uma usina de reciclagem, etc que fariam melhor negócio junto ao poder superior.

Bom pessoal, minha dúvidas inicialmente são essas, lembrando que não vou obrigatoriamente deixar de gastar no reef para te-lo com água de qualidade, mas também não vou sair gastando sem antes tentar algo mais em conta.
A VIDA DURA, TEM MUITA GENTE RUIM, NESSAS HORAS MEU HOBBY ME AJUDA A ESQUECER DE TUDO ISSO.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Iniciando Marinho

#11 Mensagem por Ramon Brescovici »

bem vindo ao brasilreef

areia. leia esse topico
viewtopic.php?f=2&t=14432

se a verba ta curta, nao precisa 100kg. com 70 a 80 vc já monta uma boa cama de substrato.
eu daria preferencia aos granulos maiores

precure um projeto do marcio, na seção faça vc mesmo, de uma luminária usando lampadas de bucal normal, mas de led.

vc nao vai ter maior custo benefício que led em lampadas normais,

coleta de rochas é proibida

grana curta, dispensa o uv.

use ventiladores de diametro grande.

agua de reposição = agua doce que evapora, e quando evapora o sal fica no aquario. deve ter um sistema automatico. mais barato, bóia de caixa dágua. pra isso, precisa de gravidade. sem espaço pra deixar a agua doce alta: eclusa, ato, ou outro equip.
troca de água = serve pra exportar toxinas (comida decomposta, caca de peixe). tem q ter a mesma densidade da agua de seu aquario (entre 1.022 e 1.026) e mesma temperatura. pode ser natural, a coleta deve ser em local muito limpo.

quarentena nao troca agua com o aquario. sump nao é bom pra guardar peixe. e nao serve para o q vc perguntou.

custo mensal!? po. é brabo responde isso... rs.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Iniciando Marinho

#12 Mensagem por antonio carvalho »

ola!
acho que com estas medidas da 288 litros, se der o desconto da linha da agua e das rochas e substrato vai caber em torno de 250 litros.
para comecar se vc nunca teve aqua marino faca so uma divisao no sump, pois vc tem mais chance de ir aprendendo e com a experiencia vem os corta bolhas, a quada dagua, o refugio e etc.
um aqua com 60 centimetros de altura a iluminacao tem que ser muito forte, o que para quem nao tem experiencia em reef e um ponto crucial!
o custo das lampadas e consumo e elevado!
com 50 de altura vc teria mais opcoes!
e a minha opiniao!
desculpa os acentos! e o teclado que nao configura de forma alguma!
um forte abraco!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Carol Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2012, 22:11
Apelido: Carol
Data de Nascimento: 12 Nov 1992
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: Iniciando Marinho

#13 Mensagem por Carol Soares »

antonio carvalho escreveu:ola!
acho que com estas medidas da 288 litros, se der o desconto da linha da agua e das rochas e substrato vai caber em torno de 250 litros.
para comecar se vc nunca teve aqua marino faca so uma divisao no sump, pois vc tem mais chance de ir aprendendo e com a experiencia vem os corta bolhas, a quada dagua, o refugio e etc.
um aqua com 60 centimetros de altura a iluminacao tem que ser muito forte, o que para quem nao tem experiencia em reef e um ponto crucial!
o custo das lampadas e consumo e elevado!
com 50 de altura vc teria mais opcoes!
e a minha opiniao!
desculpa os acentos! e o teclado que nao configura de forma alguma!
um forte abraco!


Entendi antonio carvalho!


Eu tava pretendendo colocar as iluminação T5. Quantas seria, suficientes? Umas 6?

Avatar do usuário
Márcio Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 144
Registrado em: 30 Abr 2012, 14:16
Apelido: Major RJ
Data de Nascimento: 09 Ago 1972
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando Marinho

#14 Mensagem por Márcio Martins »

Ramon escreveu:bem vindo ao brasilreef

areia. leia esse topico
viewtopic.php?f=2&t=14432

se a verba ta curta, nao precisa 100kg. com 70 a 80 vc já monta uma boa cama de substrato.
eu daria preferencia aos granulos maiores

precure um projeto do marcio, na seção faça vc mesmo, de uma luminária usando lampadas de bucal normal, mas de led.

vc nao vai ter maior custo benefício que led em lampadas normais,

coleta de rochas é proibida

grana curta, dispensa o uv.

use ventiladores de diametro grande.

agua de reposição = agua doce que evapora, e quando evapora o sal fica no aquario. deve ter um sistema automatico. mais barato, bóia de caixa dágua. pra isso, precisa de gravidade. sem espaço pra deixar a agua doce alta: eclusa, ato, ou outro equip.
troca de água = serve pra exportar toxinas (comida decomposta, caca de peixe). tem q ter a mesma densidade da agua de seu aquario (entre 1.022 e 1.026) e mesma temperatura. pode ser natural, a coleta deve ser em local muito limpo.

quarentena nao troca agua com o aquario. sump nao é bom pra guardar peixe. e nao serve para o q vc perguntou.

custo mensal!? po. é brabo responde isso... rs.


Deixa eu ver se entendi, a reposição da água deve ser doce, pois se estiver correto, a água doce evaporando acaba aumentando o sal da água, quanto a troca ai não tem jeito.

o UV, deve sair por uns 100,00 no máximo, acho até barato com relação a tudo do Reef,

Quem compra 80 ou 90 Kg de substrato pode ate comprar 100, os substratos com grãos maiores são mais baratos, mas não gosto, prefiro os mais finos. por isso a opção da areia do mar, não serviria essa opção?

Entendo que coleta de rochas, seja proibida, mas sei lá de repente agente acha alguma solta, dando sopa. kkkk, nesse caso, depois de uma grande ressaca, estou eu passando dou um mergulho e acho aquela bela rocha solta, ponho direto no aquário ou tem algum tratamento?

Se a reposição for natural, sei que o ideal seria em alto mar, mas se tirarmos de locais próximo as rochas em dias sem chuva e fizermos um tratamento com UV, serve também?
A VIDA DURA, TEM MUITA GENTE RUIM, NESSAS HORAS MEU HOBBY ME AJUDA A ESQUECER DE TUDO ISSO.

Avatar do usuário
Carol Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2012, 22:11
Apelido: Carol
Data de Nascimento: 12 Nov 1992
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: Iniciando Marinho

#15 Mensagem por Carol Soares »

Então Marcio..

Quanto as essas "rochas dando sopa" eu tb tenho a mesma duvida. Afinal, moro em recife.. a menos de 50m da praia. icon_joia E de FATO tem muitas rochas soltas apos a ressaca.
Antes eu sempre recolhia e colocava no sol pra secar...ficavam bonitinhas toda branca ;x
Mas quanto a colocar no aquario nunca fiz o teste...E tambem não sei o procedimento.

:roll:

Avatar do usuário
Carol Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2012, 22:11
Apelido: Carol
Data de Nascimento: 12 Nov 1992
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: Iniciando Marinho

#16 Mensagem por Carol Soares »

AH sim, Quantas T5 seriam necessárias?

Qual tipo? [pretendo ter peixes e alguns corais] Aquiaflora, Midday, Actinica?
Giesemann é uma boa marca? :)

Avatar do usuário
Márcio Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 144
Registrado em: 30 Abr 2012, 14:16
Apelido: Major RJ
Data de Nascimento: 09 Ago 1972
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando Marinho

#17 Mensagem por Márcio Martins »

segue a foto do meu skimmer DY que estou montando ainda falta terminar, não terminei pois não tenho a bomba ainda e quero antes de finalizar ter tudo na mão.

http://farm8.staticflickr.com/7092/6984 ... 6f52_m.jpg
A VIDA DURA, TEM MUITA GENTE RUIM, NESSAS HORAS MEU HOBBY ME AJUDA A ESQUECER DE TUDO ISSO.

Avatar do usuário
Márcio Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 144
Registrado em: 30 Abr 2012, 14:16
Apelido: Major RJ
Data de Nascimento: 09 Ago 1972
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando Marinho

#18 Mensagem por Márcio Martins »

Imagem
A VIDA DURA, TEM MUITA GENTE RUIM, NESSAS HORAS MEU HOBBY ME AJUDA A ESQUECER DE TUDO ISSO.

Avatar do usuário
Márcio Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 144
Registrado em: 30 Abr 2012, 14:16
Apelido: Major RJ
Data de Nascimento: 09 Ago 1972
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando Marinho

#19 Mensagem por Márcio Martins »

Imagem
A VIDA DURA, TEM MUITA GENTE RUIM, NESSAS HORAS MEU HOBBY ME AJUDA A ESQUECER DE TUDO ISSO.

Avatar do usuário
Carol Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Abr 2012, 22:11
Apelido: Carol
Data de Nascimento: 12 Nov 1992
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: Iniciando Marinho

#20 Mensagem por Carol Soares »

Boa marcio! Assim que tiver tudo encaminhado vai postando aqui na seção de DIY pra gente...se quiser, claro!


clapping_02

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”