🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Nivaldo Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 20 Dez 2011, 22:43
Apelido: JuniorNM
Data de Nascimento: 30 Abr 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#1 Mensagem por Nivaldo Junior »

Senhores,

Tenho um RSM130D de 130 litros montado há quatro meses e meio. Meu parametros estão estabilizados, mas desde o inicio tenho nitrato por volta de 20 e nitrito de 0,10, amônia 0.

Eu gostaria de abaixar o nitrato e zerar o nitrito, hoje, uso cerâmica original da red sea, carvão ativado e 100 ml de Purigen. Estou pensando em trocar a cerâmica por 500 ml ou 1 litro de siporax, tirar o carvão ( se não não cabe 1 litro de siporax e adicionar mais 150 ml de Purigen ficando com 250 ml.

O que vocês acham? Vou conseguir baixar os parâmetros?

Faço TPA 1 vez por mês de 20 litros.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#2 Mensagem por Elder Luis »

Esse assunto é bastante polêmico, vão aparecer pessoas defendendo um lado e outro.... siporax é ótimo, vai criar uma super superfície para fixação de bactérias, mas seria interessante fazer TPA semanal e checar se o seu skimmer está dando conta, e verificar tb se a população do aquário se está compatível, se estiver muito lotado, não tem muito o que fazer.

que animais vc tem? quais corais? se for aquário de LPS e soft, nem esquenta muito a cabeça, eles precisam de um pouco, não de muito nitrato.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Nivaldo Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 20 Dez 2011, 22:43
Apelido: JuniorNM
Data de Nascimento: 30 Abr 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#3 Mensagem por Nivaldo Junior »

Elder Luis escreveu:Esse assunto é bastante polêmico, vão aparecer pessoas defendendo um lado e outro.... siporax é ótimo, vai criar uma super superfície para fixação de bactérias, mas seria interessante fazer TPA semanal e checar se o seu skimmer está dando conta, e verificar tb se a população do aquário se está compatível, se estiver muito lotado, não tem muito o que fazer.

que animais vc tem? quais corais? se for aquário de LPS e soft, nem esquenta muito a cabeça, eles precisam de um pouco, não de muito nitrato.



Tenho 1 yellow tang pequeno, um six line, 2 ocellaris, um grama loretto e uma molinésia (eu sei, é feia e de água doce, mas não quero desmontar o reef pra tirar ela de lá, hehehe), um casal de stenopus e um bailarino.

Corais tenho vários sofás e lps, e estou com uma Montipora digitada verde indo super bem. No entanto, meus outros SPS não vão para frente, são eles: uma valida purple, um yonguei green, uma Montipora sunset e um lokani banana.

Tenho também uma BBT que está super bem!!!



Sent from my iPad using Tapatalk HD

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu acho q nao vai resolver nada...rs

Foram feitos estudos sobre altura de substrato q se correlaciona com essas midias ceramicas, indicando q o problema de nitrato nao estaria diretamente correlacionado com a área de fixacao de bacterias e sim provavelmente ou outro fator limitante. Ai voltamos a velha equacao de RedField.

Eu ainda ACHO que existe muito erro de interpretacao nesses casos, a maioria q usa, faz uso de vodka ou alguma fonte de carbono extra, ou entao sao aquarios sem substrato em que o ciclo do nitrogenio nao é tao efetivo pois a maior parte da materia organica é exportada na forma particulada por sifonamento. Qq midia porosa existe a tendencia de obstruição, entao mesmo a hipotetica zona anoxica, a tendencia é q com o passar dos anos entupa.

Vc ja experimentou dosar vodka ? Que skimmer tá usando ai ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Nivaldo Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 20 Dez 2011, 22:43
Apelido: JuniorNM
Data de Nascimento: 30 Abr 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#5 Mensagem por Nivaldo Junior »

Celso,

Vodka ainda não tentei pois já perguntei aqui no forum e muitos não aconselharam!!! Estou usando biodigest a cada 15 dias.

Meu skimmer é o original, tira uns 2 dedos de chá bege e uma pasta fica presa no pescoço a cada 4 dias.

Devo usar vodka???


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Biodigest seriam cepas de bacteria, nao resolvem muita coisa sem adicionar carbono. Se nao me engano a prodibio recomenda o bioptim q pra mim nao passa de uma fonte de carbono extra.

O skimmer original do RM é meio fraco e vc tem muito peixe ai.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#7 Mensagem por Elder Luis »

Celso Suguimoto escreveu:O skimmer original do RM é meio fraco e vc tem muito peixe ai.


plus_icon

Vai ser osso deixar esse nitrato zero ... e vc nem precisa e nem pode deixar zero, seu aquário não é só de SPS
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#8 Mensagem por Renato Vidal »

Junior, como esta a frequencia de TPAs no sistema?

Nitrato alto é sintoma de excesso de carga organica, da para melhorar um pouco, reduzindo a quantidade de nutrientes que entram no aquário, alimente o minimo possível os peixes, eles vão se adaptar a comer uma vez ao dia e só.

Regule o skimmer, para que essa sujeira que esta formando no pescoço comece ir um pouco mais para cima, desde que isso não faça jogar água fora.

Reveja a circulação para não formar nenhuma zona morta no display, tentando levar toda suspensão para o skimmer.

As TPAs serão a melhor aliada para retirar nutrientes, vamos considerar em matematica simples, se temos 100 litros reais de água com Nitrato em 20, e troco 20% (20 litros) com nitrato 00, o resultado imediato é de redução de 20% no nitrato, vai cair para 16, isso TPA após TPA, tende a encontrar o equilibrio.


Melhorar a área de fixação de bactérias ajuda, mas também pode ser perigoso, siporax, rochas, substrato em bandejas, tudo pode ajudar, mas a não limpeza constante, pode transformar em uma bomba de nitrato pior.



O principio de dosar uma fonte de carbono para bactérias (biopellets, Vodka, Vinagre, etc) é funcional, porém, ele trabalha alimentando um grupo de bactérias, que, no processo de crescimento, ira exigir o consumo de nitrato e outros compostos do aquário, porém, são bactérias de vida curta, que, ao morrer no sistema, irão retornar todos esses nutrientes para o aquário, para evitar isso, é necessário um skimmer super dimensionado, removendo esse excedente antes que seja reiniciado o ciclo (amonia - nitrito -nitrato) e com isso reduzindo os nitratos, em aquários com litragem abaixo de 200 litros, geralmente o próprio espaço limita o skimmer para algo "suficiente" mas sem excedente, então, a vodka pode ser mais prejudicial do que favoravel.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Renato na realidade o "devolver" os nutrientes para o sistema se refere ao fosfato se as bacterias nao forem exportadas pelo skimmer ou pelas trocas de água. O Nitrato é metabolizado e transformado na forma gasosa do nitrogenio (N2), que vai pra atmosfera, o fosfato é incorporado ao "tecido" das bacterias

Tem gente q confunde a presença de bolhas com nitrogenio gasoso, nem sempre é por isso confunde os leigos e podem achar q esta havendo deSnitrificao.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Nitrato de 20 mgs não é tão preocupante se vc não tem boom de algas ou outros problemas relacionados, é importante monitorar e ver se a tendência é subir a cada mês ou não. Se sempre manter o nível, suas tpa´s e outras práticas estão a contento, se ao medir semanalmente você notar que sobe 5 mg/l por semana ai é entender o que realmente sua biomassa produz e como controlar isso.

Uma questão importante é esse nível de nitrito 0,10 , esse é um nível perigoso mas pode ser erro de seu teste, vale a pena investigar a qualidade e validade de seus testes de nitrito e nitrato antes de qualquer desespero (afinal se tivesse ruim ou vc teria pragas ou seus peixes estariam com problemas e vc não menciona nem um nem outro).

Determinando realmente seu problema de nitrato, aí é partir para práticas de exportar esse nutriente, TPA ajuda, mas sem um perfil adequado de como é a produção e o consumo de seu nitrato no aquário (corais e bactérias) é dificil falar use isso ou aquilo, pois todo método de redução como vodca pode perturbar o equilibrio que você tem hoje e aí é o velho ditado, para que mexer em time que tá funcionando ?

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#11 Mensagem por Fernando Marcos »

Juniornm escreveu:Celso,

Vodka ainda não tentei pois já perguntei aqui no forum e muitos não aconselharam!!! Estou usando biodigest a cada 15 dias.

Meu skimmer é o original, tira uns 2 dedos de chá bege e uma pasta fica presa no pescoço a cada 4 dias.

Devo usar vodka???


Sent from my iPhone using Tapatalk


nossa só isso de sujeira com 1 tang? Montei faz 2 meses um nano de 140L brutos
e estou usando por enquanto o bm nacqq tocado por uma mj1200 com impeller de pinos
nele tenho corais 2 orange skunks e equipe de limpesa e meu skimmer tira igual ao seu
só que 1 vez por dia, tenho que limpar ele toda a noite. Eu recomendo rever a população,
ou trocar de skimmer, ou talvez partir para biopellets.
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

Avatar do usuário
Nivaldo Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 20 Dez 2011, 22:43
Apelido: JuniorNM
Data de Nascimento: 30 Abr 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#12 Mensagem por Nivaldo Junior »

Agradeço a todos que deram suas idéias!!! Mas ainda tenho duvidas, vale a pena trocar todo o cavão por Purigen? Ou deixa como está?

Quanto ao skimmer, que skimmer fica bom no max??? Ouvi pessoas que usam o Tunze 9002, fica muito melhor com ele? Vale a pena o investimento?


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#13 Mensagem por Elder Luis »

eu só uso purigen pela fato de poder regenerar, tem essa vantagem... sobre o skimmer, nunca tive contato com esse aquário e não tenho detalhes, vou ficar devendo icon_thumbsdownsmileyanim icon_bag
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

NandoSp
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 194
Registrado em: 30 Mar 2012, 11:00
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 10 Mar 1982
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#14 Mensagem por NandoSp »

Juniornm escreveu:Qnto ao skimmer, que skimmer fica bom no max??? Ouvi pessoas que usam o Tunze 9002, fica muito melhor com ele? Vale a pena o investimento?



se voce optar pelo tunze 9002, acho que tem q trocar o copo coletor

da uma olhada em http://shop.mediabaskets.com/Red-Sea-Ma ... 0D_c38.htm

eles entregam pro brasil, ok ! =)

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Peixinho
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#15 Mensagem por Erick Slapelis »

Engraçado, na semana passada, um amigo me ligou dizendo q estava com este mesmo problema, exatamente o mesmo nível de nitrato, porém, com fosfato em 0,5 e com ciano.

Um lojista indicou a ele um tal de No3 - PO4-X da Red Sea, ele dosa todo dia 2ml, após uma semana, pude perceber que o ciano tava diminuindo e que os números estavam baixando, estamos indo para a segunda semana agora... os corais, estão mais vivo....

Diz na embalagem, que contém carbono para ajudar a desenvolver bactérias e diminuir o No3 e o Po4... talvez, isso lhe ajude também....
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#16 Mensagem por Elder Luis »

não conhecia esse produto, será que é bom msm?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Nivaldo Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 20 Dez 2011, 22:43
Apelido: JuniorNM
Data de Nascimento: 30 Abr 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#17 Mensagem por Nivaldo Junior »

Vou testar esse produto pra ver se da resultado!!!




Sent from my iPhone using Tapatalk

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Peixinho
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#18 Mensagem por Erick Slapelis »

Ah não sei, aparentemente está sim.....

Depois faremos novos testes na água dele pra ter dados mais concretos.
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#19 Mensagem por erick camargo »

Amigo, tive durante 3 anos um RSM 130, e pra mim foi um dos melhores aquários que tive na minha vida de marinhos.

Mas acredito que se vc colocar a media basket da Intank (terá que gastar uma graninha).


Talvez seu problema esteja em 2 situações.

1º - A TPA, apenas 20 litros a cada 30 dias em um aqua de 130 litros "brutos" não ajudam em muita coisa.
2º - As mídas originais da RSM não ajudam muito, pelo contrário, ajudam á acumular carga orgânica na última partição do sump.

Soluções:
TPA regularmente a cada 14 dias de 20 litros, utilizando água de procedência e sal de boa qualidade.
(Eu iria de deionizador com uma caneta de TDS para medir o total de metais dissolvidos na água, mantendo em 00ppm na saída do deionizador). E o sal pra mim, não tenho sombra de dúvidas que o Red Sea Coral Pro é o melhor e mais fiel ao que promete.

Deixaria seu aquário sem mídia alguma dentro do sump exceto o sache de Purigem (devidamente regenerado, para verificar basta olhar sua cor, não deve passar de Bege médio, se passou, regenere ele utilizando água sanitária e removendo a água sanitária após algumas lavanges com água corrente e deixando de molho num baldinho com PRIME ou qualquer outro removedor de cloro, por algumas horas).

E aguardaria pelo menos 2 meses, fazendo os devidos testes (para verificar se reduziu os nívels de fosfato e nitrito).

OBS: Se você possui uma tridacna (clam) não deixe seu Nitrato zerado, pois o Nitrato é a principal fonte de alimentação das Tridacnas, tente mantê-lo o mais próximo do 0, mas NUNCA ZERADO!

Bom, acho que é só, e com certeza não irá necessitar de Siporax, e etc (mídias ótimas, mas em um sump limitado como do red sea, só iria servir para acúmulo de matéria organica).

Abração e espero ter ajudado!
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Avatar do usuário
Nivaldo Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 20 Dez 2011, 22:43
Apelido: JuniorNM
Data de Nascimento: 30 Abr 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Nitrato Alto!!! Siporax + Purigen???

#20 Mensagem por Nivaldo Junior »

Eric,

Por coincidência, acabei de comprar um media basket da inTank, um Tunze 9002 e o copo coletor para adaptar o Tunze no RSM.

Faço minhas TPA's só com água RO zerada (membrana nova) e sal Red Sea Coral Pro.

Não estou gostando muito do skimmer original não, vejo fotos na net de uma skimmate bem escura, e não consigo tirar isso com meu skimmer de jeito nenhum. Meu display também sempre tem micro bolhas, não muitas, mas tem.

Espero mudar isso tudo instalando o Tunze e o media basket. Será que vai ficar bom, você já teve alguma experiência com esses Acessorios?



Sent from my iPhone using Tapatalk

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”