🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump traseiro)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
mauroemilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Mar 2011, 12:49
Apelido: mauroemilio
Data de Nascimento: 18 Fev 1976
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasilia
Localização: Brasília
Recebeu Curtir: 1 vez

Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump traseiro)

#1 Mensagem por mauroemilio »

Prezados Colegas,

Na opinião de vocês, qual a melhor forma de utilizar Kalkwasser no aquário JBJ de 105 L, estilo Red Sea com sump traseiro. Qual seria uma solução factível e de que forma eu poderia implementá-la?

=>Gotejamento com aparelho de soro não é viável, pois não dá para espetar acima do aquário. Também não penso em fazer um segundo sump, pq aí vai ficando uma construção complexa.

Segue meu SETUP atual:

-Aquário JBJ nano cube PL 105L
-Chiller Teco
-Reposição de água doce com ATO JBJ e SB1000
-Trocas parciais mensais de 20%, com limpeza.
-Nos parâmetros, somente a RA, está baixa, 5 dkh, mas isso ocorre somente perto da TPA e acho que com kalk vai manter mais tempo.
-Costumo adicionar somente elementos traços
-Tenho 4 peixes (um tag, dois palhaços e um goby)
-LPS e softs

Abraço e obrigado.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Mauro.

O problema de usar o kalkwasser direto na água de reposição, é que a evaporação é irregular, tem semana que vai evaporar 10 litros por exemplo, e em outra semana, evapora somente 5.

Corre o risco de oscilar muito os parametros.

Não impede de fazer dessa forma, mas, é importante sempre acompanhar com testes (cálcio principalmente) e, aumentar ou reduzir a vazão de água.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

mauroemilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Mar 2011, 12:49
Apelido: mauroemilio
Data de Nascimento: 18 Fev 1976
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasilia
Localização: Brasília
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#3 Mensagem por mauroemilio »

Renato,

Neste aquário estou preferindo mesmo é colocar a mão na massa então, e manter a regularidade os parâmetros somente com TPAs. Seria possível?

Pelo menos foi que fiz até agora e às vezes eu colocava uma tampa de Reef complete Seachem e mais nada.

Esqueci de dizer: O skimmer que tenho é um Tunze 9002.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#4 Mensagem por Ramon Brescovici »

só reef complete? nao botava alkalinidade/dureza? já pesquisou sobre a relação entre calcio e alkalinidade? eles competem!!!! um derruba o outro.

quem disse pra vc fazer isso, só aplicar calcio?

voce testou sua agua em calcio e magnésio?

seu calcio pode estar uma zica total.

somente a RA, está baixa, 5 dkh, ====> taí. aplicou calcio, deu zica na ra. agora vc tem q subir só ra sem calcio. nao uso kalkwasser e nao sei se ele faz isso pra vc.


nao dose nada sem testar antes e depois, até pegar a manha.

suas tpas dariam conta sim, em tese, vc tá usando um produto que pode ser de maneira beeem errada.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#5 Mensagem por Elder Luis »

O Ramon explicou td, cálcio e RA são inversamente proporcionais, dosou um, despenca o outro automaticamente. Eu tb tenho esse mesmo nano, só que o meu é led e realmente fica complicado. No seu caso, eu compraria biocálcio assim ele eleva RA e cálcio, sem desequilibrar e dosaria da seguinte forma:

separaria um pouco de água do aquário em um pote, dosaria nesse pote o biocálcio e misturava bem e depois jogava no aquário direto no display, sem passar pelo sump. Existe uma tendência do biocálcio decantar e se vc jogar no sump, vai fazer uma crosta no fundo, com risco inclusive de travar bombas, joga no display onde a circulação e área para dissolução é maior. Vc pode jogar de noite, a hora que apaga td e de manhã o aqua vai acordar límpido, sem nenhuma "nevoa" branca na água.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Nessa litragem, e se a população de corais não for nada absurdo, somente as TPAs bem regulares, farão toda reposição necessária.

Em casa, o sistema possui cerca de 1000 litros (display + sump + refúgio) e mesmo com os corais que trouxe do antigo aquário, fui ter que me preocupar com dosar algo depois de 6 meses, e isso porque já eram colonias de corais.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

mauroemilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Mar 2011, 12:49
Apelido: mauroemilio
Data de Nascimento: 18 Fev 1976
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasilia
Localização: Brasília
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#7 Mensagem por mauroemilio »

Valeu Renato. Vou observar os parâmetros e trabalhar melhor as TPAs. Aquarismo é uma experiência contínua. Estou aprendendo bastante. Isso parece cachaça. Como eu não bebo... icon_cheers

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

-Reposição de água doce com ATO JBJ e SB1000


Uma coisa q acho q atrapalha reposicao com kalk é q a bomba com o tempo fica impregnada de calcio e trava, entao se for fazer assim tem q dar banhos periodicos com vinagre com menores intervalos.

Q tang é esse ? Eu nao colocaria um tang num nano
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

mauroemilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Mar 2011, 12:49
Apelido: mauroemilio
Data de Nascimento: 18 Fev 1976
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasilia
Localização: Brasília
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#9 Mensagem por mauroemilio »

Ele é bem pequeno. Precisava de um peixe para dar uma limpada nas filamentosas das rochas. Esta resolvendo bem. Pretendo ficar com este aquário por pouco tempo e montar um maior. Atualmente ele é bem pequeno, mas sei que cresce rápido. Qualquer coisa. Se eu ver que está sofrendo, passo para o aquário dos meus amigos que são bem grandes.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#10 Mensagem por Elder Luis »

o ideal seria um blênio no lugar desse tang, os tangs precisam de bastante espaço para nadar
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao... pra resolver problemas de algas em um aquario primeiro devemos cuidar das causas e pra combater no caso de um nano, se nao gostar de blenios, uma equipe de limpeza. paguros comem muita alga. Isso resolve o problema na maioria dos casos.

Eu nao acho legal comprar um peixe pensando em montar um aquario maior no futuro, as vezes isso nem acontece. Compre um peixe de acordo com o tamanho do aquario atual, se quiser um tang qdo montar o maior e assim vai.

O tang pode até comer as algas, mas com o tempo vai gerar tanta carga organica (eles sao glutoes) q as algas vao voltar ou vc vai passar a ter problemas de nitrato ou entao de stress entre os animais devido a territorialidade.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

mauroemilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Mar 2011, 12:49
Apelido: mauroemilio
Data de Nascimento: 18 Fev 1976
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasilia
Localização: Brasília
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#12 Mensagem por mauroemilio »

Celso,

Em relação às algas então foi falta de conhecimento da minha parte. Já fiz tudo que eu conheço. Várias trocas parciais, paguros, tenho um blênio também. limpeza do sump, removedor de fosfato, purigem, parei de adicionar tudo que adicionava, passei a fazer testes semanais para acompanhar o todos os parâmetros, inclusive fosfato e o silicato. Removi o excesso de algas, mas é difícil, sem contar que estressa os habitantes. Fiz teste da água do meu fornecedor também para não ter erro.

Só uma correção:

É um YT, um casal de palhaços e um blênio bicolor.

O aqua está com 8 meses de montado. Deixei maturar quase 2 meses, esperei o aparecimento das algas pink, até colocar o primeiro peixe/coral. Tudo que coloquei no aqua foi bem. Apareceram essas algas em janeiro, apos uma viagem que fiz no final do ano e deixei um alimentador automático rodando. Isso acho que deu o excesso de nutrientes e as algas começaram a aparecer. Pois sempre fiz as trocas e meus parâmetros sempre foram estáveis. Eu abri um tópico sobre isso aqui no forum e praticamente todas as recomendações foram seguidas. Estou desde janeiro tentando cuidar dessas algas. Já diminuiu um pouco, mas algo longe de acabar. Estou quase apelando para o Algefix, mas ainda não tive coragem de usar. Será que me falta uma dose é de paciência?

Sobre o YT tenho que ser bem sincero e sem rodeios. Cheguei na loja, vi um tang do tamanho de uma moeda de 1 real (que é uma sacanagem capitura-lo assim) e o levei para casa, porque sempre tive vontade de tê-lo. Sei que é uma falta de responsabilidade e de bom senso colocar um peixe desse num aquário de 100L e não é desculpa dizer que viu aquários no Reef Central, como o meu, com esse peixe, mas tem que ver que agente tem nossas vontades também e pelo menos tenho consciência do que fiz. Tem gente que pega um peixe para morrer em 5 dias, sem a menor noção do que está fazendo, como se fosse um peixe japonês desses que crianças criam para morrer em um mês. O YT agora está me ajudando, está bem e não tem problemas com os outros peixes. O aquário é maior que o boyu e bem melhor. Sei que é questão de tempo para eu ficar sem ele e passar para o aquário do meu amigo.

E muito obrigado pelo puxão de orelha. Vale não só para mim, mas para todos do fórum que querem montar um aquário pequeno. É muito limitado mesmo e tem que ter consciência ao povoar.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Mauro é normal agir pelo impulso, afinal somos seres humanos... vendedores chamam isso dos cinco primeiros minutos de bobeira qdo desejamos algo e nao paramos pra pensar direito. Quem nunca errou q atire a primeira pedra, mas nunca poderia incentivar alguem a fazer isso mesmo tendo errado, justamente por achar errado

Em relacao as algas nem sempre um algueiro é um algueiro... explicando eu tenho dois tangs no meu reef e eles nem olham pra filamentosas... preferem comer racao ou qq outra coisa. Parece q depois q os animais se acostumam com comida mais facil ignoram algas e tem algumas q animal nenhum come como briopsys.

Esse Algaefix eu nunca usei, mas conheci recentemente um rapaz q usou e disse q diminuiu até as algas dos vidros, mas nao poderia opinar sobre o produto pois nunca usei.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

mauroemilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Mar 2011, 12:49
Apelido: mauroemilio
Data de Nascimento: 18 Fev 1976
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasilia
Localização: Brasília
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#14 Mensagem por mauroemilio »

Tem várias pessoas que usaram e tiveram bons resultados, inclusive o Daniel Lairão que teve problema com algas. Apliquei a primeira dosagem já e hoje é a segunda. Não vi efeito nenhum ainda. Nem alteração de comportamento dos habitantes.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

O produto da alcon eh agua oxigenada...esse eu nao sei....eu ja usei sgua oxigenada em briosys e nao deu certo
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

mauroemilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Mar 2011, 12:49
Apelido: mauroemilio
Data de Nascimento: 18 Fev 1976
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasilia
Localização: Brasília
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#16 Mensagem por mauroemilio »

Pesquisei bastante na internet, principalmente no reef central. Verifiquei que o produto funciona para Derbesia sp. Que é o meu caso. Vamos aguardar. Até o momento não houve sofrimento no aquário. Se tudo der certo faço o antes e o depois.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser na Caixa de Reposição (Aquário com sump trase

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Cara sorte q nao eh briopsys...essas sao muiiiito chatas
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”