🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Basta aos preços abusivos

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
augusto carrera
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 90
Registrado em: 14 Abr 2012, 16:31
Apelido: Guto
Data de Nascimento: 14 Set 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Basta aos preços abusivos

#1 Mensagem por augusto carrera »

Por estar iniciando agora em aquário marinho, não tem como não ficar impressionado com os preços que certos produtos ou equipamentos podem alcançar. Talvêz os aquaristas que estão a mais tempo nesse ramo já estejam acostumados com o fato e não mais observem os abusos com tanta indignação quanto os novatos.

De fato alguns equipamentos valem cada centavo que custam, mas venho percebendo práticas abusivas desde quando estava pesquisando preços para móveis do aquário. Mandar fazer um móvel para um aquário de 300L não sai por menos de R$ 1.500,00 mas uma bancada de madeira comum para sala com o mesmo porte e resistencia, seria bem mais barata. Percebi que só porque falei que era pra aquário, entra no campo do hobby, que na cabeça do mal intencionado entende-se como diversão = dinheiro sobrando.

Outro exemplo de abuso é o Sal, com o preço que pagamos por um balde de 25kG daria pra encher uma caçamba de 6m3 em uma Salina em Sergipe. Um Sharkbag provavelmente não deveria custar R$ 150,00 pois não foi a NASA quem desenvolveu e patenteou...

Existem ainda muitos outros exemplos de abusos e devemos realmente tomar iniciativas para buscar sempre produtos alternativos visando dar um basta nessas práticas.
[font=Times New Roman]"Reef 300L em construção"[/font]

Avatar do usuário
Anderson Costa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Jun 2009, 15:19
Apelido: Dezim
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Basta aos preços abusivos

#2 Mensagem por Anderson Costa »

Uma boa forma de conter tudo isto é a informação. Ter fóruns como este, com pessoas bem intensionadadas e cooperando entre si.

Trocar idéias, produtos, animais, dicas de como economizar.

Enfim, nunca ficaremos livres de abuso, mas quanto maior a quantidade de informação, menos seremos enganados.
Forte Abraço !

Anderson "Dê"
Dezim
A esperança, a aiptásia e a sogra, são as últimas que morrem !!
--------------------------------------------------
Gosta de Cozinhar ? www.facebook.com/nacozinhadodezim

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Concordo com o Dê

Existem varios motivos pelo qual o hobby é caro, entre eles a economia de escala. O mercado é pequeno...

Tem coisa q é 171, tem muito produto que promete milagres e nao é bem assim. E nisso a pesquisa em foruns é importante, separar o trigo do joio, embora tem muita coisa escrita que divergem uma da outra.

Agora existe tambem o contrario, práticas saudaveis pra manutencao como trocas de água. É mais facil seduzir um iniciante dizendo ser desnecessario esse gasto extra, ainda mais pra quem tá começando e prioriza popular rapidamente o aquario (outro erro). Ou entao induzir a compra de animais nacionais q alem de proibidos tem sua manutencao mais complicada pelas caracteristicas diferentes do ambiente q mantemos ou desconhecimento existente em relacao a suas necessidades.

Tambem nao dá para comparar o sal de salinas com o sal usado em aquarios, é muito diferente, mas existem produtos q sao vendidos nao para o hobby que podem ser usados tranquilamente, como lampadas.

Outra coisa (de novo), como todo hobby acho q se começa preocupado com os custos é melhor fazer as contas de novo, hobby é diversao e a grana usada deve ser algo q nao lhe faça falta num futuro, afinal devemos priorizar as coisas na vida e hobby não é a primeira necessidade. Se tá com a grana contada e quer montar um marinho, comece com um nano, va pesquisando, nao queira colocar o mar dentro dele e ai vai.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#4 Mensagem por Alessandro Lima »

Concordo em partes...

Sobre o Movel, uma solução é procurar mão de obra especializada, vc consegue preços bem melhores com alguém que só faz moveis para aquario do que com o marceneiro geral.
Sobre a diferença de preço que lhe foi informada, eu não sei se é o caso, no entanto o movel pra um aquario nescessita de uma estrutura muito mais robusta com madeiras como massaramduba e ou compensado naval o que aumenta o custo do mesmo.

O Sal que usamos nos aquarios tem propriedades que nescessitamos nos aquarios o que não acontece nas salinas, sobretudo em nossas salinas, deve se levar em conta que a grande maioria dos sais são importados e ai entra naquele velho absurdo de trocentos impostos e etc...

De qualquer maneira pra tudo se tem solução se vc não quer ou não pode gastar tanto no hobby mas se tem tempo, disposição e paciencia, pesquisando vc consegue baixar preço de muitos produtos e outros como movel vc consegue fazer, agua vc consegue coletar ou comprar agua coletada e evitar maiores custos.

Quando montei meu primeiro Nano, me assustei, não sabia muito bem onde comprar as coisas, o mercado era ainda menor do que é hoje, acabei gastando uns 30% a mais do que gastaria hj, conhecendo alguns caminhos, um pouco mais de experiencia e muito menos pressa.

Enfim faz parte do hobby.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
augusto carrera
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 90
Registrado em: 14 Abr 2012, 16:31
Apelido: Guto
Data de Nascimento: 14 Set 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#5 Mensagem por augusto carrera »

Pessoal

Desculpa o tom de protesto do meu tópico, inclusive percebi depois que temos empresas parceiras anunciantes aqui no fórum a qual devemos respeitar. Mas uma das funções principais do fórum é essa mesmo, difundir informações visando encontrar alternativas mais viáveis para as diversas etapas de construção e manutenção do aqua.
Hoje mesmo estava pensando na utilização do calcáreo como substrato, o mesmo que se utiliza em calçamentos de passeio em mosaicos tipo "pedra portuguesa", é um material bem barato e fácil de encontrar, só não conheço as suas limitações para essa finalidade.
[font=Times New Roman]"Reef 300L em construção"[/font]

Avatar do usuário
Anderson Costa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Jun 2009, 15:19
Apelido: Dezim
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Basta aos preços abusivos

#6 Mensagem por Anderson Costa »

Augusto, toda generalização tende a estar mesmo errada.

Seu protesto é válido, portanto precisamos separar o JOIO do TRIGO, e vc só conseguirá distinguir com a informação !
Forte Abraço !

Anderson "Dê"
Dezim
A esperança, a aiptásia e a sogra, são as últimas que morrem !!
--------------------------------------------------
Gosta de Cozinhar ? www.facebook.com/nacozinhadodezim

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Augusto nao existe preocupacao comercial com as respostas e sim educativa ou informativa.

Resumindo o q quero dizer é o seguinte, tem coisas q nao adianta tentar economizar, pq a economia sai caro e outras coisas podem ser desnecessarias.

Muita gente tenta economizar no hobby, tentando fazer um DIY, mas... a nao ser q tenha muito jeito pra fazer ou entao saiba o q ta fazendo (dificil pra quem ta começando) normalmente o resultado final fica ruim e acaba desistindo ou se frustrando.

O q recomendo é procurar nos classificados, as vezes pega um desmonte ou algum aquarista se desfazendo de algo q sai mais em conta do q os preços de mercado.

Movel pra aquario é só procurar um marceneiro, isso é generico, sal nao.

Material calcareo pra substrato é a parte mais barata do hobby, pode usar calcita por exemplo, ou mesmo areia de piscina (alguns usam até areia de praia, mas eu nao gosto devido a poluicao ou sujeira)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#8 Mensagem por erick camargo »

O Anderson Costa falou tudo, mas outra coisa é verdade e temos que saber:
"Os vendedores são abusam por que tem gente que paga".


Agora se pudéssemos unir a maior quantidade de informações possíveis sobre isso, muitos iriam deixar de gastar de olhos fechados e reclamar cada dia mais, e isso iria fazer com que o Lojista, aquarista vendedor e qualquer outro que venda alguma coisa com preço abusivo, voltasse atrás e colocasse um preço menor e ainda assim ganhando seu lucro, e o comprador sabendo que estaria pagando um valor correto pelo produto e não por que é o hobby!
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Avatar do usuário
augusto carrera
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 90
Registrado em: 14 Abr 2012, 16:31
Apelido: Guto
Data de Nascimento: 14 Set 1979
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#9 Mensagem por augusto carrera »

Isso

Devemos realmente demonstrar nossa indignação contra praticas. Existe até mesmo abuso entre produtos similares que triplicam-se os preços só porque são para agua salgada e não doce; removedores, resinas, testes, aditivos, etc...
Editado pela última vez por augusto carrera em 11 Mai 2012, 20:10, em um total de 1 vez.
[font=Times New Roman]"Reef 300L em construção"[/font]

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Basta aos preços abusivos

#10 Mensagem por gabriel_noro »

meu móvel eu mandei fazer em um lugar que faz caixão,ficou em 400reais

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Augusto os testes mantem mais ou menos os valores de água doce, resinas ou removedores, ração tbem.

Caro basicamente sao o skimmer, iluminacao e se quiser incrementar muito tem muitos controladores, ou equipamentos q na maioria dos casos é dispensavel, mas sao um plus em alguns reeefs.

Gabriel fiquei pensando no Ze do Caixao...rs, mas nao é da sua época...

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#12 Mensagem por Elder Luis »

gabriel_noro escreveu:meu móvel eu mandei fazer em um lugar que faz caixão,ficou em 400reais


Por acaso não escolheu igual a esse né?

Imagem postada em outro tópico pelo Celso Suguimoto

Imagem

a tampa parece um caixão, só faltaram as alças!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#13 Mensagem por Alessandro Lima »

Elder Luis escreveu:Imagem



Meu amigo que pesadelo essa foto hein, ja sonhei com coisa desse tipo... Essa foto é aterrorizante.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Basta aos preços abusivos

#14 Mensagem por gabriel_noro »

o meu nao tem tampa em cima,mas o movel ficou bem resistente

e essa fodo ai da medo :-(

Avatar do usuário
Rogério
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 61
Registrado em: 26 Jan 2012, 10:43
Data de Nascimento: 17 Mar 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Ponte Rasa/SP

Re: Basta aos preços abusivos

#15 Mensagem por Rogério »

Bom pessoal.... tiro uma base por mim, qdo estava montando o meu, fiz cotações em vários marceneiros e
acreditem, para um aquarinho sem vergonha de 80 litros como o meu, me passaram valores de R$ 700,00,
R$ 900,00 e até R$ 1100,00 por um móvel. Dá essa impressão mesmo que o "augustocarrera" disse, qdo
vc fala pro cara que é um móvel pra aquário, ele já te passa a mão na b....

Por isso optei por eu mesmo fazer o móvel.

Claro que tem que ser como o Suguimoto disse anteriormente, desde que a pessoa saiba o que está fazendo
e tenha jeito pra coisa, vale a pena fazer sim(no caso do móvel).

Já outras coisas como equipamentos, testes, sal e etc, já fica meio complicado. Aí nos resta mesmo procurar
bem por aí e não deixar a ansiedade tomar conta e comprarmos no primeiro lugar que acharmos, pq aí realmente
corremos o risco de cair nas mãos de pessoas que cobram valores abusivos.

Mas existem sim muitas lojas sérias, basta ter paciência e procurar.

Abraço.
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#16 Mensagem por Elder Luis »

nossa que caro hein.... há 3 anos atrás mandei fazer meu movel com tampa, tem 2m, ficou em mil reais... mas acho que subiu bastante msm
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Basta aos preços abusivos

#17 Mensagem por gabriel_noro »

vixe com esse preço vale a pena vc vir na minha cidade e mandar fazer meu movel ficou 400 reais para um aqua de 110 litros

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#18 Mensagem por Elder Luis »

gabriel_noro escreveu:vixe com esse preço vale a pena vc vir na minha cidade e mandar fazer meu movel ficou 400 reais para um aqua de 110 litros


na funerária? :lol:
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#19 Mensagem por Alessandro Lima »

Eu to um pouco surpreso com os valores de moveis aqui citados, no RJ é muito mais barato, fiz um movel pro meu Nano que da uns 120 litros com sump e tudo me foi cobrado 120 ou 160 reais, nao me recordo.

O meu aquario maior custou 600 reais o movel com tampa pro aqua de 1,20 x 40 formicado etc...

icon_headstars
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#20 Mensagem por André Fonseca »

Celso Suguimoto escreveu:Outra coisa (de novo), como todo hobby acho q se começa preocupado com os custos é melhor fazer as contas de novo, hobby é diversao e a grana usada deve ser algo q nao lhe faça falta num futuro, afinal devemos priorizar as coisas na vida e hobby não é a primeira necessidade. Se tá com a grana contada e quer montar um marinho, comece com um nano, va pesquisando, nao queira colocar o mar dentro dele e ai vai.

Perfeito!!!

Querem guardar $$$$ para outras coisas e ainda assim ficar com o aqua em cima de um "móvel"?!

Faz assim...

Imagem

Com os preços praticados, a busca por alternativas é uma ótima idéia. Por isso projetos DIY são importantes. Entretanto algumas coisas não temos como escapar (produtos para água) e exatamente por ser um Hobby, acabamos por pagar esse preço.

Não temos como fugir, Hobby é sempre sinônimo de "ter algum sobrando".
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”