🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#1 Mensagem por fredy henrique »

Pessoal,

estou querendo usar reatores eletronicos para lampadas T8/T12 de 20W em lampadas T5 de 24W

Já tenho os reatores guardados e iria comprar reatores de T5

Porém fui em uma loja e o logista me disse que poderia usar os reatores eletronicos comuns, inclusive mostrou que usa assim no aquário dele. Falou que não tem problema nenhum.

E aí, posso ou não posso usar?

Conto com a colaboração de vocês!
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#2 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Fredy

Na minha opinião o certo seria usar os reatores próprios para lampadas T5.Usando assim vc pode diminuir a vida util do reator e da lampada

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Fredy

Camarada de uma forma bem simples, acender a lampada não significa usar todas propriedades luminosas possiveis desta.

Cada tipo de lampada tem por assim dizer uma assinatura de funcionamento, é necessário um valor de ignição ou seja um pico de alta tensão para provocar a primeira faisca de corrente elétrica que atravessa todo o gás de um eletrodo ao outro. Posteriormente vencida a resistência elétrica deste gás, o reator reduz a tensão e faz a manutenção da corrente elétrica de manutenção.

Tá muito bonito e dai? Você deve estar perguntando.

Esta é a diferença básica de funcionamento entre estas lampadas quando observado a necessidade de acendimento. Cada lampada tem seus critérios estipulados por projeto, cada reator propõe justamente atender estes quesitos básicos para permitir a performance ideal de cada tipo de lampada e cada tipo de fabricante.

Uma analogia bem grosseira (não me passa uma melhor no momento) seria apertar ou soltar parafusos de fenda philips (estrelinha para a Dreca) com uma chave de fenda simples (fenda de corte reto), haverão parafusos que sairão ou serão apertados, nem todos estarão devidamente apertados, pois vai faltar area de transmssão de força, alguns casos a ponta da chave de fenda vai quebrar, outros casos serão as cabeças dos parafusos que poderão perder a encaixe e assim por diante.

HAverão parafusos que se soltarão ou serão apertados devidamente, isto se dará pelo fato da ferramenta coincidir com as necessidades de força do parafuso.

Este segundo caso é de fácil observação, vc comprova imediatamente pelo resultado, já no caso dos reatores e lampadas acesas, seria necessário menssurar valores de spectro luminoso, quantidade de energia luminoso entregue etc, coisas muito caras quando comparadas com a solução simples de usar um reator apropriado.

t+
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Fiz uns rabiscos no Paint, para ilustrar aproximadamente o conceito da assinatura de uma lampada e o trabalho do reator.

As imagens não traduzem a fidelidade dos eventos na pratica,onde mais fatores contribuem para o comportamento de cada elemento contido no grafico.

Mas para abordagem do conceito, eu creio estar adequado ok.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Mateus Braga
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 189
Registrado em: 26 Fev 2012, 18:40
Apelido: Medina
Data de Nascimento: 15 Set 1990
Cidade: RIO DE JANEIRO
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#5 Mensagem por Mateus Braga »

Pode até usar mais vai perder bem a potencia e o brilho da lampada ! Eu usaria o reator T5 mesmo de preferencia LUXEL

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#6 Mensagem por fredy henrique »

Mauro Becker escreveu:Salve Fredy

Camarada de uma forma bem simples, acender a lampada não significa usar todas propriedades luminosas possiveis desta.

Cada tipo de lampada tem por assim dizer uma assinatura de funcionamento, é necessário um valor de ignição ou seja um pico de alta tensão para provocar a primeira faisca de corrente elétrica que atravessa todo o gás de um eletrodo ao outro. Posteriormente vencida a resistência elétrica deste gás, o reator reduz a tensão e faz a manutenção da corrente elétrica de manutenção.

Tá muito bonito e dai? Você deve estar perguntando.

Esta é a diferença básica de funcionamento entre estas lampadas quando observado a necessidade de acendimento. Cada lampada tem seus critérios estipulados por projeto, cada reator propõe justamente atender estes quesitos básicos para permitir a performance ideal de cada tipo de lampada e cada tipo de fabricante.

Uma analogia bem grosseira (não me passa uma melhor no momento) seria apertar ou soltar parafusos de fenda philips (estrelinha para a Dreca) com uma chave de fenda simples (fenda de corte reto), haverão parafusos que sairão ou serão apertados, nem todos estarão devidamente apertados, pois vai faltar area de transmssão de força, alguns casos a ponta da chave de fenda vai quebrar, outros casos serão as cabeças dos parafusos que poderão perder a encaixe e assim por diante.

HAverão parafusos que se soltarão ou serão apertados devidamente, isto se dará pelo fato da ferramenta coincidir com as necessidades de força do parafuso.

Este segundo caso é de fácil observação, vc comprova imediatamente pelo resultado, já no caso dos reatores e lampadas acesas, seria necessário menssurar valores de spectro luminoso, quantidade de energia luminoso entregue etc, coisas muito caras quando comparadas com a solução simples de usar um reator apropriado.

t+


MAURO, Muito obrigado pela sua colaboração.

Aqui na minha cidade achei duas opções.

Achei um reator 2x24 marca tecnolight e achei outro 2X28 Philips

Já reparei que os reatores para t5 funcionam em várias potencias, poderia usar o pphilips em minhas lampadas??

Obrigado
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#7 Mensagem por Mauro Becker »

eu acredito que os dois reatores irão dar conta do recado, mesmo o philips de 4W acima do desejado, não deve ser nada de absurdo icon_yes
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#8 Mensagem por fredy henrique »

Pessoal, um depoimento pra voces

Estava com o reef montado com llampadas T8 e reator eletronico convencional

Comprei as lampadas T5 e resolvi testar - Resultado: Não prestou. A lampada branca ficava falhando. Comprei o reator adequado e zerou.

Aquário com iluminação nova. 2 T5 - Uma branca de 14k e uma Blue reef
Imagem
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fredy parabens pelo retorno, acho muito legal qdo postam uma duvida e depois reaparecem como foi o resultado icon_first
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Reator eletronico em lampada T5 24W PODE??

#10 Mensagem por fredy henrique »

Disponha! icon_joia
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”