🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto para o meu primeiro marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Andre Marques
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Mai 2012, 23:12
Apelido: CrazyPolenta
Data de Nascimento: 23 Dez 1978
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Projeto para o meu primeiro marinho

#1 Mensagem por Andre Marques »

Fascinado com os "reef tanks " e a possibilidade de recriar a vida de um recife marinho na sala de casa , estou interressado em comprar o meu primeiro aquário marinho de corais e peixes. Após ler alguma coisa e ver opiniões diversas , procurei uma loja com uma idéia, um vendedor prestativo me atendeu , que além de vendedor , é biólogo e também adepto do hobby . Esclareceu algumas dúvidas e escutando o que tinha em mente me sugeriu o seguinte :

Aquário de vidro 120 x 55 x 60 cm( 396 L ) - Escolhido após planejar bastante um canto da sala que não bate sol
Rochas vivas 40 Kg
Aragonita 36 Kg
Luminária de LED Aquarium light KR 93
Dois power heads ( bombas ) BM 3000

Um Sump 60 x 35 x 35 cm com móvel planejado
Skimmer BM NAC 9
Termostato 1 apenas
Kit Reator de cálcio - Questionei se era reamente necessário , ele disse que é mais seguro para os corais

Densímetro espectômetro , Deoinizador
Sal 25 Kg
Sifão para limpeza do substrato e Mag flot para limpeza de algas dos vidros
Kit PH Mg Ca KH ; NO3 PO4 ( ele disse que posso não comprar os kits e levar agua na loja semanalmente para ele testar se eu quiser - não curti a idéia , gostari de fazer meus testes e ver o aquário maturar )

***Segundo o vendedor , não necessita ciclar o sistema por 1 mês apenas com as rochas vivas e que garante colocar a equipe de limpeza no segundo dia :
50 turbo snails , 50 mini paguros , 2 ofiuros e 1 ouriço ( 1 ouriço ??? me falaram que esse bicho é difícil de manter e pode danificar corais ? )
alguns corais mais resistentes : mushrooms, leather fingers, zoanthus e 1 tang / 2 palhaços e 1 pseudocromis disse que pode ser colocado junto no segundo dia também ! ***

O vendedor tem na loja um aquário deste tamanho com vários corais duros e moles bonitos , colorido , com alguns peixes , muito bonito , de dar inveja. Mas tudo que ele falou vai de encontro com tudo que eu li. Sobre a segurança de aguardar o aquário ciclar, acertar o Ph , esperar zerar amonia , nirtritos e nitrato baixo, para depois adicionar equipe de limpeza e alguns poucos peixes e corais resistentes .

Estou preocupado , pois o investimento neste aquário é grande . E não pretendo gastar tudo isso e acabar com a vida do aquário em poucos dias porque adicionei muita coisa junto , antes de ciclar . O venedor pareceu muito seguro e garantiu os invertebrados e vertebrados , disse que faz assim e sempre dá certo. Minha preocupação também é que não quero matar nenhum ser vivo destes , pretendia iniciar aos poucos e adicionar aos poucos a vida em um aquário mais maduro .

O que acham da montagem do aquário ? O que mudariam ? E o que pensam sobre a ciclagem relâmpago do amigo vendedor

Obrigado pelo espaço, estou muito animado com o novo hobby e espero inicar com o pé direito ... Abraço a todos

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#2 Mensagem por Fernando Marcos »

De equipamentos e tamanho está OK, só tento a isso:
*Dois power heads ( bombas ) BM 3000 . Quais são essas bombas?
outra coisa é a lumianria, a KR93 é uma senhora de luminaria, mas é muito cara, e temos opçoes mais baratas e mais eficientes como as AI
tenho um reef com o mesmo tamanho que o seu: 120x60x55 (CxLxA) Ja tenho quase todos os equipamentos só nao botei para rodar, por falta de
tempo ja que estou viajando muito a trabalho, nele coloquei duas AI que trouxe dos EUA, e ao meu ver ficou perfeito.
*Skimmer toca tranquilo seu aquario.
*Reator de Calcio: Você ja sabe que tipo de corais vai ter? se quiser só softs, LPS, só com trocas parciais vc toca, outra coisa é que tem balling
e outros metodos como biocalcio, então antes de comprar o reator vai de vc pesquisar e ver qual vale a pena, de inicio nao acho necessario.
*peixes e corais com 2 dias? esse cara esta maluco, no minimo do minimo 15 dias de ciclagem isso com rochas e agua maturadas, antes disso o pico
de amonia é muito alto, seus peixes podem até sobreviver, mas vão sofrer. Aconselho a ficar 1 mes ciclando, com 15 dias tu coloca uns paguros
para dar movimento.

Acho que é isso, se esqueci de algo os outros usuarios podem falar. um abraço e boa sorte na montagem.
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#3 Mensagem por Elder Luis »

Polenta, bem vindo ao fórum. Escolheu o lugar certo para postar suas dúvidas, fique à vontade para perguntar o que quiser.

Achei o projeto legal, vou opinar em algumas coisas que particularmente discordo e ao final, vou mover seu tópico para marinho iniciante, assim mais gente vê e opina tb, ok?

- LED: verifique o preço das calhas da Aquaillumination, mais especificamente modelo "SOL", são bem mais em conta que as KR e tem desempenho melhor segundo alguns testes. Eu uso essas calhas e o resultado é fantástico! Vc vai gastar bem menos (essa é a parte mais cara do aquário) e vai ter um excelente resultado.

- Reator de cálcio: caro tb e vc não vai usar no começo, só depois que o aquário já estiver bem rodado e começar a ficar deficiente de reserva alcalina, mas isso com uns 2 anos pelo menos, não gaste com isso agora, msm pq, vc teria que comprar o reator + cilindro + mídia + trocentas válvulas, colocando na ponta do lápis, vc vai assustar, e tb existe outros sistemas tão bons qtos e acabam saindo mais barato, como o balling. Não precisa se preocupar com isso agora.

- Ciclagem: eu deixaria uns 40 dias ciclando.... mesmo com rocha viva, é o tempo razoável para desenvolver as colônias de bactérias. Prefiro pecar pelo excesso do que pela falta.

- Equipe de limpeza: aí sim ele deu uma de vendedor msm e não de biologo.... a equipe de limpeza deve ser colocada somente qdo começarem a aparecer algas no aquário no período de ciclagem, vão aparecer algas marrons e depois verdes e por fim, somem sozinhas. Se vc colocar a equipe de limpeza ANTES de aparecerem essas algas, eles vão morrer de fome, simplesmente não vão ter o que comer. Aí vc volta na loja e compra mais um monte pra repor. A equipe de limpeza deve ser tratada como o peixe de mil reais que vc vai comprar. Merece o mesmo respeito.

- Ouriço: mini trator, derruba o que estiver na frente, causam mais problema e transtorno do que qualquer outra coisa, eu evitaria.

Parece que o amigo vendedor orientou legal, mas quis colocar 2 itens desnecessários ao me ver no momento da montagem.

Qualquer dúvida é só perguntar. Fique à vontade e mais uma vez bem vindo ao fórum! icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#4 Mensagem por Alessandro Lima »

Eu faria o aquario com no maximo 50 cm de altura, mais do que isso fica ruim de mexer no fundo por exemplo, o meu tem 60 cm e hj me arrependo bastante disso.

Vc vai ter um movel de 1,20 cm, nao tem por que fazer um sump de 60, faz de 90 cm ou ate 1 metro, quanto mais espaço no sump melhor pra aumenar sua litragem e maior area pra por equipamentos, fazer um refugio etc...

O Skimmer me parece exagerado, hiperdimensionado, pode optar por um BM de menor litragem ou soluções mais em conta como o skimmer do basso.

Por ultimo o caso da ciclagem, talvez e só talvez fazer como ele diz td em modo relampago pode dar ate certo, mas sendo vc um iniciante, caso algo saia errado poder ser ruim pra corrigir, e fazendo a ciclagem longa como recomendado vc diminui as chanes de ter problema e ganha mais tempo pra pesquisar e estudar sobre o hobby, e certamente vai curtir muito mais cada fase do aquario, o aparecimento das primeiras algas, a inserção da equipe de limpeza e seus movimentos desajeitados enfim...

Tudo no aquarismo é lento, então não adianta querer pular etapas no inicio, pq logo ali na frente vai ser devagar novamente.

;)
Bem vindo ao Hobby.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

Densímetro espectômetro ====> eu optaria por refratometro.

precisar de 1 mes pra ciclar ====> cara, isso pode dar certo, e pode não dar certo. e se nao der certo? aí vc vai perder animais e tal. até mesmo pra voce se acostumar com o aquario ali... e se, sua familia ou uma visita nao estiver acostumada com o aqua e cair um clip de metal no aquario por acidente. o cobre vai fazer vc jogar TUDO fora. e olha o preço que são as rochas vivas... particularmente, pra que a pressa? eu, antes de por o primeiro peixe, esperei 3 meses, hj com 2 anos tenho um aqua muito bonito.
nesses 3 meses eu pesquisei pra burro. entao. nao é só 'ah, agora a água pode receber peixes'. mas sim se TUDO está preparado, inclusive sua cuca.

caramba, um tang no segundo dia? nao bote um tang antes de por outros peixes mais pacíficos. o tang tenderá a tentar matar qquer peixe parecido ou do mesmo tamanho. ou qquer invasor, visto q é territorialista... tenho um amigo q já perdeu 3 peixes carinhos pq o yellow tang mata.

o termostato é de quantos watts, curitiba tem variação grande de temp. talvez fosse bom checar isso

eu faria altura de 55cm
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Andre Marques
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Mai 2012, 23:12
Apelido: CrazyPolenta
Data de Nascimento: 23 Dez 1978
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#6 Mensagem por Andre Marques »

Bacana ! Muito Obrigado pela atenção de todos . Não esperava que tanta gente fosse responder

Fernando - os powerheads são SunJun Jvp - 101b 3000 L/h . Os Vortech estão um com um preço absurdo
Elder - o LED Kr 93 tá muito caro , eu acho que a única opção em LED que ele pode oferecer , vou dar uma olhada na sua dica , obrigado
Alessandro - quando ele falou da montagem , eu também falei de manter um sump maior , ele achou besteira , mas concordo contigo , vou dar uma chorada pro cara fazer um maior
Ramon - eu não me lembro da voltagem do termostato , mais estava pensando em pegar 2 , nem que não use direto , mas o invernão pode esfriar muito aqui e me sinto mais seguro , pelo preço vale

Quanto a ciclagem concordo com todos, não vou na do vendededor não , vou ciclar com calma , curtir cada faze , estudar , prezar pela vida de cada pequeno paguro e snail e com paciência fazer um reef bacana

Muito Obrigado , quando fizer a compra , posto os parâmetros e foto . Com certeza vocês vão me ver muto por aqui , perguntado as coisas

Agradeço pelo tempo e paciência , abraço a todos

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

pergunte antes de escolher os peixes, ok?
pode acabar indo grana pelo ralo se vc botar peixes incompatíveis.

sucesso!
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#8 Mensagem por Márcio Oliveira »

Polenta. bem Vindo ao brasil reef.
A altura do aquário, eu também optaria por 50cm, é muito melhor pra manutenção e limpeza.
Skimmer nac9, esta super dimensionado o que é otimo pra garantir uma boa filtragem. O vendedor mandou bem.
Equipe de limpeza, é bom colocar apenas quando surgirem as algas, senão eles morrem de fome. Ouriço faz uma bagunça danada.
Outros animais somente quando completar a ciclagem mesmo, perto de 40 dias e depois de zerado amônia e nitrito e nitrato começar a colocar animais aos poucos e ir acompanhando amônia, nitrito, nitrato.
Antes de tirar um peixe da loja, sempre peça pro vendedor colocar um pouco de ração pra ver se ele está se alimentando e verifique sinais de doenças. E nunca compre por impulso, sempre pesquise a compatibilidade entre espécies.

Avatar do usuário
Anderson Costa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Jun 2009, 15:19
Apelido: Dezim
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#9 Mensagem por Anderson Costa »

O principal ingrediente para um aquário de sucesso é a INFORMAÇÃO. O segundo, a paciencia. O terceiro a dedicação.

Esta história de botar peixes no segundo dia é conversa para vender peixes. Vão te empurrar um monte de coisas, vc vai gastar uma fortuna e depois nem tudo ficará como gostaria.

No primeiro dia vai encher de coisas, eu deixaria sem nenhum ser vivo por pelo menos 7 dias... ai veria a necessidade e o que colocar. Pedir um copo do substrato do aquário dos amigos ajuda neste processo inicial (desde que o aquário do amigo esteja em ordem e sem planárias)

Peixes ? Só depois de pelo menos 20 dias. Corais moles... acrescentaria um a um depois de 7 dias...

Estamos mexendo com seres vivos, colocar peixe para testar prá ver se tá bom é sacanagem !! Tem que por quando tiver certeza de estar bom !

BOa sorte !
Forte Abraço !

Anderson "Dê"
Dezim
A esperança, a aiptásia e a sogra, são as últimas que morrem !!
--------------------------------------------------
Gosta de Cozinhar ? www.facebook.com/nacozinhadodezim

Andre Marques
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Mai 2012, 23:12
Apelido: CrazyPolenta
Data de Nascimento: 23 Dez 1978
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#10 Mensagem por Andre Marques »

Sobre as rochas vivas ?
Como saber quais são de boa procedência ? E se é curada ou não ? Como armazenar na loja ?

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#11 Mensagem por Fernando Marcos »

eu prefiro pegar rochas mortas mesmo, peguei umas vivas e acabei tendo infestação de aiptasias, mojanos.
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#12 Mensagem por Alessandro Lima »

CrazyPolenta escreveu:Sobre as rochas vivas ?
Como saber quais são de boa procedência ? E se é curada ou não ? Como armazenar na loja ?


É complicado saber esas coisas, na maioria das vezes é um risco que alguns assumem, a extração e comercialização estão proibidas, sendo assim vc não encontrará lojas vendendo (pelo menos não deveria) no entanto existem sempre os desmontes, um bom caminho é procurar informações do aquario antes dele ser desmontado, problemas pelos quais passou etc... Encontrar um desmonte sem problemas e com rochas bonitas, com boa micro vida e bom preço pode levar tempo.

Uma solução em caso de receio sobre a procedencia das rochas, pega em um desmonte, clora elas todas limpa bem fazendo os procedimentos recomendados, e depois pega um pouco de substrato e ou uma ou 2 rochas de algum aquario de conhecido ja bem maturada pra adquirir a microvida assim.

Sobre aptasias, se os problemas forem esses, é simples arrume uns bailarinos grandes e pronto problema resolvido :)

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#13 Mensagem por Elder Luis »

Alessandro Lima escreveu:
CrazyPolenta escreveu:Sobre as rochas vivas ?
Como saber quais são de boa procedência ? E se é curada ou não ? Como armazenar na loja ?


É complicado saber esas coisas, na maioria das vezes é um risco que alguns assumem, a extração e comercialização estão proibidas, sendo assim vc não encontrará lojas vendendo (pelo menos não deveria) no entanto existem sempre os desmontes, um bom caminho é procurar informações do aquario antes dele ser desmontado, problemas pelos quais passou etc... Encontrar um desmonte sem problemas e com rochas bonitas, com boa micro vida e bom preço pode levar tempo.

Uma solução em caso de receio sobre a procedencia das rochas, pega em um desmonte, clora elas todas limpa bem fazendo os procedimentos recomendados, e depois pega um pouco de substrato e ou uma ou 2 rochas de algum aquario de conhecido ja bem maturada pra adquirir a microvida assim.

Sobre aptasias, se os problemas forem esses, é simples arrume uns bailarinos grandes e pronto problema resolvido :)

Abraços.


plus_icon
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Projeto para o meu primeiro marinho

#14 Mensagem por Ramon Brescovici »

plus_icon

eu escolheria as mais volumosas e menos pesadas e que pareçam mais "aeradas" possível.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”