Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Ajuda! Cálculo de vazão de Overflow de PVC
- Humberto Jr.
- Moderador Global
- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- País: Brasil
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Ajuda! Cálculo de vazão de Overflow de PVC
Fala galera.. tava pesquisando uns cálculos de vazão, e cheguei nesses cálculos ( desconsiderando o atrito entre a água e o cano):
desenho básico:
O cálculo que vi para a vazão precisa primeiramente da altura entre a captação e o T ( no desenho indicado por Z e a unidade em metros)
No que fiz usei canos de 3/4 e a medida Z=0,12m
A Velocidade é calculada pela fórmula: Raiz quadrada de 2g.Z que seria equivalente a (2g.Z)[sup]1/2[/sup] Adotando g=9,81 e o Z=0,12 achamos a velocidade V=1,534 m/s
Precisamos achar a área interna do tubo. O diametro interno foi de 0,021m tendo uma área [( pi.d[sup]2[/sup])/4] A=3,462*10[sup]-4[/sup]m²
A Vazão (Q) é calculada multiplicando a Velocidade(V) pela Área(A) e o resultado será em m³/s pela formula cheguei em 0,0005310478m³/s ou seja, seria o equivalente a 1911 l/h
Gostaria de alguém que tenha experiência no assunto ( cálculo de vazão) pudesse ver se realmente os cálculos estão certos... pois na prática,com 2 overflow desse não dava conta de mandar água que 1 SB2000 mandava a +-1,1 metro de altura
aguardo respostas.
desenho básico:
O cálculo que vi para a vazão precisa primeiramente da altura entre a captação e o T ( no desenho indicado por Z e a unidade em metros)
No que fiz usei canos de 3/4 e a medida Z=0,12m
A Velocidade é calculada pela fórmula: Raiz quadrada de 2g.Z que seria equivalente a (2g.Z)[sup]1/2[/sup] Adotando g=9,81 e o Z=0,12 achamos a velocidade V=1,534 m/s
Precisamos achar a área interna do tubo. O diametro interno foi de 0,021m tendo uma área [( pi.d[sup]2[/sup])/4] A=3,462*10[sup]-4[/sup]m²
A Vazão (Q) é calculada multiplicando a Velocidade(V) pela Área(A) e o resultado será em m³/s pela formula cheguei em 0,0005310478m³/s ou seja, seria o equivalente a 1911 l/h
Gostaria de alguém que tenha experiência no assunto ( cálculo de vazão) pudesse ver se realmente os cálculos estão certos... pois na prática,com 2 overflow desse não dava conta de mandar água que 1 SB2000 mandava a +-1,1 metro de altura
aguardo respostas.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Renato Vidal
- Moderador Global
- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Re: Ajuda! Cálculo de vazão de Overflow de PVC
O objetivo é não fazer furo no aquário?
Porque se furar, um furo pela parte de traz, de 1,5 polegadas, no ponto onde seria a linda d'água, vai dar conta e gerar risco menor.
Mas, se não for furar, vou testar aqui e já posto algo.
Abraços
Porque se furar, um furo pela parte de traz, de 1,5 polegadas, no ponto onde seria a linda d'água, vai dar conta e gerar risco menor.
Mas, se não for furar, vou testar aqui e já posto algo.
Abraços
- Pomacanthus imperator
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
Humberto, a sua formula da area acredito que nao está correta
Vai as formulas :
O Seu volume é :
A área da sua base é :
Sua área lateral é :
E sua área total é :
Fonte Wikipedia
para o volume lembre-se que ele é oco pode fazer o volume dele solido - volume vazio ai terá o valor real.
seria ( pi.r2)/4 é raio ao quadrado e nao diametro ao quadrado...[( pi.d2)/4]
Vai as formulas :
O Seu volume é :
A área da sua base é :
Sua área lateral é :
E sua área total é :
Fonte Wikipedia
para o volume lembre-se que ele é oco pode fazer o volume dele solido - volume vazio ai terá o valor real.
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>
- Luiz Gomes Filho
- Holacanthus clarionensis
- Data de Nascimento: 14 Nov 1975
Meu caro , vc acaba de me lembrar os tempos de faculdade ...hehehe
A equação que vc está procurando é a equação de Bernoulli , a qual tem algumas coisas a mais do que só isso que vc está usando , porem como no seu caso acaba cortando tudo fica quase certo . (http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%A ... _Bernoulli)
Seus cálculos até aqui estão corretos , porem não despreze a perda de carga gerada pelas curvas que ela não é tão pequena quanto vc está pensando.
Existem tabelas para com coeficientes para o calculo dessa perda mas infelizmente não tenho mais esse dado na mão , mas acredito que vc encontre com certa facilidade na internet .
Independente da calculeira , eu vejo uma possibilidade enorme de dar problema e esse sistema e acabar lavando o chão da sua casa .
Não tem como fazer um furo em algum lugar para colocar o cano de descida ??
Obs. Lembro que meu professor falava que um coeficiente é algo para deixar certo alguma coisa errada ...hehehehe
A equação que vc está procurando é a equação de Bernoulli , a qual tem algumas coisas a mais do que só isso que vc está usando , porem como no seu caso acaba cortando tudo fica quase certo . (http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%A ... _Bernoulli)
Seus cálculos até aqui estão corretos , porem não despreze a perda de carga gerada pelas curvas que ela não é tão pequena quanto vc está pensando.
Existem tabelas para com coeficientes para o calculo dessa perda mas infelizmente não tenho mais esse dado na mão , mas acredito que vc encontre com certa facilidade na internet .
Independente da calculeira , eu vejo uma possibilidade enorme de dar problema e esse sistema e acabar lavando o chão da sua casa .
Não tem como fazer um furo em algum lugar para colocar o cano de descida ??
Obs. Lembro que meu professor falava que um coeficiente é algo para deixar certo alguma coisa errada ...hehehehe
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
marcio mig escreveu:Humberto, a sua formula da area acredito que nao está corretaseria ( pi.r2)/4 é raio ao quadrado e nao diametro ao quadrado...[( pi.d2)/4]
Vai as formulas :
O Seu volume é :
A área da sua base é :
Sua área lateral é :
E sua área total é :
Fonte Wikipedia
Márcio, a fórmula da área está certa sim
[( pi.d2)/4] (pi vezes o diâmetro ao quadrado dividido por 4) = pi.r2 (pi vezes o raio ao quadrado)
- Humberto Jr.
- Moderador Global
Bom, quem me passou as formulas foi meu irmão... ai fiquei meio assim, dele confundir algo... e pesquisei e realmente encontrei estas formulas.
Quanto a perda de carga, sei que ela existe, são várias curvas, mas seria o suficiente para diminuir para metade a vazão?! Iisso sem falar na perda de vazão da bomba de recalque. pois usei 2 overflow deste, com as medidas todas iguais e não deu muito certo, sempre puxava ar. tentei um registro no recalque e tinha que fechar muito...
Renato, ja tentei convencer meu irmão a furar o aquário, mas minha cidade ( fim de mundo rsrs) não tem vidraceiro que faça 1 furo de diãmetro maior que 1 cm, e ele já foi em casa para ver a "encrenca" e pulou fora.. Falei domingo com meu irmão, de colocar todos animais em tambores, levar em Sertãozinho, fazer o furo de uma polegada e meia, voltar pra casa e fazer a instalação dos canos, sump e remontar ( esperar um tempo para baixar a amônia). Acredito que o processo de pegar o aquário já vazio, levar em Sertãozinho, furar e voltar para instalar tudo, não demoraria mais de 3 horas. colocar o skimmer que estou fazendo com outra SB2000 pra rodar, esperar de um dia pro outro e colocar os animais...
Meu irmão não quer fazer este pu.. "trampo" pois ele esta pra pegar um Ap. ( acredito que em setembro ou outubro) e quer montar um reef um pouco maior (120x30x35) e desfazer deste. Então o jeito será esperar ele mudar, e pegar esse aquário pra mim. ai levo pra fazer um overflow.
Vou aproveitar que entrei de férias e tentar montar um overflow box de vidro ou acrílico e ver se funciona... ai meu irmão não precisará desmontar o reef atual.
Renato, estarei esperando pelo seu teste.. pois no meu não deu muito certo... cheguei a testar antes de colocar no reef, usando tambores, e tirava bastante água, mas não foi o suficiente.
Quanto a perda de carga, sei que ela existe, são várias curvas, mas seria o suficiente para diminuir para metade a vazão?! Iisso sem falar na perda de vazão da bomba de recalque. pois usei 2 overflow deste, com as medidas todas iguais e não deu muito certo, sempre puxava ar. tentei um registro no recalque e tinha que fechar muito...
Renato, ja tentei convencer meu irmão a furar o aquário, mas minha cidade ( fim de mundo rsrs) não tem vidraceiro que faça 1 furo de diãmetro maior que 1 cm, e ele já foi em casa para ver a "encrenca" e pulou fora.. Falei domingo com meu irmão, de colocar todos animais em tambores, levar em Sertãozinho, fazer o furo de uma polegada e meia, voltar pra casa e fazer a instalação dos canos, sump e remontar ( esperar um tempo para baixar a amônia). Acredito que o processo de pegar o aquário já vazio, levar em Sertãozinho, furar e voltar para instalar tudo, não demoraria mais de 3 horas. colocar o skimmer que estou fazendo com outra SB2000 pra rodar, esperar de um dia pro outro e colocar os animais...
Meu irmão não quer fazer este pu.. "trampo" pois ele esta pra pegar um Ap. ( acredito que em setembro ou outubro) e quer montar um reef um pouco maior (120x30x35) e desfazer deste. Então o jeito será esperar ele mudar, e pegar esse aquário pra mim. ai levo pra fazer um overflow.
Vou aproveitar que entrei de férias e tentar montar um overflow box de vidro ou acrílico e ver se funciona... ai meu irmão não precisará desmontar o reef atual.
Renato, estarei esperando pelo seu teste.. pois no meu não deu muito certo... cheguei a testar antes de colocar no reef, usando tambores, e tirava bastante água, mas não foi o suficiente.
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Humberto Jr.
- Moderador Global
Humberto Jr. escreveu:
Só corrigindo pois ficou meio confuso.. A bomba de recalque que sempre puxava ar
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Luiz Gomes Filho
- Holacanthus clarionensis
- Data de Nascimento: 14 Nov 1975
Isso pode ser ajude :) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... deiras-_JM
Os cotovelos não vão diminuir pela metade mas vão diminuir em uns 100L/h .
Todo esse calculo considera regime forçado , ou seja , tubo completamente preenchido com água , se entrar ar por pouco que seja já muda tudo .
Todo esse calculo considera regime forçado , ou seja , tubo completamente preenchido com água , se entrar ar por pouco que seja já muda tudo .
- Humberto Jr.
- Moderador Global
Luiz-sp escreveu:Isso pode ser ajude :) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... deiras-_JM
Acho que o problema é esse.. sempre entra ar, mas não sei o tanto.. Quanto a serra copo, prefiro levar a um profissional.. assim ele é responsável, caso aconteça algo, culpa dele.
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Humberto Jr.
- Moderador Global
Chei na net um vídeo qeu diz a vazão.. é em torno de 220gph então deve ficar na faixa dos 800 litros, por usar 2 teria de estar por volta de 1600 l/h a SB2000 deveria ser o ideal.. na prática não deu certo...
Tabela de diametros e vazão em gph
0,5" - 90
0,75" - 220
1" - 375
1,25" 580
1,5" - 840
2" 1500
Tabela de diametros e vazão em gph
0,5" - 90
0,75" - 220
1" - 375
1,25" 580
1,5" - 840
2" 1500
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Humberto o serra copo ali que o luis disse seria para ceramica, o ideal para vidro é uma serracopo de tungstenio, custa menos de 30 reais com o suporte, overflow sempre deu sempre dara e seeeeeempreeeee dara algum tipo de problema ou transtorno, sobre o profissinal na boa a diferença entre um e vc so podem ser duas, primeira se ele ja fez ou não e o fato que ele vai cobrar rsrs, nao tem segredo nenhum em furar vidro, se o vidro for de 5mm ou mais é dificil de quebrar se for menos que isso exige paciencia se nao quebra mesmo, na duvida pegue um quadrado de vidro um pouco maior do que o furo q vc quer, faça o furo nele com a broca de tunstenio, cole com silicone no display no local aonde sera o furo, espere secar, ai é so furar o display aproveitando o apoio do quadrado de vidro que vc ja tinha furado, sempre jogando agua na broca e no vidro, nao pode deixar secar
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
- Humberto Jr.
- Moderador Global
Alex, o problema é que o aquário é um ViaAqua AR600 saberia dizer se aquele plastico que tem no contorno dele sai? o vidro acho que é de 5mm ou 6mm ja pensei em tentar, mas se quebrar sobrará para eu arcar com toda a consequência
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
-
- Moderador
- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
concordo com o Alex, no meu SUMP mesmo eu fiz 3 furos com serra copo, e na boa, é super tranquilo, testei em outro vidro antes apenas para ter noção e não errar kkkk.
o segredo é paciencia e muita agua para não estragar a broca kkkkkk.
ahhh, se sua furadeira for parafusadeira (regulavel no botão) também ajuda muito à marcar o vidro.
o segredo é paciencia e muita agua para não estragar a broca kkkkkk.
ahhh, se sua furadeira for parafusadeira (regulavel no botão) também ajuda muito à marcar o vidro.
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus
- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Humberto acredito que nao, se for de 5mm da para cortar com a dremel mas pode colocar ai algumas horas de sofrimento, se fizer do jeito que eu falei com o reforço ai nao tem como quebrar é so nao ter pressa e ir jogando agua, de todas as tentativas que fiz so uma vez eu quebrei um reforço de 4mm isso pq eu queria furar em 2 minutos ai nao ha vidro que aguente rsrss é so nao fazer com pressa, e usar uma furadeira razoavel tambem se nao o furo fica uma porquisse rsrs o correto é usar uma dessas mas sem a broca do meio so com o copo ok
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- Recebeu Curtir: 7 vezes
por isso vou furar meu boyu!!! o overflow nao deu certo... só o que gastei com p FP pagaria o cara para furar.. saiu R$50,00 e ainda garante se der alguma m no aquario ele troca...
Fura sim Veio!!! mais facil, pratico e limpo ( caso de algum coco no overflow)......Concordo com vc Alex...
Fura sim Veio!!! mais facil, pratico e limpo ( caso de algum coco no overflow)......Concordo com vc Alex...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>
- Humberto Jr.
- Moderador Global
Então, conversei com meu irmão. Ele vai vender este aquário, e montar um mais baixo e mais comprido (120x30x35). Já estamos com o projeto feito no Autocad com vidros de 6mm
Medidas todas em mm
A idéia será utilizar LEDs como iluminação.
Medidas todas em mm
A idéia será utilizar LEDs como iluminação.
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Denis P Lima
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Denis
- Curtiu: 220 vezes
- Recebeu Curtir: 89 vezes
Amigo faz uma bota em um dos cantos do aquario, tipo 45 graus, fica muito mais bonito, quanto ao seu overflow a perda de carga seria enorme muitas curvas.
Se quiser te mando um desenho em Autocad ou Solid..
Me manda uma MP que te passo meu e-mail.
Ps. Trabalho na Ufscar de São Carlos
Se quiser te mando um desenho em Autocad ou Solid..
Me manda uma MP que te passo meu e-mail.
Ps. Trabalho na Ufscar de São Carlos
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri
"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
Dante Aliguieri
"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: pc
- Data de Nascimento: 23 Jul 1960
- Recebeu Curtir: 1 vez
Furei meu Boyu de 1,50m, vidro de 10mm. Fiz 3 furos, sem problema, o acabamento de plastico em volta por dentro cortei junto com o vidro. Usei canos de 32 mm , ficou otimo. Usei 2 furos para saida, colei uma caixa de vidro atras desses furos paravreceber a agua e em baixo dessa caixa os canos saem para o sump. Uso uma super pond de 2500l/h para recalque. Rodou perfeito. Quem interessar envio fotos.