Renato Vidal escreveu:Felipe,
Esta bem bacana a montagem, eu gosto de rochas pelo meio do aquário, não tão altas, deixando bastante espaço para os peixes.
Inicio é complicado, mas o principal esta feito, tem um aquário e esta vivo, agora, é ir equilibrando aqui e ali, voce vai ver, esse aquário vai lhe trazer muitas alegrias.
Quanto aos corais nacionais, não esquente, todos cometemos o mesmo erro, e no início dói mais ($$$), depois que passar a fase dos investimentos, vai curtir, eu já tive cérebro nacional (ficou vivo por 3 meses), gorgonia (morreu em uma semana), e colonias lindas de zoanthus nacional, comprado em loja de shopping, rss, esses até que duraram, quase um ano, ai do nada começou a diminuir, diminuir, diminuir e zzzzzzzzz nada.
Para chegar ao equilibrio do sistema, é muito importante acompanhar o que o sistema precisa, vi em seus comentários que voce tem dosado alguns complementos e suplementos.
Em geral, somente as TPAs regulares nutrem a base do necessário ao sistema, quando se tem muitos corais duros, complementar cálcio se torna necessário.
As cianos, sabem se virar bem, e, em qualquer situação, não é fácil combate-las, mas é necessário o principal ingrediente para um aquarista, paciência.
* Reduzir a quantidade de nutrientes que coloca no aquário, mesmo comida, afinal de contas, depois que os peixes comem, esse rango tem que sair, ai já viu, então, mesmo que os peixes comam tudo o que pôe no aquário, reduz a quantidade e acompanhe.
* Reveja a circulação, principalmente na parte de baixo do display, facilitando a oxigenação em todos os espaços.
* A sua equipe de limpeza esta pouco, considere aumentar mais pelo menos uns 30 paguros e uns 30 nishisnails, eles vão se alimentar desses excessos.
E, acompanhar os resultados, pensar e pesquisar antes de cada ato é muito importante, principalmente por conta dos valores e tempo investido.
Renato,
Realmente a circulação eu tenho que melhorar, isso é fato, quanto as TPAs eu estou um tempo sem fazer, mais ou menos 1 mês, eu pego água na praia, mas como tem chovido mto aqui no Rj eu não estou indo pegar, quanto a equipe de limpeza realmente tem pouco, mas é q foi morrendo... e eu não completei, quanto ao ciano, eu acho chato, mas já esteve pior, eu tive problemas de temperatura aqui, no Rj teve dia batendo quase 45 graus, não tinha chiler, acabei gastando meu tempo todo em tentar consegui um, até q consegui montar, bem, eu não, um amigo fez pra mim, e por ultimo comprei uma calha de led 180w, sobre a iluminação eu comecei a diminuir, sabe como é a empolgação, calha de led, acorda liga vai trabalhar e fica até tarde olhando, agora está ligando 10hs dias, vou diminuir, tenho q comprar um timer, alimentação eu vou ter q tirar algum peixe, provavelmente o baianus vai ter q sair, pois está crescendo mto rápido e o aquário já está cheio, casal de ocelares, grama, YT e o Baianus, sem contar o stenopus q está gigante, com isso diminui a alimentação e a "caquinha", quanto ao zanthus nacional eu não comprei, sem querer querendo achei na praia e trouxe. rs...
Vou postando resultados.
Obrigado pelas dicas!