🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sofrido, mas está aí 96lts

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Felipe Peixoto
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Felipe Peixoto
Data de Nascimento: 05 Mai 1979
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Sofrido, mas está aí 96lts

#1 Mensagem por Felipe Peixoto »

Olá pessoal,
Depois de muito sofrer, lendo muito e tendo muita ajuda aqui no BR, consegui fazer esta besteirinha aqui, adaptei um sump trazeiro no meu aqua, q antes eu tinha um casal de Acarás Disco, e comecei a montar meu primeiro marinho, lógico q como todo iniciante comecei errado, comprei o Sal Sintético e utilizei água da torneira, não sabia o q era água deionizada, pra mim usando o Aqua Safe já resolveria todos os meus problemas, amigos aqui do BR me indicaram fazer TPAs para q eu fosse tentando corrigir meu erro inicial, bem... e ainda utilizei duas ampolas de biodigest para acelerar a biologia, lógico q com meu errro inicial me apareceram várias algas, ficou horrível, e eu fui limpando com todo o cuidado para não estragar o q estava quase estragado. rs...
Iluminação estou utilizando 2 Blue Lamp da minijiang e 1 branca, mas logo logo estarei mudando para uma calha de led linda e perfeita.
Chiller um amigo está montando um caseiro pra mim, com um motor de 1/5, pra tocar esse aqua está perfeito
Bem, tudo começou assim, vou mandar algumas fotos, mas acho q agora está no caminho certo, pois os parâmetros estão dentro do padrão aceitável
Aceito dicas e sugestões.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Felipe Peixoto

Re: Sofrido, mas está aí 96lts

#2 Mensagem por Felipe Peixoto »

PEIXES:
3 ocellares
1 ocellares black
1 grama
Alimentação: JBL Maris e SERA Granulat

CORAIS:
Kenia Tree já com 6 mudinhas
Yellow polips (já multiplicando)
Xenia Pom Pom
"não sei o q" cactus (UHAuhauha não sei o nome)
Galaxeia
Podemoz dizer alimentação: kalwaser, Strontiun Component 5 (Sera) e Reef Plus Concetrado de vitamina e aminoácidos (Seachem).

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#3 Mensagem por Raphael Igor »

parabéns pelo sistema, posta mais algumas fotos da iluminação e maquinários.

seus peixes e corais estão muito bonitos, logo logo esse aquários estará forrado de corais.

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Ramon Brescovici »

olá. voce usa skimmer?

Gostei do aquário. qual o tamanho mesmo?

hmmmmm. voce desligou a circulação na segunda foto? se não desligou, acho que o sistema se beneficiaria de uma tensão na superfície dágua (promovida por virar a circulação mais pra cima), permitindo maior oxigenação e trocas gasosas.

parabens por vencer as algas (as marron do fundo vc pode revirar o substrato se tiver skimmer, ou sugar na tpa com sifonagem)

abraço
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Felipe Peixoto

#5 Mensagem por Felipe Peixoto »

Fala ae Pessoal!!!
Segue mais algumas fotos... fiz algumas mudanças e acho q agora tá ficando melhor q antes, troquei as rochas anteriores por zanzibar, deu um trabalho do "carvalho" (pra não torar a letra "v". rsrsrs...) tive uma baixa nesse tempo, 1 ocelares pulou do aquário, acho q ele viu o filme nemo e tentou sair... mas... sem sucesso, restou um Black (q talvez eu venda ele pois ficou sozinho), um casal de ocelares percula e o Grama, tem um camarão stenopus também, alguns corais novos, zoanthos, mush gree, mush roxo, carpet

Visão geral
Imagem

Zoanthus
Imagem

Cérebro Verde
Imagem

Black solteirão
Imagem

Casal Ocellares
Imagem

Apenas o led azul aceso (Amigo Leandro me deu esse Led Muito Obrigado)
Imagem

erick camargo
Moderador
Moderador
Apelido: Derick
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

#6 Mensagem por erick camargo »

Muito legal e ficou com aspecto de grandão!
Porém, eu não tentaria manter esse "Cérebro verde" no teu aqua, é um coral nacional e com apenas 1% de chances de durar mais de 6 meses, acredite, por mais barato e lindos que sejam, não vale a pena mantê-los em aquário. Morrem muito fácil. O mesmo serve principalmente para Zoanthus!

Abração e desculpe ser direto assim, mas é que me parte o coração de ver iniciantes jogando $ fora comprando corais nacionais...
Boa sorte e espero que entenda minha dica! icon_cheers
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Felipe Peixoto

#7 Mensagem por Felipe Peixoto »

erick camargo escreveu:Muito legal e ficou com aspecto de grandão!
Porém, eu não tentaria manter esse "Cérebro verde" no teu aqua, é um coral nacional e com apenas 1% de chances de durar mais de 6 meses, acredite, por mais barato e lindos que sejam, não vale a pena mantê-los em aquário. Morrem muito fácil. O mesmo serve principalmente para Zoanthus!

Abração e desculpe ser direto assim, mas é que me parte o coração de ver iniciantes jogando $ fora comprando corais nacionais...
Boa sorte e espero que entenda minha dica! icon_cheers

Erick, o fórum foi feito pra isso mesmo, pessoas sinceras, respeito muito a opinião de todos, mas agora me diz, fazer o q com esse cérebro? não tenho onde por... e outra o zoanthus está até mais tempo, já deve ter uns 2 meses e deu até umas duas boquinhas, pode ser sorte, mas a vida é feita de experiências né... antes de eu adquirir esses exemplares muitas pessoas disseram q são lendas, e depois muitas pessoas dizem q não dá... kkkkk sabe como q é iniciante, pagando (literalmente) pra ver kkkkkkkkkkkkkkkkk.... E eu adoro zoanthus, estou vendo a possibilidade de pegar alguns futuramente, importados é claro...
Mas valeu pela dica, e eu vou postando mais fotos com o decorrer do tempo....
Obrigado pelas dicas.
Abraços

Felipe Peixoto

#8 Mensagem por Felipe Peixoto »

Galera, fiquei mto tempo sem atualizar as fotos, ocorreram alguns fatos nesse período, bem alguns bons e outros ruins. Acabei ficando só com um casal de ocelares, pois um pulou e morreu e o black tive q vender, estava apanhando, o stenopus está gigante, o grama continha alí, acho q já tá no meio "kilo", rs... agora tenho um baianus e um yellow tang, mas já passou um african clear (vendido) e um fire fish ( q também pulou), como não tinha um chiller acabou tendo um super aquecimento aqui e perdi alguns corais, o cérebro q o amigo Erick Camargo falou, morreu, apodreceu, e quase q acabou com o meu sistema, praticamente acabou, dos 80 litros (tirando o espaço da rocha) eu tive q fazer uma TPA de q quase virou um TTA (troca total de água, rs...), troquei 50 ltitros, agora já tenho um chiller com um motor de 1/10, está tocando na boa. eu tinha apenas duas lapadas 1 azul e 1 branca e um refletor led 10w blue, depois aumentei para 4 lampadas 2 azul e 2 brancas, e utilizava o led 10w blue.
Voltando aos corais, além do cérebro, eu perdi minhas xenias pompom, kenias, mush roxo, zoanthus nacional, galxeia, me sobrou trupet kriptonita, mush green hair, yellow polipo e a metade da pavona cactus.
Ganhei do amigo Helio 1 Seriatopora Calendrum e do amigo Philipe 1 xenia blue, 1 galaxeia, 1 yellow polipo (ele me deu e eu nem vi q ele tinha posto na embalagem, fui surpresa. rs.. e comprei do Philipe uma mini colonia de zoanthus blowpop
E por ultimo agora tenho também 2 tipos de zoanthus nacional, colonia bem pequena.
E a 1 semana e meia está td sendo iluminado por uma calha de led com 180w!!
EU ACHEI SHOW!
O Q VCS ACHAM???

ABRAÇOS

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#9 Mensagem por Ramon Brescovici »

Felipe Peixoto escreveu:um pulou

pode ter quase certeza que só pulou pq tavam batendo nele.

é o que sempre falo no fórum sobre mais de um tipo ecasal de palhaço...

Felipe Peixoto escreveu:fire fish

não combina com o gramma, ele vai fazer o bixo pular sempre.

Felipe Peixoto escreveu:Voltando aos corais, além do cérebro

se o cérebro era nacional, nao tinha chance de vingar. vc comprou gato por lebre

Felipe Peixoto escreveu:2 tipos de zoanthus naciona

evita os nacionais, morrem facil

nossa, tá feio seu aquario heim! quanta ciano!

NÃO COLOQUE NENHUM ANIMAL, seja coral, seja o que for, vc tá com risco de perder todos os corais

que vc usa pra filtrar a agua doce?
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Felipe Peixoto

#10 Mensagem por Felipe Peixoto »

Água deionizada, (resina mista + carvão ativado do deionizador caseiro que copiei de um tópico aqui do fórum).
A sinceridade é uma coisa muito importante, realmente postamos nossas coisas no fórum para receber elogio se críticas, mas quando recebemos o indicativo de um problema esperamos receber alguma dica de como acabar com esse problema, não simplesmente um comentário ao ar, afinal de contas, aqui é um fórum de debate, dicas e sugestões, troca de informações... agora se alguém tiver alguma dica para que eu possa acabar com o CIANO indicado pelo Ramon, e que seja realmente eficaz estarei muito satisfeito.

Obrigado

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#11 Mensagem por Marcus l lage »

Em Falar do seu lembro do meu que perdi icon_crybaby

Boa Sorte meu Amigo icon_joia

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

Felipe Peixoto,
:D
que bom que vc se dispoe a combater as cianos. esta foi a intenção da crítica.

para o efeito dentro do aquário: eu quase nao vejo equipe de limpeza, vc precisa de uns bagunceiros que revirem esse substrato, mexam e remexam nas algas.
tem o strombus que só fica no substrato
pepino detritivoro (tem um que vendem aí que não faz essa função, veja o que o matias vende, é aquele que é bom)
paguros
umas lesmas pra limpar os vidros das algas.
e, aumento de circulação. se vc tiver como botar mais uma bomba, não hesite!

pra entender a situação, é preciso um questionario, que é chatinho de responder, mas vai permitir que nós cheguemos a alguns veredictos:

1 - usa skimmer? ou outros filtros? descreva.

2 - usa perlon (la de vidro) ou sharkbag, se sim, lave todo dia até passar a fase de algas. se não, considere utilizar pq sao baratos.

3 gostaria de saber/confirmar será que a mídia do seu deionizador já não saturou? vc fez estimadamente quantos litros e quanto de resina/carvao vc usou?

acho que começamos por aí, e logo teremos mais o que comentar!

abraço
Schoppenhauer

Felipe Peixoto

#13 Mensagem por Felipe Peixoto »

Ramon,
é o seguinte, resolvi vender o aquário, não quero mais. kkk sacanagem, fiquei magoado pq quando temos poucos "$recursos$" é complicado vc combater certas pragas, uma vez usei o açúcar, realmente diminuiu, mas hj o q aparece é completamente diferente dos cianos q eu combati antes, el era meio q filamentosas, mas enfim, foi outra história, mas vamos lá.
Eu deixo meu aquário com a iluminação de 12 até as 22hs, paguros tenho mais ou menos uns 5 e turbo tenho 1 ou 2, skimmer eu estou utilizando um com madeira porosa, ele tira bastante sujeira, quanto a alimentação já diminuí muito, circulação eu tenho uma litiwin 350 e uma sarlo beter 300, perlon eu pensei em por mas sempre esqueço de trazer pra casa, na parte do sump (traseiro), eu até posso ter utilizado em algum momento a mídia saturada, mas elas agora estão novas, não cheguei a "deionizar" 10 litros ainda, pelo "olhômetro" e "calculômetro" serveria para 80 lts, pela quantidade que o vendedor da resina me indicou, em relação a fosfato eu estava usando o phosguard, mas já tirei do aquário, o test ede fosfato q eu tenho indica sempre 0, é complicado.

Se tiver alguma dica dentro do q informei ajudaria mto!

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#14 Mensagem por Renato Vidal »

Felipe,

Esta bem bacana a montagem, eu gosto de rochas pelo meio do aquário, não tão altas, deixando bastante espaço para os peixes.

Inicio é complicado, mas o principal esta feito, tem um aquário e esta vivo, agora, é ir equilibrando aqui e ali, voce vai ver, esse aquário vai lhe trazer muitas alegrias.

Quanto aos corais nacionais, não esquente, todos cometemos o mesmo erro, e no início dói mais ($$$), depois que passar a fase dos investimentos, vai curtir, eu já tive cérebro nacional (ficou vivo por 3 meses), gorgonia (morreu em uma semana), e colonias lindas de zoanthus nacional, comprado em loja de shopping, rss, esses até que duraram, quase um ano, ai do nada começou a diminuir, diminuir, diminuir e zzzzzzzzz nada.

Para chegar ao equilibrio do sistema, é muito importante acompanhar o que o sistema precisa, vi em seus comentários que voce tem dosado alguns complementos e suplementos.

Em geral, somente as TPAs regulares nutrem a base do necessário ao sistema, quando se tem muitos corais duros, complementar cálcio se torna necessário.

As cianos, sabem se virar bem, e, em qualquer situação, não é fácil combate-las, mas é necessário o principal ingrediente para um aquarista, paciência.

* Reduzir a quantidade de nutrientes que coloca no aquário, mesmo comida, afinal de contas, depois que os peixes comem, esse rango tem que sair, ai já viu, então, mesmo que os peixes comam tudo o que pôe no aquário, reduz a quantidade e acompanhe.

* Reveja a circulação, principalmente na parte de baixo do display, facilitando a oxigenação em todos os espaços.

* A sua equipe de limpeza esta pouco, considere aumentar mais pelo menos uns 30 paguros e uns 30 nishisnails, eles vão se alimentar desses excessos.

E, acompanhar os resultados, pensar e pesquisar antes de cada ato é muito importante, principalmente por conta dos valores e tempo investido.

Felipe Peixoto

#15 Mensagem por Felipe Peixoto »

Renato Vidal escreveu:Felipe,

Esta bem bacana a montagem, eu gosto de rochas pelo meio do aquário, não tão altas, deixando bastante espaço para os peixes.

Inicio é complicado, mas o principal esta feito, tem um aquário e esta vivo, agora, é ir equilibrando aqui e ali, voce vai ver, esse aquário vai lhe trazer muitas alegrias.

Quanto aos corais nacionais, não esquente, todos cometemos o mesmo erro, e no início dói mais ($$$), depois que passar a fase dos investimentos, vai curtir, eu já tive cérebro nacional (ficou vivo por 3 meses), gorgonia (morreu em uma semana), e colonias lindas de zoanthus nacional, comprado em loja de shopping, rss, esses até que duraram, quase um ano, ai do nada começou a diminuir, diminuir, diminuir e zzzzzzzzz nada.

Para chegar ao equilibrio do sistema, é muito importante acompanhar o que o sistema precisa, vi em seus comentários que voce tem dosado alguns complementos e suplementos.

Em geral, somente as TPAs regulares nutrem a base do necessário ao sistema, quando se tem muitos corais duros, complementar cálcio se torna necessário.

As cianos, sabem se virar bem, e, em qualquer situação, não é fácil combate-las, mas é necessário o principal ingrediente para um aquarista, paciência.

* Reduzir a quantidade de nutrientes que coloca no aquário, mesmo comida, afinal de contas, depois que os peixes comem, esse rango tem que sair, ai já viu, então, mesmo que os peixes comam tudo o que pôe no aquário, reduz a quantidade e acompanhe.

* Reveja a circulação, principalmente na parte de baixo do display, facilitando a oxigenação em todos os espaços.

* A sua equipe de limpeza esta pouco, considere aumentar mais pelo menos uns 30 paguros e uns 30 nishisnails, eles vão se alimentar desses excessos.

E, acompanhar os resultados, pensar e pesquisar antes de cada ato é muito importante, principalmente por conta dos valores e tempo investido.

Renato,
Realmente a circulação eu tenho que melhorar, isso é fato, quanto as TPAs eu estou um tempo sem fazer, mais ou menos 1 mês, eu pego água na praia, mas como tem chovido mto aqui no Rj eu não estou indo pegar, quanto a equipe de limpeza realmente tem pouco, mas é q foi morrendo... e eu não completei, quanto ao ciano, eu acho chato, mas já esteve pior, eu tive problemas de temperatura aqui, no Rj teve dia batendo quase 45 graus, não tinha chiler, acabei gastando meu tempo todo em tentar consegui um, até q consegui montar, bem, eu não, um amigo fez pra mim, e por ultimo comprei uma calha de led 180w, sobre a iluminação eu comecei a diminuir, sabe como é a empolgação, calha de led, acorda liga vai trabalhar e fica até tarde olhando, agora está ligando 10hs dias, vou diminuir, tenho q comprar um timer, alimentação eu vou ter q tirar algum peixe, provavelmente o baianus vai ter q sair, pois está crescendo mto rápido e o aquário já está cheio, casal de ocelares, grama, YT e o Baianus, sem contar o stenopus q está gigante, com isso diminui a alimentação e a "caquinha", quanto ao zanthus nacional eu não comprei, sem querer querendo achei na praia e trouxe. rs...
Vou postando resultados.
Obrigado pelas dicas!

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Márcio Oliveira »

Felipe, fica tranquilo. As vezes o aquário dá uma desandada e temos problemas mesmo. Com a medidas citadas pelos colegas seu reef ainda vai te dar muita alegria. Você começou com alguns erros, mas o importante é que agora você conhece o caminho certo para corrigi-los.
E a propósito, gostei muito do aquascaping.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#17 Mensagem por Elder Luis »

plus_icon
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

#18 Mensagem por Roberto Vieira »

Felipe o principal do aquário é ter paciência e principalmente não exceder o tamanho do aquário. Por exemplo, em 96 litros, colocar um tang já é exagero, dois então, é muita coisa....são peixes que precisam de espaço e crescem bastante.

Quanto ao skimmer de madeira porosa, são baratinhos, mas realmente para nanos, nesse tamanho de aquário vale a pena ter um pouco de paciencia e pegar um melhor, inclusive acredito que a deficiência do skimmer possa ser um dos fatores para o desenvolvimento das cianos.

Qual a iluminação que vc está usando ?

Todo mundo erra na montagem, principalmente quanto tem pressa. TEnha calma, e com jeitinho vc terá um belo aquário, algumas das coisas mais difíceis vc já fez.

Felipe Peixoto

#19 Mensagem por Felipe Peixoto »

Roberto Vieira escreveu:Felipe o principal do aquário é ter paciência e principalmente não exceder o tamanho do aquário. Por exemplo, em 96 litros, colocar um tang já é exagero, dois então, é muita coisa....são peixes que precisam de espaço e crescem bastante.

Quanto ao skimmer de madeira porosa, são baratinhos, mas realmente para nanos, nesse tamanho de aquário vale a pena ter um pouco de paciencia e pegar um melhor, inclusive acredito que a deficiência do skimmer possa ser um dos fatores para o desenvolvimento das cianos.

Qual a iluminação que vc está usando ?

Todo mundo erra na montagem, principalmente quanto tem pressa. TEnha calma, e com jeitinho vc terá um belo aquário, algumas das coisas mais difíceis vc já fez.

Hj coloquei junt pra tocar um skimmer da boyu pra nanos até 90lts e a iluminação é uma calha led de 180w

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#20 Mensagem por Ramon Brescovici »

Felipe Peixoto escreveu:Ramon,
é o seguinte, resolvi vender o aquário, não quero mais. kkk sacanagem, fiquei magoado pq quando temos poucos "$recursos$" é complicado vc combater certas pragas,

Felipe, não quis te desestimular.

vamos lá, há soluções de muito baixo custo contra cianos!!!

vc mora no RJ, poderia pegar alguma equipe de limpeza na praia, porém, tem que saber quais!!!

pro efeito estético, pra rapidinho voltar a ficar massa seu aquario, pegue duas meia velhas, e um cano de um palmo.
bote a meia por dentro do cano, fixe ela no balde.
pega a mangueira, e começa a sugar as cianos, fazendo elas passarem por dentro da meia, e entrando no balde.
aí, joga a água do balde de volta ao aquário.

isso + tpa com agua boa, que pra vc é barato, basta buscar, pode solucionar as cianos pro seu aqua voltar a ser bonito!
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”