Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Controle de LEDs
-
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Thelon
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 3 vezes
- Contato:
Controle de LEDs
Olá pessoal,
Estou criando um projeto simples que ainda está em fase de estudo mas gostaria de algumas opiniões e referencias
de algo semelhante que já exista.
Minha ideia partiu de um problema que tenho:
Quando saiu para trabalhar ainda está escuro e o áquario sem iluminação nenhuma,
acender a luz dele para ficar até eu voltar é um pecado com os animais que tomam um baita choque de luz.
Volto por volta das 19:00 ~ 20:00 o que faz o áquario ficar mais tempo do que o necessário acesso.
Sei que existem alguns timers que controlam a hora de acender e apagar, porém quero um pouco mais que isso.
Sou programador e nunca mexi com elétrica ou algo do tipo e por hobbie comecei a mecher com uma plaquinha chamada Arduino.
Com ela eu consigo manipular a luminosidade dos LEDs.
Assim, pensei em fazer ele ir acendendo a partir das 6:30 ~ 7:00 da manhã, gradativamente e
depois no final da tarde ir apagando... Tentando simular melhor a iluminação real.
Algo que quero adicionar em seguida é um controlador de coolers de acordo com a temperatura do áquario, pois no verão sofro com o aquecimento que chega a 27º
Estou criando um projeto simples que ainda está em fase de estudo mas gostaria de algumas opiniões e referencias
de algo semelhante que já exista.
Minha ideia partiu de um problema que tenho:
Quando saiu para trabalhar ainda está escuro e o áquario sem iluminação nenhuma,
acender a luz dele para ficar até eu voltar é um pecado com os animais que tomam um baita choque de luz.
Volto por volta das 19:00 ~ 20:00 o que faz o áquario ficar mais tempo do que o necessário acesso.
Sei que existem alguns timers que controlam a hora de acender e apagar, porém quero um pouco mais que isso.
Sou programador e nunca mexi com elétrica ou algo do tipo e por hobbie comecei a mecher com uma plaquinha chamada Arduino.
Com ela eu consigo manipular a luminosidade dos LEDs.
Assim, pensei em fazer ele ir acendendo a partir das 6:30 ~ 7:00 da manhã, gradativamente e
depois no final da tarde ir apagando... Tentando simular melhor a iluminação real.
Algo que quero adicionar em seguida é um controlador de coolers de acordo com a temperatura do áquario, pois no verão sofro com o aquecimento que chega a 27º
- Luiz Gomes Filho
- Data de Nascimento: 14 Nov 1975
Re: Controle de LEDs
Eu estou fazendo algo semelhante a isso que vc quer , porem o meu tem 2 timer (luz azul e branca) , controle das ventoinhas e do aquecedor e um LCD para mostrar isso tudo (posto foto quando tiver pronto) , porem ele está acendendo a luminária direto sem essa "dimerização" que vc quer fazer .
Recomendo que vc use o ATMega com uma montagem Stand Alone assim vc tem que usar a placa toda do arduino que é relativamente cara .
Para fazer o dimmer , vc pode usar qualquer pino digital do ATMega para gerar um PWM e um TIP41 como driver de potência (acredito que ele tenha velocidade para isso ) .
Na montagem do driver é legal colocar um bom dissipador e uns coolers para ajudar a refrigerar isso tudo .
Para alimentar isso tudo uma boa fonte de computador deve ser suficiente e ela já te fornece 5V para o ATMega e 12 para os leds .
Para ler a temperatura eu estou fazendo alguns testes com o LM35 prezo ao vidro e parece estar dando um bom resultado , ele da alguma oscilação por perda de sinal já que se trata de um censor analógico mas isso é facil de contornar via programação , fazendo ele tirar média de algumas leituras e desprezar os eventuais picos que podem existir.
De mais se precisar de uma força , da um grito .
Recomendo que vc use o ATMega com uma montagem Stand Alone assim vc tem que usar a placa toda do arduino que é relativamente cara .
Para fazer o dimmer , vc pode usar qualquer pino digital do ATMega para gerar um PWM e um TIP41 como driver de potência (acredito que ele tenha velocidade para isso ) .
Na montagem do driver é legal colocar um bom dissipador e uns coolers para ajudar a refrigerar isso tudo .
Para alimentar isso tudo uma boa fonte de computador deve ser suficiente e ela já te fornece 5V para o ATMega e 12 para os leds .
Para ler a temperatura eu estou fazendo alguns testes com o LM35 prezo ao vidro e parece estar dando um bom resultado , ele da alguma oscilação por perda de sinal já que se trata de um censor analógico mas isso é facil de contornar via programação , fazendo ele tirar média de algumas leituras e desprezar os eventuais picos que podem existir.
De mais se precisar de uma força , da um grito .
-
- Contato:
Olá luiz-sp.
Cara estou longe de conseguir mexer na ATMega hehehehe
sou um nivel totalmente iniciante.
Hoje chegou o relógio que vou usar para pegar o horário e controlar os LEDs
http://www.ebay.com/itm/180902201175?ss ... 1497.l2649
Qualquer coisa vou gritar sim pode ter certeza haha
Cara estou longe de conseguir mexer na ATMega hehehehe
sou um nivel totalmente iniciante.
Hoje chegou o relógio que vou usar para pegar o horário e controlar os LEDs
http://www.ebay.com/itm/180902201175?ss ... 1497.l2649
Qualquer coisa vou gritar sim pode ter certeza haha
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Mandcap
- Data de Nascimento: 17 Fev 1980
- País: BR
Olá Gabriel.
Ano passado eu estava projetando o controlador para o meu aquário, com as seguintes funcionalidades:
- Controle de temperatura (leitura da temperatura, liga/desliga coolers, liga/desliga aquecedor);
- Controle de PH (com aviso de PH fora do valor estipulado);
- Controle de iluminação Luz do Dia com led;
- Controle de iluminação Luz Noturna (Lua) com led;
O projeto não saiu do papel, mas o programa está quase completo.
Para a luz do dia fiz o seguinte: liga e desliga na hora que eu configurar, mas para não dar um "choque" de luz/escuro nos peixes eu fiz um fade para ir acendendo e desligando aos poucos. O tempo do fade também é configurável.
Por exemplo: Se estiver programado para ligar as 9:00 da manhã e o fade estiver em 0:30 (meia hora), significa que vai ligar as 9:00 bem fraquinho e ir aumentando até que as 09:30 esteja em força total. Quanto menor o fade mais rápido ocorre esta evolução de brilho.
Para a luz noturna pensei num led azul que iria estar mais brilhante ou menos brilhante de acordo com o dia da semana dentro do mês. Obviamente que não seria 100% igual ao ciclo lunar, mas iria trazer uma ideia bem aproximada. A ideia é que quando fosse lua cheia a luz ficasse o mais forte possível e quando fosse lua nova ficasse o mais fraco possível.
Inicialmente eu projetei pensando numa tela de LCD e alguns botões para configurar, mas depois vi que há umas telas touch screen que podem ser utilizadas, o que facilita muito a montagem do circuito.
Abaixo segue o código-fonte que controla a iluminação (não contém o o fonte para configurar os parâmetros).
Variáveis globais
[font=monospace]#define pinoLuz 1 // Pino de saida (liga/desliga luz)
#define pinoAquecedor 13 // Pino de saida (liga/desliga aquecedor)
#define pinoResfriador 14 // Pino de saida (liga/desligar resfriador)
#define pinoLua 15 // Pino de saida (liga/desliga luz)
// Controle de iluminacao
int horaIni = 10; // Padrao inicial 08:00
int minutoIni = 0;
int horaFim = 22; // Padrao inicial 22:00
int minutoFim = 0;
int horaFade = 1; // Padrao inicial 01:00
int minutoFade = 0;
boolean luzLigada = 0; // Controla se a luz esta ligada
int tempoFade = 0; // Tempo do fade (transformada em minutos)
int brilho = 0; // Intensidade do brilho (de 0 a 255)
int brilhoLua = 0; // Intensidade do brilho da lua (de 0 a 255)[/font]
Dentro do bloco SETUP
[font=monospace]// Inicializacao dos pinos
pinMode(pinoLuz, OUTPUT);
pinMode(pinoLua, OUTPUT);
// Funcao que retorna o ultimo dia do mes. Utilizada para calcular o "brilho da Lua"
int lastDay() {
int ultimo_dia = 31;
time_t T;
T = now();
int ANO = year();
int MES = month();
int DIA = day();
if (((ANO % 4) == 0) && (MES == 2)) {
ultimo_dia = 29;
} else if (MES == 2) {
ultimo_dia = 28;
}
else if ((MES == 4) || (MES == 6) || (MES == 9) || (MES == 11)) {
ultimo_dia = 30;
}
else {
ultimo_dia = 31;
}
return ultimo_dia;
}[/font]
Dentro do bloco LOOP
[font=monospace]if ((hour() >= horaIni) && (minute() >= minutoIni)) {
luzLigada = 1; // Ligar Luz
lcd.setCursor(0, 3);
lcd.print("DIA (");
lcd.print(horaIni);
lcd.print(":");
lcd.print(minutoIni);
lcd.print(" - ");
lcd.print(horaFim);
lcd.print(minutoFim);
lcd.print(")");
}
if ((hour() >= horaFim) && (minute() >= minutoFim)) {
luzLigada = 0; // Desligar Luz
pinoLuz == LOW;
brilho = 0;
lcd.setCursor(0, 4);
lcd.print("NOITE");
}
if (luzLigada) {
tempoFade = ((horaFade * 60) + minutoFade);
if ((((horaIni * 60) + minutoIni) + tempoFade) > ((hour() * 60) + minute() )) { // Fade aumentando
brilho = trunc(((((hour() * 60) + minute()) - ((horaIni * 60) + minutoIni)) / tempoFade) * 255);
}
else if (((((horaFim * 60) + minutoFim) - tempoFade) < ((hour() * 60) + minute() ))) { // Fade diminuindo
brilho = trunc(((((horaFim * 60) + minutoFim) - ((hour() * 60) + minute())) / tempoFade) * 255);
}
else { // Sem fade. Luz total
brilho = 255;
}
analogWrite(pinoLuz, brilho);
}
// Brilho da Lua
brilhoLua = trunc((day()/lastDay()) * 255);
if (brilhoLua > 0) {
pinoLua == HIGH;
analogWrite(pinoLua, brilho);
}
else {
pinoLua == LOW;
}[/font]
Espero que te ajude.
Se tiver alguma dúvida quanto ao código ou a minha ideia é só avisar.
Pessoal, o código-fonte é Open Source!
Ano passado eu estava projetando o controlador para o meu aquário, com as seguintes funcionalidades:
- Controle de temperatura (leitura da temperatura, liga/desliga coolers, liga/desliga aquecedor);
- Controle de PH (com aviso de PH fora do valor estipulado);
- Controle de iluminação Luz do Dia com led;
- Controle de iluminação Luz Noturna (Lua) com led;
O projeto não saiu do papel, mas o programa está quase completo.
Para a luz do dia fiz o seguinte: liga e desliga na hora que eu configurar, mas para não dar um "choque" de luz/escuro nos peixes eu fiz um fade para ir acendendo e desligando aos poucos. O tempo do fade também é configurável.
Por exemplo: Se estiver programado para ligar as 9:00 da manhã e o fade estiver em 0:30 (meia hora), significa que vai ligar as 9:00 bem fraquinho e ir aumentando até que as 09:30 esteja em força total. Quanto menor o fade mais rápido ocorre esta evolução de brilho.
Para a luz noturna pensei num led azul que iria estar mais brilhante ou menos brilhante de acordo com o dia da semana dentro do mês. Obviamente que não seria 100% igual ao ciclo lunar, mas iria trazer uma ideia bem aproximada. A ideia é que quando fosse lua cheia a luz ficasse o mais forte possível e quando fosse lua nova ficasse o mais fraco possível.
Inicialmente eu projetei pensando numa tela de LCD e alguns botões para configurar, mas depois vi que há umas telas touch screen que podem ser utilizadas, o que facilita muito a montagem do circuito.
Abaixo segue o código-fonte que controla a iluminação (não contém o o fonte para configurar os parâmetros).
Variáveis globais
[font=monospace]#define pinoLuz 1 // Pino de saida (liga/desliga luz)
#define pinoAquecedor 13 // Pino de saida (liga/desliga aquecedor)
#define pinoResfriador 14 // Pino de saida (liga/desligar resfriador)
#define pinoLua 15 // Pino de saida (liga/desliga luz)
// Controle de iluminacao
int horaIni = 10; // Padrao inicial 08:00
int minutoIni = 0;
int horaFim = 22; // Padrao inicial 22:00
int minutoFim = 0;
int horaFade = 1; // Padrao inicial 01:00
int minutoFade = 0;
boolean luzLigada = 0; // Controla se a luz esta ligada
int tempoFade = 0; // Tempo do fade (transformada em minutos)
int brilho = 0; // Intensidade do brilho (de 0 a 255)
int brilhoLua = 0; // Intensidade do brilho da lua (de 0 a 255)[/font]
Dentro do bloco SETUP
[font=monospace]// Inicializacao dos pinos
pinMode(pinoLuz, OUTPUT);
pinMode(pinoLua, OUTPUT);
// Funcao que retorna o ultimo dia do mes. Utilizada para calcular o "brilho da Lua"
int lastDay() {
int ultimo_dia = 31;
time_t T;
T = now();
int ANO = year();
int MES = month();
int DIA = day();
if (((ANO % 4) == 0) && (MES == 2)) {
ultimo_dia = 29;
} else if (MES == 2) {
ultimo_dia = 28;
}
else if ((MES == 4) || (MES == 6) || (MES == 9) || (MES == 11)) {
ultimo_dia = 30;
}
else {
ultimo_dia = 31;
}
return ultimo_dia;
}[/font]
Dentro do bloco LOOP
[font=monospace]if ((hour() >= horaIni) && (minute() >= minutoIni)) {
luzLigada = 1; // Ligar Luz
lcd.setCursor(0, 3);
lcd.print("DIA (");
lcd.print(horaIni);
lcd.print(minutoIni);
lcd.print(" - ");
lcd.print(horaFim);
lcd.print(minutoFim);
lcd.print(")");
}
if ((hour() >= horaFim) && (minute() >= minutoFim)) {
luzLigada = 0; // Desligar Luz
pinoLuz == LOW;
brilho = 0;
lcd.setCursor(0, 4);
lcd.print("NOITE");
}
if (luzLigada) {
tempoFade = ((horaFade * 60) + minutoFade);
if ((((horaIni * 60) + minutoIni) + tempoFade) > ((hour() * 60) + minute() )) { // Fade aumentando
brilho = trunc(((((hour() * 60) + minute()) - ((horaIni * 60) + minutoIni)) / tempoFade) * 255);
}
else if (((((horaFim * 60) + minutoFim) - tempoFade) < ((hour() * 60) + minute() ))) { // Fade diminuindo
brilho = trunc(((((horaFim * 60) + minutoFim) - ((hour() * 60) + minute())) / tempoFade) * 255);
}
else { // Sem fade. Luz total
brilho = 255;
}
analogWrite(pinoLuz, brilho);
}
// Brilho da Lua
brilhoLua = trunc((day()/lastDay()) * 255);
if (brilhoLua > 0) {
pinoLua == HIGH;
analogWrite(pinoLua, brilho);
}
else {
pinoLua == LOW;
}[/font]
Espero que te ajude.
Se tiver alguma dúvida quanto ao código ou a minha ideia é só avisar.
Pessoal, o código-fonte é Open Source!
-
- Moderador
- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
- Denis P Lima
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Denis
- Curtiu: 220 vezes
- Recebeu Curtir: 89 vezes
Gostei da ideia de vcs, mais sou meio receioso com automação completa de aquarios!!
Trabalho á dez anos com Automação Industrial..Tenho medo de usar esses controladores mais simples..Utilizaria só pra controle da iluminação e monitoramento de variaveis do sistema..Otima ideia de vcs..eu sinceramente recomendo microcontroladores como PIC,Motorola,ATMEL...
eu fiz um driver PWM para controle de leds...se alguem quiser posto o diagrama...7 leds cree..alimentação 24 v..baixo aquecimento....
Atenciosamnte...
Denis...
Trabalho á dez anos com Automação Industrial..Tenho medo de usar esses controladores mais simples..Utilizaria só pra controle da iluminação e monitoramento de variaveis do sistema..Otima ideia de vcs..eu sinceramente recomendo microcontroladores como PIC,Motorola,ATMEL...
eu fiz um driver PWM para controle de leds...se alguem quiser posto o diagrama...7 leds cree..alimentação 24 v..baixo aquecimento....
Atenciosamnte...
Denis...
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri
"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
Dante Aliguieri
"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: eliaseon
- Data de Nascimento: 27 Mai 1971
- País: brasil
Boa tarde Denis,
Seria possível você postar o diagrama completo do driver PWM que você projetou.
Obrigado,
Elias,
Seria possível você postar o diagrama completo do driver PWM que você projetou.
Obrigado,
Elias,
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Pedro Andriow
- Data de Nascimento: 08 Dez 1987
Não podemos esquecer que o arduino ou qualquer outro microcontrolador não vai ter potência suficiente na saída para acender vários leds, podendo chegar facilmente a 10W uma luminária, então o interessante é fazer um dimer externo que faça um pwm baseado na rede de energia, que com isso a única limitação de potência será no triac, que comprando um que atenda a necessidade já resolve o problema.
Um exemplo de dimmer inferindo diretamente na rede elétrica é:
http://blog.eletronlivre.com.br/2010/09 ... macao.html parte1
http://blog.eletronlivre.com.br/2011/02 ... duino.html parte 2
Esse sistema funcionou muito bem, já vem preparado para trabalhar com o arduino, sendo que eu reproduzi ele quando fiz meu tcc (para um detalhe a mais que eu queria implementar, além do proposto), vale a pena dar uma olhada.
Um exemplo de dimmer inferindo diretamente na rede elétrica é:
http://blog.eletronlivre.com.br/2010/09 ... macao.html parte1
http://blog.eletronlivre.com.br/2011/02 ... duino.html parte 2
Esse sistema funcionou muito bem, já vem preparado para trabalhar com o arduino, sendo que eu reproduzi ele quando fiz meu tcc (para um detalhe a mais que eu queria implementar, além do proposto), vale a pena dar uma olhada.
-
- Contato:
Oloco! Agora que vi. Fiquei um tempo off da vida mas agora quero retomar meus estudos!!
Esse código ta do ca**** ein? hahaha
valeu a ajuda!!
valeu a ajuda!!
- Elder Luis
- Parioglossus
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Mandcap
- Data de Nascimento: 17 Fev 1980
- País: BR
E ai amigo!?
Conseguiu implementar seu controlador?
Conseguiu implementar seu controlador?
Gabriel Ferrari escreveu:Oloco! Agora que vi. Fiquei um tempo off da vida mas agora quero retomar meus estudos!!
valeu a ajuda!!
-
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Akira Inoue
- Recebeu Curtir: 8 vezes
so tem louco nisso aki kkkkkkk
jaja sai uma bomba igual do bin laden!!!
e as fotos?
cada 1 poderia postar fotos para os leigos.. rs
jaja sai uma bomba igual do bin laden!!!
e as fotos?
cada 1 poderia postar fotos para os leigos.. rs
-
- Apelido: fabiopulzi
- Data de Nascimento: 20 Dez 1984
Fala pessoal, show de bola essa ideia de controlar os leds com PWM, sou fissurado em Arduino, vou acompanhar o tópico aqui !
Falando sobre Arduino, tenho o inicio do meu projeto usando Arduino aqui http://fabiopulzi.no-ip.org:1000/ basicamente, hoje ele esta pronto para controlar o resfriamento e as luzes, mas apenas com "liga/desliga". Bolei uma interface amigável para ser usado em celulares, esta ficando bom :)
Ahhh claro que atualmente esse projeto esta em fase de desenvolvimento e fora do aquário, por isso compartilhei o link, senão ia ser uma festa de gente apagando e desligando as luzes la do aqua rsrsrsrs
To acompanhando pessoal, se puder ajudar, será um prazer !
Falando sobre Arduino, tenho o inicio do meu projeto usando Arduino aqui http://fabiopulzi.no-ip.org:1000/ basicamente, hoje ele esta pronto para controlar o resfriamento e as luzes, mas apenas com "liga/desliga". Bolei uma interface amigável para ser usado em celulares, esta ficando bom :)
Ahhh claro que atualmente esse projeto esta em fase de desenvolvimento e fora do aquário, por isso compartilhei o link, senão ia ser uma festa de gente apagando e desligando as luzes la do aqua rsrsrsrs
To acompanhando pessoal, se puder ajudar, será um prazer !
-
- Apelido: Du
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Marco Vieira
- Acanthurus achilles
- Apelido: Marco
- Data de Nascimento: 23 Fev 1980
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
Rapaz... um dia o aquário desse povo vai ficar auto-consciente e dominar o mundo!!!
Muito bom mesmo!
Muito bom mesmo!
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- Recebeu Curtir: 7 vezes
preciso fazer uam p****a desta mas num entendi m***a nenhuma.... Gabriel é muito dificil fazer essa controladora.. quero apenas dimerizar devagar minha calha nada mais....
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- Recebeu Curtir: 7 vezes
cara desse jeito fico no timar normal mesmo....
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>