🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu Primeiro Projeto....

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Paolorfsilva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Paolorfsilva
Data de Nascimento: 20 Ago 1982
País: Brasil

Meu Primeiro Projeto....

#1 Mensagem por Paolorfsilva »

Desde já agradeço a atenção de todos que aqui estão a mim criticar e a expor ideias e dicas para ajudar.....

Vamos la, deixo bem claro que não sou nenhum design gráfico icon_cry_smile , apenas um curioso que gosta de aprender sempre mais e mais icon_joia , rapidamente usei o Sketshup para tentar fazer esse projeto (achei massa mexer no program icon_yahoo a), depois o Corel para colocar as legendas, vamos la:

Projeto para um aquário de 2,00 comprimento, 0,60 altura, 0,50 de largura (ainda to pensando em 0,60), vidros de 10mm temperado.

Estrutura:
Imagem

Vou fazer toda a estrutura com Caibros, peço a opinião de todos qual melhor madeira para ser usada, pensei em usar Massaranduba, ipê é caro e dificil de se encontrar em forma de caibro.
Reforço 1 - coloquei eles na intenção de diminuir a pressão que sera exercida gravitacionalmente nas bases da estrutura, usarei dois parafusos para segurar esse Reforço, um em cima e outro em baixo, na figura não da pra ver mais esses reforços são dos dois lados.
Reforço 2 - este reforço tem o mesmo objetivo do Reforço 1, porem ele dara mais segurança ao aquário tendo em vista evitar algum tipo de inclinação indesejada.
Reforço 3 - este tenho ele como um dos mais importate, pois ele evita que as colunas de sustentação fechem, e ele trás tambem uma maior estabilidade no Movel.
Prancha inferior - Feita em MDF ela será o fundo no Movel.
Prancha Superior - essa tem o objetivo de sustentar o Aquário (lembrando que haverá uma camada de isopor, para evitar o contato direto do aquário e a madeira).

Galera por favor Criticas e opiniões, para a estrutura.

Movel :

Imagem

Como falei anteriormente esse projeto é pra fazer o Aquário com 2 metros de largura, 60 cm de altura (para aproveitar melhor a iluminação), e 50 cm de largura, ainda estou pensando se vai ficar com 50 ou 60 to na duvida.
Colocarei duas prateleiras de Vidro de 12mm temperado para tentar da um design legal e uma resistência boa, pois tenho criança em casa com 4 anos de idade, e também porque achei bem intereçante (se conhecerem algum materia que realçe o desing no lugar do vidro fala ai galera).
Este movel sera fabricado em MDF e depois colocarei formica para da o acabamento.
A tampa do aquário tera abertura bem ampla, não da pra ver legal na imagem mais terá uma boa folga caso haja a necessidade de algum tipo de manutenção, estou projetando também, uma forma de trilho de sustentação para o sistema de iluminação, pois se um dia for necessário dar manutenção na parte da iluminação não precisa remover a tampa e sim puxar a sistema inteiro pelos trilhos (espero que dê pra entender).

Galera por favor Criticas e opiniões, para o móvel.

Vista traseira do Movel:

Imagem

Esse vou tentar explicar melhor, de um lado percebe-se que fiz uma prateleira para que eu possa guardar materiáis tipow: ração solida, testes etc....
Do outro lado ficara o sistema de Filtração Sump (estou estudando sobre ele, não sei muito sobre o mesmo, mais vejo que é muito eficaz).
deixei todo descoberto para poder ficar bem visível, porem da parte que esta a prateleira de vidro ate a prateleira de maeira ficara coberto como um móvel qualquer, porem na parte que fica o filtro pretendo deixar aberto para evitar um pouco a umidade e penso também em revestir esta parte do filtro com formica para evitar a umidade na madeira.

Galera por favor Criticas e opiniões, para a parte traseira.

Bem galera é isso ai, mais uma vez dicas e criticas são bem recebidas, as criticas recebo também pois quem critica é por que sabe muito ou não tem coragem de meter a cara e fazer, e as dicas e conselhos é bem aceito pois elas são de pessoas que tem a intenção de ajudar.

Fabio Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Binho
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Curtiu: 1 vez

Re: Meu Primeiro Projeto....

#2 Mensagem por Fabio Pereira »

Paulo,
Nao vou falar sobre a estrutura por puro desconhecimento, mas acho que o seu sumo esta muito pequeno para o seu display.... Só o skimmer ocupa um batia espaco.

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Ramon Brescovici »

Vai usar que iluminacao?
Decide skimmer antes de sump
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Paolorfsilva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por Paolorfsilva »

Fabio Pereira escreveu:Paulo,
Nao vou falar sobre a estrutura por puro desconhecimento, mas acho que o seu sumo esta muito pequeno para o seu display.... Só o skimmer ocupa um batia espaco.

Fabio Obrigado pela sua visita.
tipow só não entendi o que você quis dizer com "sumo", com relação ao skimmer a imagem que coloquei do filtro é mera ilustração, é apenas para ter ideia onde vai ficar o filtro, e se o espaço for pequeno eu estruturo outro móvel, vou desenvolver outro modelo para deixar na agulha dai mostro aqui. OBG parceiro

Paolorfsilva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Paolorfsilva »

Ramon Brescovici escreveu:Vai usar que iluminacao?
Decide skimmer antes de <acronym class="id41" title="Sump: Casa de máquinas,que seria um outro aquário de tamanho menor geralmente localizado por baixo do aqua principal"><b>sump</b></acronym>

Romon Obrigado pela visita, mais não sei bem ainda sobre a iluminação, mais tenho um parceiro que vai mim orientar sobre isso, "Alexandre" ele é do Forum tambem mora aqui perto, mais de ante mão não si bem o que vai sair, apenas estruturei os passos iniciais para montar esse aquário.

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Ramon Brescovici »

Decide a iluminacao antes do movel.

Vc tem q ter espaço pra mexer no aqua.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#7 Mensagem por Marco Vieira »

Paolo, uma madeira boa e barata, que uso muito em estruturas, é garapeira (ou grápia, o nome muda mas a madeira é a mesma).

Agora, você mora em casa ou ap? Toma cuidado com o peso sobre laje... http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=14667

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#8 Mensagem por Marco Vieira »

Paolo, mas um ponto que me atentei agora: eu não colocaria todo esse peso em cima de um móvel de madeira... faria de alvenaria, preferencialmente concreto. Só de agua são 600L, mais equipamento, vidros, etc... calculo uns 800kg fácil....

O reef do Renato e da Juci tem medidas próximas ao seu, aqui no link tem como eles montaram o móvel:

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=9167

Se ainda sim quiser fazer de madeira, consulte um marceneiro e use madeiras cruzadas para amarrar a estrutura, principalmente nas pontas e meio. Não precisa abrir que é para um aquário (pode aumentar o preço... icon_censored ), mas que deve aguentar um peso de 1000kg e umidade....

As vigas aguentam se bem estruturado, mas a madeira trabalha com a umidade, é difícil imaginar o impacto no longo prazo... eu trabalho com madeira mas não confio esse peso todo em um móvel...

Paolorfsilva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por Paolorfsilva »

Marcos Vieira OBG mesmo pelas dicas, tenho que rever todo esse meu projeto pois moro em um Primeiro andar, tendo em vista isso vou ter que entrar em contato com o pessoal que construiu pra saber detalhes desta laje, mais de ante mão vou ver se diminuo pra 1,50 X 60 x 50 dando uns 450 liros, acho que no final vai dar seus 900 a 1.000 Kg, preciso rever tudo direitinho.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”