🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Chiller com trocador de calor casca e tubo

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Chiller com trocador de calor casca e tubo

#21 Mensagem por Marcio Gielfi »

alexbraga escreveu:Marcio e se for feito como eu falei nao fica melhor?? ao inves de usar uma serpentina de inox para resfriar agua usar uma de cobre para resfriar fluido especifico (que nao ataque o cobre, oleo, fluido de radiador sei la) nesse mesmo esquema so mudando a serpentina de aço para cobre e a agua para fluido anticongelante entende?

Alex, seu sistema irá funcionar, é um duplo trocador de calor, muito usado em industrias também. Eu só não recomendo usar outro fuido que não água porque existe sempre o risco de haver uma falha de vedação e haver contaminação do aquário pelo fluido, e por esse sistema voce tem uma eficiencia menor pela dupla troca que ocorre, sempre há perdas em cada troca, quanto mais trocas, maior a perda.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Leonardo Amorim
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Leo
Data de Nascimento: 24 Ago 1980
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

#22 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa tarde.
Acabei de refazer a vedação do meu trocador, onde tinha vazado. Vou esperar o silicone secar até amanha para testar.
Até mais!
Laura's Reef 2 - Planning...

Leonardo Amorim

#23 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite. Acabei de desligar as bombas do teste do trocador casca e tubo que montei. Ficou rodando uma semana e não ocorreram vazamentos entre as duas câmaras icon_yahoo . O próximo passo agora é montar o sistema de refrigeração, que irá utilizar compressor e radiador de 1/3 HP.

Leonardo Amorim

#24 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa tarde.

Desculpem o tempo que demorei para voltar a postar aqui, mas é que tive que reformular o projeto do meu trocador de calor casca e tubo, porque o projeto inicial ficou muito grande e não coube dentro do meu móvel... icon_frusty
Ao invés de fazer em ida e volta com tubos de 100 mm, irei utilizar um ida e volta duplo com tubos de 75 mm. Dessa forma ganho 2 vezes, pois agora caberá dentro do móvel e a redução de diâmetro externo irá aumentar o número de Reynolds do fluxo, aumentando a troca de calor.

Se der tempo nesse final de semana posto umas fotos do novo projeto.

Até mais.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#25 Mensagem por Elder Luis »

Leonardo, esses equipamentos precisam de ventilação, se vc deixar dentro do móvel, além de perder eficiência, em casos mais extremos tem o risco de incêndio
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Leonardo Amorim

#26 Mensagem por Leonardo Amorim »

Elder, bom dia.

Obrigado pela dica. O móvel que eu fiz fica encostado na parede da fachada lateral do prédio onde moro. Irei fazer uma abertura tipo ar condicionado nessa parede para que haja ventilação no sistema de refrigeração. A ventoinha do condensador do meu chiller irá jogar o ar quente através desse furo na parede, e além disso estou estudando a possibilidade de instalar um exaustor desses de cozinha nesse furo. Acho que dessa forma ica bem ventilado.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#27 Mensagem por Elder Luis »

é prédio? vc ai poder furar essa parede?

Viva Metal!

Leonardo Amorim

#28 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pela legislação da prefeitura de BH só preciso da concordância de todos os vizinhos e da ART registrada no CREA por um engenheiro. Eu sou engenheiro e todos os vizinhos já concordaram. icon_joia

Leonardo Amorim

#29 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Finalmente voltei a trabalhar no meu chiller DIY icon_clap . Fiquei um tempo afastado desse projeto porque meu reef começou a ciclar, então fiquei com a minha atenção todo virada para ele. Agora como só me resta esperar, voltei para o refrigerador.

Vamos lá, passo a passo:
Peguei meus 4 segmentos de tubos de titânio e em cada extremidade colei uma luva de redução de 32 para 25 mm, cortei um pedaço de tubo de 25 mm e colei em um flange de caixa dágua de 25mm X 3/4".

Imagem

Para colar os tubos de titânio na luva de redução usei araldite, fica bem firme e não vaza. Para as conexões em pvc utilizei cola para tubos mesmo.
Detalhe do araldite seco

Imagem

Todos os tubos colados.

Imagem

O próximo passo foi furar 8 cap's de 75 mm com a serra copo. É preciso escolher uma serra copo bem próxima do diâmetro externo do flange de caixa dágua de 25mm X 3/4".

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois do furo é necessário retirar todas as rebarbas que ficaram, para que elas não se prendam na cola que será usada posteriormente.

Próximo passo: colar os cap's furados nos tês de redução de 75mm para 50 mm.

Imagem

Próximo passo: Montar o flange de caixa dágua nos flanges.

Imagem
Imagem

Próximo passo: Medir e serrar um pedaço de tubo de 75 mm que seja suficiente para unir os 2 tês de redução.

Imagem

Próximo passo: Colar o tubo nos tês de redução. Essa é uma das partes mais importantes, pois deve-se observar o lado que a conexão de 50mm do tê de redução deve ficar. Além disso, é importante colocar os anéis de vedação antes de colar o tubo.

Imagem
Imagem

Último passo de hoje: Apertar os flanges de caixa dágua.

O primeiro módulo do trocador de calor casca e tubo está pronto, serão ao todo 4 iguais a esse. A água do reef passa por dentro do tubo de titânio e água fria passa entre o tubo de titânio e o tubo de PVC.

Imagem

Até mais.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#30 Mensagem por Elder Luis »

icon-aplauder

Belo e caprichoso trabalho!

Lembra um pouco aquelas montagens DIY de UV

Viva Metal!

Leonardo Amorim

#31 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Obrigado pelo elogio Elder, lembra mesmo aqueles filtros UV. Hoje mais um módulo ficou pronto. Amanha monto mais um.
Estou ansioso para começar a montagem da parte de refrigeração. Meu reef está atingindo picos de 29°C, nessa fase de ciclagem tem problema essa temperatura?

Até mais.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#32 Mensagem por Elder Luis »

Leonardo Amorim escreveu:Pessoal, boa noite.

Obrigado pelo elogio Elder, lembra mesmo aqueles filtros UV. Hoje mais um módulo ficou pronto. Amanha monto mais um.
Estou ansioso para começar a montagem da parte de refrigeração. Meu reef está atingindo picos de 29°C, nessa fase de ciclagem tem problema essa temperatura?

Até mais.

Durante a ciclagem não tem problema, bom ma verdade, o problema é mais com corais, se vc tivesse só ´peixes, eles aguentam bem

Viva Metal!

Leonardo Amorim

#33 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa tarde.

Ontem terminei de colar o trocador de calor, quando chegar em casa à noite coloco as fotos com os passos da montagem. Hoje também vou testar com água doce para ver se tem passagem entre as câmaras.
Depois do carnaval vou começar a parte de refrigeração da água fria.

Até mais.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#34 Mensagem por Elder Luis »

icon-aplauder

Viva Metal!

marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

#35 Mensagem por marcio mig »

Desculpa Xará.. mas a minha duvida tá assolando a muito tempo......
Marcio Gielfi escreveu:
Marco Ferro escreveu:
O problema que eu tive foi corrosão , porque ou como eu nao sei te dizer...
mas o tubo furou bem na entrada da agua pra dentro da serpentina ,

O problema que voce teve foi corrosão por eletrolise, sempre se deve proteger os primeiros 5cm para dentro e para fora da água, isso evita essa corrosão que é muito mais acelerada do que outras formas de corrosão.

[offtopic]Que tipo de eletrolise Xará??? passa corrente pelo inox? não é aterrado o Chiller??? estranho isso, prestei serviço para uma grande empresa fabricante de baterias e todo o dispositivo foi feito com 304/316 e mesmo trabalhando com extremos (ácidos, e corrente elétrica não houve até hoje problemas de corrosão mesmo que por eletrolise e estamos falando em disp. de montagem de bateria onde realmente respinga a solução isso a uns 10 anos atraz e tá funcionando que é uma beleza inclusive um tanque de 15mil L de solução acida...) ainda não entendi essa tal de corrosão que tanto falam, não questiono o titânio pois é material nobre mas sim esse preconceito com o Inox, na real não estendo essa corrosão que tanto brigam em fóruns..

se a briga é por causa da qualidade do inox desculpa mas tem fabricante de chiller fazendo m* icon_censored usando inox inferior como os talheres de 1,99 por exemplo por sair um pouco do seu tópico Leonardo , segue cada tipo para sua aplicação acho que deve ajudar um pouco neste assunto...

"APLICAÇÕES TÍPICAS DOS VÁRIOS TIPOS DE AÇO INOXIDÁVEL:

Tipo 420 Facas profissionais e de cozinha, espátulas etc.

Tipo 430 Mesas, painéis, revestimento de equipamentos. Utilizado em ambientes moderadamente corrosivos (vegetais, frutas, bebidas, alimentos secos, etc).

Tipo 304 Cubas, bacias, tubulações, partes de máquinas (componentes que exigem conformação e soldabilidade). Resistência à corrosão superior ao 430.

Tipo 316 Componentes utilizados com alimentos mais corrosivos (carne/sangue, alimentos com moderado conteúdo de sal), que são limpos freqüentemente.

Tipo 904L Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados).

Duplex 2205 Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Maior resistência que os austeníticos. Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas.

Super Austeníticos com 6% de Mo. - Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas. Usados em aquecimento de vapor, boilers para aquecimento de água, etc. "[/offtopic]
" fonte Elinox

se alguém tiver uma explicação técnica e lógica não apenas " inox não presta" por favor pq não é a primeira vez que leio isso, alias
Excelente ideia Leonardo.. gostei de verdade vou estudar uma possível " copia" rs... gostei muito e isso realmente na teoria funciona já testou?????

uma dica para quem não sabe e que vai comprar Inox, quando ver um suposto 304 por exemplo leva um imã e quando ver o tubo ou chapa veja se tem a atração magnética.. se tiver sai correndo.. não presta... inox não tem atração magnética... faça o teste na parte de cima do fogão da patroa e depois testa no "suposto" inox escovado da lateral... vcs vão ver a prova...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Leonardo Amorim

#36 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa tarde.

Marcio e Elder, obrigado pelos elogios. Ontem a noite não postei fotos porque fiz exame de vista e não estava conseguindo enxergar direito icon_bag
Coloquei o trocador para rodar com água doce ontem, primeiro passando por dentro do tubo de titânio. Hoje de manha já tinha um pequeno vazamento em uma das conexões roscadas de 3/4". À noite vou refazer a vedação com mais teflon e botar para rodar de novo. Só ficarei satisfeito depois de 24 horas de teste sem nenhum vazamento. Depois desse teste vou encher a câmara entre o tubo de titânio e o tubo de pvc. Aí serão mais 24 horas de teste.

Marcio, quanto à corrosão sinceramente não sei responder... Também conheço aplicações críticas que utilizam inox, tipo decapagem ácida, e as peças de inox suportam bem. Cheguei a orçar os tubos em inox 316L, deu uma diferença de 25% para os mesmos tubos em titânio. Decidi pelos de titânio por causa da dificuldade de troca-los em caso de falha.

Abraço

Leonardo Amorim

#37 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Conforme prometi ontem, seguem fotos do trocador de calor casca e tubo pronto durante o teste de vazamentos. Quando cheguei do trabalho ontem ainda tinha um ponto de vazamento. Refiz e vedação e deixei rodando. Hoje da manha a superfície da pia onde estou fazendo o teste ainda estava seca, se permanecer assim até hoje à noite encerro o teste da parte interna.

Imagem
Imagem
Imagem

Desculpem a qualidade das fotos, tirei com o celular... Emprestei minha câmera para minha cunhada, que viajou para Maceió (Oh inveja...).

Até mais.

Leonardo Amorim

#38 Mensagem por Leonardo Amorim »

Não entendi porque as fotos ficaram tão pequenas. Alguém pode me ajudar?

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#39 Mensagem por Marcio Gielfi »

marcio mig escreveu:Desculpa Xará.. mas a minha duvida tá assolando a muito tempo......
Marcio Gielfi escreveu:
Marco Ferro escreveu:
O problema que eu tive foi corrosão , porque ou como eu nao sei te dizer...
mas o tubo furou bem na entrada da agua pra dentro da serpentina ,

O problema que voce teve foi corrosão por eletrolise, sempre se deve proteger os primeiros 5cm para dentro e para fora da água, isso evita essa corrosão que é muito mais acelerada do que outras formas de corrosão.

[offtopic]Que tipo de eletrolise Xará??? passa corrente pelo inox? não é aterrado o Chiller??? estranho isso, prestei serviço para uma grande empresa fabricante de baterias e todo o dispositivo foi feito com 304/316 e mesmo trabalhando com extremos (ácidos, e corrente elétrica não houve até hoje problemas de corrosão mesmo que por eletrolise e estamos falando em disp. de montagem de bateria onde realmente respinga a solução isso a uns 10 anos atraz e tá funcionando que é uma beleza inclusive um tanque de 15mil L de solução acida...) ainda não entendi essa tal de corrosão que tanto falam, não questiono o titânio pois é material nobre mas sim esse preconceito com o Inox, na real não estendo essa corrosão que tanto brigam em fóruns..

se a briga é por causa da qualidade do inox desculpa mas tem fabricante de chiller fazendo m* icon_censored usando inox inferior como os talheres de 1,99 por exemplo por sair um pouco do seu tópico Leonardo , segue cada tipo para sua aplicação acho que deve ajudar um pouco neste assunto...

"APLICAÇÕES TÍPICAS DOS VÁRIOS TIPOS DE AÇO INOXIDÁVEL:

Tipo 420 Facas profissionais e de cozinha, espátulas etc.

Tipo 430 Mesas, painéis, revestimento de equipamentos. Utilizado em ambientes moderadamente corrosivos (vegetais, frutas, bebidas, alimentos secos, etc).

Tipo 304 Cubas, bacias, tubulações, partes de máquinas (componentes que exigem conformação e soldabilidade). Resistência à corrosão superior ao 430.

Tipo 316 Componentes utilizados com alimentos mais corrosivos (carne/sangue, alimentos com moderado conteúdo de sal), que são limpos freqüentemente.

Tipo 904L Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados).

Duplex 2205 Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Maior resistência que os austeníticos. Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas.

Super Austeníticos com 6% de Mo. - Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas. Usados em aquecimento de vapor, boilers para aquecimento de água, etc. "[/offtopic]
" fonte Elinox

se alguém tiver uma explicação técnica e lógica não apenas " inox não presta" por favor pq não é a primeira vez que leio isso, alias
Excelente ideia Leonardo.. gostei de verdade vou estudar uma possível " copia" rs... gostei muito e isso realmente na teoria funciona já testou?????

uma dica para quem não sabe e que vai comprar Inox, quando ver um suposto 304 por exemplo leva um imã e quando ver o tubo ou chapa veja se tem a atração magnética.. se tiver sai correndo.. não presta... inox não tem atração magnética... faça o teste na parte de cima do fogão da patroa e depois testa no "suposto" inox escovado da lateral... vcs vão ver a prova...

Marcião leia este PDF que vai te explicar o que corrosão galvânica e alguns casos ilustrativos que facilitam a visualização.

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 0656,d.eWU

Se quiser debater sobre este assunto abra um outro tópico para nós não bagunçarmos este, já que este refere-se a um trocador de calor.

Abraços
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#40 Mensagem por Marcio Gielfi »

Leonardo Amorim escreveu:Não entendi porque as fotos ficaram tão pequenas. Alguém pode me ajudar?

Vou ficar te devendo essa, também não sei porque ficaram pequenas.

Mas já te adianto que o conjunto ficou bem compacto, gostei muito !!!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”