Alguns dizem que só acertamos na construção de uma casa na terceira tentativa. Bom, casa eu já construí duas e vou parar por aqui mas essa vai ser minha terceira montagem de reef.... agora vai !
Poderia chamar de remontagem novamente, mas desta vez quero algo novo, estudado, projetado e bem executado. Vou aproveitar vários itens que tenho hoje, mas a idéia é um sistema otimizado, clean, organizado e o mais importate: que a manutenção seja simples e demande pouco tempo.
Não vou aproveitar nem o espaço que tenho hoje. O reef de 630 litros do meu escritório será desmontado definitivamente. O meu novo display será meu atual reef em estilo lagoon de 150 x 70 x 40 (A). O quarto onde é a sala de máquinas atual será minha oficina, que hoje está esprimida em um canto da dispensa.
Vou fechar essa área da minha garagem que não uso pra muita coisa senão entulhar de porcaria. Com isso tiro todo o barulho de dentro de casa e facilito a manutenção, limpeza e refrigeração.
Vista de dentro do pilotis:

Vista de fora:

Pedreiro arrancando corrimão da escada e rodapé:

Marcação usando fita crepe:

Para a base de alvenaria, parede e enchimentos vou usar esses blocos de concreto alveolar. Eles são muito regulares, leves, aguentam uma carga imensa e aceitam acabamento diretamente. Para serrar basta usar um serrote comum ou ferramentas geralmente usadas em madeira.

Bom, é isso por enquanto. Esse começo vai ser bem devagar mesmo e não estou com pressa nenhuma.
abraço