🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminária C/ Fita de led...

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Luminária C/ Fita de led...

#21 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Apenas a minha consideração de um fã assiduo da HQI´s

Tanto T5 como HQI e leds tem prós e contras, não considero que uma seja melhor que a outra ( se forem lampadas para uso em aquários de marcas conceituadas)

HQI - Esquenta, gasta mais energia , mas os resultados positivos são certos e o visual é imbatível.
T5 - Não esquenta tanto, não consome tanta energia, mas é mais dinâmico ( você coloca várias de cores diferentes e consegue assim atingir vários espectros diferentes) , imbatível para as cores dos corais. Já vi gente que saiu das HQI foi para as T5 e está voltando ( ou voltou) para as HQI. Mas é aquele visual " chapado" meio artificial
LED - Nunca usei. Teve gente que não gostou e voltou para o sistema antigo. Tem gente que foi para os LEDS e nunca mais volta para o sistema antigo. Ainda existe um pouco de medo para migrar para Leds por ser uma tecnologia recente e custo inicial.Não esquenta e gasta menos do que os outros sistemas.AS cores dos corais são incríveis, o fato de

Minha opinião: Hoje não troco minha HQI pelas T5 ou por leds , por causa do custo inicial e por um certo receio dos comentários mundo afora.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#22 Mensagem por Marco Augusto »

Arnaldo ...
eu achei que so eu pensava assim e so eu era fan de HQIs rsrsrs
eu nao troco minhas HQIs por t5 ou led , ate que me provem que realmente compensa , apesar de saber que as HQIs consomem muito mais
que os LEDs, mas por enquanto ainda nao conseguiram me convencer do contrario, mesmo porque o LED como esta na moda , ainda é um
sonho distante de muitos, uma calha simples de led nao muito grande custaria o mesmo que 3 kits de HQIs pra um aquario bem maior,

infelismente quando o ser humano descobre uma coisa nova ele se aproveita disso pra tirar beneficio dos outros, cresci dentro de oficina eletronica
meu pai desde que eu me conheco por gente tem oficina eletronica de manutencao e vendas , e me lembro bem de colocar leds nos meus carrinhos
de controle remoto, e sempre , a vida toda soube que LEDs tinham um custo muito baixo, tudo bem que esses novos super leds tem uma tecnologia muito
maior que os de antigamente, mas nao justifica o valor que custa hoje em dia ...

cotei o preco de uma calha led pro meu aqua que tem 1mt , R$ 1800,00 em 1 calha, como eu nao ganho dinheiro com o bumbum , resolvi ficar com as fabulosas HQIs
rsrsrs

Andrés Segal
Moderador
Moderador
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
País: Brasil
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 114 vezes

#23 Mensagem por Andrés Segal »

Marco Ferro escreveu:Arnaldo ...
cotei o preco de uma calha led pro meu aqua que tem 1mt , R$ 1800,00 em 1 calha, como eu nao ganho dinheiro com o bumbum , resolvi ficar com as fabulosas HQIs
rsrsrs

Marco experimenta fazer a conta de quanto voce gasta com luz na HQI e quanto gastaria com LED, dai a diferença veja se nao compensa no final o investimento numa luminaria de LED, ela se auto paga em meses... experimenta calcular.... agora se é contra LED por outros motivos ... tudo bem, mas por preço , volto a afirmar, ela se paga em meses com a economia da conta de luz...
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#24 Mensagem por Marco Augusto »

sim eu ja pensei nessa questao,
mas ai pensei tb numa outra possibilidade, será que os LEDs realmente tem a mesma eficiencia das HQIs,
LEd sao novos ainda, e por mais que todos falem sobre eles, ainda é uma experiencia, eu sou fan de leds sim , acredito
neles, mas ainda acho que alem de alto custo eles ainda nao me trazem confianca 100% pra usa-los
mas nao digo que nunca irei usar led no meu aqua, mas... prefiro esperar ele virar uma coisa normal e sair da "modinha"

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Curtiu: 3 vezes

#25 Mensagem por Fagner Delfim »

Minha iluminação é composta por T5... nunca usei HQi e pra mim aqui fica muito inviável pelos custos. Só com as T5 a temperatura aqui em casa fica altíssima nesse verão quente que tá. To gastando mais de 100 dinheiros com o chiller para manter a temperatura num nível aceitável pros corais e pra BBT.

Por isso estou buscando alternativas e pensando em colocar LEDs... vi a um tempo atrás um companheiro aqui no fórum vendendo umas calhas importadas que já enviava montadas... não achei novamente o tópico. Alguém lembra desse tópico nos classificados? Lembro que tinha várias opções de calhas e tudo... opções com diferentes preços.

Aí aproveito e pergunto... como vocês fariam? Deixariam algumas T5 além das calhas de LED? Meu aquário tem 120 x 50 x 40... corais soft e 2 espécies de LPS (hammer e trumpet) e pretendo colocar frog e montipora capri... além de ter uma BBT e pretender colocar mais uma ou duas...

Estou juntando dinheiro... essa mudança seria até o meio do ano. Até lá ficarei com minhas 5 T5 de 39W cada... mas aí pergunto outra coisa. Chegou esta semana aqui em João Pessoa, uma fita de LEDs numa loja de aquario. Segundo o que disseram por lá é feita para reefs e plantados, para complementação de luz, não para formar um sistema independente. Valeria a pena comprar alguma coisa dessas fitas para complementar minha iluminação até a compra as calhas??

Valeu e abraços a todos
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

#26 Mensagem por antonio carvalho »

meus caros colegas de hobby!
as anemonas andarilhas do meu tanque está mudando muito de lugar por causa da luz, elas ficam de lado o tempo todo, nunca para cima para receber luz direta!
vou mudar o tipo de leds para ver o que acontece!
um forte abraço!
marcos vc conhece aqueles leds que ilumina as frezers de cerveja e refrigerante nos mercados?
eu vou colocar eles aqui e ver o que rola!
um forte abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Curtiu: 1 vez
Contato:

#27 Mensagem por antonio carvalho »

olá meus colegas de hobby!
acabo de encostar meu braco na fita les e ela pegou fogo e me queimou em trés lugar no braço! minha esposa quase caiu dura de susto!
meu braço encostou do lado que não tem soldas!
só um aviso!
ahahahahaahaha! ai que dor!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Rafael Moura
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Rafael
Data de Nascimento: 27 Jun 1990

#28 Mensagem por Rafael Moura »

Eu uso uma luminaria da boyu modificada com duas pl de 58 w cada (uma branca e uma actinea )no meu reefzinho de 120 l...porem coloquei 1 metro de leds azuis ,apenas por estetica, para a agua ficar num tom de iluminação azulado...daew fica as lampadas Pl +os leds ....mas eu não arriscaria enxer de leds...tanto que dependendo de quantos metros vc vai usar compensa juntar uma graninha a mais e comprar uma luminaria ...
Black Label´s Reef
viewtopic.php?f=25&t=19195

Fagner Delfim

#29 Mensagem por Fagner Delfim »

Pois é... já to pensando nisso mesmo e desisti da ideia das fitas... valeu!

Woompa-loompa Reef:

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

#30 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Oi Amigos, li muita coisa antes de voltar a montar aquário marinho, acho que planejar o investimento e montar o aquário ideal faz com que os habitantes possam viver e não sobreviver. Melhor montar um de 100 litros legal que um grande de improviso... Estou testando duas calhas de Led Cree que comprei na California, isso foi um diferencial, pois lá consegui bom Skymmer, Wavemaker, Sump Sock... Tudo com bom preço. Meu aquário fica com uma média de 380 litros... Se comprasse tudo aqui no Brasil, teria que redimencionar para 150 litros... Aprendendo tudo aqui vou postar fotos!!!

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#31 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Só para completar, na minha opinião Fita de Led sou contra.

Fagner Delfim

#32 Mensagem por Fagner Delfim »

Jorge... sses LEDs cree são bons?? Tem um rapaz aqui no fórum vendendo luminárias que usam LEDs cree num preço muito bacana. Queria saber se vale a pena comprar, veja aí o tópico dele:

viewtopic.php?f=29&t=18404

Woompa-loompa Reef:

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#33 Mensagem por Elder Luis »

eu já tive aquário com HQI, outro com T5, outro com PL, e 2 de leds e hoje eu não volto para T5 ou HQI nem que se me pagassem, prefiro desmontar. Mas tem que ser led boa qualidade, assim como qualquer outra coisa, existem leds e leds. Se escolher led porcaria (que são os mais baratos) é melhor ficar nas T5 ou HQI mesmo.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#34 Mensagem por Jorge Andre Borges »

[quote="Fagner Delfim"]Jorge... sses LEDs cree são bons?? Tem um rapaz aqui no fórum vendendo luminárias que usam LEDs cree num preço muito bacana. Queria saber se vale a pena comprar, veja aí o tópico dele:

Oi Fagner,
Comprei as minhas na Marine Depot nos Estados Unidos e vim logo com 4, tenho 01 ainda para vender pois achei que 2 ficou bom para meu aquário, se interessar, veja no Mercado Livre ou te mostro via Skype ou msn,

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes

#35 Mensagem por alex braga »

O que eu penso é o seguinte, o melhor sistema de iluminação possivel devera ser composto por estas 3 tecnologias, led é bom? obviamente mas tem muita limitação, é artificial e tem muita gente tendo problemas pois algumas faixas de espectro luminoso não sao geradas e ainda tem o $$$ que leva muita gente a colocar metade da potencia que era usada anteriormente em led, o cara tinha uma hqi de 250 e ai vai para 140 watts de leds e acha que esta bom, visualmente fica bom mas os corais começam lentamente a definhar, nada se compara a um hqi, é que existe de mais proximo a luz do sol, so que tem muitos contras principalmente o gasto com energia e troca das lampadas, leds tem a vantagem de nao aquecer a agua e os royal blue realmente acendem os corais mas alem de caros dao um toque muito artificial no aqua, fluorescentes tem a luz uniforme, sao economicas e se for falar de cores nao tem comparação, contra elas a troca constante de lampadas e a falta daquele efeito que so hqi e led dao, de refração da lamina dagua, a minha opiniao é, a combinaçao dessas tecnologias, leds so royal blue, fluorescentes azuis, rosas e brancas e hqi em menor quantidade de potencia e por menos horas, a combinação dessas tecnologias sim pode fornecer a melhor iluminação possivel, sozinha, somente a hqi, de otima qualidade e custo exorbitante pode chegar perto da perfeição
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#36 Mensagem por tedescowill »

alguem ja pensou em fazer uma luminaria de leds com leds RGB de potencia talves fique melhor que com leds de uma so cor?
aqui na minha cidade nao se acha ,mas ai em sampa deve ser facil encontre algum maluco que entenda de eletronica e peca pra ele fazer un driver com controle de cada cor ,eu ja fis com leds rgb de paixa potencia e fica show(comecou com 8 agora tá com uns 60 leds)
Editado pela última vez por tedescowill em 25 Jan 2013, 18:36, em um total de 1 vez.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#37 Mensagem por alex braga »

com certeza, daria para mesclar as cores mas ai o preço quadriplica, um led de 3watts rgb so fornece 1 watt por cor so por ai precisariamos de 3 x mais leds, um led rgb custa mais que o dobro de um led normal esse é o problema, mas que seria uma opção melhor seria ja que a luz branca seria um resultado da soma das outras cores cores não faltando nenhum espectro ate os 480nm ai teria de se complementar com leds royal blue ou ainda, o melhor seria se a cree fabrica-se led rgb com B em vez de azul comum , royal blue, ai sim seria "perfeito"

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#38 Mensagem por tedescowill »

bom eu ainda nao ví leds royal blue ao vivo ainda mas posso dizer numa luninaria rgb para consequir um ton de azul diferente do so azul ecende se o canal azu
l total e vai acendeno as outras cores, em ate 20% destas outras cores fica azul (alias numa conbinacao fica um azul picina liiindo)
- - - - - - -

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#39 Mensagem por alex braga »

o problema é que o azul dos leds rgb nao é actinico

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#40 Mensagem por tedescowill »

voce poderia me dizer qual e a diferenca do azul para o azul actinico????????
- - - - - - -

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”