Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
iluminação de led
- Marcelo E Novais
- Pomacanthus imperator
- Apelido: epifanio
- Data de Nascimento: 12 Mai 1983
- País: Brasil
- Curtiu: 12 vezes
- Recebeu Curtir: 49 vezes
Re: iluminação de led
Marcio Gielfi, Blz quanto mais sugestões melhor ,melhor ainda se for antes de gastar uma bolada dessas rsrsrs, Se fosse pra vc montar uma luminaria dessas como montaria e aonde compraria?uma iluminação eficiente e sem desperdicio de $$? Da uma ajudinha aí, ou melhor faz um orçamento pra min, cada dia que passo fico cada vez mais loko tanto pq ainda não entendo muito de iluminação por leds e não to afim de jogar $$ fora, se puder me ajudar agradeço
- Marcelo E Novais
- Pomacanthus imperator
Marcio Gielfi vc acha que com o $$ que eu cogitava em gastar , daria para montar uma luminaria descente seja nacional ou importando?
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus
- Apelido: TD
- Recebeu Curtir: 5 vezes
maroscar escreveu:Marcio Gielfi vc acha que com o $$ que eu cogitava em gastar , daria para montar uma luminaria descente seja nacional ou importando?
Só fazendo conta para saber.
Eu não posso te dar um orçamento porque não trabalho com venda de de led´s e/ ou montagem de luminárias, montei algumas luminárias para mim e para amigos no passado. Eu trabalho com consultoria na área de led para um segmento que não tem nada haver com aquarismo.
O que posso te ajudar é dimensionar uma iluminação de led´s para seu aquário e voce vai e cota isso na rapid led, de onde costumo comprar meus led´s e te dei a dica de como diminuir a exposição a alfandega baseado na minha experiencia com importação de um monte de coisas, incluindo led´s.
Onde posso te ajudar é dimensionar uma boa iluminação para seu aquário, para isto preciso saber que corais pretende ter e qual a altura da luminária em relação a lamina dágua e a altura da coluna de água efetiva ( altura do aquário menos a altura do substrato e menos a borda superior que vai fcar sem água)
Abraços
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
- Gabriel Bola
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 05 Abr 1985
Marcio,
Aproveitando e me intrometendo um pouco no tópico...
Fiquei um pouco perdido na escolha da quantidade de LEDs. Ja que estou em processo de montagem de um nano da Boyu e sei que tenho que mudar a iluminação para ter um ambiente melhor para os corais.
Eu nao consegui encontrar uma relação entre Watts/Litro para o LED!
E a duvida é: Existe alguma formula para ajudar a dimensionar a necessidade em um aquario?
Obrigado e desculpe a intromissão!
Aproveitando e me intrometendo um pouco no tópico...
Fiquei um pouco perdido na escolha da quantidade de LEDs. Ja que estou em processo de montagem de um nano da Boyu e sei que tenho que mudar a iluminação para ter um ambiente melhor para os corais.
Eu nao consegui encontrar uma relação entre Watts/Litro para o LED!
E a duvida é: Existe alguma formula para ajudar a dimensionar a necessidade em um aquario?
Obrigado e desculpe a intromissão!
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus
Gabriel, não existe uma relação de watts por litro de led até porque voce pode mudar o angulo das lentes e mudar a intensidade e área de cobertura com isso nem precisar mexer com a potencia total do conjunto. Além disto diferentes leds de um mesmo fabricante te entrega diferentes níveis de iluminação.
Não existe uma fórmula mágica para dimensionar led´s, existem um conjunto de fórmulas de desenvolvi para meus trabalhos e adaptei para o aquarismo.
Se quiser que eu dimensione leds para seu aquário coloca as medidas, altura da coluna de água efetiva e os tipos de corais e marca e modelo dos leds que eu faço para voce.
Mas para não sequestrar o tópico, pode postar neste aqui que é onde eu costumo fazer isso para o pessoal
viewtopic.php?f=36&t=5058
Não existe uma fórmula mágica para dimensionar led´s, existem um conjunto de fórmulas de desenvolvi para meus trabalhos e adaptei para o aquarismo.
Se quiser que eu dimensione leds para seu aquário coloca as medidas, altura da coluna de água efetiva e os tipos de corais e marca e modelo dos leds que eu faço para voce.
Mas para não sequestrar o tópico, pode postar neste aqui que é onde eu costumo fazer isso para o pessoal
viewtopic.php?f=36&t=5058
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
- Marcelo E Novais
- Pomacanthus imperator
É verdade!!!!, cheguei a conclusão que vou fazer uma iluminação mista Led x T5, é melhor do que fazer um investimento pela metade, aí pergunto qual seria a proporção ideal de leds e T5 e quais cores e quantidade seriam os ideais para um sistema desses ter sucesso
- Marcelo E Novais
- Pomacanthus imperator
Marcio Gielfi,
As medidas do aquario seria 220x60x60 com altura efetiva de 220x52x60 e altura da luminaria em relação a lamina d'agua de 15cm, decidido que irei fazer um misto, quais leds usar e quais T5 usar pensando que ainda não tenho certeza absoluta quais tipos de corais irei ter, mas pensando desde já em uma iluminação eficaz em varios seguimentos
As medidas do aquario seria 220x60x60 com altura efetiva de 220x52x60 e altura da luminaria em relação a lamina d'agua de 15cm, decidido que irei fazer um misto, quais leds usar e quais T5 usar pensando que ainda não tenho certeza absoluta quais tipos de corais irei ter, mas pensando desde já em uma iluminação eficaz em varios seguimentos
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus
Maroscar,
Basicamente voce vai usar led RB e lapadas Brancas Philips Activiva e se quiser gastar um pouco mais Fuji Pink
Preciso de uns dias para ter tempo de calcular um dissipador que seja estreito para voce poder intercalar as lampadas com os led´s .
Seu aquário não vai caber T5 de 54W né ( 2 no comprimento eu acho que vão faltar uns 15cm, é isso mesmo ? ) . Essa informação é important epara eu dimensionar o comprimento dos dissipadores.
Basicamente voce vai usar led RB e lapadas Brancas Philips Activiva e se quiser gastar um pouco mais Fuji Pink
Preciso de uns dias para ter tempo de calcular um dissipador que seja estreito para voce poder intercalar as lampadas com os led´s .
Seu aquário não vai caber T5 de 54W né ( 2 no comprimento eu acho que vão faltar uns 15cm, é isso mesmo ? ) . Essa informação é important epara eu dimensionar o comprimento dos dissipadores.
- Marcelo E Novais
- Pomacanthus imperator
Marcio Gielfi,
É acho que 2 T5 de 54w não vai caber , se não me engano as 54w tem 1,15m duas daria 2,30m, ficaria muito agradecido se pudesse me ajudar , acho que reduziria os custos iniciais e mantenho uma qualidade utilizando esse misto, vlw
É acho que 2 T5 de 54w não vai caber , se não me engano as 54w tem 1,15m duas daria 2,30m, ficaria muito agradecido se pudesse me ajudar , acho que reduziria os custos iniciais e mantenho uma qualidade utilizando esse misto, vlw
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus
maroscar escreveu:Marcio Gielfi,
Realmente não vai caber 2 T5 de 54W , só usando de 39W não poder usar a phillips activiva porque eles não importam o modelo de 39W, neste caso use as Narvas que não custam caro e são boas, o Carlinos Moreno usa no fantástico aquário dele.
Para LPS voce vai precisar de 8 lampadas em conjuntos de 4 lampadas cada para LPS e 12 lampadas em conjuntos de 6 para SPS.
As T5 obrigatoriamente terão que ser usadas com refletores de alto desempenho. ( Andretti aqui do forum vende uns muito bons)
Para os leds recomendo usar 4 barras de 85 cm de comprimento com 14 led´s XT-E royal blue da Cree com lentes de 80 graus ( total 56 leds), espaçamento entre leds de eixo a eixo de cerca de 6cm.
Se for usar os leds XP-E multiplicar a quantidade por 1,8 para achar o número de led´s .
Vai precisar de 4 drivers Mean Well ELN-60-48 D ou P ( D para dimerização com potenciomentro, P para dimerização com circuito PWM) com corrente limitada a 1200 ma ou 4 drivers não dimerizaveis Mean Well LPC-60-1050.
Usar este dissipador ( Codigo da HS Beneficiamento é 6524, para outros fornecedores consultar catalogo e pelas medidas voce encontra o modelo correspondente)
usar 3 fans de 60 mm com no mínimo 22 CFM de movimentação de ar como por exemplo este fan abaixo ( caso use led´s XP-E aumentar para 4 fans)
Se usar fans de 18 CFM usar 4 por barra. ( caso use led´s XP-E aumentar para 5 fans)
Não usar fans de baixa qualidade porque em pouco tempo eles começam a ratear e perdem capacidade de ventilação, manter os led´s operando dentro da temperatura indicada pelo fabricante é fundamental para manter a vida útil.
Usar o esquema a abaixo para LPS
Narva
Barra de led
Narva
Narva
Barra de led
Narva
Altura da luminária em relação a lamina de água entre 15 e 20cm ( se usar a 15cm usar protetor de acrílico cristal 2mm para os leds)
Isso ai, uma solução de custo mais acessível para o seu aquário.
Ai no futuro voce faz mais 4 barras com 14 led´s brancos ( ou 8 brancos e 4 azuis) e retira as T5 ( configuração para LPS apenas)
Boa sorte com o projeto
- Marcelo E Novais
- Pomacanthus imperator
Marcio Gielfi, valew ,valew ,só mais uma pergunta, onde vc acha melhor para comprar esses materiais lampadas, leds, drives e dissipadores, agora é comprar esperar chegar (sera que demora muito na rapidled ) e correr pro abraço
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus
Lampadas Narva na Eletroterrivel aqui em São Paulo é onde voce vai achar o melhor preço , mas pergunte ao Carlinhos onde ele tem comprado as dele.
os leds e drivers recomendo Rapid Led, entre pedir e chegar, vai demorar de 20 a 30 dias.
Dissipador melhor comprar no Brasil por conta do custo do frete para meteriais pesados e compridos.
HS dissipadores vende só para pessoa jurídica mas é um pouco mais barato, a Fenite dissipadores vende para pessoa física também .
os leds e drivers recomendo Rapid Led, entre pedir e chegar, vai demorar de 20 a 30 dias.
Dissipador melhor comprar no Brasil por conta do custo do frete para meteriais pesados e compridos.
HS dissipadores vende só para pessoa jurídica mas é um pouco mais barato, a Fenite dissipadores vende para pessoa física também .
- Marcelo E Novais
- Pomacanthus imperator
Marcio Gielfi,
Já fiz o pedido dos leds que são menores e depois vou fazer o pedido separado dos drives, analisei bem, pensei direitinho e comprei 112 leds na rapiled não sei se fiz o correto deveria ter perguntado primeiro , comprei : 50 XT-E royal blue + 6 UV + 46 cool white XML + 10 XP-E Vermelho laranja.
Agora uma duvida tinha me falado para comprar drivers Mean Well ELN-60-48 D ou P (8x ) estive pensando e queria saber se poderia usar 2x Mean Well HLG-185-42B dimmable Driver
Acho que meu maior problema vai ser em achar o dissipador
Já fiz o pedido dos leds que são menores e depois vou fazer o pedido separado dos drives, analisei bem, pensei direitinho e comprei 112 leds na rapiled não sei se fiz o correto deveria ter perguntado primeiro , comprei : 50 XT-E royal blue + 6 UV + 46 cool white XML + 10 XP-E Vermelho laranja.
Agora uma duvida tinha me falado para comprar drivers Mean Well ELN-60-48 D ou P (8x ) estive pensando e queria saber se poderia usar 2x Mean Well HLG-185-42B dimmable Driver
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus
maroscar escreveu: Marcio Gielfi,
Acho que comprou muito Branco proporcionalmente aos royal blue, mas é uma questão de gosto.
maroscar escreveu:
Eu não sou fã de ligar strings em paralelo e não recomendo. Se for fazer coloque um resistor de potencia em série com cada string para no caso de perder uma, não queimar todos os led´s..
Para os led´s UV e vermelhos vai precisar de outro driver, porque em strings paralelas não se deve usar marca e modelos de leds diferentes.
- Denis P Lima
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Denis
- Curtiu: 220 vezes
- Recebeu Curtir: 89 vezes
Estou montando um Aqua de 1,5m x 60 cm altura...
Já fiz uma calha de 260 watts para um amigo, agora estou a montar a minha.Os driver de controle de corrente eu mesmo fiz, agora estou aperfeiçoando com microcontrolador, mas essa já é outra historia.
Configuração se alguém se interessar:
42 Leds Cree 5W Royal Blue
30 Leds Cree 5W Branco
Fonte 400w 24V
Drivers Made in Casa...rsrs
Corrente 0-1300 mA
Calha Tamanho 1,20 x 20 x 10.Total 360 W..
Agora vamos ver o que acontece...
Abraços a todos..
Ps. Caro Marcio o que acha?
Denis
Já fiz uma calha de 260 watts para um amigo, agora estou a montar a minha.Os driver de controle de corrente eu mesmo fiz, agora estou aperfeiçoando com microcontrolador, mas essa já é outra historia.
Configuração se alguém se interessar:
42 Leds Cree 5W Royal Blue
30 Leds Cree 5W Branco
Fonte 400w 24V
Drivers Made in Casa...rsrs
Corrente 0-1300 mA
Calha Tamanho 1,20 x 20 x 10.Total 360 W..
Agora vamos ver o que acontece...
Abraços a todos..
Ps. Caro Marcio o que acha?
Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri
"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
Dante Aliguieri
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus
Denis, acho que a quantidade de leds está boa.
Qual angulo de lente vai usar ?
Recomendo mudar a medida do dissipador para 1,10 x 20 x 10 , vai facilitar manter a relação de iluminação entre as laterais e frente e fundo.
Qual angulo de lente vai usar ?
Recomendo mudar a medida do dissipador para 1,10 x 20 x 10 , vai facilitar manter a relação de iluminação entre as laterais e frente e fundo.
- Denis P Lima
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Denis
- Curtiu: 220 vezes
- Recebeu Curtir: 89 vezes
Olá Marcio..
Tudo bem??
Todas lentes de 60 graus..
Vou analisa o desenho novamente e posto no forum!!
Valeu!!
Abraços,
Denis..
Tudo bem??
Todas lentes de 60 graus..
Vou analisa o desenho novamente e posto no forum!!
Valeu!!
Abraços,
Denis..
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri
Dante Aliguieri