🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quantos w em led é bom para o meu aquário?

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
André Figueiredo
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Andre Figueiredo
Data de Nascimento: 25 Set 1983
País: Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Quantos w em led é bom para o meu aquário?

#1 Mensagem por André Figueiredo »

Olá galera,

Vou substituir as 2 pl 18w 10000k do meu aquário, tirar toda a fiação, reatores, etc e colocar uma ou duas calhas de led (http://www.aquaillumination.com/nano/)...

Meu nano aquário Boyu TL 450 (sem contar o sump) tem aproximadamente 38cm comprimento x 31cm largura x 33cm altura e queria saber o quanto de iluminação é ideal para eu ter todo tipo de coral (sps, lps e softs)?

Coloco 1 luminária (36w) ou 2 (72w)?

Obrigado...

André Figueiredo

Re: Quantos w em led é bom para o meu aquário?

#2 Mensagem por André Figueiredo »

UP... alguém que entenda pra ajudar?

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#3 Mensagem por Robson Sandrini »

Enviei um e-mail pra empresa perguntando a área de cobertura de uma luminária nano, já que não há essa informação no site deles. Quando responderem te aviso.

[]´s

R.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#4 Mensagem por Robson Sandrini »

André, a empresa respondeu que a recomendação é de uma luminária Nano pra cada área de 38 x 38 cms. Se subir a luminária até uns 20 cms a área de cobertura aumenta pra 60 x 60 cms. Quanto mais alto, menos PAR pra fotossíntese das zooxantelas dos corais. Resumindo: uma aí da até pros corais mais exigentes quanto à iluminação, segundo a empresa.

[]´s

R.

André Figueiredo

#5 Mensagem por André Figueiredo »

Ai sim heim, Robson...

Muito obrigado!

Imaginei que daria mesmo, pois na internet eu só vejo essas luminárias à uns 15-20 cm de altura e iluminando um cubo próximo ao tamanho do meu aquário... Como a minha ficará somente a uns 5 cm de altura, acredito que deem conta de eu ter qq sps, lps, etc...

A principio vou comprar uma, se der tudo certo, ótimo... se não, compro a segunda!

Achei na internet ontem 2 imagens e vou anexar aqui pra ver (quem entende disso) se alguém decifra...

E se falando em sps e lps, quanto de PAR preciso pra que eles se desenvolvam?

Obrigado mais uma vez...

Robson S. escreveu:André, a empresa respondeu que a recomendação é de uma luminária Nano pra cada área de 38 x 38 cms. Se subir a luminária até uns 20 cms a área de cobertura aumenta pra 60 x 60 cms. Quanto mais alto, menos PAR pra fotossíntese das zooxantelas dos corais. Resumindo: uma aí da até pros corais mais exigentes quanto à iluminação, segundo a empresa.

[]´s

R.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#6 Mensagem por Robson Sandrini »

Essa leitura de PAR da figura pode ser alterada pra mais (10 cm de distância da borda do vidro na imagem, a sua será metade disso) ou pra menos (por exemplo, se a sua água estiver amarelada por compostos fenólicos, entre outras substâncias, se um coral fizer sombra no outro etc).

Você encontra recomendações de PAR em vários artigos e sites na net. Existe uma faixa comum aos corais. Acropora e blastomussa como exemplos num artigo da Advanced Aquarist e num site que vende luminárias e LED:

Acropora - 600 a 1000 e Blastomussa 200 a 600 em Lateral Lines: Classification and Terminology For Reef Aquarium Lighting
Acropora - 400 a 1000 e Blastomussa 200 a 700 em Blue Moon Aquatics: Corals light demand

Como não tenho um medidor de PAR, pergunto aqui no fórum sobre a melhor localização de um coral. Se a fonte de luz é boa já é meio caminho andado. Localização, circulação, parâmetros adequados da água, dedicação, paciência e por aí vai, ajudam no resto.

[]´s

R.

André Figueiredo

#7 Mensagem por André Figueiredo »

Obrigado mais uma vez!

Em cima das rochas pretendo colocar acroporas, montiporas e mais abaixo blastomussa e no substrato os softs... Quando comprar tentarei deixar em 600-700 (taxa que pelo que escreveu abrange os dois tipos de coral). Tem um amigo meu que tem um medidor de PAR e nessa luminária de led pode-se regular a intensidade de todos os leds ou de cada um separadamente (pelo menos é o que eu ouvi hoje).

Abs,

Robson Sandrini escreveu:Essa leitura de PAR da figura pode ser alterada pra mais (10 cm de distância da borda do vidro na imagem, a sua será metade disso) ou pra menos (por exemplo, se a sua água estiver amarelada por compostos fenólicos, entre outras substâncias, se um coral fizer sombra no outro etc).

Você encontra recomendações de PAR em vários artigos e sites na net. Existe uma faixa comum aos corais. Acropora e blastomussa como exemplos num artigo da Advanced Aquarist e num site que vende luminárias e LED:

Acropora - 600 a 1000 e Blastomussa 200 a 600 em Lateral Lines: Classification and Terminology For Reef Aquarium Lighting
Acropora - 400 a 1000 e Blastomussa 200 a 700 em Blue Moon Aquatics: Corals light demand

Como não tenho um medidor de PAR, pergunto aqui no fórum sobre a melhor localização de um coral. Se a fonte de luz é boa já é meio caminho andado. Localização, circulação, parâmetros adequados da água, dedicação, paciência e por aí vai, ajudam no resto.

[]´s

R.

Bernardo Bregunci
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 20 Mai 1987
Recebeu Curtir: 4 vezes

#8 Mensagem por Bernardo Bregunci »

André onde você irá comprar esta luminária? Bem, tenho um Boyu TL 550, no meu caso, duas seriam suficientes?

André Figueiredo

#9 Mensagem por André Figueiredo »

Olá Bernardo, tenho conversado com algumas pessoas e falei com 2 pessoas que disseram que pro meu aquário, 36w seria mais do que suficiente, mas agora não sei dizer em relação ao seu...

O seu tem um pouco mais do que o dobro de água do meu, porém e comprimento x largura x altura não tem muita coisa a mais, mas como a luminária pode se regular a intensidade dos leds, eu colocaria 2 (no meu ponto de vista - alguém que lê muito sobre, mas que ainda é um mero iniciante)...

Vou te passar 1 contato e veja o que ele te fala...

* Thiago (creeledbrasil@gmail.com / http://www.creeled.com.br/)
Uma luminária de led 36w ele disse que faria pra mim por +/- uns R$ 300,00, mas ele faz qq projeto de led, fale com ele, mto bacana o cara!

A minha luminária eu decidi comprar nos EUA mesmo, pois tenho um amigo que está lá e vai trazer pra mim no meio do ano e até lá vou segurando nas Pls mesmo... (apenas por estética, pois o preço do Thiago ainda era melhor)

Espero ter ajudado...

Bernardo Bregunci escreveu:André onde você irá comprar esta luminária? Bem, tenho um Boyu TL 550, no meu caso, duas seriam suficientes?

Bernardo Bregunci
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 20 Mai 1987
Recebeu Curtir: 4 vezes

#10 Mensagem por Bernardo Bregunci »

André muito obrigado pelas informações e dicas!! Entrarei em contato!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”