Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
TPA e Reposição quase sem esforço
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
TPA e Reposição quase sem esforço
Pessoal, a algum tempo ando pensando em um sistema de reposição automático.. sem precisar colocar agua doce no reservatório dentro do sump... então eu simplesmente estendi a mangueira e coloquei uma caixa de reposição bem longe do aquário, funciona.. e o melhor o preço foi bem em conta gastei cerca de R$50,00 incluindo boia de filtro de barro, mangueira que comprei do Evaristo aqui do Fórum, umas conexões via E-bay que saiu uns 3 obamas...Como é sabido... aquarista nunca está satisfeito e então estou fazendo um Upgrade no meu sistema acrescentei a TPA no sistema.. estou enviando um esquema para melhor ilustrar....
Funcionamento é simples.. dentro do Sump tenho uma boia, como já estamos carecas de saber para manter o nível e a salinidade ok do Reef.. o que fiz foi acrescentar outra boia na caixa de reposição onde a água do RO/DI sempre está completa...
Abaixo está outro aquário, nele preparo a água de TPA o registro do lado esquerdo quando aberto enche esse aquário e eu acrescento o sal e deixo bater uns 2 dias antes de fazer a TPA a boia de nível mantem a salinidade ok.. enquanto bate a água de sal....quando pronta, fecho ambas TPA e Reposição e aciono a bomba dentro do sump.. uma outra mangueira leva a água para descarte para o esgoto isso abaixa o nível do sump e abaixa a boia, claro liberando caminho para a água de TPA.. aciono a válvula na frente do aquário de TPA e libero a litragem de agua que no meu caso 25L semanais, quando ok fecho a valvula de TPA e abro a de reposição tendo o trabalho novamente na próxima.... acho q fui claro mas o desenho explica melhor...
bom o funcionamento por enquanto está manual, para ambas, mas futuramente vou automatizar com solenoide e timers para programação de TPA semanal...
Funcionamento é simples.. dentro do Sump tenho uma boia, como já estamos carecas de saber para manter o nível e a salinidade ok do Reef.. o que fiz foi acrescentar outra boia na caixa de reposição onde a água do RO/DI sempre está completa...
Abaixo está outro aquário, nele preparo a água de TPA o registro do lado esquerdo quando aberto enche esse aquário e eu acrescento o sal e deixo bater uns 2 dias antes de fazer a TPA a boia de nível mantem a salinidade ok.. enquanto bate a água de sal....quando pronta, fecho ambas TPA e Reposição e aciono a bomba dentro do sump.. uma outra mangueira leva a água para descarte para o esgoto isso abaixa o nível do sump e abaixa a boia, claro liberando caminho para a água de TPA.. aciono a válvula na frente do aquário de TPA e libero a litragem de agua que no meu caso 25L semanais, quando ok fecho a valvula de TPA e abro a de reposição tendo o trabalho novamente na próxima.... acho q fui claro mas o desenho explica melhor...
bom o funcionamento por enquanto está manual, para ambas, mas futuramente vou automatizar com solenoide e timers para programação de TPA semanal...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>
- Jorge Andre Borges
- Acanthurus achilles
- Apelido: JBorges
- Data de Nascimento: 19 Jan 1975
- País: Brasil
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 46 vezes
Re: TPA e Reposição quase sem esforço
Oi Marcio,
Também já pensei em fazer algo assim, mas quando a boia fecha, a pressão da água no filtro DI fica alta e sempre vaza em algum lugar, na ultima vez, vazou na redução de 1/2 para 1/4 que tenho no furo lateral do meu aquário de tpa...
[img=left]http://farm9.staticflickr.com/8100/8581488320_9e45c5fd84_c.jpg[/img]
O ideal seria um sistema automático elétrico para ligar (abrir) e desligar (fechar) a água, quando a boia travasse...
Alguém sabe se existe esta solução? (uma torneira com fechamento elétrico)
Pelo menos aqui em casa, não tem outra solução, se estiver tudo fechado, algum lugar da casa fica pingando porque tem bomba de pressão do condomínio
Também já pensei em fazer algo assim, mas quando a boia fecha, a pressão da água no filtro DI fica alta e sempre vaza em algum lugar, na ultima vez, vazou na redução de 1/2 para 1/4 que tenho no furo lateral do meu aquário de tpa...
[img=left]http://farm9.staticflickr.com/8100/8581488320_9e45c5fd84_c.jpg[/img]
O ideal seria um sistema automático elétrico para ligar (abrir) e desligar (fechar) a água, quando a boia travasse...
Alguém sabe se existe esta solução? (uma torneira com fechamento elétrico)
Pelo menos aqui em casa, não tem outra solução, se estiver tudo fechado, algum lugar da casa fica pingando porque tem bomba de pressão do condomínio
Um abraço
Jorge André Borges
jorgegameness@hotmail.com
Meu aquário: viewtopic.php?f=2&t=27949&p=326778#p326778
Jorge André Borges
- Jorge Andre Borges
- Acanthurus achilles
Em tempo... Seu desenho está perfeito, Parabéns!!!
Um abraço
Jorge André Borges
Jorge André Borges
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
Jorge Andre Borges, o segredo está em deixar a cx de reposição sempre cheia.. eu coloquei na entrada de agua ( torneira) uma solenoide de irrigação, ela liga 2h pela manha e 2h no fim do dia com um timer analogico... ou seja quando chega no fim da noite sempre evapora agua do aguario coisa de uns 6L +-, e no fim do dia quase a mesma coisa.. mesmo q a boia da cx forme pressao sempre vai ser aliviada durante esse tempo e a pressao exercida nao vai ser tao grande mesmo pq sempre vai ter espaço para a agua nova... mas lembre-se.. tem q ser a solenoide de irrigação a de maquina de lavar literalmente derrete..rs ela é feita para no máximo 10min. ligada a de irrigação é mais cara coisa de uns R$35,00 pelo mercadolivre e pode ficar ligada até 24h sem problemas.. como uso 4 horas diarias a coisa fui que é uma maravilha....esqueci de representá-la no desenho...
Valeu pelo desenho...
Valeu pelo desenho...
- Jorge Andre Borges
- Acanthurus achilles
Show!!!
Perfeita essa dica da solenóide... O que acha de trocar este seu timmer por uma boia elétrica como esta abaixo:
http://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LA26M40/
Perfeita essa dica da solenóide... O que acha de trocar este seu timmer por uma boia elétrica como esta abaixo:
http://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LA26M40/
Um abraço
Jorge André Borges
Jorge André Borges
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
perfeito.. essa é novidade.... vou analisar legal e ver a possibilidade de sub. o timer...
- Fabio Alves
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Magrelllo
- Curtiu: 57 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
opa Marcio tranquilo...
aproveitando parte de deu desenho, vou mostrar o meu, parece ser bem mais simples..
Abração
aproveitando parte de deu desenho, vou mostrar o meu, parece ser bem mais simples..
Abração
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global
- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
- Thiago Zocatelli
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: zuca
- Data de Nascimento: 12 Fev 1985
- Recebeu Curtir: 1 vez
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
Thiago Zocatelli, nao tem erro é simples e nao sai tao caro...
Valeu Vinicius!!!!
Fabio Alves, como vc retira a agua do Sump???
Valeu Vinicius!!!!
Fabio Alves, como vc retira a agua do Sump???
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
Jorge Andre Borges, pensei na troca do tmer pela boia.. rola... mas nao no momento como estou reformando para caber toda essa parafernalha em uma espaço de 1.00x 1.30 x30 a patroa vai encher o saco com um fio a mais..rs
mas logo mais resolvo e vou prucurar.. vou fuçar no Ebay acho q acho ela mais em conta...
agora o está um bica é furar os aquarios me cobraram R$20.00 por furo....
P pariu com esse valor compro a broca e ainda sobra para umas mudas de corais..rs
mas logo mais resolvo e vou prucurar.. vou fuçar no Ebay acho q acho ela mais em conta...
agora o está um bica é furar os aquarios me cobraram R$20.00 por furo....
P pariu com esse valor compro a broca e ainda sobra para umas mudas de corais..rs
- Fabio Alves
- Pomacanthus imperator
Marcio,
Sou a favor de lavar o sump (deixar totalmente limpo) numa TPA e não só tirar a água. Tenho um ralo do lado do sump e depois de tudo esfregado, tiro a água sifonando com uma mangueira 3/4 (muito rápido). Futuramente vai ter uma válvula no sump , com saida pro esgoto..(Já programado).
Jorge Andre Borges,
na minha opinião o Icos é o melhor cotrolador de nível! Nuncaaa deu Pau!
Aliás tenho 2 instalados por segurança..
Sou a favor de lavar o sump (deixar totalmente limpo) numa TPA e não só tirar a água. Tenho um ralo do lado do sump e depois de tudo esfregado, tiro a água sifonando com uma mangueira 3/4 (muito rápido). Futuramente vai ter uma válvula no sump , com saida pro esgoto..(Já programado).
Jorge Andre Borges,
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
ralo do lado do Sump seria o mundo perfeito pra min.... o meu tá beemm longe....
- Fabio Alves
- Pomacanthus imperator
Ele está a 1 metro do aqua, era pra ter feito embaixo do sump, com vávula. Fiz até o encanamento por baixo, mas achei q estava me empolgando nos detalhes e dexei pra depois...
Hoje me arrependo...pois agora terei que furar o sump depois de pronto....kkk
Hoje me arrependo...pois agora terei que furar o sump depois de pronto....kkk
- marcio mig
- Pomacanthus imperator
- Jorge Andre Borges
- Acanthurus achilles
Fabio Alves escreveu:Jorge Andre Borges,
Fabio, obrigado, vou comprar!!!
Uma pergunta, é possível controlar o fluxo para 10 litros/hora na valvula?
Um abraço
Jorge André Borges
Jorge André Borges
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Takeda
- Data de Nascimento: 23 Dez 1976
- País: Brazil
Chefe, vc teria o link dessa solenoide de irrigação que usou ?marcio mig escreveu:Jorge Andre Borges, o segredo está em deixar a cx de reposição sempre cheia.. eu coloquei na entrada de agua ( torneira) uma solenoide de irrigação, ela liga 2h pela manha e 2h no fim do dia com um timer analogico... ou seja quando chega no fim da noite sempre evapora agua do aguario coisa de uns 6L +-, e no fim do dia quase a mesma coisa.. mesmo q a boia da cx forme pressao sempre vai ser aliviada durante esse tempo e a pressao exercida nao vai ser tao grande mesmo pq sempre vai ter espaço para a agua nova... mas lembre-se.. tem q ser a solenoide de irrigação a de maquina de lavar literalmente derrete..rs ela é feita para no máximo 10min. ligada a de irrigação é mais cara coisa de uns R$35,00 pelo mercadolivre e pode ficar ligada até 24h sem problemas.. como uso 4 horas diarias a coisa fui que é uma maravilha....esqueci de representá-la no desenho...
Valeu pelo desenho...
obrigado.
- Fabio Alves
- Pomacanthus imperator
Jorge Andre Borges escreveu:Fabio Alves escreveu:Jorge Andre Borges,
Fabio, obrigado, vou comprar!!!
Uma pergunta, é possível controlar o fluxo para 10 litros/hora na valvula?
não entendi Jorge? onde vc quer controlar o fluxo?
solenoide tem que ser muito confiável(marca boa) amanha tento ver a marca da minha..
- Jorge Andre Borges
- Acanthurus achilles
Fabio Alves escreveu:não entendi Jorge? onde vc quer controlar o fluxo?
Oi Fabio,
Gostaria de saber se a solenoide controla a vazão... para regular em 10 litros/hora... ou apenas liga e desliga de acordo com a pressão da rua.
Um abraço
Jorge André Borges
Jorge André Borges
- marcio mig
- Pomacanthus imperator