🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Chiller com trocador de calor casca e tubo

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Leonardo Amorim
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Leo
Data de Nascimento: 24 Ago 1980
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Chiller com trocador de calor casca e tubo

#61 Mensagem por Leonardo Amorim »

Antônio, boa noite.

Se a água do labirinto passa mais devagar, ela tem mais tempo para esquentar, e ficando mais quente troca menos calor. Quando se quer transferir calor de uma fonte quente (água do reef) para uma fonte fria (água do chiller), a eficiência da troca térmica fica maior quando a fonte fria fica com a temperatura mais baixa possível.

Não sei se ficou claro...
Laura's Reef 2 - Planning...

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

#62 Mensagem por antonio carvalho »

eu concordo com vc!
eu não sou engenheiro, mais me explica uma coisa quantos btus ficou seu chiller? e quantas quilocalorias vc acha que vai dar conta?
ahahahah estou brincando! eu trabalho com refrigeração e tunel de congelamento, por isso dei minha opinião.
tem equipamento que precisamos colocar um ventilador mais potente para não bloquear de gelo, tem equipamento que colocamos um ventilador mais fraco para que este possa equilibrar o gelo, eu achei a bomba muito forte, vai ficar muito rápida a água no sistema, eu acredito que se for mais devagar vai dar tempo para ter uma troca termica melhor.
se eu mostrar a vc meu sistema vc cai de costas.eu testei de inicio com sb2000, depois com uma dimax 1200, hoje roda com uma sarlo 500.
foi quando saiu a água mais gelada na saida para o áqua, eu já coloquei a ums dois anos atrás ele a 15 graus.
eu tenho compressor aqui em casa que eu colocaria ele a -18, mais para pagar a energia eu não teria como pagar a prestação da hi lux.
um forte abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Leonardo Amorim

#63 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pois é Antonio, a bomba que manda a água do reef para os tubos de titânio do chiller é uma SB2000, contando a perda de carga causada pelo labirinto do chiller e o desnível entre o Sump/Display, a vazão caiu para uns 1000 lt/h. Até tentei colocar uma bomba menor, mas subia tão pouca água que eu voltei para a SB2000.

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Contato:

#64 Mensagem por antonio carvalho »

mate uma curiosidade minha! qual a temperatura da água na saida para o áquario?
falo a temperatura que ela chega no áquario!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Leonardo Amorim

#65 Mensagem por Leonardo Amorim »

Antônio, demorei pra responder porque aqui em BH tava meio frio, e o chiller não estava armando. Hoje consegui medir, a água sai com 17º graus na saída. O chiller fica ligado por 25 minutos para cair de 26,2º para 26º.

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Contato:

#66 Mensagem por antonio carvalho »

25 minutos para baixar 0,2 graus?
desculpa minha curiosidade!
meça a temperatura da agua que passa dentro dos tubos e a que vai para o aquario, a media de diferença é 10% se atingir mais que isso tem falha!
que gas vc esta usando e que pressão esta a sucção e a descarga?
ele sem água congelou a entrada de retorno do compressor?
qualquer equipamento de refrigeração sem carga dá retorno!
os meus aqui se eu desligo os ventiladores eles congela até as mangueira que são mais ou menos 6 metros até o compressor!
vc pode por umas fotos do equipamento funcionando para mim? pode ser por mp para o pessoal que dá pitaco no áqua alheio ficar na curiosidade!
um forte abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Leonardo Amorim

#67 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Às vezes precisamos reconhecer que não deu certo... Acabei de desmontar meu chiller com trocador casca e tubo e adaptei para a solução convencional de tubos de cobre enrolados nos tubos de titânio.
O compressor ficava muito tempo ligado refrigerando a água que passava por fora do trocador casca e tubo, e a essa água esquentava muito rápido quando ele estava desligado...
Com a modificação ficou mais eficiente.

Até mais

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#68 Mensagem por Marco Augusto »

Leonardo,