🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto 600 Litros

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Max Ribeiro
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Max Ribeiro
Data de Nascimento: 24 Mai 1985
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Projeto 600 Litros

#1 Mensagem por Max Ribeiro »

Olá pessoal,

Trago pra vocês apreciarem e me ajudar o início do meu projeto, trata-se de uma aquário de aprox. 600 litros para criação de Ciclídeos (foi paixão a primeira vista).

Todo o projeto foi desenvolvido em SolidWorks, onde pude prevê peso da estrutura, resistência e etc....

Vídeo 1 -

Vídeo 2 -

Vídeo 3 -

Vídeo 4 -

Vídeo 5 -

Bem, o material da estrutura já foi especificado e testado, como GRANDE dúvida, partilho com vocês e espero ajuda, a princípio foi recomendado vidro comum de 14mm (quem não teve tempo de assistir o vídeo, seguem as dimensões do aquário 2m x 0,50m x 0,60m), já ouvi até que poderia ser feito com Vidro Temperado de 6mm, mas está tudo se encaminhando para Vidro Temperado de 10mm.

A pressão que o vidro sofrerá será de aprox. 150 Kg/m², o vidro temperado de 6mm suporta 160 kg/m², o de 8mm suporta ~ 250 kg/m², no de 10mm temos algo em torno de 370 kg/m² (se não me falha a memória).

Essas informações foram passadas por pessoas que trabalham diretamente com vidro (ainda não tive tempo de fazer as contas).

Diante do fato, pergunto-lhes: Faço com Vidro temperado ou não??

Já ouvi coisas contra e coisas à favor!

Obs.: por incrível que pareça, consegui um preço incrível para o tanque confeccionado com Temperado de 10mm.

Abraço!!
Max Bayer Z. Ribeiro

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Projeto 600 Litros

#2 Mensagem por Daniel San »

Se você conseguiu vidros temperados nas medidas que você vai usar com preço mais em conta que o comum pode usar sem problema, mas fique atento e compre todos os vidros na medida exata que vai precisar e com os furos, se for necessário, pq depois de temperado o vidro não pode ser cortado ou furado. E pode ser com vidros de 10mm, mesmo se for com vidro comum.
Agora você vai ver um milhão de pessoas desinformadas dizendo que vidro temperado não serve para aquários, mas issa é pura lenda.

Max Ribeiro

#3 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San escreveu:Se você conseguiu vidros temperados nas medidas que você vai usar com preço mais em conta que o comum pode usar sem problema, mas fique atento e compre todos os vidros na medida exata que vai precisar e com os furos, se for necessário, pq depois de temperado o vidro não pode ser cortado ou furado. E pode ser com vidros de 10mm, mesmo se for com vidro comum.
Agora você vai ver um milhão de pessoas desinformadas dizendo que vidro temperado não serve para aquários, mas issa é pura lenda.

Daniel, se puder, assista o último vídeo que postei, você vai ver como o aquário será travado!! e ainda terá uma cantoneira de alumínio branco e tals pra dar um detalhe e ajudar no travamento!

Cara preciso ser sincero, seu comentário me encorajou e MUITO, ví uma demonstração que o vidraceiro fez pra mim, ele andava e pulava igual um pouco sobre uma "prancha" de vidro....

O projeto tem todos os vidros como desenho técnico com cotas e tolerância admitidas!!

Muito Obrigado, forte abraço!!
Max Bayer Z. Ribeiro

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#4 Mensagem por Daniel San »

Meu computador está com problema e eu não consigo assistir vídeos por muito tempo (ele começa a apitar e desliga sozinho), mas eu vi alguns trechos do vídeo e me parece que você vai colocar travas francesas e mais uma central, é isso mesmo? Se for isso pode fazer assim que vai ficar muito seguro, faça as francesas com 6cm de largura e a central com 15 ou 20cm, tudo com vidros de 10mm. As cantoneiras são uma boa idéia, mas não para reforçar o aquário, e sim para proteger as arestas dos vidros, que no caso de vidros temperados é o ponto vulnerável dele.
Já vi alguns vídeos de pessoas pulando em cima de chapas de vidros temperados e também tentando quebrar com marretas, é muito resistente e muito flexível também, o único ponto vulnerável é a lateral mesmo, e ainda assim você encontra muitos 'entendidos" dizendo que vidro temperado não tem deflexão e ao invéz de "embarrigar" com a pressão da água ele estoura doubledown_02 Mas depois de ler mensagens de pessoas com receio de aquários estourando e pedaços de vidros voando como flexas de vidros e matando os seus familiares eu nem leio mas sobre o assunto, mas que isso seria uma boa idéia para uma cena na franquia de filmes Premonição seria icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
Vi somente alguns trechos do vídeo e parece que você não vai fazer um sistema de captação da água para filtragem, com bota ou furos, para Ciclídeos seria interessante que a filtragem fosse por Sump, como ainda está no início do projeto vale a pena analizar essa opção, principalmente se quiser um aquário com manutenção mais fácil e filtragem super dimensionada.
Abçs.

Max Ribeiro

#5 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San escreveu:Meu computador está com problema e eu não consigo assistir vídeos por muito tempo (ele começa a apitar e desliga sozinho), mas eu vi alguns trechos do vídeo e me parece que você vai colocar travas francesas e mais uma central, é isso mesmo? Se for isso pode fazer assim que vai ficar muito seguro, faça as francesas com 6cm de largura e a central com 15 ou 20cm, tudo com vidros de 10mm. As cantoneiras são uma boa idéia, mas não para reforçar o aquário, e sim para proteger as arestas dos vidros, que no caso de vidros temperados é o ponto vulnerável dele.
Já vi alguns vídeos de pessoas pulando em cima de chapas de vidros temperados e também tentando quebrar com marretas, é muito resistente e muito flexível também, o único ponto vulnerável é a lateral mesmo, e ainda assim você encontra muitos 'entendidos" dizendo que vidro temperado não tem deflexão e ao invéz de "embarrigar" com a pressão da água ele estoura doubledown_02 Mas depois de ler mensagens de pessoas com receio de aquários estourando e pedaços de vidros voando como flexas de vidros e matando os seus familiares eu nem leio mas sobre o assunto, mas que isso seria uma boa idéia para uma cena na franquia de filmes Premonição seria icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
Vi somente alguns trechos do vídeo e parece que você não vai fazer um sistema de captação da água para filtragem, com bota ou furos, para Ciclídeos seria interessante que a filtragem fosse por Sump, como ainda está no início do projeto vale a pena analizar essa opção, principalmente se quiser um aquário com manutenção mais fácil e filtragem super dimensionada.
Abçs.

Fala Daniel, quanto as cantoneiras, achava feio, mas pesquisei e lí este mesmo comentário que vc fez, o problema do temperado são as quinas e não o vidro em si, que por sinal é muito resistente!

Quanto ao SUMP, não trabalhei como possibilidade, pensei em Canister de 2200 l/h e duas bombas submersas com altíssimo volume horário, o que acha? acha que funfa? em caso de SUMP, eu mesmo construiria o meu, porém, não tenho material nenhum de orientação (acredito que no fórum deve ter um passo a passo de como calcular o volume do sump de acordo com o aquário e um passo a passo de como construir).

Sinceramente a preferência é por canister, sim, é mais caro que fazer um sump, mas, é bem prático!!

Quanto as travas francesas, elas estão dimensionadas com vidro de 10mm com 10cm de largura, a central com 35 e as laterais com 10cm também!

Mande seus comentários!

Abraço!
Mande seus comentários, a
Max Bayer Z. Ribeiro

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#6 Mensagem por Daniel San »

Eu também não acho muito atrativo estéticamente as cantoneiras, mas até já vi alguns aquários que ficaram legais, procura por aço inox que eu acho qua pode ficar mais bonito.
Se você ainda não tem o sump esquece, muda o projeto e acrescenta um sump, vai ficar muito mais eficiente e mais prático e rápido na manutenção, apesar de um canister parecer mais prático ele não é,
Para vocẽ fazer a manutenção em um canister tem que deliga-lo, desconectar as mangueiras, leva-lo para um local apropriado, abri-lo, limpar tudo, trocar o perlon, fecha-lo, colocar novamente no aquário, conectar as mangueiras, enche-lo com a água do aquário e ligar novamente. Já um sump você coloca um balde do lado sifona o fundo e troca o perlon, não precisa nem desligar a bomba de recalque, quer mais praticidade que isso? Sem contar que para um aquário do porte do seu terá de colocar no mínimo 2 canisters de 2200 l/h e mesmo assim ainda não conseguirá o mesmo resultado que um sump bem projetado lhe porporcionará. Faça um Sump de 100x40x50 com uma bomba entre 3000 e 4000 l/h que vocẽ vai ter uma ótima filtragem além de poder colocar aquecedores no Sump melhorando a estética do aquário.

Max Ribeiro

#7 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San escreveu:Eu também não acho muito atrativo estéticamente as cantoneiras, mas até já vi alguns aquários que ficaram legais, procura por aço inox que eu acho qua pode ficar mais bonito.
Se você ainda não tem o sump esquece, muda o projeto e acrescenta um sump, vai ficar muito mais eficiente e mais prático e rápido na manutenção, apesar de um canister parecer mais prático ele não é,
Para vocẽ fazer a manutenção em um canister tem que deliga-lo, desconectar as mangueiras, leva-lo para um local apropriado, abri-lo, limpar tudo, trocar o perlon, fecha-lo, colocar novamente no aquário, conectar as mangueiras, enche-lo com a água do aquário e ligar novamente. Já um sump você coloca um balde do lado sifona o fundo e troca o perlon, não precisa nem desligar a bomba de recalque, quer mais praticidade que isso? Sem contar que para um aquário do porte do seu terá de colocar no mínimo 2 canisters de 2200 l/h e mesmo assim ainda não conseguirá o mesmo resultado que um sump bem projetado lhe porporcionará. Faça um Sump de 100x40x50 com uma bomba entre 3000 e 4000 l/h que vocẽ vai ter uma ótima filtragem além de poder colocar aquecedores no Sump melhorando a estética do aquário.

E sem contar que vai sair mais barato que 02 canister né?!?!

Não contava com este tamanho de sump (a estrutura metálica já está sendo fabricada) pelos meus cálculos ele cabe sim dentro do móvel em baixo.... Hummm, vc tem algum tutorial de como montar o sump? Esse eu mesmo vou fazer, vou comprar os vidros cortados e vou montar todo! Um tutorial completo se possível com as medidas e etc...

As mudanças que terei que fazer são poucas, parte de elétrica que eu tinha desenvolvido para o interior do móvel com painel de controle e etc..., mas isso é bem mais fácil de mudar do que o móvel!

Obrigado pela ajuda!

Abraço!
Max Bayer Z. Ribeiro

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#8 Mensagem por Daniel San »

Sai bem mais barato mesmo, montar o sump é simples, é só vocẽ fazer vários compartimentos onde a água chega do aquário e vai descendo por um e subindo pelo outro até chegar na bomba de recalque que devolve a água para o aquário. Se for fazer com as medidas que passei faça um primeiro compartimento para decantar partículas maiores, outro para o perlon, mais 3 para mídias filtrantes, mais um para perlon e carvão e o último para a bomba de recalque,
Pode dividir mais ou menos assim: 1º 10cm, 2º 10cm, 3º 15cm, 4º 15 cm, 5º 15cm, 6º 10cm, 7º 25cm, pode usar vidros de 6mm na parte extrutural e as divisórias com 5mm, podendo inclusive variar o tamanho do sump para um pouco menos ou mais de acordo com as medidas do seu móvel

Max Ribeiro

#9 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San escreveu:Sai bem mais barato mesmo, montar o sump é simples, é só vocẽ fazer vários compartimentos onde a água chega do aquário e vai descendo por um e subindo pelo outro até chegar na bomba de recalque que devolve a água para o aquário. Se for fazer com as medidas que passei faça um primeiro compartimento para decantar partículas maiores, outro para o perlon, mais 3 para mídias filtrantes, mais um para perlon e carvão e o último para a bomba de recalque,
Pode dividir mais ou menos assim: 1º 10cm, 2º 10cm, 3º 15cm, 4º 15 cm, 5º 15cm, 6º 10cm, 7º 25cm, pode usar vidros de 6mm na parte extrutural e as divisórias com 5mm, podendo inclusive variar o tamanho do sump para um pouco menos ou mais de acordo com as medidas do seu móvel

Já to no SolidWorks projetando de acordo com o que você falou! Já vou colocar aqui pra vc ver e dar idéia!!
Max Bayer Z. Ribeiro

Max Ribeiro

#10 Mensagem por Max Ribeiro »

mribeiro escreveu:
Daniel San escreveu:Sai bem mais barato mesmo, montar o sump é simples, é só vocẽ fazer vários compartimentos onde a água chega do aquário e vai descendo por um e subindo pelo outro até chegar na bomba de recalque que devolve a água para o aquário. Se for fazer com as medidas que passei faça um primeiro compartimento para decantar partículas maiores, outro para o perlon, mais 3 para mídias filtrantes, mais um para perlon e carvão e o último para a bomba de recalque,

Já to no SolidWorks projetando de acordo com o que você falou! Já vou colocar aqui pra vc ver e dar idéia!!

Danilo, dá uma olhada:

[img=center]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/419975_579451222075087_1273268235_n.jpg[/img]

O que achou? Fiz com 110x40x50, a disposição dos vidros é essa mesmo?

Abraço
Max Bayer Z. Ribeiro

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#11 Mensagem por Daniel San »

É isso mesmo, note que a última parte, onde vai ficar a bomba ficou bem maior e praticamente se junta com a penúltima parte, isso pq a bomba tem que ficar sempre submersa e se evaporar água, por exemplo, não vai alterar muito o nível de água, e também é necessário que essa parte do sump funcione com menos água qua as outras para que se eventualmente a energia elétrica acabe o sump tenha capacidade de conter a água que vai descer do aquário quando a bomba não estiver em funcionamento.
Só esqueci de mencionar que as divisórias teem que ter a altura diminuindo conforme a água vai passando, ex. se a 1º tiver 45cm de altura, a 3º terá 43cm e a 5º terá 41cm

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#12 Mensagem por Daniel San »

E pra melhorar a acomodação das mídias você colaca nas divisões pedaços de egg crate como prateleiras

Max Ribeiro

#13 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San escreveu:É isso mesmo, note que a última parte, onde vai ficar a bomba ficou bem maior e praticamente se junta com a penúltima parte, isso pq a bomba tem que ficar sempre submersa e se evaporar água, por exemplo, não vai alterar muito o nível de água, e também é necessário que essa parte do sump funcione com menos água qua as outras para que se eventualmente a energia elétrica acabe o sump tenha capacidade de conter a água que vai descer do aquário quando a bomba não estiver em funcionamento.
Só esqueci de mencionar que as divisórias teem que ter a altura diminuindo conforme a água vai passando, ex. se a 1º tiver 45cm de altura, a 3º terá 43cm e a 5º terá 41cm

Entendi, então o projeto está errado, devo colocar uma espécie de cascata, a água será transferida de uma divisória para a outra sempre pela parte superior, correto?

Nesse caso preciso mandar fazer furo no vidro traseiro (do aquário), né?!?! Será que não podemos fazer um sistema com cano de PVC de 1/2"? Usando a trava francesa pra ancorar os canos no aquário?

Sou completamente desinformado sobre SUMP.

Abraço
Max Bayer Z. Ribeiro

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#14 Mensagem por Daniel San »

Está certo, com excessão do primeiro compartimento, que a água chega por cima e sai por cima, o restante a água chega por cima e sai por baixo e se inverte, chegando por baixo e saindo por cima...
Você até pode usar um sistema de Overflow para captar a água sem ter que furar os vidros do aquário, mas furando vai ficar melhor, pesquise no google por imagens de Overflow de PVC que você encontra, existem sistemas de Overflow de acrílico, mas é difícil de encontrar e são caros.

Max Ribeiro

#15 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San escreveu:Está certo, com excessão do primeiro compartimento, que a água chega por cima e sai por cima, o restante a água chega por cima e sai por baixo e se inverte, chegando por baixo e saindo por cima...
Você até pode usar um sistema de Overflow para captar a água sem ter que furar os vidros do aquário, mas furando vai ficar melhor, pesquise no google por imagens de Overflow de PVC que você encontra, existem sistemas de Overflow de acrílico, mas é difícil de encontrar e são caros.

Ok, entendi!! Vou dar mais uma pesquisada e assim que tiver material falo com vc!! Obrigado mesmo pela ajuda cara!!
Max Bayer Z. Ribeiro

Max Ribeiro

#16 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San, Cara, ví tantos tópicos de ontem pra hoje....

Já to querendo acabar o aquário de água doce pra começar a comprar as tralhas e montar um reef pequeno!!! icon_bangin

Cara, a diversidade, os layouts são incríveis!! icon_headstars

Abraço!
Max Bayer Z. Ribeiro

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#17 Mensagem por Daniel San »

Depois que você montar um aquário marinho é bem provável que você perca o interesse pelo de água doce. Aquário marinho tem muita vida, vai muito além dos peixes e corais, muito mais interessante que um aquário de água doce.
Para um aquário marinho o sump é totalmente diferente do sump de um aquário de água doce.
Abçs.

deyvison canola
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 09 Mai 1988
País: brasil
Curtiu: 3 vezes

#18 Mensagem por deyvison canola »

fala mribeiro e Daniel San, muito legal seu projeto e Daniel como sempre dicas excelentes. . . .

mribeiro sou novo no marinho tambem, migrei faz uns 4 messes e possolhe dizer que perdi todo o tezao que tinha por agua doce, isso porque ja cheguei ter 8 aquas de discos em casa (apartamento), te aconselho a vir direto pro marinho,claro que o custo dos equipamento inicias e necessários é caro porem depois a manutenção fica sussa, até minha conta e energia baixou. . . . .

e se precisar de um cara pra comprar equipamntos me da um toque que eu conheço um importador com preços que vc nem imagina. . . .

mas isso independente do projeto que montar tenho certeza que ficara lindo, vendo pelo esforço e qualidade do projeto.

abraço. . . . muito boa sorte.

Danielto te esperando pra tirar as mudas de zoas. . . .

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Contato:

#19 Mensagem por Márcio Oliveira »

Ribeiro, editei o vídeo pra aparecer direto no tópico.
Quando for inserir vídeos do youtube, retite o "s" que vem depois do http que fuciona direitinho.
Belo projeto. Parabéns.

Max Ribeiro

#20 Mensagem por Max Ribeiro »

Daniel San escreveu:Depois que você montar um aquário marinho é bem provável que você perca o interesse pelo de água doce. Aquário marinho tem muita vida, vai muito além dos peixes e corais, muito mais interessante que um aquário de água doce.
Para um aquário marinho o sump é totalmente diferente do sump de um aquário de água doce.
Abçs.

Daniel, antes de qualquer coisa, muito obrigado pelas dicas, você solucionou muitas das minhas dúvidas, tenha certeza que será lembrado e consultado!!

Recebi uma notícia MUITO legal ontem, como todo ansioso, eu quero ver as coisas rodando e funcionando, recebi as fotos da estrutura metálica ontem, fiquei muito animado, e trago pra vocês as boas novas!!!

Imagem

Poutzzz... a parada tá rodando!!! Meu sonho está se realizando!!!

Muito obrigado a todos vocês!!

Grande abraço e assim que possível vou atualizando as informações para todos vocês!!
Max Bayer Z. Ribeiro

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”