🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Não sei o que é isso.

Se quer identificar algum organismo marinho o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Não sei o que é isso.

#1 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Alguém já viu ou teve algum animal do tipo no aqua?

Não fazem mal ou até mesmo habitam outros corais

Imagem

Imagem

São esses pequenos pontos amarelos, se movem com grande rapidez como pequenos copépodes

Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edinho
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Não sei o que é isso.

#2 Mensagem por Ediomar Luzia »

Bom, pelo que já vi em fotos parecem ser red bugs,se forem eles são maléficos sim,comem os tecidos dos corais sps. Mas para tirar a dúvida só quem conhece mesmo.

Aí vai uma foto para conferir:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#3 Mensagem por Guilherme Barros »

Vish Arnaldo...São Red Bug´s cara..
O tratamento o pessoal costuma usar program plus.
Meu Reef antigo.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#4 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Putz, tem bem jeito mesmo!!!

O engraçado é que o coral não apresenta marca de mordidas,não vi esses bichos em nenhum outro coral e o mais estranho . não entrou nenhum coral novo no aqua há mais de ano

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#5 Mensagem por Renato Vidal »

Os red bugs não prejudicam comendo o tecido, mas sim, irritando o coral e com isso, ele não expõe os pólipos, dai, é questão de tempo para o coral começar a ficar subnutrido e perder tecido.

Já usei (uns 4 anos atrás) o tratamento com program plus, não tive perdas nos corais, mas paguros, estrela e camarões não resistem, precisa ser retirado antes.

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#6 Mensagem por Renato Vidal »

A proliferação excessiva dos red ou white bugs acontece por desequilíbrio na cadeia alimentar do sistema.

As vezes, pode até ter recebido um lote grande em algum coral novo que entrou, por isso é indicado lavar o coral antes de colocar no display.

Observe com atenção, se for em apenas um ou dois corais, lave somente eles em uma solução de água do próprio aquário com o Program Plus dissolvido, as vezes, somente reduzindo a população dos bugs voce já consegue recompor o equilibrio, alguns peixes caçadores se alimentam desses mini crustáceos, wrasses, bangais, mandarim por exemplo, podem se alimentar, mas, se a proliferação for grande, não consomem o suficiente.

Tenho em casa um comprimido de Program Plus que sobrou de um tratamento, vi comentários que não esta encontrando para comprar nos PET shops, caso queira, só pegar.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#7 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Como vi apenas eles nessa acropora vou tirar ela para dar um banho com revive, se for o caso faço uma muda e jogo o resto fora. Agora fica a dúvida, vieram de onde? È planária, agora red bugs.....

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#8 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Dei uma choque osmótico no coral agora a noite.

Como o coral já estava se recuperando de uma guerra química não sei se ele vai aguentar o tranco,mas pelo menos está livre dos bugs

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#9 Mensagem por Matias Gomes »

não adianta tratar um coral só, vc vai ter que tratar todas as acroporas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#10 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Passei a noite procurando os bugs em outros corais e não encontrei,nada tem marcas, polípos retraídos ou outra coisa anormal

O coral não aguentou e branqueou em questão de horas , olha que eu corrigi a temperatura e o ph com um buffer

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Era uma valida?

Se for, depois voce pega uma muda aqui em casa, só me avisa para preparar antes.

Acompanhe nos outros corais, as vezes também em LPS.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#12 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Nem esquenta, já achei mais na outra colônia icon_censored

Imagino que não deva ser coisa recente, pois quando peguei a acropora que morreu ontem ( há mais de ano) eu tá tinha visto os pontos amarelos e imaginei que era algo do próprio coral, mas como as fotos do tópico mostram tudo cresce pode ser que a população de bugs não esteja prejudicando os corais. Vou entrar com o remédio apenas se eu ver regressão de tecido ou coisa parecida.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#13 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Li um pouco a respeito nas últimas horas e vi tópicos mundo afora e pude concluir

- Red bugs fazem parte da Biota
- Muitos aquaristas informaram que se aproveitam de tecido de coral já morto
- Não gostam de forte circulação
- Muitos aquaristas convivem com os red bugs sem problemas nos corais
- Outros aquaristas tiveram problemas com os corais
- Alguns aquarios tiveram AEFW depois de erradicar as red bugs, se acredita que os red bugs controlem a população de planárias
- Predileção por corais de cor azul

Alguns detalhes se encaixam com meu caso, a grande parte vista estava em uma acropora com pontas azuis e em recuperação de uma guerra química com as montiporas. Não tenho problemas com taxa de crescimento, coloração .

Então no meu caso não vou entrar com medicamento nenhum no momento e rezar muito

Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Ediomar Luzia »

Muito interessante seu ponto de vista Arnaldo.
Nos mantenha informados,as vezes as coisas não são o bicho de 7 cabeças que imaginamos.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador

#15 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Fala Ediomar

Ainda estou lendo o tópico na Reef Central estou na nona página: http://reefcentral.com/forums/showthrea ... 956&page=9

Isso eu achei bem interessante:

"I have had Red Bugs on a few of my Corals ever since I set up my SPS tank. I only have had one coral bleach that I suspected was caused by them so I feel pretty lucky. I saw something late last night in my tank that I have never seen before regarding Red Bugs. I was looking in my tank around 3 AM with a flashlight (apx 5.5 hours after my lights went off) and I noticed 3 Gammarus Amphipods (the ones that kind of look like Camel Crickets) scavanging on one of my Acros. At first I was a little concerned because it has always been healthy although it has had a lot of the Red Bugs on it. After a closer inspection with a magnifine glass the Amphipods appeared to be eating the Red Bugs! It was a little difficult to see for sure with the flashlight but this morning when my Halides came on I only had a couple of Red Bugs on that acro? My population of Amphipods seems to be growing quite a bit but I have never seen that happen before (I look at my tank in the dark almost every night). The only thing that I can figure is that with the increase of ampipods maybe their normal diet is dwindling so they discovered the Red Bugs as a new food source? Any one ever seen this? "

Ele fala que os amphipodas comeram alguns dos red bugs durante a madrugada...

Tem gente que se livrou usado o red slime remover, teve outros que não tiveram sucesso

Tem gente que colocou o yellow clown goby e resolveu o problema, contudo o coral está sendo bem irritado pelo peixe.

Tem gente que faz um controle, "soprando" os corais com uma bomba , tem gente que instalou mais bombas no display forçando-os a se desgarrar dos corais e sendo levado ao sump para a filtragem mecânica

Só fica em acróporas, eu tenho nas milleaporas na Aculeus Blue e em uma palmata, se eu remover as acoporas não terei mais bugs

Eu posso ter pego esses bugs em dois momentos

- em 2011 quando peguei uma séria de mudas na remontagem do display
- Final de 2012 quando o Ramom aqui do fórum me trouxe algumas mudas e depois vi que ele teve também

De um jeito ou de outro o aqua dele sempre foi saudável e não me parece ter tido problema com os corais devido aos red bugs, o que tem sido meu caso , 2 anos ou 8 meses tudo vem crescendo com as mesmas cores de antes

O que vou fazer: aumentar a circulação e tratar de alimentar bem os corais para aumentar sua resistência deixando-os mais saudáveis possível ( nem vou esquentar a cabeça com coloração, isso a gente vê depois).

As vezes não é o red bug que mata o coral , pode ser diversas variáveis, o próprio manejo do coral pode deixa-lo estressado diminuindo sua resistência e levando a morte

Mudas vão sofrer mais devido a pequena área e quantidade de pólipos existentes para a retirada de nutrientes. Colônias grandes tem mais chances

Responder

Voltar para “Identificação Marinha”